domingo, 8 de abril de 2012

Saúde - perguntas e respostas (1)

Qual o mínimo de tempo que podemos dormir para descansar?

O tempo mínimo de sono reparador é de 90 minutos. No ser humano, seu ciclo é de cinco estágios e dura cerca de noventa minutos. Ao dormir, os sentidos perdem-se na seguinte ordem: visão, paladar, olfato, audição e tato. A cada noite normal, temo de quatro a seis ciclos de sono. Porém, se a pessoa completar pelo menos um ciclo, terá uma sensação reparadora. Mas, atenção, esa não é uma prática saudável. Recomenda-se repousar entre 6 e 8 horas no período da noite para se sentir descansado no dia seguinte. (resposta dada pela neurologista Andrea Bacelar)


É possível emendar duas cartelas de anticoncepcionais?

A maioria dos contraceptivos orais utilizados hoje é programada para ser interrompida, ou seja, a mulher deve realizar intervalos entre uma cartela e outra. Caso ela decida emendar, estará ingerindo uma dose elevada de hormônios e pode sofrer com problemas como: pressão alta, alterações venosas, problemas de coagulação no sangue e até aumentar o risco de desenvolver mioma uterino e câncer de mama. Portanto, a mulher deve entender que o seu ciclo poderá ficar desregulado com alterações na intensidade do fluxo e na data da próxima menstruação. Antes de fazê-lo, consulte uma ginecologista. (resposta dada dado pelo ginecologista André de Paula Branco)


Por que é melhor fazer cirurgia plástica no inverno?

No frio, o inchaço natural do corpo é menor, já que a retenção de líquido diminui. Além disso, muitas dessas intervenções cirúrgicas demandam o uso de cintas modeladora que são menos incômodas durante períodos de temperaturas mais amenas. Outra vantagem desta época do ano é a possibilidade de evitar a exposição solar, pois ela prejudica o processo de cicatrização, podendo provocar manchas na pele e cicatrizes. O período também coincide com as férias escolares e oferece o tempo certo para que o paciente tenha um completo pré e pós-operatório. (resposta dada pela cirurgiã plástica Edith Kawano).


Por que o intestino "trava" quando estou fora de casa?

O funcionamento intestinal é influenciado por condições externas. Assim, pode ocorrer a prisão de ventre em que exista uma doença por trás. No caso de uma viagem, pode ser devido a mudança na dieta, ausência de movimentação por um período prolongado; vontade de evacuar e não haver local para tal; bebe-se menos líquido, o que leva a uma maior viscosidade fecal e dificuldade de progressão do bolo fecal; e, por fim, a mudança de fuso horário que também pode interferir no funcionamento do intestino. (resposta dada pelo gastroenterologista Claudio Bresciani)




Nenhum comentário:

Postar um comentário