domingo, 8 de abril de 2012

100 truques para emagrecer - Parte 7

A seguir mais 10 dicas para quem quer eliminar alguns quilos.

61 - Há gastrônomos que desaconselham o uso de frigideiras antiaderentes (feitas com teflon) no preparo de carnes. O motivo é simples e saboroso: frita em panelas normais, a carne fica mais tostada e, consequentemente, mais gostosa.

62 - Se você gosta de patês, aprenda a fazê-los sem gordura. Por exemplo, um patê de fígado pode conter leite, gelatina, clara de ovo, legumes ou verduras, ingredientes que dão volume e não pesam na dieta.

63 - No verão, nada melhor para saciar a fome do que melancia. Sirva-se de grandes pedaços, durante todo o dia: é até melhor do que água, pois satisfaz mais.

64 - Em vez de temperar com manteiga ou azeite os alimentos cozidos em água ou vapor, é mais dietético usar vinagre perfumado (de limão ou maçã) ou, então, molhos frios, como os feitos á base de tomate, ervas aromáticas, pimentão verde ou queijo branco.

65 - Não é necessário ficar com "água na boca" na hora da sobremesa. Basta tomar o cuidado de substituir o açúcar por adoçante (em pó ou líquido), preferir as mousses de frutas às de chocolate, comprar sorvetes dietéticos e gelatinas, preparar caldas de frutas, etc.

66 - Substitua certos ingredientes calóricos, sempre que possível: no caso de um molho que pode temperar a salada ou acompanhar a carne, é só misturar a polpa de legumes cozidos - e moídos - a um caldo de limão ou vinagre.

67 - Para quem não consegue viver sem açúcar, a solução é trocar o clássico (feito à base de sacarose) pela frutose. Como o seu efeito adoçante é mais acentuado, você consumirá uma quantidade menor (100 gramas de frutose equivalem a 150 gramas de sacarose).

68 - Para os fanáticos pela cozinha alemã, uma boa notícia: o chucrute não engorda, apesar de sua "péssima reputação". Como todos os alimentos fermentados, ele é saudável, digestivo e contém poucas calorias. A única restrição é que ele deve ser consumido sozinho, ou seja, sem salsicha (a não ser que seja uma salsicha magra, de vitela ou peru). A gordura na qual ele normalmente é preparado também deve ser evitada. A opção é usar vinho branco, champagne ou até mesmo água.

69 - Um expediente esperto e simples é aproveitar ao máximo claras de ovo batidas em neve, misturando-as a omeletes, suflês, mousses de frutas, de café, etc. É proteína pura!

70 - É perigoso pensar que legumes e verduras em geral estão liberadas, sem o menor controle. Isso, na verdade, só é possível quando estes alimentos são consumidos crus ou servidos em óleos. Para a sua tabela light, anote: cenoura, beterraba e nabo contêm 13% de açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário