sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Lilica, uma cadela que alimenta 5 animais


Uma cadela de São Carlos, no interior de São Paulo, surpreende a todos com uma caminhada noturna, perigosa, para buscar alimentos para outros animais que moram com ela num ferro velho.

Lilica, como é conhecida, é um exemplo de solidariedade. Ela mora no local com uma cachorro, um gato, um galo, uma galinha e uma mula. Todo dia no fim da tarde a cadela cumpre rigorosamente uma missão: caminha 2 km de estrada e vai até a casa da professora Lúcia Helena de Souza, para jantar. Aí, a professora prepara uma "marmita" para Lilica e ela volta pela lateral da estrada escura carregando o saquinho de comida para os amigos. A catadora Neile Vânia Antonio, que encontrou Lilica abandonada ainda filhote na porta do ferro velho, pega a sacola e abre para todos os bichos do local comerem. 

O que sobra fica para o café da manhã. A história se repete todos os dias, há três anos.

Dona Neile disse à reportagem que desde que viu a cadela pela primeira vez percebeu que ela era diferente. "A gente que é humano não faz isso. Algumas pessoas até escondem e não querem dividir o que tem. Ela não, Lilica é um animal excepcional", afirma.



(texto publicado na revista Leve & Leia)






A sabedoria na vida diária - Eckhart Tolle



Maria Callas (La storia siamo noi)



La vera storia di Mata Hari - Piero Angela (Superquark)



A vitamina nossa de cada dia - Biotina e ácido pantotênico


As duas palavras têm raízes gregas: pantotênico provém de pantos, que significa "em  todo lugar", e biotina provém de bios, que significa "vida". Como essas vitaminas estão em muitos alimentos, as deficiências são quase inexistentes. A biotina também é produzida pelas bactérias intestinais, embora essa sua forma possa ser difícil para o organismo utilizar. De modo geral, os complexos multivitamínicos e o complexo B incluem biotina e ácido pantotênico (chamado de vitamina B5) e os dois são comercializados também como suplementos individuais. A principal forma de biotina é a d-biotina. O ácido pantotênico ocorre em duas formas: pantetina é pantotenato de cálcio.

Tanto a biotina como o ácido pantotênico participam no processamento de carboidratos, gorduras e proteína provenientes dos alimentos e na produção de várias enzimas. A biotina tem um papel especial em facilitar o organismo a utilizar a glicose, sua principal fonte de energia, e também promove a manutenção de cabelos e unhas saudáveis. O corpo precisa de ácido pantotênico para manter a comunicação apropriada entre o cérebro e o sistema nervoso e para produzir determinados hormônios de estresse.

Em combinação com as vitaminas do complexo B colina e tiamina, o ácido pantotênico pode ser eficaz no combate à azia (pirose) e  também reduz a congestão nasal nas alergias.




(texto publicado na revista O poder dos alimentos e das vitaminas - especial Seleções)


A importância do brócolis


Nos últimos 20 anos, diversos estudos constataram que os indivíduos que comem bastante brócolis apresentam uma incidência significativamente menor de câncer de cólon, mama, útero, pulmão, próstata, esôfago, laringe e bexiga. Embora outros vegetais crucíferos (pertencentes á família do repolho cujas flores lembram cruzes) sejam protetores, o brócolis parece conter mais compostos anticancerígenos. Alguns deles bloqueiam a ação dos hormônios que estimulam os tumores; outros inibem o crescimento dos tumores ou estimulam a ação de enzimas protetoras. 

O brócolis contém glucosinolatos, como indóis, sulforafano e isotiocianatos, todos potenciais anticancerígenos. O composto mais interessante é o sulforafano, que demonstra atividades anticancerígenas incontestáveis tanto em ratos de laboratório como em humanos. Os brotos de brócolis são aproximadamente 50 vezes mais ricos em sulforafano do que o brócolis maduro. O brócolis também é uma boa fonte de bioflavonóides, incluindo a quercetina e outras substâncias fitoquímicas que protegem as células contra mutações e lesões causadas por moléculas instáveis.

Ele também apresenta uma grande quantidade de vitaminas e minerais essenciais. Uma xícara de brócolis cozido contém apenas 44 calorias, mas fornece mais de 200% da IDR de vitamina C, 33% da IDR de ácido fólico e uma quantidade saudável de betacaroteno. Uma xícara de brócolis também fornece 75 g de cla´cio, 1,2 mg de ferro e 5 g de proteínas. Como uma xícara de brócolis cozido contém 3,5 g de fibras e laxantes naturais, ele costuma ser indicado para prevenir prisão de ventre.

Brócolis frescos são vendidos o ano inteiro; o brócolis congelado é igualmente nutritivo. Se as florezinhas estiverem amareladas, já estão passadas e são menos nutritivas. O brócolis pode ser comido cru, mas a maioria das pessoas o prefere cozido. Cozinhar no vapor ou fritar até deixá-lo levemente tostado retém a maioria dos nutrientes. Mas cozinhá-lo com grande quantidade de água pode destruir muitos dos compostos anticancerígenos, a vitamina C e outros nutrientes.




(texto publicado na revista O poder dos alimentos e das vitaminas - especial Seleções)


Timo - a chave da energia vital (Cromo Caio)



NO MEIO DO PEITO, BEM ATRÁS DO OSSO NO QUAL TOCAMOS QUANDO DIZEMOS "EU", FICA UMA PEQUENA GLÂNDULA CHAMADA TIMO. SEU NOME EM 
GREGO ”THYMUS” SIGNIFICA ENERGIA VITAL.

O TIMO CONTINUA A SER DESCONHECIDO. ELE CRESCE QUANDO FICAMOS CONTENTES, ENCOLHE PELA METADE QUANDO ESTRESSAMOS E AINDA MAIS QUANDO ADOECEMOS OU COM A MORTE.

A MEDICINA DURANTE MUITOS ANOS SÓ CONHECIA O TIMO ATRAVÉS DA AUTÓPSIA E ELE SEMPRE ESTAVA ATROFIADO. ACREDITAVA-SE QUE ELE PARAVA DE CRESCER NA ADOLESCÊNCIA E QUANDO VISTO NO SEU TAMANHO NORMAL NO ADULTO, FORTE DOSE DE MEDICAMENTOS ERA IMPOSTA, TEMENDO-SE AS CONSEQÜÊNCIAS DO SEU TAMANHO.

MAIS TARDE A CIÊNCIA DEMONSTRA QUE MESMO ENCOLHENDO APÓS A INFÂNCIA, CONTINUA TOTALMENTE ATIVO; É UM DOS PILARES DO SISTEMA IMUNOLÓGICO, JUNTO COM AS GLÂNDULAS ADRENAIS E A ESPINHA DORSAL E ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO AOS SENTIDOS, À CONSCIÊNCIA E À LINGUAGEM.

COMO UMA CENTRAL TELEFÔNICA POR ONDE PASSAM TODAS AS LIGAÇÕES, ELE FAZ CONEXÕES PARA FORA E PARA DENTRO. SE FORMOS INVADIDOS POR MICRÓBIOS OU TOXINAS, REAGE PRODUZINDO CÉLULAS DE DEFESA. É MUITO SENSÍVEL A IMAGENS, CORES, LUZES, CHEIROS, SABORES, GESTOS, TOQUES, SONS, PALAVRAS E PENSAMENTOS. AMOR E ÓDIO O AFETAM PROFUNDAMENTE. IDÉIAS NEGATIVAS TÊM MAIS PODER SOBRE ELE DO QUE VÍRUS OU BACTÉRIAS.

JÁ QUE TAIS SENTIMENTOS NÃO EXISTEM EM FORMA CONCRETA, O TIMO FICA TENTANDO REAGIR E ENFRAQUECE, ABRINDO BRECHAS PARA SINTOMAS DE BAIXA IMUNIDADE, COMO A HERPES. EM COMPENSAÇÃO, IDÉIAS POSITIVAS CONSEGUEM DELE UMA ATIVAÇÃO GERAL EM TODOS OS PODERES, LEMBRANDO A FÉ QUE REMOVE MONTANHAS.

O TESTE DO PENSAMENTO

UM TESTE SIMPLES PODE DEMONSTRAR ESSA CONEXÃO:

FECHE OS DEDOS POLEGAR E INDICADOR NA POSIÇÃO DE O.K.; APERTE COM FORÇA E PEÇA PARA ALGUÉM TENTAR ABRI-LOS ENQUANTO VOCÊ PENSA "ESTOU FELIZ!". DEPOIS, REPITA PENSANDO “ESTOU INFELIZ!". A MAIORIA DAS PESSOAS CONSERVA A FORÇA NOS DEDOS COM A IDEIA FELIZ E ENFRAQUECE QUANDO PENSA INFELIZ. (SUBSTITUA OS PENSAMENTOS POR UMA BELA SOPA DE LEGUMES OU UM LINDO SORVETE DE CHOCOLATE PARA VER O QUE ACONTECE...)

ESSE MESMO TESTE SERVE PARA LIDAR COM SITUAÇÕES BEM MAIS COMPLEXAS. POR EXEMPLO, QUANDO O MÉDICO PRECISA DE UM DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL, SEU PACIENTE TEM SINTOMAS NO FÍGADO QUE TANTO PODEM SIGNIFICAR CÂNCER QUANTO ABCESSOS CAUSADOS POR AMEBAS. USANDO LÂMINAS COM AMOSTRAS, OU MESMO REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE UMA E OUTRA HIPÓTESE, TESTA A FORÇA MUSCULAR DO PACIENTE QUANDO EM CONTATO COM ELAS E CHEGA AO RESULTADO.

AS REAÇÕES SÃO CONSIDERADAS RESPOSTAS DO TIMO E O MÉTODO, QUE TEM SIDO DEMONSTRADO EM CONGRESSOS CIENTÍFICOS AO REDOR DO MUNDO, JÁ É ENSINADO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) A MÉDICOS ACUPUNTURISTAS.

O TIMO FICA ENCOSTADINHO NO CORAÇÃO, QUE ACABA GANHANDO TODOS OS CRÉDITOS EM RELAÇÃO A SENTIMENTOS, EMOÇÕES, DECISÕES E ESTADO DE ESPÍRITO. "FIQUEI DE CORAÇÃO APERTADO", POR EXEMPLO, REVELA UMA SITUAÇÃO REAL DO TIMO QUE SÓ POR REFLEXO, ENVOLVE O CORAÇÃO. O PRÓPRIO CHAKRA CARDÍACO, FONTE ENERGÉTICA DE UNIÃO E COMPAIXÃO, TEM MAIS A VER COM O TIMO DO QUE COM O CORAÇÃO.

VOCÊ PODE EXERCITAR O TIMO PARA AUMENTAR SUA FUNÇÃO DE BEM-ESTAR E FELICIDADE. COMO? PELA MANHÃ AO LEVANTAR OU À NOITE ANTES DE DORMIR:

A) FIQUE EM PÉ, JOELHOS LEVEMENTE DOBRADOS. A DISTÂNCIA ENTRE OS PÉS DEVE SER A MESMA DOS OMBROS. COLOQUE O PESO DO CORPO SOBRE OS DEDOS E NÃO SOBRE OS CALCANHARES E MANTENHA A MUSCULATURA RELAXADA.

B) FECHE UMA DAS MÃOS E COMECE A DAR PANCADINHAS CONTÍNUAS COM OS NÓS DOS DEDOS NO CENTRO DO PEITO, MARCANDO O RITMO ASSIM: UMA PANCADINHA FORTE E DUAS FRACAS.

C) CONTINUE ENTRE 3 A 5 MINUTOS, RESPIRANDO CALMAMENTE ENQUANTO OBSERVA A VIBRAÇÃO PRODUZIDA EM TODA CAIXA TORÁXICA.

O EXERCÍCIO ATRAI SANGUE E ENERGIA PARA O TIMO, FAZENDO CRESCER A VITALIDADE E BENEFICIANDO TAMBÉM OS PULMÕES, CORAÇÃO, BRÔNQUIOS E GARGANTA. VOCÊ ESTARÁ ENCHENDO O PEITO DE ALGO QUE JÁ ERA SEU E SÓ ESTAVA ESPERANDO UM OLHAR DE RECONHECIMENTO PARA SE TRANSFORMAR EM CORAGEM, CALMA, NUTRIÇÃO EMOCIONAL E ENERGIA ESPIRITUAL.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O dia em que a terra quase parou (Discovery Channel)



EFT, terapias holísticas e comprovação científica - André Lima

Estamos vivendo um momento de grande avanço tecnológico. Computadores cada vez mais rápidos, aparelhos eletrônicos melhores, menores, mais baratos. Mas não é só nessa área que se está avançando.

As descobertas científicas, cada vez mais profundas, estão saindo do campo mecanicista, cartesiano, para entrar em outro campo de realidade que explicam fenômenos até agora não elucidados ou tidos como místicos e esotéricos.

A física quântica é a área que vai cada vez mais dá embasamento científico nessa área. Essas descobertas já vêm sendo feitas há certo tempo, mas a aceitação por parte da maioria é que demora.

Tudo o que acontece, absolutamente tudo, tem uma explicação lógica e científica por trás. Fenômenos espirituais, energéticos, emocionais, que tem uma natureza mais sutil, todos têm um fundamento. Só que até hoje não vinham sendo bem compreendidos e aceitos pela ciência moderna oficial.

A nossa realidade física é regida por outra realidade invisível, porém muito poderosa, de natureza sutil, energética. E nisso estão incluídos nossos pensamentos e emoções.

Nossas ações (parte física) dependem dos nossos pensamentos para acontecer. A nossa saúde física depende muito da parte emocional. Quanto mais emocionalmente equilibrada uma pessoa, mais saúde física, disposição, energia...

Cada vez mais a medicina tradicional aceita a ligação que há entre as doenças e os processos emocionais. Essa ligação sempre houve e sempre existirá, só não era enxergada antes como algo de extrema importância pela ciência (e é ainda muito mais importante do que já se admite!).

Processo terapêuticos como regressão, Reiki, florais, meditação, acupuntura, EFT, entre inúmeros outros, muitas vezes vistos com preconceito e sem fundamento, serão devidamente explicados. Aliás, já estão sendo, através de vários cientistas.

Uma prova disso é o III Simpósio Internacional de Saúde Quantica e Qualidade de Vida que vai ser realizado em São Paulo de 13 a 15 de setembro de 2013 com a presença de 20 cientistas e pesquisadores de renome internacional trazendo explicações científicas e novidades na área de saúde integral.  Dentre os palestrantes teremos Amit Goswami, Masaru Emoto (aquele que fez experiencias com os cristais de água e as palavras), Lair Ribeiro, Gabriel Cousens, Raul Marino Jr, Alberto Peribanez, Jonh Veltheim, Irvênia Prada, Laércio Fonseca e mais...


É um vento que tem como público alvo todas as pessoas interessadas em autoconhecimento e saúde integral. Será um grande evento para mais de 2000 pessoas. Quem quiser se inscrever é só acessar o link abaixo (eu já fiz a minha inscrição antecipada):


Além do evento haverá ainda paralelamente a "Expoquantum", uma feira na área de saúde integral e qualidade de vida que vai atrair entre 10.000 e 15.000 pessoas.

Tudo que hoje é visto como sobrenatural, místico, esotérico será devidamente explicado. Isso não quer dizer que se vai dar uma explicação física, mecânica, visível ou mensurável por aparelhos a esses fenômenos. Significa que será comprovado que existe uma realidade energética, invisível e sutil, muitas vezes não detectada pelos sentidos ou por aparelhos, que comanda a nossa realidade. Não existe nada “sobrenatural”, afinal, tudo é natural, pois tudo, absolutamente tudo, faz parte da natureza.

Como é possível uma técnica simples como a EFT, através de batidas em meridianos de acupuntura e da fala, limpar traumas profundos, curar sintomas físicos, curar fobias e outros sentimentos negativos? A acupuntura tradicional também faz isso, só que de uma forma um pouco diferente.

A explicação existe e está ligada à parte energética do nosso corpo. Mexendo nessa parte, corrigindo o fluxo da energia, conseguimos eliminar emoções negativas das mais intensas e obter resultados na saúde física para os mais diversos tipos de doença.

A experiência clínica dos praticantes e os relatos produzidos dão uma montanha maior que o Everest... No entanto, até agora, tudo veio sendo negado ou visto com preconceito pela ala mais conservadora dos cientistas.
Mas toda mudança de paradigma e de crenças gera resistência e preconceito. Isso é absolutamente normal. E já foi assim em outras épocas quando se fizeram descobertas científicas importantes. Muitas vezes as descobertas são negadas no início. Depois são ridicularizadas pela maioria. Aos poucos vai se aceitando, a resistência vai sendo quebrada, até que se chega a uma aceitação generalizada. Nesse momento de aceitação geral, quem pensa contra e não aceita o novo é visto como ultrapassado e tudo se inverte. É isso que vai acontecer num futuro próximo quando alguém negar a eficácia dos processos de cura energéticos, holísticos.
Pois é esse momento de transição que estamos vivendo. Uma grande mudança de concepção, de paradigmas, que vai mudar completamente, profundamente e irreversivelmente a medicina. Aliás, essas descobertas vão trazer transformações em todos os campos da vida humana: medicina, agricultura, educação, alimentação, relacionamentos etc.

Uma depressão pode ser explicada pela psiquiatria como sendo causada por um desequilíbrio químico no cérebro. Mas o que causa esse desequilíbrio químico? Veja que não se responde a essa pergunta. A solução da psiquiatria é dar um remédio que vai corrigir a química cerebral. Mas o cérebro pode produzir uma química saudável e por que o deixou de fazer? Descobrir essa razão e eliminar essa causa vai tornar o cérebro saudável novamente e ele voltará a produzir uma química de bem-estar. E corrigir essa causa não está na parte mecânica, nem química... está na parte emocional, energética, espiritual, tudo ligado e conectado com o corpo, não há como separar!

A medicina entenderá exatamente a causa das dores físicas, da pressão alta, diabetes, mal de parkinson e todas as doenças, deixando de ver apenas o aspecto físico, mecânico, químico do corpo e entendo que tudo isso é controlado e afetado pela parte sutil, energética: nossos pensamentos e emoções.
Haverá cada vez mais uma integração entre a ciência, espiritualidade, energias sutis do nosso corpo, emoções, pensamentos. Tudo explicado e embasado, sem misticismo, esoterismo nem preconceito.

Abraços,

André Lima - www.eftbr.com.br


PS: A inscrição antecipada no III Simpósio de Saude Quantica e Qualidade de Vida garante um grande desconto. E como estou apoiando e divulgando este grande evento transformador, quem se inscrever vai ganhar um Mini Curso de EFT com 3 horas de duração para Download. Para se inscrever no Simpósio é só acessar:

O lado oculto e esotérico das músicas de Raul Seixas - Laércio B. Fonseca



A filosofia e a espiritualidade do Tai Chi Chuan - Laércio B. Fonseca



Il poliziotto e il senzatetto (Corriere della Sera)



 A quasi 400 mila persone «piace questo elemento». È la risposta degli internauti alla foto pubblicata dal Dipartimento di polizia di New York il Nypd, sul suo profilo di Facebook. Il 14 novembre scorso, Jennifer Foster dell’Arizona, era in visita a Times Square, quando ha catturato col suo cellulare una scena che sul web è già diventata un successo. E che sta commuovendo gli americani.

BUON SAMARITANO - Il protagonista della vicenda è l’ufficiale di polizia Lawrence Deprimo, 25 anni di Long Island. Il gesto che l’ha reso famoso nottetempo? Non è straordinario, ma di cuore. In una notte di freddo nella Grande Mela ha regalato un paio di stivali nuovi di zecca ad un senzatetto scalzo. «Quel momento mi ha ricordato mio padre -, ha spiegato l’autrice dello scatto al New York Times -, un poliziotto di Phoenix che aveva comprato del cibo per un clochard». Foster ha spedito la foto al Dipartimento di polizia di New York che a inizio settimana l’ha caricata sul proprio profilo di Facebook. Ebbene, nel giro di poche ore, quell’immagine è stata cliccata quasi 2 milioni di volte, 20 mila sono i commenti.
SUCCESSO SU INTERNET - Intervistato dal Times, l’agente ha raccontato quella serata di pattuglia nel West Village: «Si congelava quella notte e si potevano vedere le vesciche ai piedi dell'uomo». Aggiunge Deprimo: «Benché io avessi due paia di calzini, continuavo a soffrire il freddo». I due hanno cominciato a chiacchierare; il poliziotto ha poi scoperto quale numero di scarpe portasse il senzatetto. Senza pensarci troppo si è dunque diretto verso un negozio di calzature è ha acquistato degli stivali e delle calze termiche. Costo: 75 dollari, con uno sconto del 25% anche grazie alla disponibilità del negoziante. Per quanto riguarda il clochard, Deprimo ha rivelato di non sapere come si chiamasse. Ha tuttavia detto che è stato il «signore più educato che avessi mai incontrato» rimarcando che il suo volto si è illuminato quando ha visto gli stivali. «Era come se gli avessi appena dato un milione di dollari».

testo scritto da Elmar Burchia) 




Dor no ciático - Dra. Ana Escobar



O nervo ciático é o maior e mais longo nervo do corpo. Vai do final da coluna, passa pelo bumbum e pela parte de trás da perna até chegar nos pés. Quando ocorre algum tipo de compressão ou de inflamação em qualquer parte deste percurso o nervo pode doer. E dói demais!!

A dor pode acontecer em qualquer momento, na forma de pontadas, pequenos “choques”, formigamento ou queimação. Costuma atacar com mais freqüência a parte mais baixa da coluna, um dos lados do bumbum ou atrás da coxa. A intensidade e duração variam de pessoa para pessoa e dependem da causa da dor.

O que causa a dor ciática?

A hérnia de disco é uma das causas mais comuns. A gravidez pode dar dor, pois também pode ocorrer a compressão do nervo quando o útero aumenta de tamanho. Outras formas de compressão: ficar muito tempo sentado de forma incorreta ou dormir em posições que causem compressão na região do nervo. Porém, a verdadeira dor ciática, a que é mais forte e mais intensa, tem origem na coluna vertebral.

O que fazer para melhorar a dor ciática?

O mais importante é tratar a causa da dor. Por isso, sempre que você tiver este tipo de dor, consulte um médico ortopedista para que ele possa orientar o tratamento corretamente. Nunca se automedique.

Como prevenir?

- pratique exercícios físicos regularmente e faça alongamentos. Alongar-se é muito importante para a saúde de músculos, tendões e nervos.

- procure se sentar em posições corretas. Nunca fique “torto”, colocando o peso do corpo em cima de uma perna só. Sua circulação funciona melhor se o sangue puder transitar livremente.

Evite causar em você mesmo congestionamentos desnecessários!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Eckhart Tolle e o fim do mundo



Eckhart Tolle recebe Neale Donald Walsch (sem legendas)






I segreti del Colosseo - Alberto Angela










I luoghi di Milano - La stazione centrale



A história das ferrovias no Brasil (Globo Repórter)



A paz interior - Laércio B. Fonseca



Gasparetto entrevista Laércio B. Fonseca (Programa Sexto Sentido - 1989)




Entrevista com Wagner Borges








A vida no mundo espiritual - Geraldo Campetti












Estudar nunca é demais - Geraldo Campetti



terça-feira, 27 de novembro de 2012

Curso do astrólogo Tadeu Gasques

Olá amigos,


Neste domingo, dia 02 de dezembro ás 9:00 horas, o Astrólogo Tadeu Gasques irá ministrar o Workshop "Como Eliminar o Sofrimento da Alma".

Em nosso sistema solar utilizamos as posições dos planetas para sintetizar nossas vidas, de uma forma  a termos mais harmonia com a natureza no universo em que vivemos.

O asteroide Quíron tem sua órbita de forma excêntrica, isto é, ele invade a área dos planetas interiores, que estão antes de Saturno e saindo para a órbita dos exteriores (Urano, Netuno, Plutão). Esta órbita traz um simbolismo de compreensão das fraquezas internas do ser e sua necessidade de transformação e crescimento espiritual no mundo em que vive. Durante o workshop você receberá seu Mapa Astral, onde será possível encontrar a posição de Quíron. Faremos a interpretação das posições para a compreensão das pessoas presentes e consequente cura de seus ferimentos internos. O Workshop irá mostrar a importância do estudo dos astros no momento do nascimento de uma pessoa. Para este workshop foi escolhido o asteroide Quíron, sendo uma das posições mais importantes para o crescimento espiritual na atualidade.

Vivenciando esta palestra muitas pessoas poderão ter compreensão de suas mágoas, sentindo-se mais seguras para enfrentar o seu cotidiano.


Dia: 02 de Dezembro, domingo, das 09:00 às 13:00 hs
Valor: R$ 83,00
LOCAL: INSTITUTO BRASILEIRO DE LINGUAGEM DO CORPO CRISTINA CAIRO
Rua: Pelotas, 106 – V. Mariana (entre as estações Paraíso e Ana Rosa do metrô) – São Paulo/SP.
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:  (11)5082-2822


ATENÇÃO: É NECESSÁRIO SE INSCREVER POR TELEFONE  (011) 5082-2822 E PASSAR SEUS DADOS PARA QUE O ASTRÓLOGO CONFECCIONE O DESENHO DO SEU MAPA NATAL, QUE SERÁ USADO POR VOCÊ DURANTE TODO O EVENTO.

Supere os 9 maiores desafios de morar junto


Em alguns relacionamentos, morar junto não passa de uma decisão mais cômoda para continuar o namoro ou ganhar momentos de intimidade. Um teste para o casamento propriamente dito é outra situação cada vez mais comum, principalmente entre os casais de jovens que ainda não saíram da casa dos pais. Nos dois casos, entretanto, um benefício é certo: a vida a dois aumenta a longevidade e melhora a qualidade de vida dos cônjuges. Uma pesquisa recente da Universidade da Califórnia, em São Francisco, comparou o estado de saúde de homens e mulheres com mais de 60 anos e descobriu que o grupo de solitários tem o coração mais frágil e estado de espírito mais depressivo - a partir de uma série de cálculos, os especialistas concluíram que os sozinhos apresentam chances 45% superiores de morrer mais cedo em comparação àqueles que dividem a rotina com alguém.

Só não vale esquecer que, para o arranjo dar certo, é preciso haver disposição em ceder e uma capacidade de tolerância acima da média para aceitar ritmo, comportamento e costumes diferentes. São desafios novos a cada dia, não importa o grau de cumplicidade do casal. "Pensar sobre isso traz a dúvida, mas esse sentimento faz parte das grandes decisões e é importante para evitar atitudes impulsivas e diminuir as frustrações", afirma a psicóloga clínica Raquel Baldo Vidigal.

Para ajudar você na reflexão sobre essa mudança e antecipar respostas para conflitos que, mais cedo ou mais tarde, tendem a aparecer, fomos atrás de especialistas no assunto. Eles reúnem dicas e alertas que mostram se este é, realmente, o melhor passo para o seu relacionamento.


Desafio 1: respeitar os costumes diferentes

A sua educação e as suas prioridades deram origem a costumes que são privilégio seu. As discussões sobre a forma de apertar a pasta de dentes (no meio ou no pé da bisnaga) rende uma piada clássica. Mas a brincadeira é só um exemplo simples de discussões que podem se encaminhar para brigas sérias. Para evitar desentendimentos, você precisa ver se está preparado para dar esoaço ao outro, absorvendo novos costumes ou respeitando, pelo menos. "Os dois lados precisam ceder para a relação prosperar, em vez de opiniões isoladas, vocês vão experimentar o que é melhor para o casal", afirma a terapeuta Familiar e de Casal Marina Vasconcellos, da Unifesp.


Desafio 2: afastar o tédio da rotina

Criar uma rotina é parte da relação e ajuda a evitar discussões - se quarta é o dia do futebol dele, por exemplo, a mulher sabe que pode sair com as amigas e ficar com elas até mais tarde. Os hábitos de sempre viram um problema quando eles se tornam um obstáculo para a intimidade em vez de aproximar o casal. A melhor maneira de evitar isso é cultivar amizades e preservar a vida social, além de expor seus sentimentos em vez de deixar que eles se acumulem em forma de mágoa. "Se receber uma crítica, avalie e veja como ela pode melhorar relação de vocês, essa é a melhor maneira de amadurecer a relação sem cair na rotina", afirma a psicóloga Raquel Baldo Vidigal.


Desafio 3: preservar a vida sexual

Quando você decide morar junto com alguém, é natural notar mudanças na vida sexual - a frequência com que vocês ficam juntos e a disposição para ousar podem diminuir. "O sexo é importante e muito saudável para o casal, ele melhora a relação de intimidade e de segurança", diz a terapeuta Familiar e de Casal Marina Vasconcellos, da Unifesp. Para evitar um cenário que prejudique a autoestima dos dois lados, propor surpresas é uma boa tática - vale desde uma viagem rápida no final de semana até uma noite no motel como nos tempos de solteiro.


Desafio 4: respeitar a individualidade do outro

Um casal que acabou de se unir tem mania de fazer tudo junto, da balada no final de semana, às compras no supermercado. O hábito é saudável enquanto não prejudica a convivência, mas deve ser repensado quando um dos dois lados sentir que está sendo sufocado pela relação. "Seus hábitos, seus sonhos e mesmo o seu espaço em casa precisa ser preservado, graças a ele você tem condições de se equilibrar e oferecer uma companhia agradável", afirma a terapeuta Marina Vasconcellos. Quando sentir que houve qualquer tipo de invasão, física ou simbólica, fale sobre isso imediatamente em vez de esperar que o problema se torne mais difícil de resolver.


Desafio 5: dividir as tarefas domésticas sem brigas

Para evitar que as tarefas domésticas passem a ser motivo de brigas do casal, o melhor é criar uma divisão clara das funções. Isso inclui não somente o que fazer, mas como fazer - por exemplo: quem for lavar a louça deve fazer isso logo após a refeição ou existe alguma tolerância ? Se a decisão for contratar uma empregada doméstica, discutam o pagamento antes de fechar o valor para que as brigas acabem tirando o sossego de vocês.


Desafio 6: ele (a) tem um vício que me incomoda

O ciúme exagerado ou o cigarro, por exemplo, não são surpresas para quem decide morar junto. Claro que isso não tira o seu direito de reclamar e propor uma solução para melhorar a vida conjugal, mas o melhor mesmo é refletir sobre isso antes de assumir o compromisso. "A chantagem da separação não funciona, porque mostra que você não está preocupado com a qualidade da vida a dois, mas consigo mesmo", afirma a psicóloga Raquel Baldo. Propor um tratamento e até fazer companhia nas sessões serve como incentivo, informe-se sobre o problema, tente entender as origens dele e superem a situação como um casal.


Desafio 7: dividir as despesas

A divisão de despesas está por trás da maioria das brigas conjugais. Antes de morar junto, vale discutir se vocês vão fazer a divisão por igual ou se quem ganha mais fica responsável por uma fatia maior dos débitos. A conta bancária conjunta também precisa ser avaliada com cuidado. "Quem aceita isso precisa estar preparado para questionamentos em relação às compras realizadas, o que pode causar um desgaste frequente", afirma a psicóloga Raquel Vidigal. A melhor opção é cada um ter responsabilidades específicas e ficar a cargo delas. Havendo necessidade de economizar, no entanto, a decisão do que deve ser cortado precisa acontecer em conjunto.


Desafio 8: ele (a) não gosta da minha família

A convivência familiar pode ser evitada, mas dificilmente será banida na rotina do casal. Nem que seja em ocasiões festivas, os grupos acabam se encontrando e é preciso respirar fundo para se sair de perguntas e situações inconvenientes. Fazer visitas breves, receber pequenos grupos em casa e convidar amigos íntimos ou parentes mais sociáveis são algumas alternativas para diminuir a tensão dos encontros familiares e deixar o ambiente mais leve. Após o encontro, tente conversar sobre os momentos mais divertidos e, aos poucos, estimule a conciliação. Também vale controlar bem o álcool servido nessas ocasiões, o excesso de bebida normalmente está relacionado a discussões.


Desafio 9: evitar o excesso de cobranças

Qualquer mudança vem rodeada de expectativas e, quando se decide morar junto com alguém, a situação ganha peso ainda mais forte. Isso porque existem as cobranças relativas à vida conjugal, que passa a ser uma novidade dividida com todo mundo, e as cobranças pessoais quanto ao seu comportamento nessa nova situação. "Falar sobre essas expectativas abertamente é a melhor maneira de entender o quanto elas fazem sentido e podem ser atendidas", afirma a terapeuta Marina Vasconcellos. Ficar sonhando com um ambiente ou com uma pessoa diferente daquilo que você tem, sem agir para que a realidade se transforme, só vai criar terreno para decepções e aumentar o risco de um desapontamento. Reclame se houver alguma cobrança que parece exagerada sob o seu ponto de vista e não deixe de mostrar o que você espera desta relação, a transparência diminui o estresse no relacionamento e permite que vocês construam junto as expectativas dessa nova fase.



(texto publicado na revista Leve & Leia)