sábado, 30 de junho de 2012

Cristais de quartzo - parapsicólogo e terapeuta Gilberto

Saturno - A influência dos planetas nos signos do zodíaco - Derek e Julia Parker

Saturno

As saturnais, dedicadas à adoração de Saturno, eram o mais animado de todos os festivais romanos - o equivalente ao Natal e, na verdade, com uma enorme influência sobre ele, com troca de presentes, criminosos libertados e escravos servidos pelos amos. O deus da semeadura, ou da semente, era tradicionalmente filho de Urano e, depois de castrar o pai, tornou-se senhor supremo da terra, governando durante uma era áurea de inocência e amor.

Saturno:
1) rege Capricórnio e por tradição Aquário (agora atribuído a Urano)
2) é exaltado em Libra
3) detrimento em Câncer
4) queda em Áries

A palavra-chave para Saturno é "limitação". Antigamente era o planeta mais afastado no universo conhecido; seus anéis, indicando grilhões e restrição, não eram discerníveis a olho nu, e a idéia de que Saturno era responsável por limitações era parte do conhecimento astrológico aceito muito antes de os telescópios serem inventados e os anéis revelados.

Associações:
Saturno é associado com a pele, os dentes, os ossos, a vesícula, a bexiga, o baço, o nervo vago, a cristalização e a formação de ácido nas juntas, também a longevidade, a perseverança, a tenacidade, o frio, o inevitável, a mudança lenta, a inibição.

Traços saturninos positivos:
Prático, cauteloso, construtivo, responsável, paciente, ambicioso, econômico, sólido, de confiança, resistência e disciplina.

Traços saturninos negativos:
Mesquinho, egoísta, confuso, tacanho, severo, distante, ganancioso, dogmático, cruel, sem coração, sofre de depressões, necessidades, uma vida de pesares ou má saúde.


(texto extraído do livro O grande livro da astrologia)

Júpiter - A influência dos planetas nos signos do zodíaco - Derek e Julia Parker


Júpiter

O mais importante deus romano, equivalente a Zeus, Júpiter tradicionalmente era senhor de todos os lugares atingidos pelo raio, cuidava da colheita da vinha, ocupava-se de tratados e juramentos, e das cerimônias de casamento mais antigas. É a figura arquétipa do pai. Ergueram-se grandes templos a ele no Capitólio e em outras cidades romanas. Os raios e trovões chegavam à terra diretamente dele e eram usados como símbolos da sua majestade.

Júpiter:
1) rege Sagitário e por tradição Peixes (agora atribuído a Netuno)
2) é exaltado em Câncer
3) detrimento em Gêmeos
4) queda em Capricórnio

Palavra-chave:
expansão

Júpiter leva cerca de doze anos para percorrer seu caminho através de todos os signo do zodíaco. Sua órbita é um tanto excêntrica e em certos signos ele passa um período de tempo desproporcionado. O planeta foi sempre associado com a idéia de expansão: fisicamente, suas camadas são compostas de gás e ele tem um poderoso campo magnético. É o maior  dos planetas.

Associações:
Júpiter é associado ao conhecimento, aos estudos avançados, à perspectiva filosófica, ao pensamento especulativo, ao fígado, à glândula pituitária, à universidade, à educação superior, aos países estrangeiros, às línguas, à publicação de livros, à boa fortuna.

Traços jupiterianos positivos:
Otimista, generoso, leal, jovial, natureza gentil, senso de justiça e compaixão, amplitude de visão, capacidades mentais bem dirigidas, queda para línguas, bom no esporte.

Traços jupiterianos negativos:
Cegamente otimista, extremista, pródigo, auto-indulgente, jogador, extravagante, sem lei, presunçoso, desequilibrado nas crenças.


(texto extraído do livro O grande livro da astrologia)




Marte - A influência dos planetas nos signos do zodíaco - Derek e Julia Parker


Marte

Embora deus essencialmente romano, Marte é associado com o deus grego da guerra, Áries. Roma foi o centro do seu culto, onde tinha dois templos - sendo um no campo de treinos do exército, pois ele foi sempre o deus da guerra. Suas lanças sagradas eram conservadas no segundo templo: durante a estação quente do verão, mais adequada ao combate, eram brandidas pelo cônsul, que gritava: "Marte, acorda!" Sua função principal era proteger o Estado.

Marte:
1) rege Áries e por tradição Escorpião
2) exaltado em Capricórnio
3) detrimento em Libra
4) queda em Câncer

Palavras-chave:
energia, iniciativa

Associações:
Marte é associado com os sistemas muscular e urogenital, as gônadas, glândulas endócrinas, glóbulos vermelhos do sangue, os rins, cortes e queimaduras, a influência masculina em ambos os sexos, agressão, calor, ação, armas, instrumentos pontudos.

Traços marcianos positivos:
Decidido, amante da liberdade, um pioneiro, direto, líder forte, especialmente em uma crise, defensor dos fracos. Fortemente sexuado. Uma reação positiva e vigorosa em todas as situações.

Traços marcianos negativos:
Agressivo, colérico, brutal, imprudente, imprevidente, egoísta, irascível, estouvado, indiferente aos detalhes, rude, turbulento.


(texto extraído do livro O grande livro da astrologia)

Diário de vida - o signo de câncer

Já passei pela fase de ler as previsões do horóscopo no jornal e até comprar o almanaque para saber como seria o ano do ponto de vista zodiacal. Acredito que os cancerianos tenham algumas características em comum, mas é preciso considerar o decanato, o local de nascimento, o horário e não só isso.

Em relação às roupas as minhas cores prediletas são o rosa e o lilás e suas variações, mas a cor verde sempre esteve presente em minha vida e até há pouco tempo pensava que essa preferência estivesse relacionada com a Itália, mas descobri que a pedra da sorte dos cancerianos é o quartzo verde conhecido também como aventurina. E isso ficou muito evidente porque toda vez que vou em uma loja para adquirir pedras as primeiras que me chamam a atenção possuem essa cor. Mas me sinto atraída pelas ametistas e pelos quartzos rosa também. Fiquei encantada com a cacoxinita e a crisocola, que descobri ser uma pedra feminina. Várias vezes as pedras vibraram em minha mão e não tinha outra escolha senão adquiri-la, como aconteceu com a pirita que continua toda faceira e brilhante. O único inconveniente é que a pele das mãos ficaram bem ressecadas como quando utilizo giz nas aulas.  Mas já estou fazendo um tratamento intensivo com um bom hidratante.

A parte a admiração pelos cristais, tenho sempre presente o seu uso terapêutico e pude constatar a sua eficácia com a ônix com a qual já fiz escalda-pés várias vezes sentindo um alívio imediato em toda a perna. E o quartzo verde, além de ser a pedra da sorte do canceriano, é considerado como a pedra da cura por excelência. Isso quer dizer que a terapia sempre esteve em minha vida. Não é à toa que o primeiro vestibular que prestei foi para Nutrição.

E assim continuo a minha estrada do autoconhecimento...

Bom fim de semana para todos!!!




Diário de vida - mais um aniversário

Na próxima segunda-feira completo mais um ano de vida. Já fiz uma postagem a respeito do ano de nascimento, mas é fácil saber: o Brasil foi campeão do mundo de futebol.

O dia 2 de julho é dedicado aos nossos heróis bombeiros e na Itália, mais especificamente em Siena, nessa data acontece o primeiro Palio, uma corrida de cavalos realizada na Piazza del Campo.



Sei que o meu aniversário era festejado quando era pequena por causa das fotos, mas me lembro da roupa nova feita pela minha mãe especialmente para os meus 18 anos.

A minha lembrança mais preciosa foi sem dúvida a primeira viagem para a Itália. Chegamos em Milão justamente no dia 2 de julho. Foi uma emoção e tanto.


Cheguei à Itália no dia do primeiro Palio e estive presente no segundo, no dia 16 de agosto (Piazza del Campo em Siena)


Bom fim de semana para todos!!!!


sexta-feira, 29 de junho de 2012

Como aquecer pindas

Massagem com pindas chinesas

Como fazer pindas chinesas

Terapia das pedras quentes - Carla Lindolfo (Rede TV Mais)

As cores e seus significados nos ambientes

Os 7 chacras





(maio de 2012) Programa Linguagem do Corpo com Cristina Cairo (Rádio Mundial)

Programas do mês de maio










Grupo Águia (Programa da Eliana)

Terapia via skype com EFT - André Lima

O André Lima, terapeuta de EFT (Acupuntura Emocional sem Agulhas) volta a atender individualmente.

Olá Pessoal,

Depois de anos atendendo pessoas indivualmente em sessões de EFT por skype, fui reduzindo os atendimentos gradativamente para me dedicar a escrever, criar,e ministrar cursos, até que parei completamente com os atendimentos por mais de um ano.

Passei a encaminhar todos os que me procuravam para outros terapeutas de confiança.

Estou voltando a abrir horários na agenda para atendimentos individuais.Os atendimentos trazem excelentes resultados para os clientes. Além disso, eu acabo sempre aprendendo bastante em cada sessão. É uma experiencia muito enriquecedora. Comecei a sentir falta desta atividade que traz um sentimento gratificante diariamente.

Entretanto, as condições e horários são bem restritos. Serão disponbilizados apenas dois horários de atendimento por dia.

Para ver todos os detalhes sobre o atendimento individual (como funciona, valores, horáriosdisponíveis, formas de pagamento etc.) acesse abaixo:


Abraços,

André Lima - www.eftbr.com.br


PS: Voltei a atender mas Não sei até quando. Oshorários e dias são restritos e pode ser que venham a ficar ainda mais com o passar do tempo, devido as minhas várias atividades ligadas a EFT que ocupam bastante espaço na agenda. Veja as condições do atendimento:

domingo, 24 de junho de 2012

A preguiça e falta de vontade para a vida é um sintoma e tem cura - André Lima

Estou postando outro texto interessante que recebi do André Lima, terapeuta de EFT (Acupuntura Emocional Sem Agulhas).

Atendi um rapaz que sentia uma preguiça e falta de vontade de trabalhar. Era autônomo. Dormia até tarde, acabava não dando conta dos compromissos. Sua mãe ficava chateada e o chamava de preguiçoso. Ao contrário do que poderíamos pensar,  gostava da sua profissão. Ele mesmo não entendia como poderia ser tão preguiçoso e sem vontade. Que força estranha era essa que o fazia se sentir daquela forma, mesmo gostando do seu trabalho?

Durante o atendimento, surgiu uma lembrança de um fato vivido na infância. Seus irmãos eram mais estudiosos do que ele e seu pai se preocupava com isso. Durante uma viagem de carro, passaram por uma plantação onde havia muitos cortadores de cana. O pai dele viu a cena e disse, em tom de brincadeira algo do tipo: "daqui a alguns anos, seus irmãos serão doutores, e você vai estar aí no lugar dessas pessoas".

Essa lembrança inicialmente não aparentava conter grandes sentimentos, mas durante o processo de aplicação da EFT, trouxe uma carga emocional intensa e um choro compulsivo. Pacientemente, seguimos aplicando a EFT até dissolver completamente aquela emoção. A lembrança daquele evento condensava sentimentos de não reconhecimento, rejeição, inferioridade que ele como criança havia interpretado diante dos comentários e comparações que seu pai fazia com relação aos irmãos.

Por melhores que sejam as intenções dos pais, as críticas e comparações negativas acabam levando a criança a sentir que ela não tem valor, provocando sérios danos à autoestima. E foi assim que esse rapaz cresceu, com um sentimento inconsciente de inferioridade e menos valia.

Alguns dias depois ele me ligou, surpreso sobre como estava se sentindo. Falou que estava com energia para acordar cedo, trabalhar e cumprir seus compromissos. Ele disse não entender o que estava se passando. Como poderia ter mudado tanto de uma hora pra outra, sem fazer esforço pra isso? Passou de "preguiçoso" a uma pessoa ativa e trabalhadora.

A energia daquelas emoções guardadas provocavam um mal estar, falta de energia, que vemos como "preguiça". Uma vez que foi dissolvida, não havia mais razão para que se sentir como antes. Quando dissolvemos a negatividade que carregamos, o que aparece é a nossa essência, o que verdadeiramente somos. E ninguém é preguiçoso, sem vontade ou "perdido" por natureza. Esses estados negativos apenas indicam que estamos cheios de sentimentos guardados que podem ser curados.

Normalmente estados de desânimo, letargia, preguiça tem mais conteúdo emocional a ser dissolvido do que o que foi acessado com este cliente. É preciso trabalhar uma certa quantidade de memória negativa e pensamentos para atingir um bom resultado. Mas no caso do rapaz que atendi, o efeito foi rápido. Talvez não tivesse muito coisa por trás do que ele sentia, ou talvez, por razões que eu desconheço, mesmo havendo uma grande carga aconteceu uma dissolução muito profunda tratando apenas uma memória muito significativa. O fato é que ele disse que a vida mudou após aquela sessão.

Ele retornou por mais duas sessões para tratar mais alguns aspectos que travavam seu progresso profissional, e financeiro (dificuldades em cobrar, questões ligadas a crenças relativas ao dinheiro e etc.) e começou a progredir como nunca.

Uns dois anos depois me ligou, ainda impressionado, apenas para agradecer e informar que havia casado, que estava com uma filhinha pequena, o trabalho crescendo e tudo indo uma maravilha. Foi gratificante ouvir o seu relato. Mesmo tempos depois ele não conseguia compreender cem por cento como se deu essa transformação tão rápida e definitiva. Felizmente, as mudanças com a EFT costumam ser profundas, e a maioria delas não demora a acontecer.

Voltando ao assunto da preguiça, lembro da minha própria experiência. Depois que me formei em engenharia, fiquei completamente perdido. Passei do status de estudante universitário para "desempregado". Não sabia que caminho seguir. Tinha vontade de ter um negócio proprio, mas não sabia como. Minha mãe queria que eu arrumasse um emprego ou fizesse um concurso e me trazia jornais com ofertas de empregos em anúncios. Eu estava completamente confuso emocionalmente e dormia até tarde,trocava o dia pela noite, ou seja, parecia um grande preguiçoso.Depois de um certo tempo, acabei por encontrar um forma de abrir uma firma e começar a trabalhar e essa preguiça foi embora.

Sentimentos de medo, insegurança, inferioridade, dúvida por não saber qual caminho seguir, falta de autoconhecimento, tudo isso gera uma enorme negatividade que se manifesta em forma de preguiça, falta de ação, procrastinação. Ao ver um ser humano nesse estado, eu sei que a cura está em descobrir e liberar os sentimentos que esta pessoa carrega.

A maioria de nós, porém, tem pouco conhecimento sobre a parte emocional. Não conseguimos entender por que estamos daquele jeito e não sabemos que é possível se curar. Sendo assim, acabamos por nos colocar para baixo, aumentando ainda mais os nossos sentimentos negativos, o que acaba gerando ainda mais problemas. A família também dificilmente entende o que se passa, e mesmo quando entende, não sabe lidar bem com quadros desse tipo.
Fique atento. Preguiça, falta de vontade, dificuldade de por em prática projetos e idéias, revelam nossas dificuldades emocionais. Podem ser a mais variadas crenças, pensamentos e sentimentos negativos.

Mini Curso Online EFT e Ansiedade:http://www.eftbr.com.br/curso-online.asp?i=75
Para quem deseja uma experiência mais profunda com a EFT, ministrarei cursos presenciais de EFT nas seguintes cidades:

Curso básico(final de semana):

 Para quem deseja mais prosperidade:

 http://www.eftbr.com.br/curso-online.asp?i=61

 Abraços,

Andre Lima - www.eftbr.com.br

Leite de vaca ou leite de soja? - Dra. Ana Escobar

A soja é um alimento muito nutritivo. Como o leite de vaca, contem proteína, carboidrato e gordura. Mas olha as diferenças: a proteína da soja é de origem vegetal enquanto que a do leite de vaca é de origem animal. O açúcar da soja é glicose, frutose e sacarose, não tem lactose. A gordura da soja não tem colesterol e ainda ajuda a melhorar ...os níveis de colesterol no sangue.

A soja também tem cálcio – mas em menor quantidade que o leite de vaca – em compensação apresenta uma substância chamada isoflavona que é muito parecida com o estrógeno, o hormônio feminino. Esta substância pode reduzir os efeitos colaterais da menopausa e diminuir também a incidência de osteoporose, porém mais estudos ainda precisam ser realizados para confirmar na prática estes dados.

O leite de soja é feito a partir dos grãos que são moídos e acrescidos de água. A indústria ainda acrescenta mais nutrientes e alguns sabores.

O leite de soja, portanto, substitui o leite de vaca para quem tem alergia ou intolerância à lactose. Já que o açúcar e a proteína são totalmente diferentes.

Os dois leites são bons e nutritivos. Uma alimentação adequada e saudável é importante em todas as fases da vida. Saúde!

sábado, 23 de junho de 2012

Autotratamento de Reiki - Johnny De' Carli





Diário de vida: Como fazer uma limpeza energética em cristais e pedras

Ontem decidi energizar todas as pedras que tinha e fiquei contente por ter feito isso, exceto pelo fato de que todas as peças com ametista desbotaram. E só agora me dei conta que isso pode acontecer com essa pedra. Mais uma lição que aprendi. Paciência, vou usar os brincos e colares assim mesmo. Pelo menos estão energizados.

energizando as pedras na água com sal grosso


colocando as pedras para secar


Por isso, decidi postar um texto a respeito das várias alternativas de se fazer uma limpeza energética. Da próxima vez vou escolher uma outra opção que não envolva água.

A seguir texto extraído do blog http://www.universonatural.wordpress.com)

Os cristais são detentores de uma vibrante energia, capaz de potencializar a nossa própria energia, numa relação de pura sintonia e compartilhamento. Para prepará-los para exercer sua função, é preciso dispensar-lhes alguns cuidados. Faça a limpeza energética quando forem usados pela primeira vez ou quando usados para trabalhar com outras pessoas.

As pedras são excelentes receptores e transmissores de energia. Uma de suas funções é absorver e purificar energias negativas, transmutando-as. Por isso é importante limpá-los e energizá-los, principalmente antes de seu primeiro uso e quando são usados para trabalhar com outras pessoas.
Existem vários métodos para cumprir essa tarefa. Entre os mais usuais, destacam-se:
  • - águas naturais: deixe os cristais algum tempo em contato com água de cachoeiras, rios, lagos, mares ou mesmo chuva (principalmente tempestades carregadas de raios)
  • - drusa: coloque as pedras sobre uma drusa de cristal de quartzo incolor
  • - sol/lua: deixe por algumas horas sob a luz do sol ou da lua (algumas pedras podem desbotar quando expostas ao sol)
  • - água e sal grosso: coloque os cristais num recipiente contendo água e sal grosso por algumas horas, lavando-os depois em água corrente (evite colocar cristais quebradiços e articulados, que podem se desmanchar)
  • - selenita (gipsita): é o método mais prático, rápido e eficiente. Disponha as pedras sobre e ao redor de uma placa de selenita
  • - óleos essenciais – borrife os cristais com spray ou lave-os com sabonete preparados com os óleos essenciais de Eucalipto, Lavanda, Junipero e Olíbano
  • - defumação: acenda o incenso de sua preferência, defumando todas as faces do cristal
A aromaterapia, através dos Óleos Essenciais, é uma poderosa aliada dos cristais. Agindo em ressonância de energia podemos combinar o uso dos Óleos com os cristais obtendo resultados mais expressivos.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Quem foi Clóvis Beviláqua

A Praça Clóvis Beviláqua é um local pelo qual passo toda vez que vou ao centro e dou invariavelmente uma passada pelo Sebo do Messias que frequento desde que comecei a frequentar o curso de Letras para garimpar publicações italianas. Tive a maior sorte em encontrar o livro didático adotado na época em que voltei ao Brasil. Parecia que estava me esperando para comprá-lo. Outra aquisição muito importante foi uma encadernação que reunia várias publicações sobre vinho e no meio havia uma edição especial da revista Epoca chamada "L'aristocrazia dei vini". E tenho também uma outra edição dessa mesma publicação por ocasião do falecimento do grande Walt Disney e na capa Mickey (Topolino em italiano) está chorando. Estava me esquecendo de uma edição da revista Seleções em italiano de janeiro de 1950 e de um "giallo" da Agatha Christie publicado em 1959.

A praça fica no início do bairro da Liberdade que frequento por motivos óbvios. A feira aos domingos é uma boa pedida de passeio.

 Bom, vamos ao texto com os dados biográficos de Clóvis Beviláqua escrito por Paulo Caruso.

Cearense de Viçosa, Clóvis Beviláqua (1859-1944) estava fadado a marcar a paisagem nacional. Jurista, historiador e jornalista, ingressou na vida pública nos tempos do Império como promotor em Alcântara, no Maranhão, onde fez campanha a favor da proclamação da República. A convite do presidente Epitácio Pessoa, ele foi o autor do projeto do primeiro Código Civil Brasileiro, Ruy Barbosa, o Águia de Haia, chegou a realizar acrobacias verbais no Congresso Nacional para enaltecer a obra. Beviláqua foi o primeiro a ocupar a cadeira de número 14 da Academia Brasileira de Letras, da qual se afastou quando a inscrição da candidatura de ua mulher, a escritora Amélia de Freitas, não foi aceita, coisa daquela época. A praça que leva seu nome, no centro de São Paulo, abriga o majestoso Palácio da Justiça do estado. Ela é lembrada, em prosa e verso, em uma canção de outro paulistano ilustre, o sambista Paulo Vanzolini.


(texto extraído da revista Época, edição especial de aniversário - maio 2012)


O que é osteoporose - Dra. Ana Escobar

A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos. Eles ficam mais “ocos” e quebram com qualquer impacto. Entenda: ao longo da vida nossos ossos vão se remodelando. Novas células substituem as antigas, por isso eles se mantem íntegros e fortes. Para esta estrutura se renovar, a massa óssea depende de colágeno, exercícios físicos e hormônios, principalmente o estrógeno.

Só que a partir da menopausa, os níveis de estrógeno caem bastante. Com isso, o osso passa a incorporar menos cálcio e vai ficando cada vez mais frágil. Nesta fase, o colágeno também vai se deteriorando. Por isso, a osteoporose é muito mais frequente nas mulheres depois da menopausa.

A doença não dá sinais específicos de que está chegando. Muitas vezes, a pessoa descobre que tem osteoporose quando por um motivo muito bobo sofre uma fratura. Então o importante é EVITAR. Como? Veja algumas dicas:

1. Faça exercícios físicos. Caminhar 30 minutos três vezes por semana, pelo menos, já fortalece o colágeno, que é fundamental para a estrutura do osso.

2. Tome sol antes das 10:00 ou após as 16:00. Isto ajuda na produção de vitamina D, essencial para a absorção do cálcio.

3. Coma alimentos que contenham cálcio. As principais fontes são: leite e derivados, repolho, brócolis e salmão.

4. Converse com seu médico sobre a reposição hormonal. Veja se é indicada para você.

5. Não fume! O cigarro não faz mal só para os pulmões. Faz mal para os ossos também.

A prevenção é sempre o melhor a fazer. Comece já!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Vênus - A influência dos planetas nos signos do zodíaco - Derek e Julia Parker

Vênus

Vênus, romana e latina, era originalmente deusa da beleza e do crescimento da natureza, mas mais tarde foi associada com Afrodite, deusa grega do amor, cultuada (frequentemente com os ritos mais repulsivo) na Itália e na Sicília. Regia a sexualidade, a fertilidade e finalmente a vida de família - embora em dias primitivos manifestasse pouca preocupação com as convenções! A família de Júlio César alegava ser descendente dela.

Vênus:
1) rege Touro e Libra
2) é exaltado em Peixes
3) detrimento em Áries
4) queda em Virgem

Palavras-chave:
harmonia, uníssono

Vênus é o segundo planeta "inferior", sua órbita, assim como a de Mercúrio, passa dentro da Terra. Também como Mercúrio, visto da Terra está sempre perto do Sol e nunca se afasta dele mais de 48º ao longo da eclíptica. Vênus ocupa ou o mesmo signo que o Sol numa carta natal, ou um dos dois signos dos lados dele.

Associações:
Vênus é associado com a capacidade de amar, os sentimentos, a região lombar, a garganta e os rins, a paratireóide, as sociedades, a influência feminina em ambos os sexos, as posses, o dinheiro, as artes, a vida social, a beleza, os adornos, as roupas.

Traços venusianos positivos:
O impulso para associações harmoniosas, um procedimento amistoso, gentil e suave, tato, hábil no amor e nas artes sociais, adaptável, apreciador da beleza, plácido.

Traços venusianos negativos:
Preguiçoso, sentimental, indeciso, excessivamente romântico, pouca força de vontade, negligente, sem espírito prático, dependente dos outros, até parasita.


(texto extraído do livro O grande livro de astrologia)



La leggenda del pianista sull'oceano (1998) - Giuseppe Tornatore

Mediterraneo - Gabriele Salvatores

Il film ha vinto l'Oscar di miglior film straniero nel 1992

I cento passi - regia di Marco Tullio Giordana

Ágata

A ágata é não somente um mineral singular, mas sim diversos espécimes de dióxido de silício. Reconhecida por apresentar colorações diversificadas, estruturadas em listas, retas e/ou com um centro comum, ela revela tons de cinza, cinza-azulado, as mais vulgares, e também branco, preto, amarelo, laranja, bege, vermelho e marrom. Como ela é esponjosa, pode ser tingida, e assim criam-se cores belas como as verdes, rosas, roxas e azuis.









As pedras brasileiras são as mais atraentes, e apenas 40% delas são submetidas ao mecanismo de tingimento, ao passo que em outros países mais da metade delas passa por esta elaboração, o que, de fato, não reduz seu valor de troca. As ágatas são, em grande parte, geradas nos rochedos cristalizados em ancestrais erupções vulcânicas, nos quais ocupam covas que nasceram da dissociação do vapor nas substâncias sólidas liquefeitas.

Este minério surge então na forma de pequenos nós disseminados em estratos harmoniosos sobre a parte superior das paredes destas depressões. Possivelmente as águas de mares ou rios que apresentavam este dióxido de silício diluído, provavelmente originário da degradação de algumas destas pedras contidas na matéria lançada pelos vulcões, insinuaram-se no interior dos rochedos, neles assentando a cobertura de sílex que os caracterizará geologicamente.

O estrato que, na cova, compõe a ‘derme’ da ágata, é normalmente um material qualificado por seu tom verde escuro, conhecido como celadonite, delessite ou terra verde, abundante em ferro. Este sílex formará, em um mecanismo de mutação, um óxido de cor marrom, denominado limonite, o qual irá conferir à superfície exterior do nó de ágata uma feição oxidada. Já a parte externa desta pedra, ao se emancipar de sua fonte, apresenta comumente uma extensão dura, desagradável ao toque, pois não conta mais com sua cobertura inicial.

É comum encontrar diversas ágatas sem nenhum depósito em seu interior, pois, nestes casos, o assentamento não se estendeu por um período de tempo longo o bastante para preencher toda a depressão. Assim, a estratificação final é composta por quartzo, normalmente ametista, com seus cumes de cristais voltados para a área vazia, compondo, desta forma, uma cova ou uma cavidade recoberta por estes mesmos cristais.

No culto islâmico estas pedras são consideradas um verdadeiro tesouro, pois, conforme a crença muçulmana, o usuário de um anel de ágata encontra a defesa ideal contra inúmeros dissabores e desfruta de uma longa existência, entre outras conquistas. Os magi persas também valorizam esta jóia nos seus rituais.

Em outras ideologias religiosas a ágata cumpre igualmente um papel de destaque, seja cicatrizando picadas de escorpião e mordidas de cobras, tranqüilizando os pensamentos, evitando a incidência de algumas enfermidades, combatendo tempestades, garantindo os benefícios de pessoas poderosas e o êxito na luta contra os adversários.


(texto extraído de www.infoescola.com)


Quartzo rosa

Quartzo rosa ou Quartzo róseo é um tipo de quartzo, que tem uma tonalidade cor-de-rosa clara (mais luminosa e brilhante). A cor deve-se geralmente a uma quantidade pequena de impurezas de titânio no material maciço e, como tal, raramente se encontra na forma de cristal. A verificar-se, a sua cor deve-se a um fosfato e não a uma impureza. Os primeiros cristais foram encontrados na pegmatite, encontrada próximo a Rumford, Maine, EUA, mas a maioria de cristais no mercado vêm de Minas Gerais, Brasil.

Não é muito popular como gema facetada porque sua cor cor-de-rosa é frequentemente demasiado pálida e as pedras são sempre fuscas, e tenham, muito frequentemente, falhas grandes. Quando o quartzo cor-de-rosa é cortado em cabochons, ou arredondado em grânulos para colares ou esculpido, torna-se de longe mais eficaz.

Pedra é símbolo do signo de Touro. É também o símbolo do amor.Os exemplares mais apreciados pelos colecionadores são os cristais quase transparentes (diz-se quase porque a sua transparência nunca é total) que no mercado chegam a atingir preços elevados.O quartzo rosa é a variedade mais valiosa dos quartzos translúcidos.Os exemplares mais espetaculares vêm de Madagáscar, aí encontram-se os melhores exemplares,  íncluindo os cristais quase transparentes, contudo a produção do Brasil é mais abundante.



(texto extraído de wikipedia.org)


Ametista

A ametista é uma variedade violeta ou púrpura do quartzo, muito usada como ornamento. Diz-se que a origem de seu nome é do grego a, "não" e methuskein, "intoxicar", de acordo com a antiga crença de que esta pedra protegia seu dono da embriaguez. Entretanto, de acordo com o Rev. C. W. King, a palavra provavelmente é uma corruptela de um nome oriental da pedra.

A ametista foi usada como pedra preciosa pelos antigos egípcios e era amplamente empregue na antiguidade por entalhadores. Contas de ametista foram encontradas em túmulos anglo-saxônicos na Inglaterra.

Cor

A cor da ametista é atualmente atribuída à presença de Ferro3+, mas ela é capaz de ser alterada e até removida por aquecimento ou radiação ultravioleta.

Estudos recentes mostraram que a coloração da ametista é devida a impurezas férricas. Estudos complementares mostraram ainda que uma interação complexa entre ferro e alumínio é a responsável pela coloração.

Quando exposta ao calor (cerca de 500 °C), a ametista geralmente torna-se amarela e muito do citrino comercializado é ametista assim tratada ("ametista queimada"). Veios de ametista expostos ao ar livre perdem facilmente a sua cor.

A ametista no folclore e na astrologia

A ametista é a pedra de nascimento associada a Janeiro e Fevereiro, e está associada aos signos de Peixes, Áries, Capricórnio, Aquário (especialmente as variedades roxa e violeta) e Sagitário. É um símbolo de entendimento celeste, do pensamento pioneiro e da ação na filosofia, religião e planos espirituais e materiais.

Ligada ao Dia dos Namorados, a tradição diz que ajuda aqueles que a usam para manter a fé, causar a paz e acalmar o espírito. Era frequentemente carregada por soldados nos cabos das lâminas das espadas como um amuleto contra a morte e para trazer a calma e a vitória nas batalhas. É útil para a revelação profética da verdade. Diz-se que fortalece a sabedoria, a fé e a religiosidade e é uma ajuda nas preces e nos sonhos. Diz-se que é um amuleto contra bruxaria, veneno (ela indica a presença de veneno diminuindo sua luz) e pensamentos ruins; é uma ajuda para a castidade, um poder contra todas as formas de super indulgência e uma força para a mente. É usada como um amuleto para favorecer príncipes, dirigentes, clérigos, pessoas ricas, influentes e poderosas, pessoas com habilidades proféticas, poetas, viajantes, publicitários e outros.

Amarrada ao pulso esquerdo, a ametista, dizem, permite ao usuário ver o futuro nos sonhos. Ela repele pansamentos e ações malignos, dá um senso apurado para os negócios e previne contra a saúde ruim. A ametista atrai o amor e a boa sorte e ajuda a prevenir a embriaguez.

Quando gravada com os nomes do sol e da lua, diz-se que protege contra a feitiçaria. Um cavalo alado cortado numa ametista é um talismã de proteção para o cavalo e seus cavaleiros. Mergulhe uma ametista em água quente, retire-a, seque-a cuidadosamente e aplique sobre a dor de cabeça ou a dor de dente.

Sonhar com ametistas indica sucesso a um viajante, clérigo, marinheiro, filósofo, professor ou místico; também proteção, fé e pensamentos frutíferos.

A ametista é a variedade mais apreciada do quartzo. Os seus cristais sempre crescem sobre uma base. Quando têm formato de pirâmides, a cor mais intensa predomina nas pontas dos cristais. Existem algumas variedades de ametista que podem apresentar faixas brancas de quarzo leitoso.


(texto extraído de wikipedia.org)


Citrino

Citrino, também chamado de quartzo citrino (há várias outras denominações impróprias, como citrino-topázio) é uma variedade de quartzo de cor amarela, laranja, excepcionalmente vermelha. Basicamente, é um quartzo com impurezas férricas.

A maior parte do citrino comercial é na verdade ametista ou quartzo fumado aquecido artificialmente. Contudo a pedra tratada termicamente pode apresentar diferenças, entre elas uma cor mais rosada característica da pedra original. O valor comercial, porém, é o mesmo, pelo menos no Brasil. O quartzo citrino é uma pedra preciosa de baixo preço, mais barata que a ametista, mas, mesmo assim muito apreciada e muito usada em joalheria. O Brasil e a Escócia são os maiores produtores mundiais de citrino. O Brasil lidera a produção de ametista, quartzo rosa e quartzo incolor.

Curiosidades

Esta variedade de quartzo é muitas vezes usado como substituto de muitas pedras preciosas amarelas, por exemplo topázio ou safiras.


(texto extraído de Wikipedia.org)


Cristal de ametista - o mundo dos cristais por Daniela Kasparov

Mundos de cristal - Mundos Perdidos da América (Globo Repórter)

Como se alimentar de forma mais saudável em restaurantes - nutricionista Carolina Santos (Programa Todo Seu)



Sódio nos alimentos - nutricionista Carolina Santos (Programa Todo Seu)




É grande a quantidade de sódio encontrada nos alimentos industrializados


A magia do citrino - o mundo dos cristais por Daniela Kasparov

A magia da jaspe vermelha - o mundo dos cristais por Daniela Kasparov

Quartzo rosa - o mundo dos cristais por Daniela Kasparov

Aula de geologia (EESC)

Minerais e rochas (TV Futura)



quarta-feira, 20 de junho de 2012

O mundo sem ninguém (History Channel)

Trecho de uma entrevista de Reynaldo Gianecchini feita por Marília Gabriela (GNT)

Mercúrio - A influência dos planetas nos signos do zodíaco - Derek e Julia Parker


Mercúrio

Mercúrio foi associado ao comércio e aos mercadores ao ser, em 495 a.C., introduzido em Roma, proveniente da Grécia (onde seu nome era Hermes e onde atuava como mensageiro dos outros deuses). O tempo de Mercúrio no monte Aventino tornou-se um entreposto de cereais; os mercadores de cereais o adoravam, outros mercadores foram atraídos por ele e logo sua estátua apareceu nos bairros comerciais de muitas cidades romanas. Seu festival era em 15 de maio.

Mercúrio:
1) rege Gêmeos e Virgem
2) é exaltado em Virgem
3) detrimento em Sagitário
4) queda em Peixes

Palavra-chave:
comunicação (mental e física)

Mercúrio, movendo-se como Vênus, dentro da órbita da Terra, é um planeta "inferior". É o planeta mais próximo do Sol e é sempre encontrado a 28º de distância dele. Numa carta natal, Mercúrio aparece no mesmo signo que o Sol, ou no signo seguinte ou no precedente.

Associações:
Mercúrio é associado com o intelecto, o cérebro, a coordenação do sistema nervoso, o sistema respiratório, a percepção mental, a tireóide, também com os deslocamentos cotidianos - o carro, a motocicleta, etc.

Traços mercurianos positivos:
O impulso para adquirir conhecimento e comunicá-lo aos outros, bom poder de raciocínio, perceptivo, inteligente, versátil, excelente no debate ou na discussão, intelectual, atento aos detalhes.

Traços mercurianos negativos:
Inconsistente, hipercrítico, inquisitivo, carente de senso de finalidade, energia nervosa descontrolada acarretando tensão ou estagnação mental, argumentativo, "escorregadio", corrosivamente sarcástico, cínico.


(texto extraído do livro O grande livro da astrologia)

Um homem inteligente falando das mulheres - Luis Fernando Verissimo

Monica, uma moça que conheci no curso das "deusas" postou no Facebook esse lindo texto e quis registrá-lo aqui no blog.

O desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está a fêmea da espécie humana.
Tenho apenas um exemplar em casa, que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém.
 Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha “Salvem as Mulheres!”
Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da feminilidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:

Habitat

Mulher não pode ser mantida em cativeiro. Se for engaiolada, fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que as prenda e as que se submetem à jaula perdem o seu DNA. Você jamais terá a posse de uma mulher, o que vai prendê-la a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente.

Alimentação correta

Ninguém vive de vento. Mulher vive de carinho. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um “eu te amo” no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não as deixe desidratar. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial.

Flores
 
Também fazem parte de seu cardápio? Mulher que não recebe flores murcha rapidamente e adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade.

Respeite a natureza

Você não suporta TPM? Case-se com um homem. Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia, discutir a relação? Se quiser viver com uma mulher, prepare-se para isso.

Não tolha a sua vaidade

É da mulher hidratar as mechas, pintar as unhas, passar batom, gastar o dia inteiro no salão de beleza, colecionar brincos, comprar muitos sapatos, ficar horas escolhendo roupas no shopping. Entenda tudo isso e apoie.

Cérebro feminino não é um mito

Por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino. Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente o aposentaram!). Então, aguente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objeto de decoração. Se você se cansou de colecionar bibelôs, tente se relacionar com uma mulher. Algumas vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja dessas, aprenda com elas e cresça. E não se preocupe, ao contrário do que ocorre com os homens, a inteligência não funciona como repelente para as mulheres.

Não faça sombra sobre ela

Se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda. Aceite: mulheres também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar. O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios. Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo.

É, meu amigo, se você acha que mulher é caro demais, vire gay. Só tem mulher quem pode!