segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pergunte a você

Falar sozinho é loucura? Nem sempre: questionar-se pode ser a ação mais sensata em vários momentos. Veja oito perguntas que podem levar você a profundas reflexões.

1) É isso que eu gosto de fazer?
Por medo de se propor essa pergunta, muita gente insiste numa profissão que não satisfaz. Afinal, é preciso muita humildade e força de vontade para recomeçar. Pense no que você gosta de fazer e verá um possível caminho para uma vida com mais significado.

2) Devo mesmo me preocupar?
Gastar muita energia com problemas pequenos é um tiro no pé. Estressados, não enxergamos soluções simples. Quanto mais empecilhos arranjamos, maior fica o obstáculo. E também a tentação de empurrá-lo com a barriga.

3) O que eu quero deixar para o mundo?
Como você quer ser lembrado depois que morrer? Quais são as consequências das suas atitudes para a sociedade? Passar adiante bons exemplos, conselhos e informações é uma forma de perpetuar o que temos de melhor.

4) O que o meu corpo está me dizendo?
Quando jovens, a maioria de nós acha que tem uma reserva extra de saúde. Com o passar dos anos, aprendemos a ler as mensagens que nosso corpo nos envia. Um incômodo pode ser um alerta de que deveríamos nos cuidar mais. Melhor não ignorar esses sinais.

5) E depois?
Às vezes, queremos tanto algo que nem paramos para pensar no que vai acontecer depois que obtivermos êxito. Pense adiante. A aventura não acaba quando chegamos no alto da montanha. Ainda é preciso descer para conquistá-la de verdade.

6) Tenho medo de quê?
Será que você está deixando de fazer algo por medo? Que risco você não quer correr? Por quê? Será mesmo que não vale a pena enfrentá-lo? Admitir nossos medos é o primeiro passo para avaliar se é ou não uma boa idéia tentar superá-los.

7) Vale a pena?
Visualize, por alguns instantes, as recompensas que está garimpando. E também os sacrifícios feitos na busca por esse objetivo. Tenha em mente os motivos pelos quais você decidiu levar a vida de um jeito e não de outro. As pessoas mudam. E suas prioridades também.

8) E se fosse eu?
Julgar as atitudes dos outros é fácil e todos fazem. Mas já imaginou o que você teria feito se estivesse no lugar da pessoa que critica? Uma perspectiva diferente vai ajudá-lo a enxergar o cenário todo. O que não queremos para nós, não desejamos para os outros.



(texto extraído da revista "Por exemplo")

Nenhum comentário:

Postar um comentário