domingo, 15 de abril de 2012

Clarice Falcão: Sem voz para os amadores - Isabella Ayub

Para bombar no YouTube, é preciso caprichar na produção.

A era da inocência do YouTube acabou - ao menos para os cantores. Nos primeiros anos do site, bastava uma boa voz e empatia com o público para garantir o sucesso instantãneo, como demonstram os vídeos caseiros que levaram Justin Bieber ao estrelato.

Agora, a nova geração de artistas que bombam na internet precisa oferecer ao público um produto muito mais elaborado. Para enfrentar a concorrência com as superproduções de grandes astros da música, que descobriram (e dominaram) o site, vídeos como Friday, da odiada Rebecca Black, ou Video games, da queridinha Lana del Rey, receberam uma produção mais refinada e um ar quase profissional.

No Brasil, o mesmo fenômeno foi observado com o bem produzido clipe de "Oração", da Banda Mais Bonita da Cidade. Em lugar dos talentos crus de primeira geração de sucessos, os jovens que bombam na web precisam ter intimidade com as câmeras para chegar ao público em pacotes prontos para o consumo.

A pernambucana Clarice Falcão, de 22 anos, é uma representante dessa nova geração de descolados digitais. Com letras bem-humoradas sobre relacionamentos, ela obteve mais de 1,7 milhão de visualizações de sua música "Uma canção sobre o amor". A intimidade de Clarice com as cãmeras não é obra do acaso: ela já flertou com a fama antes. Filha dos cineastas Adriana e João Falcão, Clarice participou da novela A favorita, da TV Globo, e atuou no curta-metragem Laços, vencedor de um concurso mundial promovido pelo YouTube em 2007 (já fiz a postagem desse filme).

Foi só agora, cantando, que ela se achou - e chamou a atenção dos outros. Sentada no sofá de sua casa, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, tocando violão e sorrindo para a câmera, ela canta a história de uma garota que deseja se jogar pela janela e cair em cima de seu amado depois da separação. Com humor escrachado que costuma agradar aos espectadores na internet, ela narra até mesmo a chegada do casal ao necrotério: "Na autópsia daria pra ver como eu só morri por você". Após o sucesso de "Uma canção sobre o amor", Clarice lançou outros trabalhos, "Macaé", composição dela própria, fala sobre seus métodos para perseguir o homem que ama. "Agora quero fazer alguns show para as pessoas me conhecerem melhor e, depois um CD".

O plano de carreira que Clarice quer seguir se tornou a regra num ambiente cada vez mais livre e acessível, onde qualquer música ou artista está a apenas um clique de distância. "Antes, tudo dependia do crivo de uma gravadora, mas a internet democratizou esse cenário", afirma o produtor musical Luiz Carlos Maluly. "Era difícil fazer um artista novo chegar até uma gravadora, agora o público já consegue ouvir diretamente."



(texto extraído da revista "Época")


"Uma canção sobre o amor"


"Macaé"


Clarice Falcão na novela "A favorita"






Nenhum comentário:

Postar um comentário