sexta-feira, 13 de abril de 2012

No stress: alivie a tensão com alimentação!

Alimentos que ajudam a aliviar o estresse

Mau humor, dor de cabeça, cansaço. Estes são alguns sintomas do mal do século, o estresse, que além de nos deixar com os nervos a flor da pele, acaba com nossa saúde. Tal doença surge quando o nosso corpo reage a um problema físico ou mental. Os sintomas mais reconhecidos do estresse, atingindo o nosso organismo, são o aumento do metabolismo, elevação da pressão arterial, aceleração da frequência cardíaca e respiratória, assim como dos batimentos cardíacos. Isto geralmente ocorre pelo aumento de adrenalina na circulação sanguínea. As alterações emocionais distorcem a realidade, provocando uma sensação prolongada de preocupação ou expectativa exagerada. Fisicamente, podemos sentir isto na forma de falta de ar, taquicardia, ondas de calor, suor, tremedeira e tensão muscular.

A boa notícia é que os médicos afirmam que mudar a alimentação pode ajudar a acabar com esse inimigo do dia a dia. Um estudo feito pelo U.K's Food and Mood Project, mostrou que as pessoas que consomem mais açúcar, cafeina, álcool e doce, estão mais propensas ao estresse do que aquelas que comem vegetais, frutas e carnes saudáveis. E não pensem que basta fechar a boca para evitar as consequências de uma má alimentação. Pesquisadores advertem que não adianta restringir calorias, pois tal atitude pode levar à fadiga, depressão, irritabilidade e letargia, ou seja, agravam a situação de estresse.

Para os especialistas, com uma dieta certa, através de determinados nutrientes, é possível preparar o organismo para combater o estresse. Confira:

Leite: Nada melhor para relaxar do que um reconfortante mingau de aveia ou copo de leite quente. Isso mesmo! A receita de mingau da vovó eleva o nível de serotonina, que ajuda a acalmar o cérebro e o cálcio presente no leite relaxa os músculos. Além disso, o cálcio e magnésio encontrados também nos queijos e iogurtes podem ser calmantes, pois os dois minerais ajudam a relaxar as fibras musculares. Sem contar que a gordura presente nos alimentos lácteos também ajuda a saciar. Isso mesmo, até um pedaço de queijo ou um pote de iogurte é suficiente para conter o estresse!

Alimentos cítricos: Manter os níveis de cortisol e a adrenalina sob controle é fundamental, já que ão os dois hormônios do estresse. A vitamina C é forte aliada para produção adequada desses hormônios. Acerola, laranja e o limão contém quantidades elevadas de vitamina C, que está envolvida na produção de adrenalina. A falta de vitamina C pode resultar em fadiga e irritabilidade. Uma pesquisa mostrou que a ingestão de vitamina C antes de uma experiência estressante ajuda a pressão sanguínea e o cortisol a voltarem ao normal mais rapidamente.

Carboidratos: Os carboidratos,  tão renegados em tempos de dietas milagrosas, não devem ser totalmente eliminados do cardápio. Os carboidratos complexos, como cereais, pães e massas integrais, são digeridos mais lentamente e têm o mesmo efeito do mingau, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, diminuir a pressão arterial e equilibrar os níveis de açúcar no sangue. O nutriente gera um efeito calmante no organismo, aumentando os níveis de insulina e serotonina, porém é contra indicado misturar alimentos ricos em carboidratos com alimentos ricos em proteínas ou gorduras, pois os últimos quebram o efeito da serotonina que atua com anti-stress.

Ervas: O orégano encabeça a lista de ervas em termos de antioxidantes. O alecrim e o tomilho também são ricos em propriedades benéficas para o organismo. E o melhor de usar temperos é que você não irá abusar do sal.

Carnes: A proteína na carne vermelha estabiliza o açúcar no sangue e ajuda a afastar a montanha-russa de emoções. O triptofano, aliado às proteínas, é um dos vários motivos pelos quais a carne vermelha auxilia a ficar relaxado diante das causas do estresse. A carne ainda é uma boa fonte de vitaminas B, especialmente B6 e B12.

Peixes e frutos do mar: Caranguejo, lagosta e camarão são pobres em calorias e gorduras saturadas. Eles também são saborosos e cheios de proteína de alta qualidade, vitaminas B12 e B6, selênio (antioxidante) e zinco, que ajuda a acelerar o processo metabólico de proteínas. O salmão, junto com o atum, é rico em ômega 3 e mantém os hormônios do estresse sob controle, além de protegerem o coração. Os pescados são ainda ricos em vitamina do complexo B, que contribuem para o equilíbrio da ansiedade, irritabilidade e oscilações do humor.

Espinafre e alcachofra: Estes dois alimentos contêm quantidades de magnésio imprescindíveis na defesa do organismo contra o estresse. Para ter uma idéia da importância do magnésio na luta contra o estresse, basta saber que a deficiência deste tipo de mineral causa enxaqueca, fadiga e irritabilidade geral. Portanto, incluir estes alimentos na dieta ajuda a repor este composto, que tende a se esgotar nos momentos de pressão, causando dor de cabeça e fadiga.

Grão integrais: Eles agem positivamente na produção de serotonina e tem efeito semelhante aos exercícios físicos e certos antidepressivos. A fibra de cereais integrais também ajuda a regular o açúcar no sangue.

Chá preto, pistache, abacate e amêndoas são outros ingredientes a que você pode recorrer. Vegetais crus, além de nos manter saudáveis, também ajudam a aliviar a pressão mecânica, como da mandíbula, que acontece quando estamos sob forte estresse. Desta maneira, você também dá adeus à cefaléia tensional.

Alimentos como a laranja, água de coco, banana, cereais integrais, feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha posuem quantidades ideais de potássio, que auxilia na condução dos impulsos nervosos e contribui para a manutenção funcional do cérebro.

Para aqueles que possuem histórico de doenças cardíacas, os alimentos ricos em flavonoides, como cebolas, maçãs, brócolis, chá, vinho tinto e uvas são excelentes anticoagulantes e não são destruídos pela adrenalina, substância gerada pelo organismo quando submetido a estresse.

Por fim, vale ressaltar que fazer exercícios físicos diariamente ajuda muito no combate ao estresse, bem como no combate a inúmeras outras doenças.




(texto extraído do jornal "Leve & Leia")









Nenhum comentário:

Postar um comentário