terça-feira, 30 de abril de 2013

O que é o nervo ciático ? Por que ocorre a dor nesse nervo ? - Eddie Yasuhara


O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano. Ele tem início na região lombar e percorre todo o membro inferior, com alguns ramos sensitivos chegando até o hálux. Este nervo é formado pelo plexo lombar, pelos nervos que saem desde a L 4 (quarta vértebra lombar) até a S 3 (terceira vértebra sacral).


Ao contrário do que frequentemente é dito, o nervo ciático raramente é comprimido. O que geralmente acontece é uma compressão em qualquer um dos nervos que formam o ciático, ainda dentro da coluna, que irá se manifestar com dor no trajeto do ciático. Esta dor é chamada de ciatalgia.


As causas de compressão dos nervos são diversas. As mais frequentes são a hérnia de disco e as alterações degenerativas, como a artrose. Uma causa de compressão direta do nervo ciático é a chamada Síndrome do Piriforme. Rara, essa condição é gerada por uma compressão do nervo na parte de trás da coxa pelo músculo piriforme. O diagnóstico é feito no exame físico, mas frequentemente o paciente passa por diversos profissionais sem ter o diagnóstico realizado.

Como a ciatalgia pode ser causada por uma compressão em diversos nervos, existe uma variedade de formas de aparecimento. Tipicamente, a dor ciática inicia-se na região lombar e corre por todo o membro inferior, inclusive abaixo do joelho. A forma mais comum é a dor nas nádegas com irradiação para a parte de fora da perna, peito ou sola do pé. Uma dor lombar com irradiação para a coxa sem passar do joelho para baixo provavelmente não é ciática.

Formigamentos estão frequentemente presentes, principalmente na parte de fora da perna e nos dedos dos pés. Outros sintomas são queimação, dor em pontada, sensação de calor ou frio e perda de força na perna.

Programa do Valcapelli - 15/08/12 (Rádio Mundial)


segunda-feira, 29 de abril de 2013

Guarigione attraverso l'alimentazione vegetariana - Dott. Giuseppe Cocca


Come Conservare la nostra Salute - Un Equilibrio Delicato


Harry Potter e il prigioniero di Azkaban 1ª parte (audiolibro)





Harry Potter Memories (Place Power) - doppiato in italiano


Técnicas de meditação (legendas em português)


Brian Di Nazareth con Monty Python (doppiaggio in italiano)


Il Processo (Kafka) - Orson Welles - 1962


Powder (doppiato in italiano)



Il mio grosso grasso matrimonio greco - doppiato in italiano


Chi ha incastrato Roger Rabbit (who framed Roger Rabbit) - doppiato in italiano


Più svitata che mai (sister act 2) - doppiato in italiano


Una svitata in abito da suora (sister act) - doppiato in italiano


Il buono il brutto e il cattivo - un film diretto da Sergio Leone


César Millán, su historia


Armageddon - film con Bruce Willis (doppiato in italiano)


O corpo é nosso melhor amigo. Então basta prestar atenção nos avisos que ele nos dá (FisioQuantum)



A enfermidade é um conflito entre a personalidade e a alma. 

O resfriado escorre quando o corpo não chora. 

A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições. 

O estômago arde quando as raivas não conseguem sair. 

O diabetes invade quando a solidão dói.

O corpo engorda quando a insatisfação aperta.

A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.

O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.

A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.

As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.

O peito aperta quando o orgulho escraviza.

A pressão sobe quando o medo aprisiona.

As neuroses paralisam quando a "criança interna" tiraniza.

A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.

Os joelhos doem quando o orgulho não se dobra.

O câncer mata quando não se perdoa e/ou cansa de viver.

E as dores caladas? Como falam em nosso corpo? A enfermidade não é má, ela avisa quando erramos a direção.

O caminho para a felicidade não é reto, existem curvas chamadas Equívocos, existem semáforos chamados Amigos, luzes de precaução chamadas Família, e ajudará muito ter no caminho uma peça de reposição chamada Decisão, um potente motor chamado Amor, um bom seguro chamado Determinação, abundante combustível chamado Paciência. Mas principalmente um maravilhoso Condutor chamado Inteligência.

domingo, 28 de abril de 2013

Roupa Nova e David Gates no programa Raul Gil (1997)


O som não está muito bom, mas vale pelo encontro entre a minha banda predileta, o Roupa Nova, e o David Gates da banda Bread, que embalou a minha adolescência que foi muito feliz.



Amor sem fim (Endless love) - filme com Brooke Shields


Você já sofreu bullying? As causas e consequências para a autoestima - André Lima



Quando eu era criança era muito magrinho. Recebia apelidos como "ossada" e "esqueleto". Normalmente eram crianças mais velhas que faziam isso. Eu não sabia lidar, reagia muito mal, ficava agressivo e chorava muito. Minha sempre dizia que se eu simplesmente não ligasse isso acabaria. Mas ainda demorei um tempo para amadurecer, aprender e por em prática esses conselhos que realmente serviram bem.

Durante a infância temos uma necessidade maior de auto afirmação e reconhecimento. Faz parte do processo de desenvolvimento emocional da criança, que precisa se sentir importante. A forma mais saudável de receber esse reconhecimento e suprir a maior parte da necessidade de auto afirmação da criança seria através da atenção, carinho e amor vindo dos pais.

Entretanto, a maioria do pais tem diversas dificuldades para suprir a carência dos filhos: falta de equilíbrio emocional, falta de tempo e não ter consciência de como tratar os filhos. Essas dificuldades vem da própria carência dos pais que não receberam atenção e amor o suficiente quando eram crianças. Sendo assim, dificilmente conseguirão dar para os filhos aquilo que não receberam.

Devido a essa deficiência de atenção, a criança se torna insegura e vai buscar outros meios menos saudáveis para se auto afirmar. A prática do bullying é uma maneira que muitas encontram para se sentirem melhores. Quando a criança rebaixa, humilha, coloca apelido em outras crianças mais "fracas", ela se sente temporariamente superior. Isso mascara superficialmente o vazio e carência que ela carrega. Em casos extremos, a criança pode se tornar extremamente agressiva e problemática, causando terror nos coleguinhas mais fracos.

Adultos também carregam problemas de autoestima e usam mecanismos para se sentirem superiores as custas dos outros. A prática do bullying é deixada de lado, pois não seria mais aceita socialmente.  Para compensar, o adulto desenvolve a prática de falar mal dos outros, julgar e criticar, e em casos mais extremos, podem se tornar extremamente arrogantes e tratar mal outras pessoas consideradas mais fracas ou menos importantes. São tentativas ilusórias de nos fazer sentir acima dos outros; isso mascara temporariamente nossos sentimentos de inferioridade.

A criança que sofre o bullying normalmente também tem problemas de autoestima e por isso tem dificuldades de se defender ou de denunciar o problema para a escola e para os adultos responsáveis. Ela será também muito mais suscetível aos apelidos e outros tipos de bulliyng verbal reagindo de forma bem negativa. E quanto mais ela resistir, pior será.  Uma criança com uma melhor autoestima terá reações mais tranquilas e não dará tanto alimento para a diversão dos que tentam se sentir superior a suas custas. Assim ela acaba não sendo a vítima ideal a ser escolhida pelos praticantes de bullying.

A criança que não recebe atenção e amor suficiente pode adotar comportamentos opostos. Tem aquelas que se tornam agressivas e partem para incomodar outras crianças, e tem aquelas que se tornam tímidas e frágeis e acabam virando a vítima do bullying. A criança pode também adotar os dois tipos de comportamento dependendo do ambiente onde ela se encontra.

Já fui vítima de bullinyg mas também já infernizei por diversas vezes outras crianças mais frágeis na infância e também na adolescência. Consigo lembrar de como me sentia na época, e como isso era fruto de uma insegurança e necessidade de afirmação.

É possível então perceber claramente como o bullying envolve um amplo problema de autoestima. Não sei como isso vem sendo tratado nas escolas de forma prática. Mas algo que ajudaria muito certamente, seria esclarecer para todos os envolvidos, ou seja, as crianças e as famílias, os mecanismos inconscientes que levam o problema a ocorrer. Se for tudo explicado em linguagem acessível, a criança tem condição de entender. Cartilhas, palestras, aulas sobre o tema ajudariam a concretizar esse propósito. Essas seriam providências mais amplas a serem tomadas.

Nos casos individuais, haveria a necessidade de se conversar com a criança e com sua família para expor com clareza e sem julgamentos as razões inconscientes que estão por trás do problema do bullying. Quando reconhecemos nossos comportamentos negativos e entendemos melhor de onde eles vem, fica mais fácil mudar.

As consequências emocionais do bullying não ficam somente na infância. O adulto cresce e ainda guarda as marcas emocionais do sofrimento vivido. Muitos não tem consciência disso. Entretanto, vários dos problemas que o adulto carrega hoje como medo de se expor, medo de ser julgado, vergonha do corpo e outras questões de autoestima, podem ter sido em grande parte gerados pelo bullying sofrido na infância.

Procure lembrar da sua infância e acessar as memórias dessa situações onde você sofreu humilhações, recebeu apelidos ou apanhou. Se essas lembranças ainda trouxerem emoções negativas como raiva, medo, humilhação, vergonha, tristeza e outras, esses sentimentos estão ainda no seu campo emocional trazendo insegurança e problemas na sua autoestima agora.

Sua reação hoje as situações que aparecem na sua vida é fortemente influenciada pela carga emocional que você acumula do passado. Cada situação atual, puxa um gatilho emocional de tudo que guardamos. Se houver muito conteúdo do passado, nossa reação será mais intensa. Tudo acontece automaticamente e de forma inconsciente.

Já atendi vários casos de adultos onde precisamos trabalhar essas memórias da infância, fazendo a limpeza emocional através da EFT  para que a autoestima fosse recuperada. São memórias que as vezes parecem bobas para o adultos.

Muitas pessoas sentem até vergonha de entrar em contato com lembranças infantis e reconhecer que elas ainda trazem sofrimento. O adulto tende a negar e reprimir e dizer pra si mesmo que tudo aquilo é bobagem, que foi coisa de criança. Realmente, foi coisa de criança, mas não é bobagem. Enquanto não curar os sentimentos que ficaram ali marcados a autoestima sofrerá efeitos negativos. 

Tem crianças que além de sofrerem o bullying na escola, sofrem com os irmãos em casa. Em casos extremos, tem pais que praticam bullying com os próprios filhos. As vezes até acham graça da reação da criança. Não tem consciência do mal que isso provoca. Provavelmente sofreram o mesmo de seus pais quando eram crianças e agora repetem o comportamento.

Convido a todas a participar da aula pratica online gr@atuita de EFT a ser realizada na terça feira dia 30 das 20:00 as 21:30. Veja como participar: http://www.eftbr.com.br/conteudo.asp?i=12

Aviso de curso online: MiniCursOnline de EFT e Autoestima, 3 horas de duração em 29.04 (veja todos os detalhes, valor e como se inscrever):

Para quem desejar uma experiência presencial mais ampla e profunda,  vou ministrar Cursos presenciais de final de semana de EFT com foco na Autoestima nas seguintes cidades:

Estou também divulgando o III Simpósio de Saúde Quantica e Qualidade de Vida que será em São Paulo. Imperdível para todos os interessados em autoconhecimento e qualidade de vida. Veja as informações sobre o evento e inscrições:


Abraços


André Lima - www.eftbr.com.br
*************************************
Mais artigos sobre a EFT e autoconhecimento:

Você pode receber um trabalho terapêutico personalizado de EFT pela, comunicação por voz via internet (skype), conheça:


Adquira o *C*U*R*S*O* O*N*L*I*N*E gravado para assistir em casa conforme a sua conveniência:

HTS Videolocadora II - Venda de todo o acervo


Uma das vídeos locadoras perto de minha casa vai entregar o prédio e está vendendo todo o acervo de DVDs. Eu me prontifiquei a ajudar o José Luiz a divulgar a venda. Se vocês morarem na região, por favor, não custa nada dar uma passada e ver se há algo que possa interessar. Cinéfila assumida que sou, sempre fico muito triste quando uma locadora fecha suas portas. 



Auriculoterapia (Portal Esteticistas)



A Auriculoterapia é um método terapêutico que utiliza a orelha para avaliação e tratamento das disfunções orgânicas e emocionais, bem como de dores em geral.


A terapia visa estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio alcançando resultados terapêuticos.
A técnica da Medicina Chinesa é amplamente utilizada para controle de dor, vícios de todos os tipos, distúrbios internos, problemas emocionais e uma miríade de outros problemas.
É comprovado excelentes resultados de tratamentos auriculares aplicados da maneira adequada. 
Cada organismo reage de uma forma ao estimulo, cada pessoa é um universo único. O principal objetivo deste tratamento é promover o equilíbrio do cliente, e assim o seu bem estar.




O homem bicentenário - filme com Robin Williams (dublado)


El hombre bicentenario - filme com Robin Williams (dublado em espanhol)



Hook a volta do capitão Gancho - filme com Robin Williams e Dustin Hoffman (dublado)


sábado, 27 de abril de 2013

Tempo de recomeçar - filme com Kevin Kline


Il Salto Quantico - cap. 5 - 1ª illusione: Darwin - Daniele Penna


Alguns episódios da 1ª temporada de Através do buraco da minhoca (Through the Wormhole) - narração de Morgan Freeman (legendas em português)

Existe um criador ?


O enigma dos buracos negros


É possível viajar no tempo ?


O que aconteceu antes do início


Como chegamos aqui


Estamos sós ?










Mega Fábricas - Ferrari FF (áudio em espanhol)



Alguns episódios da 7ª temporada da série Medium (legendados em português)

Episódio 1


Epísódio 2


Episódio 4


Episódio 6


Episódio 8


Episódio 10










2 episódios da 1ª temporada da série Medium (A paranormal) dublados em português










Medium - 2ª temporada - 19º episódio - knowing her (legendado)


A promessa - episódio da 3ª temporada de Cold Case (legendas em português)


Os Badlands - episódio da 2ª temporada de Cold Case (dublado)


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Monty Python - A vida de Brian (legendas em português)


Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (legendas em português)


Mudança de hábito 2 (dublado)


Mudança de hábito (dublado)


Bipolaridade (Freud Explica)






Freud, além da alma - filme com Montgomery Clift


Análise de uma mente - Sigmund Freud


Il tempo ritrovato (Le temps retrouvé) basato sull'opera di Marcel Proust


Kaos - regia dei fratelli Taviani


Dor na coluna (Consciência Corporal)



quinta-feira, 25 de abril de 2013

Il Salto Quantico - cap. 4 - Come siamo fatti - Daniele Penna


Il Salto Quantico - Cap. 3 - Chi sei ? - Daniele Penna


Il Salto Quantico - Cap 2 - L'iniziazione - Daniele Penna


Il Salto Quantico - Cap. 1 - Introduzione - Daniele Penna


Questo è il primo video della serie "Il Salto Quantico" fatto da Daniele Penna che spiega in modo divertente ma diretto il rapporto fra fisica quantica e la spiritualità. 



"Turbine" a produção de serotonina (Consciência Cósmica)



O que é a trombose ? - Dra. Ana Escobar



Cortamos o dedo. Dói e sai sangue, não é mesmo? Qual é nossa atitude imediata? Comprimir o ferimento e aguardar um pouco, até parar de sangrar. Durante este tempo nosso corpo ativa mecanismos de coagulação. É como se uma espécie de “rede” trabalhasse para conter o sangramento. Esta “rede” é um coágulo ou um “trombo”. Depois, o ferimento cicatriza e o trombo desaparece. Pronto! Saramos do corte!

A trombose é quando o sangue começa a coagular do nada. Mesmo sem um ferimento, o sangue forma a “rede”, o “coágulo” ou o “trombo” dentro do vaso sanguíneo. E dependendo do tamanho deste trombo, o sangue não consegue passar por aquele vaso. Resultado: a circulação fica totalmente prejudicada. Isso é a “trombose” . A trombose acontece, com muita frequência, nos vasos das pernas.

Quais os sintomas? Como o sangue não circula direito, há inchaço, dor, vermelhidão e aumento da temperatura. Geralmente ocorre em apenas uma perna porque nela é que está a trombose. Esses são os principais sinais de alerta. Se você tem, estes sintomas procure imediatamente um médico, pois a trombose pode dar complicações sérias. Entenda: este "trombo” que se formou nas pernas pode se desprender, cair na corrente sanguínea e interromper o fluxo de sangue em um órgão como o pulmão, por exemplo. Isso é muito sério. É o que chamamos de embolia pulmonar e pode ser fatal.

Quem deve se preocupar com trombose? Há alguns fatores de risco. O cigarro é um deles porque facilita a formação dos trombos. Uso de anticoncepcionais, viagens prolongadas sem mexer as pernas, casos desta doença na família, varizes, cirurgias muito grandes... tudo isso pode predispor à trombose.

Mexa-se sempre. Sem preguiça. Vale para tudo, até para evitar trombose nas pernas.

Saúde!

Como se inicia uma gravidez segundo o espiritismo (Pensamentos de André Luiz) - Espiritismo Família



Na hora em que o óvulo é anexado ao espermatozoide dentro do útero de uma mulher, existem energias ali, positivas ou negativas nas paredes do útero, no seu corpo que definem o estado das primeiras células, se vai estar em estado negativo ou não, estas energias se forem de uma concepção feita com o amor em harmonia, serão positivas, se o feto está sendo gerado devido a algum estrupo ou sexo sem amor, traições, interesses, as energias que vão estar impregnadas nas paredes do útero serão negativas.
Após a fecundação, tudo já está determinado por Deus, de maneira indireta, que é através de seus auxiliadores espirituais, qual vai ser o espírito que vai ter a graça de poder se reencarnar naquela vida que está se formando.

Surge então um fio muito fino feito de energias que liga o pequeno feto ao espírito que foi escolhido, o espírito a partir daí já tem a certeza de sua reencarnação e fica em estado de alegria, de euforia em saber que vai ter uma nova chance de pagar seus pecados e se evoluir espiritualmente, começa a fazer mais planos de tudo o que pretende fazer para que não caia em armadilhas e fique estacionado no plano espiritual, sente um grande amor vindo de Deus em se lembrar dele e se promete em ser um homem ou mulher de boa índole para não cair nos vícios mundanos outra vez.
Após a fecundação do óvulo as energias mesmo negativas se tornam boas energias vindas de Deus, o milagre da vida acontece, a mulher muda suas feições e fica com um ar de mãe no rosto, suas feições ficam vivas, os olhos demonstram que dentro dela está acontecendo um ato divino.

Este fio que parece uma linha, mas feito de energia pura, não se rompe, esta energia vem do cosmo, do universo, faz parte da criação, ela percorre longas distancias, e não tem possibilidade de se partir, porque ela é renovada sempre com as energias que estão no universo desde o princípio das coisas.


Primeiro Mês

O espírito que está ligado ao feto por um fio começa a sentir um torpor, certa sonolência em pensar, fica mais difícil agir, o fio que os une fica mais grosso, no final do primeiro mês ele já tem mais ou menos dois milímetros de diâmetro.


Segundo Mês

Ainda com consciência o espírito procura um contato com seus futuros pais, tenta participar de sonhos durante a noite, tenta um contato, tem vontade de se revelar e pedir a seus pais que o aceitem, sente ansiedade, sua espiritualidade esta ligada a da mãe, quando a mãe está nervosa ou cansada, o feto mesmo com dois meses já tem uma pé visualização do caráter e dos sentimentos de sua futura mãe.


Terceiro Mês

O cordão que une o espírito ao feto já é mais grosso, como um cordão umbilical, só que de pura energia, este cordão liga o feto ao espírito que geralmente fica próximo, se a mãe tem problemas de aceitação da nova gestação, ou problemas de relacionamento com seu parceiro, ela envia energias ao feto sob a forma negativa, mas o amor materno já é mais forte e acaba purificando a concepção do feto e do cordão que une o feto ao espírito.


Quarto Mês

Há esta hora o espírito que está ligado ao feto esta completamente adormecido para vida espiritual e começa a ter uma vida intrauterina, brinca se mexe às vezes este período se dá no terceiro mês, suas lembranças da vida passada e da vida espiritual vão se guardando no subconsciente, que por sua vez são transferidas ao períspirito que já está se anexando ao novo corpo, em seu cérebro ficam gravadas vagas lembranças, as coisas que o espírito sabe como tocar música, situações que marcaram muito, coisas que aprendeu em vidas passadas, fica marcadas na memória do bebê, de forma que quando ele crescer vai ter mais facilidade ou aptidões ligadas a experiências do espírito.

Quinto Mês

Neste mês o espírito já com seu períspirito anexado ao bebê e com o cordão umbilical feito de energia espiritual já com dois centímetros de diâmetro, se o espírito não estiver ainda no corpo do bebê, este cordão atrai o espírito para junto de seu períspirito, nesta hora o espírito se incorpora de maneira definitiva ao bebê e começa a ter informações vindas do cérebro do bebê com mais intensidade, carinhos que a mãe faz, vozes, barulhos, tudo isso vai ficando registrado no espírito do bebê que já está ali dentro da barriga da mãe, os pensamentos do espírito e sua consciência começam a voltar gradualmente, mas já usando os neurônios ainda em formação do bebê, portanto o espírito nesta hora já está pensando como um bebê.

A partir deste mês já está completa a transferência, a reencarnação de uma nova vida.

Sexto Mês

No sexto mês em diante o espírito já está completamente em nosso mundo, reencarnado, e daí para frente ele procura se adaptar ao novo corpo que lhe foi dado por Deus, seus pensamentos mesmo tendo algum carma a resolver aqui na terra, seus pensamentos são inocentes, as energias estão renovadas e em positividade, o espírito vai ter uma chance de recomeçar do zero na vida carnal.


Sétimo mês

No sétimo mês de gestação o cérebro do bebê ainda em desenvolvimento final não está preparado para receber a consciência e a personalidade do seu espírito, estas funções ainda ficam como que adormecidas, o espírito também sente sua individualidade e seu modo de pensar adormecido, o bebê está restrito ainda aos primeiros instintos humanos, fome, dor, sono, alegria, tristeza, os movimentos do bebê são involuntários e sem coordenação motora.

A verdadeira personalidade que está estampada no íntimo do espírito só aparece entre os seis e sete anos, isto porque primeiro ele precisa receber nos primeiros anos de vida a educação, o amor e o caráter de sua família.

No sétimo mês o espírito tem ligeiros momentos de lucidez onde ele vê sua próxima encarnação e seus resgates de antigos carmas que ele precisa fazer, muitos espíritos ainda sem evolução espiritual se intimidam por saberem que sua nova vida vai ter que passar por momentos difíceis, outros que já tem um pouco mais de adiantamento espiritual, ajudam a sua próxima família a recebê-lo em sua nova jornada, costumam visitar sua nova mãe e pai em sonhos durante a noite, outros conseguem magnetizar primeiramente o útero e depois o corpo todo de sua progenitora, trazendo energias positivas e restauradoras.

A concepção de uma nova vida é abençoada por Deus, as dores e os sofrimentos de uma mãe antes do parto são recompensadas a ela pelo amor que ela vai receber em seguida, este amor não é um amor comum, não é um amor de filho para mãe, um amor espiritual que atravessa encarnações.

Oitavo mês e o nono mês

O espírito já inteiramente lúcido e ligado ao seu novo corpo já não pertence mais ao mundo espiritual, a ansiedade toma conta de seu ser, tudo que ele deseja é que o parto seja breve e que tudo saia bem, ele escuta a voz de sua Mãe e seu Pai, sente o amor que vem dos dois, em sua mente já sabe que vai nascer para o mundo, em suas lembranças não sabe mais que está reencarnando, nem sabe de suas vidas passadas, um novo começo se abre em seu horizonte, ele sabe que irá ter uma nova chance e vai começar do zero, até a sua inteligência e seu conhecimento ficaram adormecidos, sua aparência vai ser de um bebê com a inocência divina, um anjo que nasce, a doçura e a fragilidade nos cuidados só despertam os instintos de Mãe.

Esta é a contribuição de Deus para o mundo um dia ficar melhor, a cada momento nasce um anjo novo, uma nova vida.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Vamos pedalar ?



Doente x saudável



Uma dúvida: como faço para melhorar meu sono, que é muito leve? - Dra. Ana Escobar


Qualquer barulhinho na casa à noite e....pronto! Quem tem o sono leve acorda e fica virando na cama de um lado para outro, até conseguir dormir de novo. Tudo faz despertar: o filho que resmunga ou sonha de madrugada, o companheiro(a) que virou na cama ou que está roncando, o vizinho de cima que está andando sem parar, a preocupação com os afazeres do dia seguinte, um rompimento amoroso... ou uma paixão começando... enfim, causas não faltam para despertar e... continuar acordado.

E o resultado todos conhecemos bem: o dia seguinte fica difícil pelo cansaço e pelo inevitável mau humor. Quando essa situação se repete, os dias seguintes se acumulam e aumenta o mau humor.

Dormir é muito importante! Nosso organismo precisa se recuperar para as atividades do dia. As células se regeneram e com isso temos mais capacidade e energia para todas as atividades, inclusive para rir um pouco!

Dá para melhorar a qualidade do sono! Essa é a boa notícia.

Em primeiro lugar, lembre-se que você precisa descansar. Para isso, ajuda muito fazer um “ritual” para dormir:

- comece sua noite de sono 3 horas antes de ir para a cama. Isso significa evitar atividades que gastem muita energia como exercícios físicos, discussões em família, ou assistir filmes de muita ação ou terror! Converse leve, dê preferência a programas que descansam e relaxam. Evite café, chocolates álcool ou bebidas energéticas. Alimente-se leve!

- antes de dormir tome um banho morno e relaxante. Depois, um copo de leite!

- desligue o celular . Mas mais importante: deligue-se do celular à noite. Jamais durma com o celular na sua cama. Sua família deve ter seu telefone fixo e em alguma urgência ligarão para você.

- lembre-se que barulhos noturnos são absolutamente normais e sempre existirão. Procure acostumar-se com eles em vez de se irritar. A irritação libera adrenalina, acelera os batimentos cardíacos, acelera o metabolismo e não nos permite dormir.

- se você acordar à noite, pense em algo muito gostoso. Isso mesmo! Se não deu para sonhar dormindo, sonhe acordado. Os bons sonhos nos embalam e rapidinho dormimos!

Relaxe a cabeça. Não é impossível. Só assim conseguimos relaxar o corpo e dormir.