segunda-feira, 9 de abril de 2012

100 truques para emagrecer - Parte 9


Eis mais 10 dicas para quem quer emagrecer.

81 - Entre o frio e o quente, prefira sempre a primeira opção. Motivo: quando se ingere um alimento muito quente, absorve-se, além de suas calorias, o seu próprio calor. E o que vai acabar acontecendo é que o organismo deixará de queimar calorias para utilizar este calor. No caso de um alimento frio, o metabolismo funciona a seu favor. O frio precisa ser aquecido para ser assimilado pelo sangue. E as calorias usadas nesse processo são requisitadas do próprio organismo. Além disso, a digestão e a assimilação de pratos frios é mais lenta, razão pela qual a fome demora mais para voltar.

82 - Isso também vale para os líquidos. Bebidas frias consomem mais de nossas reservas porque a água consumida a 10 graus é eliminada a 37 graus. O organismo gasta cerca de 30 calorias para poder "esquentar" a 27 graus um litro de água.

83 - Use uma colher como medida, sempre que for se servir de manteiga: com a faca, suas doses não têm como ficar sob controle.

84 - Coloque em uma garrafa pequena e, de preferência, graduada, a sua "dose" semanal de óleo ou azeite. Assim fica bem mais difícil ultrapassar a quantidade permitida e necessária para o dia-a-dia.

85 - Dê-se, de presente, uma grelha vertical. Nela, toda a gordura da carne vai escorrer para bem longe.

86 - Diga adeus ao pão branco. E adote os pães de centeio e integral, densos e compatos o bastante para matar a fome rapidamente. E mais, eles contêm muitas fibras, o que é ótimo para o funcionamento do intestino.

87 - Se o programa é ir a um restaurante, escolha a cozinha japonesa: sushis, sashimis, teppan yaki, missoshiro (aquele caldinho superdigestivo): esse é um cardápio saudável e pouco gorduroso, com poucas calorias. Será ainda mais diet se você usar os tradicionais hashis (os palitinhos) com os quais é quase impossível comer depressa demais.

88 - Se a ocasião exigir e for necessário fazer um jantar especial, não se desespere. Sirva os aperitivos como entradas (pepinos cortados em fatias, cenouras raladas, verduras temperadas com vinagre e queijos cortados em cubinhos) e, em seguida, o prato principal.

89 - Guarde a água em que certas verduras (como espinafre ou brócolis) foram cozidas. Além de ser refrescante e não calórico, esse caldo concentra uma imensa quantidade de substãncias minerais e oligoelementos que frequentemente faltam em nossa alimentação diária.

90 - As saladas de carne são uma boa sugestão para as refeições. Em forma de carpaccio ou feitas com pedaços de carne cozida (vitela, frango desfiado, fígado com folhas verdes, etc), elas podem receber diferentes temperos: com molho de maionese (substituindo o óleo), feita com dois ovos cozidos e bem amassados, bastante mostarda, cebola e alho picados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário