quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A missão dos signos - Anjos de Vassouras

Era manhã quando Deus parou diante de suas doze crianças e em cada uma delas plantou a semente da vida humana. Uma por uma, dirigiram-se a Ele para receber uma dádiva.

"Para você, Áries, dou minha primeira semente que você terá a honra de plantar. E, para cada semente plantada, um milhão de novas sementes se multiplicarão em suas mãos: você não terá tempo para vê-las crescerem, pois, tudo que plantar criará mais sementes para serem plantadas. Você será o primeiro a penetrar no solo da mente dos homens com minha ideia. Mas não é seu trabalho alimentar a ideia sem questioná-la. Sua vida é ação e a única ação que atribuo a você é começar a tornar os homens cientes de minha criação. Para que seja um bom trabalho lhe dou a virtude do auto-respeito."

Em silêncio, Áries voltou a seu lugar.

"Para você, Touro, eu dou o poder de fazer da semente a substância. Seu trabalho é grande, requer paciência, pois você precisa terminar tudo que foi começado ou as sementes serão perdidas ao vento. Você não questionará ou mudará de ideia no meio do caminho, nem dependerá de outros para fazer o que pedi. Para isso lhe dou a dádiva da força. Use-a com sabedoria."

E Touro voltou a seu lugar.

"Para você, Gêmeos, dou as perguntas sem respostas para que possa trazer a todos a compreensão de que o homem vê a seu redor. Você nunca saberá porque os homens falam ou ouvem, mas em sua procura pela resposta encontrará minha dádiva do conhecimento."

E Gêmeos voltou a seu lugar.

"Para você, Câncer, atribuo a tarefa de ensinar aos homens sobre emoção. Minha ideia é você causar-lhe risos e lágrimas para que tudo o que vêem e pensem se desenvolva com plenitude interior. Para isto lhe dou a dádiva da família, para que sua plenitude possa se multiplicar."

E Câncer voltou a seu lugar.

"Para você, Leão, dou o trabalho de mostrar minha criação para o mundo em todo seu esplendor. Mas você precisa tomar cuidado com o orgulho e sempre se lembrar que é minha criação, não sua. Pois se você se esquecer disso, os homens irão desprezá-lo. Há muita alegria no trabalho que lhe dou, se ele for bem feito. Para isso você terá a dádiva da honra."

E Leão voltou a seu lugar.

"Para você, Virgem, peço uma análise de tudo que o homem tem feito com minha criação. Você examinará seus caminhos minuciosamente e os lembrará de seus erros, para que através de você minha criação possa ser aperfeiçoada. Para isso dou-lhe a dádiva da pureza de pensamento."

E Virgem voltou a seu lugar.

"Para você, Libra, dou a missão de servir, pois o homem deve estar ciente de seu serviço para outros. E, que ele possa aprender a cooperar, bem como ter habilidade de refletir o outro lado de suas ações. Eu colocarei você em todo lugar onde haja discórdia e pelos seus esforços lhe darei a dádiva do amor."

E Libra voltou a seu lugar.

"Para você, Escorpião, dou uma tarefa muito difícil. Você terá a habilidade de conhecer a mente dos homens, mas não permito a você que fale sobre o que aprender. Muitas vezes você será magoado pelo que vê e em sua dor você se afastará de mim e se esquecerá de que não sou eu, mas a perverão de minha ideia que está causando sua dor. Você terá tanto do homem, que chegará ao conhecê-lo como animal e lutará tanto com seu instinto animal dentro de si, que perderá seu caminho, mas quando você finalmente voltar para mim, Escorpião, eu terei para você a suprema dádiva do propósito."

E Escorpião voltou a seu lugar.

"Sagitário, eu peço a você para fazer os homens rirem, pois no meio das incompreensões de minha ideia eles se tornam amargos. Através do riso você dará esperança ao homem e através da esperança voltará seus olhos para mim. Você tocará muitas vidas, mesmo que só por um momento e conhecerá a impaciência em cada vida que tocar. Para você, Sagitário, eu dou a dádiva da abundância infinita que você deve espalhar generosidade suficiente para penetrar cada canto de escuridão e torná-lo iluminado."

E Sagitário voltou a seu lugar.

"De você, Capricórnio, peço o suor de seu rosto, para que possa ensinar os homens a trabalhar. Sua tarefa não é fácil, pois você sentirá o trabalho de todos os homens sobre seus ombros, mas para a superação de seus fardos ponho a responsabilidade do homem em suas mãos.

E Capricórnio voltou a seu lugar.

"Para você, Aquário, dou o conceito do futuro para que o homem possa ver outras possibilidades. Você terá a ador da solidão, pois eu não lhe permito personalizar meu amor. Mas para abrir os olhos do homem para novas possibilidades, eu lhe dou a dádiva da liberdade, para que em sua liberdade possa continuar a servir a humanidade onde quer que seja necessário."

E Aquário voltou a seu lugar.

"Para você, Peixes, eu dou a tarefa mais difícil de todas. Peço-lhe para reunir todas as tristezas do homem e voltá-las para mim. Suas lágrimas serão minhas lágrimas. A tristeza que você incorporará é o efeito da incompreensão do homem à minha ideia, mas você lhe dará compaixão para que ele possa tentar novamente. Para esta tarefa, a mais difícil de todas, dou a você a maior dádiva. Você será a única das minhas doze crianças a me compreender. Mas esta dádiva da compreensão é para você, Peixes, pois quando você tentar difundi-la ao homem ele não o ouvirá."

E Peixes voltou a seu lugar.

...Então Deus disse: "Cada um de vocês tem uma parte de minha ideia. Vocês não podem confundir nenhuma parte de minha ideia nem devem desejar trocá-las entre si. Pois cada um de vocês é perfeito, mas vocês não saberão disto até que todo os doze sejam um. Pois então o todo da minha ideia será revelado a cada um."

E as crianças saíram, cada uma determinada a fazer seu trabalho o melhor possível, para que pudessem receber sua dádiva. Mas nenhuma compreendeu inteiramente sua tarefa ou sua dádiva e quando voltaram confusas Deus disse: "Cada uma de vocês acredita que as dádivas dos outros são melhores. Portanto, permitirei que vocês as troquem." Naquele momento cada criança ficou exultante ao considerar todas as possibilidades de sua nova missão.

Mas Deus sorriu quando disse: "Vocês voltarão a mim muitas vezes pedindo para serem dispensados de sua missão e cada vez eu concederei a vocês seus desejos. Vocês irão por incontáveis encarnações antes de completarem a missão original que lhes determinei. Eu lhes dou um tempo incontável para fazê-la, mas somente quando ela estiver feita, vocês poderão estar comigo."



Aggiungi un posto a tavola - Johnny Dorelli


Quando ero ancora solo una  studentessa d'italiano e non mi passava minimamente per la testa di diventare un'insegnante di questa bellissima lingua frequentavo dei negozi di dischi usati e in una di queste visite ho trovato l'LP dello spettacolo "Aggiungi un posto a tavola" e mi sono piaciute molto le canzoni. La canzone tema l'adopero per insegnare l'imperativo. 

ATTO I






























ATTO II























Minicurso de EFT em São Paulo: Eliminando a autossabotagem - André Lima



Olá Pessoal,


Aproveitando a minha ida a São Paulo para ministrar o curso de EFT e Autoestima dias  10 e 11 de novembro, agendei um MiniCurso de EFT com 3 horas de duração com foco no tema da "Eliminando a Autossabotagem" a ser realizado no dia 09 de novembro (sexta feira a noite). Todos os detalhes sobre esse evento (inscrição, valores com desconto, local e etc...) é só acessar:



De forma inconsciente, somos levados pela nossa sombra (sentimentos, pensamentos e emoções negativas) a buscar sofrimento. Tomamos e/ou deixamos de tomar atitudes que acabem prejudicando nossos relacionamentos, crescimento financeiro, saúde, aprendizado e etc. Fazemos isso sem nos dar conta na maioria das vezes. O resultado dessa autossabotagem é que:



- Bloqueamos idéias que poderiam melhorar a nossa vida
- As vezes até temos idéias e não as colocamos em prática 
- Em outros casos colocamos as ideias em prática mas não conseguimos seguir até o fim e fazer com elas dêem certo
- Deixamos passar oportunidade profissionais (e outras pessoas aproveitam)
- Entramos em situações e relacionamentos que nos trazem sofrimento
- Prejudicamos nossa saude através da falta de cuidado consigo mesmo
- Adiamos coisas que são importantes e deveriam ser prioridade e damos preferencia a fazer aquilo que não é importante (procrastinação)



Neste MiniCurso vamos entender como esse processo de autossabotagem funciona e como podemos utilizar a EFT para eliminá-la de forma eficaz.


Temos lugares limitados. Para fazer a inscrição e garantir a vaga, acesse e veja todo os detlalhes sobre este MiniCurso:



Abraços,


André Lima - www.eftbr.com.br 
PS: Esta é a primeira vez que ministro este curso ao vivo, presencialmente, e não tenho qualquer previsão para uma próxima data. Inscreva-se:


Os pontos do chacras nos pés



terça-feira, 30 de outubro de 2012

Minicurso Online de EFT e Prosperidade Financeira - André Lima



Olá Pessoal,


Como utilizar a EFT de forma eficaz para melhorar o aspecto financeiro e profissional? Essa é uma pergunta que recebo frequentemente.



É preciso descobrir e dissolver pensamentos, sentimentos e crenças negativas  que acabam nos sabotando. A negatividade que carregamos influencia de forma profunda nossos pensamentos e ações, geram autossabotagem inconsciente, e acabam travando nosso progresso financeiro. 



Vamos aprender neste MiniCursOnline, um passo a passo, detalhado, eficaz, e ao mesmo tempo simples de seguir, para utilizarmos a EFT e impactar de forma positiva esse aspecto tão importante das nossas vidas: a prosperidade. 



A EFT tem a sua eficácia atestada e comprovada por mais de 6 milhões de usuários no mundo inteiro.



Não precisa ter conhecimentos prévios de EFT para participar.



Veja todos os detalhes sobre esse MiniCurso (valores, desc0nt0s, conteudo, formas de pgt e etc.) acessando:




Abraços,



André Lima - www.eftbr.com.br 

The Magnificent Beauty of Mineral (Photo Slideshow)





sábado, 27 de outubro de 2012

Nosso Lar



Elenco

Renato Prieto ... André Luiz
Fernando Alves Pinto ... Lísias
Rosane Mulholland ... Eloisa
Inez Viana ... Narcisa
Rodrigo dos Santos ... Tobias
Werner Schünemann ... Emmanuel
Clemente Viscaíno ... Clarêncio
Helena Varvaki ... Zélia
Aracy Cardoso ... Dona Amélia
Selma Egrei ... Luisa
Othon Bastos ... Governador
Ana Rosa ... Laura
Paulo Goulart ... Genésio
Lu Grimaldi ... Veneranda
Chica Xavier ... Ismália
Nicola Siri ... Ernesto



Diário de vida - o lixo nosso de cada dia


Entre os problemas mais graves que os grandes centros urbanos têm enfrentado existe a questão do lixo. 

Para resolver a superlotação dos aterros sanitários e pela conscientização ecológica, surgiu a ideia de reciclar o lixo e tenho tentado ajudar nesse sentido: separo o papel do resto e deixo na frente de casa dentro de uma caixa de papelão, pois muitas vezes os catadores passam primeiro e para eles isso é uma fonte de renda. Se posso colaboro também com peças de metal e madeira. Por uma questão energética, faço sempre uma faxina e jogo fora coisas quebradas ou velhas demais para serem doadas. 

A  foto abaixo foi feita em 2000 quando estive em Senigallia, cidade na qual morei por pouco mais de um ano (1990 - 1991) e da qual guardo ótimas recordações. Eu me lembro que já naquela época havia lugares especiais para jogarmos pilhas velhas e na frente das farmácias havia um lugar para deixar remédios vencidos. 



O jovem Márcio Marciano, um catador de lixo ou catador de material reciclado como ele prefere ser chamado, foi descoberto pelo jornalista Caco Barcellos em uma de suas reportagens do "Profissão repórter". E ele teve a chance de participar do quadro "Lata Velha" do programa de Luciano Huck. Após ter cantado e dançado vestido de gato interpretando a canção de "Os Saltimbancos", ele pôde ter de volta o seu Santana 1986. 

Achei muito interessante o vídeo abaixo (uma "candid camera") na qual uma garrafa de plástico é deixada no chão à espera de que alguém a recolha e jogue no lixo bem ao lado. Quando isso acontece a pessoa é aplaudida em pé por todos os presentes.





No ano passado fiz uma postagem falando do assunto. Se quiser ler, clique aqui

Diário de vida: palestra sobre psicoterapia reencarnacionista e regressão terapêutica


Hoje a Cristal e eu fomos prestigiar a palestra de nossa colega da Unidarma, Ieda Perez, psicoterapeuta reencarnacionista. Uma outra colega, a Arlete, iria também, mas não pôde por problemas familiares. 

Pelas postagens que já fiz sobre os escritores Brian Weiss e Marcel Benedeti, dá para perceber que o assunto me interessa muito. 

Eu já fiz uma sessão com a Ieda, mas o meu protetor ainda não me mostrou muitas coisas, só algumas cenas muito desfocadas e soltas que não consegui identificar. Mas já tive alguns insights que discutirei com ela no próximo atendimento. A Ieda disse que a regressão é mais imediata em crianças porque não possuem a censura dos adultos que geralmente durante a sessão "acham" que viram isso, "acham" que viram aquilo, duvidando das imagens que visualizam.

A Ieda começou falando de Freud e Jung. A psicanálise tradicional fazia uso da hipnose para trabalhar com a rememorização de traumas obtidas na infância. Jung foi o primeiro estudioso a considerar a dimensão espiritual do ser humano e a psicoterapia reencarnacionista surge a partir desse conceito: a criança já nasce com a personalidade que tem há séculos e séculos (personalidade congênita).

Por que tantas reencarnações ? Porque mesmo depois de repetir os mesmos erros vida após vida,  ainda não aprendemos a lição (ou como diria a Cristina Cairo, não conseguimos encher o balde).


Não sou especialista no assunto, mas gostaria de deixar registrado o método da ABPR (Associação Brasileira de Psicoterapia Reencarnacionista) que é o usado pela Ieda.

Regressão completa - a pessoa recorda desde a situação que acessou numa encarnação passada até a sua morte, o seu desencarne, a sua subida para o Mundo Espiritual (período inter-vidas) até todas as ressonâncias da encarnação passada terem desaparecido ou melhorado muito.


Documentando a participação na palestra com Ieda e Cristal


PRÓXIMAS PALESTRAS DA IEDA PEREZ
















sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O que é o Reiki



Senigallia, amore mio!!!


A volte ho i miei attacchi di nostalgia soprattutto perché è da molto tempo che non vado in Italia. Siccome sto imparando a usare bene i vari programmi   ho deciso di rendere omaggio a Senigallia, la spiaggia di velluto, città in cui ho abitato per un anno circa e che non dimenticherò mai.



Por que se usa a aliança no dedo anular


Uma lenda chinesa conseguiu explicar esse costume de uma maneira bonita e muito convincente:


Os polegares representam os pais. Os indicadores representam os irmãos e amigos. O dedo médio representa  você mesmo. O dedo anular (quarto dedo) representa o seu cônjuge. O dedo mínimo representa os filhos. Agora junte suas mãos palma com palma, depois una os dedos médios de forma que fiquem apontando para você mesmo.



Agora tente separar de forma paralela seus polegares (representam seus pais).  Você vai notar que eles se separam porque seus pais não estão destinados a viver com você até o dia da sua morte, una os dedos novamente.

Agora tente separar igualmente os dedos indicadores (representam seus irmãos e amigos), você vai notar que também se separam porque eles se vão e tem destinos diferentes quando se casam e têm filhos.

Tente agora separar da mesma forma os dedos mínimos (representam seus filhos). Estes também se abrem porque seus filhos crescem e quando já não precisam mais de nós se vão.  Una os dedos novamente.



Finalmente, tente separar seus dedos anulares (o quarto dedo que representa seu cônjuge) e você vai se surpreender ao ver que simplesmente não consegue separá-los. Isto se deve ao fato de que um casal está destinado a ficar unido até o último dia de sua vida e é por isso que o anel se usa neste dedo.




Observe-se



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A importância do timo





Florais auxiliam na manutenção do bem-estar - Janaina Tavares e Anderson Kohout


Com a correria do cotidiano no universo das grandes cidades, muitas vezes não percebemos que em torno de nós a natureza determina seus ritmos aos quais estamos submetidos. Ora, é a nossa relação com os ciclos naturais que determinará, por exemplo, a velocidade de nosso processo de envelhecimento. Esse é um conhecimento que carregamos através de nosso DNA ancestral.

Mas hoje, o que fazemos? Dormimos tarde, acordamos tarde, nos alimentamos mal, nem sempre cultivamos pensamentos coerentes com aquilo que realmente desejamos ser. Somos levados pela maré dos desígnios sociais. Então pensamos, porque não aproveitarmos daquilo que a natureza nos oferece para vivermos melhor?

É nesse sentido que os florais podem nos ajudar. Através de sua sutileza, as flores tem a capacidade de buscar nos lugares mais recônditos da alma aquele comportamento que necessitamos mudar, transformar padrões de atitudes ou mesmo buscar aquela potencialidade inerente ao nosso ser de que não lembrávamos ou nem percebíamos. Em suma, reestabelecer o contato com o seu eu interior e trazê-lo à consciência.

A flor de alfazema, por exemplo, administrada como Floral Alquímico, tem o potencial de nos auxiliar a  discernir sobre a realidade, pois atua diretamente no sistema nervoso central. Ela nos ajuda na tomada de decisões combatendo a insegurança mental. A artemísia desperta a vontade de agir dando forças às nossas ideias. Através de sua ação, fortalecemos a consciência do corpo físico e de nossa relação com a matéria. A primavera dinamiza todos os chakras e meridianos nos estimulando a trazer a prática aquilo que refletimos. Ajuda-nos a renovar a esperança de encontro com o novo.

Assim, os florais alquímicos nos auxiliam a harmonizar os nossos biorritmos internos de acordo com os biorritmos naturais, trazendo o equilíbrio e bem-estar ao corpo e à mente.


(texto publicado na revista Leve & Leia)






Explicação sobre os chacras - Anodea Judith








Diário de vida: a jornalista Neide Duarte e o ser cinestésico


Quando estou de manhã em casa costumo assistir ao "Encontro com Fátima Bernardes" que tem me agradado pelos temas abordados de um modo sério, mas leve. Esse formato de programa me lembra muito os que eu assistia na Itália, mas atualmente não tenho tido a paciência de vê-los, por causa dos assuntos que só falam da crise pela qual o país atravessa atualmente.

Entre os convidados do programa de hoje estava a jornalista Neide Duarte que falou sobre a sua carreira e a apresentadora Fátima Bernardes destacou (mostrando alguns vídeos) sobre o modo pessoal como ela faz as suas "passagens" durante as reportagens. Para quem não sabe, passagem é quando o repórter aparece na frente das câmeras. 

Uma coisa que me chamou a atenção é que ela é bem cinestésica porque quando relatou sobre a primeira vez em que entrou em uma gráfica gostou muito do cheiro de tinta e depois quando cobriu a corrida de Fórmula 1 salientou o prazer de sentir o cheiro do combustível. E me identifiquei muito com ela: além de termos o mesmo nome, ela também tem cabelos curtos e não é magra.

Quando eu morava na Itália, mais precisamente em Senigallia, passeava uma tarde com a minha colega de trabalho no bar, a Pascal, e de repente senti um cheiro de "Brasil". Era uma loja de produtos típicos brasileiros: papagaios de madeira, redes, objetos em pedras, etc. O que me despertou a memória olfativa foi o cheiro da madeira com a qual tinham feito a escada, que tinha sido importada do Brasil. 

Por isso é muito interessante quando ao assistirmos a um programa nos identificamos com algum entrevistado ou mesmo situação. 

Entrevista com Neide Duarte no programa "Provocações".











Aula prática online de EFT (grátis) - André Lima


Repasso o email que recebi do André Lima. Essa aula grátis é uma excelente oportunidade para conhecer a EFT.

Olá Pessoal,

Vou ministrar uma AulaOnline prática ensinando EFT na  segunda feira dia 29/10 das 21:00 as 22:15 (horário de verão Brasilia). Não há custos para para participar deste evento virtual.

Vou dar um passo a passo simples e ao mesmo tempo muito eficaz, além de algumas dicas e explicações importantes que não estão no manual e que fazem a diferença nos resultados. Venha aprender a praticar a EFT e ganhar muitos benefícios durante essa experência em grupo! 

Temos 3000 vagas na sala virtual. Em fevereiro realizei um evento como esse em uma sala virtual para apenas 500 pessoas, não imaginei que fosse esgotar, por isso não exigi inscrição antecipada, mas esgotou e recebi centenas de emails de pessoas que ficaram de fora da sala e não conseguiram acessar no dia pois a mesma já estava lotada. 

Por isso, estamos agora cuidando para que isso não ocorra novamente. É preciso se inscrever antecipadamente para participar deste evento.

Por favor, somente se inscreva se realmente for participar do evento, para não ocupar a vaga desnecessarimante, impedindo outros de acessar a sala.

Veja como se inscrever:

http://www.eftbr.com.br/conteudo.asp?i=12


Abraços,

André Lima

Home Office - Metas, trabalho e dinheiro! (Jornal da Globo)


Na correria do dia a dia nas grandes metrópoles, criar um espaço em casa para Home Office, está cada vez mais comum, até para otimizar o tempo.

Mulheres que antes ficavam à mercê de creches e escolinhas, hoje já podem dividir seu tempo como mãe e profissional. O trabalho em casa, ou Home Office, vem dando resultado para muita gente. Essa é uma "moda" recente, tendo se tornado uma prática comum somente a partir dos anos 2000. Segundo o jornal "O Globo", dez milhões de brasileiros trabalham à distância pelo menos uma vez por semana, atualmente. No mundo, já são 173 milhões de trabalhadores.

Com um pouco de revisão e planejamento, seu ambiente profissional doméstico pode tornar-se muito mais efetivo, sem perder as vantagens de estar em casa. Vale a pena destacar alguns pontos como:

O ambiente é iluminado? Arejado? A temperatura é aceitável? Como está o isolamento acústico? Um painel colorido, uma cortina, uma janela aberta, uma luminária, um espelho grande na parede, um quadro, um relógio na parede, um circulador ou um quadro de avisos (mesmo que seja para você mesmo) podem lhe fazer avançar vários pontos no conforto ambiental.

Tenha um expediente e feche o escritório ao final dele: mesmo trabalhando em casa, não é saudável nem produtivo para a maioria das pessoas considerar-se 24 horas por dia a serviço.

Limite o espaço do seu escritório doméstico: o ideal é ter seu próprio cômodo, mas se não for possível, monte o escritório ao longo de uma ou duas paredes, com prateleiras instaladas acima da escrivaninha. Invista em um biombo ou outra forma de divisória - a separação de espaços vale este pequeno investimento.

Capriche no isolamento acústico: se você atende por telefone seus clientes ou parceiros de negócios, frequentemente os sons típicos dos demais ocupantes da sua casa podem colocar a perder toda a boa impressão de profissionalismo que você trabalha tão duro para merecer. Da mesma forma, os sons da sua atividade no escritório não devem atrapalhar a vida dos demais ocupantes da casa.

Não esqueça da ergonomia e segurança: mesmo se o seu orçamento para montar o escritório doméstico for limitado, estabeça (e cumpra) um plano para dotar-se de condições confortáveis de trabalho tão cedo quanto possível. Trabalhar em uma cadeira dura e fixa, numa sala escura sem janelas, com uma mesa que não foi feita para receber um teclado e um mouse, e com o computador, a impressora, o fax e o ventilador ligados em uma única tomada, reduz sua produtividade, sua segurança e sua motivação.



(texto publicado na revista Leve & Leia)


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mesa Radiônica Quântica - terapeuta holística Fátima Carvalho



Meditação: pratique e aproveite os benefícios físicos e psicológicos


Ela é comumente associada a religiões orientais, ma a meditação, hoje, tem as mais variadas ramificações. A palavra vem do latim, que significa voltar-se para o centro, ou seja, desprender-se do mundo que nos cerca e voltar as atenções para nós mesmos. E os benefícios são diversos, tanto ao corpo, quanto à mente.

O realizador audiovisual Felipe Barquete conta que começou a praticar a técnica há três anos e, desde então percebeu muitas mudanças no seu estilo de vida. Os efeitos englobam a capacidade de concentração, a alimentação e até contribuiu para que ele largasse as drogas.

No momento da prática, acontece uma diminuição dos batimentos cardíacos e da respiração, mantendo o corpo mais calmo. A professora de yoga Wal Nunes também pratica a meditação. Para ela, os benefícios se dão pelo fato de o hábito aquietar a mente e trazer autoconhecimento.

Existem diferentes técnicas para meditar. A maioria delas é baseada na concentração ou na contemplação, que é o caso das que são ligadas a religiões. Já a meditação transcendental, como afirma o instrutor Renoe Valério, trabalha com conceitos distintos. O objetivo é possibilitar que aproveitemos pensamentos em níveis mais refinados, não os deixando na superfície. E mesmo que a parte mais trabalhada seja a mente, os efeitos se refletem por todo o corpo. Bastam 20 minutos por dia e em qualquer lugar para que se possa começar a sentir os benefícios, que incluem a melhora da saúde cardiovascular, o combate à depressão, ansiedade e estresse, redução do colesterol ruim e, de quebra, ainda ajuda a largar o cigarro, o álcool e outras drogas.

Pessoas de todas as idades podem praticar meditação. Por isso, se ficou com vontade de aprender, procure um grupo ou um curso. Assim você aprende a técnica que tem mais a ver com você e aproveita ao máximo tudo que ela tem para oferecer.

(texto publicado na revista Leve & Leia)



Batata yacon controla diabetes, colesterol e aumenta a saciedade


Provavelmente você já deve ter se deparado com ela na feira ou no mercado. Originária dos Andes, a batata yacon tem uma consistência macia e um gosto adocicado, parecido com uma pera, apesar da sua aparência lembrar a da batata doce. "O consumo recomendado é até de duas a três batatas por dia, considerando a quantidade recomendada de carboidratos de uma alimentação balanceada", diz o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, de São Paulo. A yacon é famosa nos países do oriente, mas já ganhou o cardápio do brasileiro, principalmente dos portadores de diabetes. Entre os benefícios desse alimento está o controle da doença. E não é só isso que ela faz de bom para o organismo. Veja outras vantagens em incluir este tubérculo na sua alimentação.

Ajuda no controle do diabetes

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Franca, em São Paulo, afirma que o consumo diário da batata yacon pode ajudar no controle da glicemia em portadores de diabetes tipo 2. Segundo os pesquisadores, o tubérculo é rico em um carboidrato chamado frutooligossacárico, que age de forma semelhante às fibras em nosso organismo. Um carboidrato simples - também conhecido como amido - é absorvido rapidamente pelo organismo, elevando as taxas de glicose no sangue em uma velocidade maior e gerando picos de insulina. Já no caso do carboidrato presente na batata yacon o que acontece é o contrário. "Nosso corpo não consegue quebrar as moléculas desse carboidrato com tanta facilidade, por isso sua absorção é mais lenta", diz o nutrólogo Roberto Navarro. E por que esse mecanismo faz diferença no controle do diabetes? "Os carboidratos da batata yacon, por serem de lenta absorção, liberam o açúcar no sangue em baixas quantidades, equilibrando as taxas de glicose do organismo e, consequentemente ajudando a controlar a doença, como fazem as fibras", completa o especialista.

Baixa caloria

O carboidrato da batata yacon é menos calórico que um carboidrato simples, afirma a nutricionista Christiane Rocha Veloso. Cada 100 gramas da batata yacon tem cerca de 30 calorias, ao passo que a batata inglesa tem 52 calorias na mesma porção. "Esse possui um alto percentual de água (em torno de 83 a 90% do seu peso), fator que diminui o nível calórico", aponta a especialista.


(texto publicado na revista Leve & Leia)