domingo, 30 de novembro de 2014

Entrevista com Eduardo Campos (Programa Roda Viva)




Entrevista com Paulo Autran (Programa Roda Viva)


Entrevista com Paula Fernandes (De frente com Gabi)


Cadela adota porquinho e cabritinho (Domingo Espetacular)


Febem - Goulart de Andrade (Vem Comigo)


A vida é uma verdadeira salada (Revista AnaMaria)


Raposa fica feliz da vida apenas por ver o seu dono


Lupo Alberto - Baby sitting


Topo Gigio & le favole - Topo Gigio Topin Hood


Le petit Nicolas - On a fait un journal


Il viaggio del Papa Francesco in Turchia


Fredi Jon Fabio Pellozzo que fala sobre fisiognomonia - parte 2


Le petit Nicolas - La nouvelle


Mondo di Bo in italiano (La minestra puzzolente)


Como funciona: Doação de sangue - Letícia Roche


Essa atitude não só beneficia pessoas em casos de emergência, mas doentes que necessitam de tratamentos prolongados. Entenda cada processo desse belo ato

Quem pode

- Pessoas saudáveis que estejam descansadas.
- Homens e mulheres entre 18 e 69 anos. Candidatos com idade de 16 e 17 anos são aceitos com o consentimento formal e presencial do responsável legal, para cada doação.
- Indivíduos com documento oficial com foto (RG, CTPS, RM, CRC, CNH, passaporte).
- Quem tenha, no mínimo, 50 kg.

Quem não pode

- Pessoas com anemia e hipertensão.
- Os que têm febre ou foram vacinados.
- Indivíduos em jejum ou sem repouso suficiente.
- Pacientes submetidos a procedimentos como endoscopia ou tatuagem ou em tratamento dentário.
- Portadores de doenças transmissíveis pela transfusão, neoplasias, além de algumas doenças crônicas e cardíacas.

O processo de armazenamento

O sangue é fracionado em partes: hemácias, plaquetas e plasma. Cada componente tem a sua forma de ser guardado. As hemácias têm validade de 35 dias e devem ser armazenadas em temperatura de 4ºC, em geladeira. Já as plaquetas duram cinco dias e podem ser mantidas em temperatura ambiente (22ºC). O plasma pode ser usado até um ano depois de doado e deve ser conservado sob temperaturas inferiores a -20ºC.

Como é o atendimento no hemocentro

Cadastro: o doador é identificado (é obrigatório apresentar documento oficial com foto, endereços e telefone para contato).

Pré-triagem: verificam-se a pressão arterial, temperatura, pulso, peso e faz-se teste de anemia.

Triagem: em uma breve entrevista sigilosa, verifica-se se o candidato apresenta alguma contraindicação à doação, protegendo-o e o paciente que receberá o sangue. É fundamental que as informações prestadas sejam verdadeiras.

Problemas na triagem

Caso o doador seja portador de alguma doença transmissível pelo sangue, isso é detectado na triagem. Se o voluntário tiver qualquer alteração laboratorial, ele é convocado para ser orientado sobre o significado da alteração para repetir os testes ou acompanhamento médico, se necessário.

Coleta: é a hora do procedimento, que é feito por profissionais treinados e segundo padrões técnicos para maior conforto e segurança na doação. Todo o material utilizado é individual e descartável.

Lanche: o doador é convidado a iniciar a reposição do volume sanguíneo retirado. O ritual permite também observar o doador após a coleta por um pequeno período de tempo, diminuindo as chances de reações à doação.

As partes do sangue

Os principais componentes do sangue são os glóbulos vermelhos (hemácias), as plaquetas e o plasma. Em geral, a quantidade coletada é de 450 ml de sangue. O plasma é reposto em algumas horas. As plaquetas e as hemácias se restabelecem em alguns dias e os estoques de ferro demoram mais tempo. Por esse motivo, os homens devem realizar a doação a cada 90 dias e as mulheres, 120 dias. Veja como são utilizados em cada caso:

Hemácias:

anemias, sangramentos e em cirurgias.

Plaquetas:

quimioterapia, transplantes, sangramentos.

Plasma:

má coagulação, fabricação de hemoderivados.




(texto publicado na revista VivaSaúde nº 139)













Melhor idade: melhora cognitiva com suplementação de DHA - Letícia Ronche


Já ouviu falar no ácido docosa-hexaenoico? Esse é o DHA, um ácido graxo poli-insaturado ômega 3."Ele é encontrado em peixes de água fria e, segundo estudos recentes, em um atum especial, no óleo de fígado de bacalhau e em algumas algas microscópicas", diz a farmacêutica Cláudia Souza (RJ). A novidade que envolve o tal ácido é que um estudo americano mostrou que a suplementação em alta potência reflete em ganho na memória. Para chegar a essa conclusão foram analisadas 485 pessoas saudáveis, com idades maior ou igual a 55 anos, e sofrendo de declínio cognitivo. Os pacientes foram divididos em dois grupos. No período de 24 semanas o primeiro recebeu 900 mg de DHA e o segundo, placebo. O grupo suplementado apresentou 95% de melhora em um teste de aprendizado e memória, e ainda foi associado a significativas pontuações no teste de Memória de Reconhecimento Verbal imediata e tardia. "O DHA torna a estrutura molecular da membrana celular mais maleável. Isso facilita as sinapses, conexões responsáveis pela memória e aprendizado", conclui Cláudia.



(texto publicado na revista  VivaSaúde nº 137)


História dos bairros de São Paulo - Vila Leopoldina e Vila Hamburguesa (Prefeitura e Secretaria da Cultura de São Paulo)


História dos bairros de São Paulo - Jabaquara (Prefeitura e Secretaria da Cultura de São Paulo)


História dos bairros de São Paulo - São Miguel (Prefeitura e Secretaria da Cultura de São Paulo)


História dos bairros de São Paulo - Pari (Prefeitura e Secretaria da Cultura de São Paulo)


História dos bairros de São Paulo - Brasilândia (Prefeitura e Secretaria da Cultura de São Paulo)


História dos bairros de São Paulo - Tucuruvi (Prefeitura e Secretaria da Cultura de São Paulo)


História dos bairros de São Paulo - Vale do Anhangabaú (Prefeitura e Secretaria da Cultura de São Paulo)


História dos bairros de São Paulo - Santo Amaro (Prefeitura e Secretaria da Cultura de São Paulo)


História dos bairros de São Paulo - Lapa (Prefeitura e Secretaria da Cultura de São Paulo)


História dos bairros de São Paulo - Tatuapé (Prefeitura e Secretaria da Cultura de São Paulo)


História dos bairros de São Paulo - Bixiga (Prefeitura e Secretaria da Cultura de São Paulo)


História dos bairros de São Paulo - Santana (Prefeitura e Secretaria da Cultura de São Paulo)


História dos bairros de São Paulo - Aclimação (Prefeitura e Secretaria da Cultura de São Paulo)


História dos bairros de São Paulo - Luz (Prefeitura e Secretaria da Cultura de São Paulo)


História dos bairros de São Paulo - Santa Efigênia (Prefeitura e Secretaria da Cultura de São Paulo)


História dos bairros de São Paulo - Pompéia e Vila Romana (Prefeitura e Secretaria da Cultura de São Paulo)


História dos bairros de São Paulo - Vila Mariana (Prefeitura e Secretaria da Cultura de São Paulo)



Entrevista com Lya Luft (Programa Sempre um Papo)


Por que existe alguma coisa e não nada? - Mario Sergio Cortella


Curtas Filosóficas - Mario Sergio Cortella fala sobre Sócrates


Filósofo Mario Sergio Cortella explica o Chaves - Danilo Gentile (The Noite)


Charlotte salata (Giallozafferano)


Receitas da Carolina: Sopa de couve-flor e brócolis


Receitas da Carolina: pizza caseira


Oito alimentos que ajudam na desinflamação (Melhor com Saúde)


A inflamação crônica pode alterar o mecanismo do apetite e dos hormônios que se encarregam de regular o metabolismo, entre outras funções. A inflamação aguda protege o corpo contra danos. Também, e por outro lado, está associada a diversas doenças desde o surgimento de acnes e alergias até os problemas intestinais, distúrbios neurológicos, enfermidades autoimunes etc. Mas, mediante a uma dieta rica, podemos equilibrar isso, por meio dos alimentos que combatem os radicais livres e as toxinas, esses causadores de inflamação no organismo. Te ensinaremos  quais são os oito alimentos que ajudam a evitar e curar essa condição.

1. Mirtilos

Essa fruta contém antioxidantes que combatem os radicais libre, mas, além disso, podem manter a inflamação controlada. Se comemos mirtilos e outras frutas geralmente atuam especificamente em uma inflamação conhecida como TNF-alfa.

2. Soja

As leguminosas geralmente são as grandes fontes de compostos botânico anti-inflamatório conhecidos como fito nutrientes. Por sua vez, pesquisadores apontaram que a soja atua na redução da inflamação (diminuindo os valores de proteína C). Um outro beneficio das leguminosas é que são boas candidatas para substituir a carne de seu cardápio, uma vez que essa proteína  induz à inflamação.

3. Salmão

O salmão é uma boa fonte de ácido graxo ômega 3, sendo indicado como um alimento muito melhor que outros que contêm os mesmos nutrientes.

4. Manjericão

Muitas ervas e especiarias como o manjericão são ricas em fito nutrientes antioxidantes . O romeiro, o tomilho, o orégano e a canela são todos anti-inflamatórias. No entanto, todas essas especiarias devem ser consumidas secas, excluindo somente o manjericão que convém ser ingerido fresco.

5. Gengibre

Esta raiz picante conquistou muitos seguidores por seu poder calmante das náuseas, mas também é ideal para diminuir  a inflamação. Estudos indicam a relação da raiz  com a redução da dor das articulações causada pelas condições inflamatórias crônicas da osteoartrite e artrite reumatoide. Embora os pesquisadores não estabeleceram especificamente seus efeitos anti-inflamatórios a um só componente, o mais provável é que um dos indicados seja o gingerol composto ativo da planta.

6. Cerejas

Uma fruta que se destaca igualmente com outros frutos. Este fruto carnudo, rico em antocianinas  um tipo de fito nutriente) também libera uma dose única e poderosa de compostos anti- inflamatórios. A cereja ácida contém os níveis mais altos de diversos tipos de antocianinas. Ao consumi-la estaremos injetando um duplo golpe de ingredientes que combatem a inflamação.

7. Nozes

As nozes tem a maior concentração de ômega 3 de origem vegetal, mas de 10 fito nutrientes antioxidantes e polifenóis que também desempenham um papel na redução da inflamação.

8. Chá

Também pode combater a inflamação, bebendo as diversas infusões: chá verde, branco, preto e vermelho. Possuem o composto polifenólico, que encontram-se nas folhas da planta Camellia sinensis. 







A importância de nossa alimentação na saúde cerebral (Melhor com Saúde)


Iremos recordar aqui uma informação muito importante sobre o cérebro. Ele é um dos órgãos que mais energia requer, num total de 20%. E, dessa forma, não devemos nunca descuidá-lo e nos atentarmos aos tipos de alimentos que consumimos e que favorecem suas funções, atribuindo a ele uma melhor circulação, o que evitará possíveis trombos, além de proporcionar-lhe uma nutrição adequada para que suas atividades não sejam afetadas. Um exemplo claro e que muitas pessoas cometem na correria do dia a dia é não tomar o café da manhã, o que acarretará ao nosso cérebro a não nutrição matinal.

Essa má conduta faz com que tenhamos dificuldades de concentração e faz com que qualquer tarefa nos pareça difícil. Além disso, no transcorrer do dia começamos a sentir dores de cabeça. Para evitar esses sintomas, aprenda quais são os alimentos que favorecem nosso cérebro mantendo-o mais ativo, saudável e jovem.

Alimentos saudáveis para manter um cérebro ativo

1. Aveia

Você é uma pessoa apaixonada pela aveia? Então não tenha dúvidas, esse alimento é excelente para seu cérebro e você pode consumi-la como quiser, na forma natural até o saudável mingau de aveia. Esse alimento dispõe de muitas proteínas e aminoácidos, além de gorduras insaturadas, vitaminas B1, B3, ácido fólico e potássio, selênio, fósforo, magnésio, uma maravilha. Além de contribuir com nossas funções cerebrais, potencializando nossa memória, é excelente para a saúde cardíaca.

2. Banana

Quantas bananas você tem agora mesmo na sua cozinha? Saiba que essa fruta não deve faltar e lembre-se de colocá-la na lista de compras sempre! Somente pelo fato de que ela é rica em glicose, essencial para fornecer energia ao cérebro, contém vitaminas B6, ácido fólico e minerais como o imprescindível magnésio, cálcio, fósforo e potássio. É um alimento muito energético e saudável, contendo também fibra solúvel, favorece o movimento intestinal, evitando a prisão de ventre. E não perca mais uma vantagem: por ser tão rico em vitamina B6, melhorando nossa memória, também favorece nosso humor. Só não é recomendada para pessoas com diabetes.

3. Brócolis

Um dos vegetais mais saudáveis e mais recomendáveis. O brócolis faz parte dessas maravilhas crucíferas como a couve flor, a couve de Bruxelas, rica em proteínas, fibra e vitaminas A, C, E, K, B3 e B6 e esses tesouros naturais são excelentes para cuidar e potencializar nossa memória. Sugerimos consumi-los cozidos no vapor ou crus, duas formas para que possamos absorver todas as suas propriedades.

4. Nozes

Certamente que você já sabia que as nozes são os frutos secos que nos recomendam os médicos para nossa saúde, para a melhora do nível de colesterol e para potencializar nossas capacidades cerebrais. Mas qual é seu segredo? Dispõe de ácidos linolênicos, ômega 3, fibras, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, ácido fólico, magnésio, cobre, selênio e flavonoides. É saudável para o coração e o cérebro. Basta comer de três a quatro nozes por dia, não superando essa quantidade devido ao seu alto índice calórico.

5. O saudável peixe azul

Qual a quantidade de peixe que você consome por semana? Imprescindível o consumo de peixe azul. O que faz que esse alimento seja tão recomendado, deve-se antes de tudo à gordura poli-insaturada como o ômega 3, tão necessária para a saúde do coração e o cérebro. O ideal seria consumir o peixe azul de três a quatro vezes por semana. Todos da família independente da idade. Não se esqueça e adquira esse hábito, mais que saudável.

6. Chocolate

É uma boa notícia saber que incluímos o chocolate nesta lista? Claro que para sua alegria ele não poderia faltar! Mas, obviamente que devemos consumi-lo com moderação e uma dosagem equilibrada, sendo indicada uma pequena porção. E lembre-se que o mais saudável é o chocolate que disponha de maior quantidade de cacau. É um grande aliado antioxidante, dispõe de potássio, cálcio, magnésio e vitaminas do grupo B. Se administrarmos bem seu consumo diário, fornecemos nutrientes saudáveis para nosso coração e nosso cérebro. Uma pequena barra desse saboroso alimento e você notará de imediato as endorfinas e, consequentemente, o bem-estar. Não tenha dúvidas e dose seu dia com um bom chocolate (de preferência de cacau) e veja o quanto será saudável todos os dias!

Resumindo, para conseguir um cérebro mais ativo, saudável e jovem, inclua sempre que possível todos esses alimentos. Além disso, beba no mínimo dois litros de água diariamente e leve uma vida saudável e ativa. Movimente-se física e mentalmente, desenvolva suas tarefas diárias como as leituras e desfrute da vida dia a dia. Procure aprender e conhecer coisas novas, porque seguindo uma alimentação correta seu cérebro estará em plena atividade e tudo que fizer será muito mais fácil e agradável. Então, não espere e comece hoje mesmo as mudanças alimentares e a cuidar-se muito mais!



















Toxoplasmose - Dayse Zulian


A toxoplasmose é uma enfermidade multissistêmica causada pela ingestão de oocistos infectantes de coccídeos Toxoplasma gondii (contido nas fezes de hospedeiros definitivos - felinos) ou seus cistos em tecidos de hospedeiros intermediários (carne crua, por exemplo). O Toxoplasma gondii pode infectar a maioria dos animais de sangue quente, porém os gatos e felídeos selvagens são os únicos hospedeiros nos quais o ciclo biológico pode ser completado. Assim a forma clínica da doença só se desenvolve quando há imunossupressão, principalmente em gatos. Em humanos imunossuprimidos a doença poderá ser grave.

Em alguns gatos a doença pode ser fatal, porém, a grande maioria se recupera e desenvolve imunidade. A eliminação de oocistos se dá apenas de 1 a 2 semanas e este episódio ocorre na maioria das vezes uma vez durante toda a vida do animal. Mesmo se ocorrer recidiva da eliminação de oocistos, o número de micro organismos eliminados será quase sempre insignificante. A eliminação de oocistos é mais maciça em gatinhos com 6 a 14 semanas de idade.

Os sintomas clínicos mais comuns de toxoplasmose são:

Apatia
Anorexia
Perda de peso
Febre
Mialgia
Dor muscular
Vômitos
Diarreia
Alterações oftálmicas
Sinais respiratórios
Desordens neurológicas

Diversos especialistas afirmam que os órgãos mais frequentemente acometidos são o pulmão, olhos e fígado.

O diagnóstico é feito através da história clínica do animal e através de exames laboratoriais como hemograma, bioquímica sérica, urinálise, exame fecal (coproparasitológico), exames radiográficos e sorologia. A sorologia é o exame de eleição onde temos a titulação de IgM, IgG e antígenos do plasma (sendo que aqui a maioria das informações obtidas determinam o tipo de infecção ativa, recente ou crônica).

O tratamento será necessário e deve ser feito rápido, para obter resposta clínica satisfatória. Considerando que a toxoplasmose é doença potencialmente zoonótica, todos os envolvidos no esquema terapêutico devem ter cautela ao manipular líquidos e secreções corporais do gato acometido. O prognóstico em geral é bom, se o veterinário fizer o diagnóstico e se o tratamento tiver início precocemente.

Prevenção da transmissão

Evitar a ingestão de carne crua
Lavar as mãos e superfícies de corte (tábua de corte)
Ferver a água de beber (se a origem não for confiável)
Usar luvas quando trabalhar em jardins
Lavar os vegetais antes do consumo
Esvaziar as caixas de fezes e urina dos gatos diariamente e desinfetá-las com água fervente
Alimentar os gatos somente com ração felina comercial ou com alimento que tenha sido submetido a cozimento ou congelamento



(texto publicado na revista Leve & Leia nº 120 - ano 8 - novembro de 2014)




Proteção animal em favor da biodiversidade - Feliciano Filho


A revista científica norte-americana Science publicou em julho edição especial que alerta par o risco de "defaunação" promovido pelo homem e a consequência do desaparecimento de espécies animais para a biodiversidade do planeta. Para os especialistas, promover a prevenção animal significa proteger espécies que têm papel fundamental no bem-estar humano.

Os especialistas que assinam os artigos apontam que o planeta estaria vivendo a sexta onda de extinção em massa. Dos vertebrados terrestres, 322 espécies foram extintas desde 1500 e as populações de espécies restantes tiveram declínio médio de 25% em abundância. De todas as linhagens animais - estimadas entre cinco e nove milhões - o mundo perde entre 11 e 58 mil todos os anos.

A proteção, aliada a políticas de preservação, tem papel fundamental para reduzir o impacto da extinção, que se configura em um grande condutor de mudanças ecológicas globais. Os pesquisadores destacam os problemas que envolvem o desaparecimento de populações locais, que afeta ainda mais o funcionamento de ecossistemas naturais vitais ao homem.

Exercida de forma voluntária, a atividade do protetor animal abrange fiscalização, resgate, cuidados veterinários, conscientização, além de promover inúmeras outras ações apenas com o interesse de preservar e ajudar.

O exercício de iniciativas locais auxilia também na promoção de saúde pública, à medida que evita o abandono e realiza cuidados para manter a vitalidade dos animais domésticos.

Um exemplo é o avanço da estimativa de vida de cães e gatos na cidade de São Paulo, nos últimos dez anos. Números publicados pela imprensa apontam que há uma década um cão vivia cerca de nove anos e que hoje atinge por volta de 18 anos.

Ações individuais, programas de acolhimento, tratamento e adoção, além de legislações específicas voltadas ao bem-estar animal, têm ampliado os cuidados às espécies. E isso não se resume aos animais domésticos. Há um número crescente de Organizações não Governamentais (ONGs) que se dedicam à população de animais exóticos e silvestres, que são resgatados pelos órgãos de fiscalização e, por terem ficado tanto tempo em cativeiro, não podem mais ser devolvidos à natureza e necessitam de abrigo permanente.

É um trabalho árduo, dispendioso e, muitas vezes, pouco reconhecido. Os protetores dedicam tempo e recursos nessas atividades, vão desde o transporte de resgatados, medicamentos, lares temporários, atendimento veterinário, até esforços de conscientização.

A atividade de proteção animal é, portanto, uma ferramenta essencial para a preservação das espécies, seja no âmbito local ou global. Aliados aos órgãos de fiscalização e controle, ampliam a margem de ação de todo o sistema de conservação do meio ambiente.

Em prol do reconhecimento da importância da causa, está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o projeto de Lei 865/14, que institui no calendário oficial o dia 04 de outubro como o "Dia dos Protetores de Animais".

A ideia é conscientizar a sociedade a respeito de nosso meio ambiente e de todos os elementos que o compõem, em especial os animais. Os protetores e protetoras são representantes de vários segmentos da sociedade. É deles a missão de ensinar a população a respeitar outras formas de vida, conscientizando-a de que existem leis que consideram crime os atos de crueldade e maus tratos, contribuindo, significativamente, para a formação de uma população mais atuante, consciente de seu papel como agente de proteção, responsável e solidária.



(texto publicado na revista Leve & Leia nº 120 - ano 8 - novembro de 20144)






Falso ou verdadeiro: cebola contra inflamações - Marcela Carlini


Embora a ingestão desse bulbo seja denunciada pelo odor característico, a lista de suas propriedades funcionais começa por uma ação anti-inflamatória e vai muito além

Nas gripes deve ser evitada ao máximo

Falso

A cebola contém flavonoides (como quercetina e rutina), antioxidantes que melhoram as defesas do organismo, ajudando a evitar não apenas gripes e resfriados, mas infecções em geral, além de proteger as artérias do acúmulo de colesterol. O alimento também é rico em adenosina, uma substância que melhora o fluxo sanguíneo.

Micoses podem ter seus quadros agravados

Falso

Por ser microbicida - com ação semelhante à dos antibióticos -, destrói certos micro organismos, como os fungos causadores de micose. Outra vantagem é seu alto poder desinfetante anti-inflamatório e bactericida, que pode ser utilizado como antídoto em picadas de aranhas ou em furúnculos. Para isso, coloque uma rodela fina em uma xícara de água fervida, abafe e aplique o líquido na lesão.

Provoca reações oculares

Verdadeiro

A razão da choradeira é uma substância chamada sulfóxido de cisteína, que é lacrimogênea e volátil, ou seja, se dispersa facilmente no ar, em forma gasosa. Vale lembrar que o mau hálito é ocasionado por essa mesma substância, porém, se os dentes e a língua forem bem escovados após a ingestão do alimento, será possível amenizar bastante o odor.

Quando crua, possui alto valor nutricional

Verdadeiro

A cebola contém quercetina, rutina e outros antioxidantes importantes para manter as defesas do organismo, neutralizar os radicais livres e ajudar a prevenir o envelhecimento precoce. Quando consumida crua, é mais nutritiva, pois seus nutrientes não sofrerão alterações ocasionadas pelas altas temperaturas. Para não perder os benefícios, o ideal é preparar refogados ou outros pratos quentes e acrescentar a cebola depois de apagar o fogo.

A modalidade roxa é menos nutritiva

Falso

A cebola roxa contém maiores concentrações de quercetina (antioxidante), que ajuda a diminuir as cólicas menstruais, e de inulina (fibra solúvel), capaz de manter a microbiota intestinal saudável. Há também um benefício adicional a presença das antocianinas, responsáveis pela coloração roxa, desempenha função antioxidante no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce.

Cebola deve ser consumida todo dia

Verdadeiro

Não existe nenhuma contraindicação para a ingestão diária. A cebola ajuda a manter o coração saudável, reduz excessos de glicose no sangue - o que é útil para pessoas com diabetes, é anti-inflamatória (ajuda no emagrecimento, já que a obesidade é uma inflamação) e previne certos tipos de câncer. Segundo um estudo do instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri, em Milão, na Itália, o consumo de duas cebolas por semana é suficiente para combater em 56% o perigo de tumores na laringe, menos 43% nos ovários e 25% nos rins. Para quem come todos os dias, as chances de ter câncer colorretal são 56% menores e o de boca, 88%.



(texto publicado na revista VivaSaúde nº 139)















Coisas que os cachorros fazem quando estão chateados com você - Fabio Sakita (Portal do Dog)


Não deixe o seu cãozinho chateado com você ou entediado, o inclua sempre que possível em sua rotina diária.

Como os nossos cães não falam, eles têm uma maneira bem diferente de se expressarem e demonstrarem seus sentimentos. Seja de alegria e excitação, ou frustrados e tristes.

Se o seu cãozinho está fazendo uma das ações listadas abaixo, provavelmente ele pode estar chateado com você ou simplesmente entediado. Procure sempre que possível incluir seu cãozinho no dia a dia e isso o deixará mais satisfeito e menos destruidor dentro de casa.

Confira uma lista de ações que os cachorros fazem quando estão chateados com você:

1) Descontam a raiva nos seus sapatos e chinelos

2)"Brincam" de destruir todos os móveis

3) Ficam de mau humor no canto da sala

4) Se recusam a olhar no olho

5) Perturbam qualquer outro animalzinho que encontrem pelo caminho

6) Se escondem, a não ser que você ofereça algum biscoitinho

7) Latem até você não aguentar mais

8) Fazem a famosa cara de coitadinho














Receitas da Carolina: Tomatada - Carolina Ferraz


Pet Hotel Dog Life - serviço de creche (Programa Hoje em Dia)


Sugestão de filme: Tudo pode mudar (Before you say I do)


Turismo 4 patas






Turismo canino - Amanda Agutuli


Eles gostam de ser mimados ao chegarem limpinhos do pet shop. Mas, nada os deixa mais felizes do que ficar com os pelos bagunçados e cheirando a cachorro molhado. A turismóloga Larissa Rios dos Santos, proprietária da Turismo 4 Patas, explica como o turismo canino integra donos e mascotes à natureza: para ficarem bem á vontade, eles se divertem sem coleiras muito menos focinheiras. "Uma equipe de adestradores e especialistas em comportamento animal dá suporte no controle dos cães."

A turismóloga conta que pets mais tímidos e antissociais também se adaptam às atividades. "Cada um ao seu tempo, o importante é respeitar os limites. Alguns se soltam imediatamente, outros precisam participar mais vezes até que se sintam confortáveis e confiantes." Estar com a carteira de vacinação em dia e ter passado antipulgas é essencial.

Roteiro animal

Com foco no ecoturismo, há esportes de aventura como floating, rafting, trilhas ecológicas, passeios de barco, entre outros. Mas, segundo o veterinário Ricardo Stanichi Lopes, animais sedentários ou que fazem poucas atividades diárias devem tomar cuidado nas primeiras vezes. "Não deixe que abusem em subidas e descidas íngremes, pois são terremos com os quais não estão habituados. Além disso, prefira os horários mais frescos do dia e não recomendo mais do que 30 minutos de exercícios seguidos."

Para se acostumarem com o agito, Larissa recomenda começar por uma trilha mais leve. "Assim, conseguimos perceber a reação do animal sem causar nenhum estresse." Com o tempo, há opções para todos os estilos. O Water Trekking, por exemplo, combina caminhada com o "boiacão", com cães e donos descendo juntos por um trecho de rio.

Caso algum animal sofra um ferimento, a equipe presta os primeiros socorros e, se necessário, um veterinário da região está preparado para atendê-lo imediatamente.

Prepara

Antes de começar, faça cinco minutos de corrida leve com seu cão. A prática funciona como aquecimento. Quanto à alimentação, Lopes recomenda manter os mesmos alimentos do dia a dia, mas tomando cuidado quanto à hidratação. "Pode-se adicionar frutas que têm grande quantidade de água, como melancia e melão. E sempre ofereça bastante água", diz o veterinário.

Antes de sair, vale dar uma lida no Manual do pet viajante, disponível no site de Turismo 4 Patas (www.turismo4patas.com.br). Nele encontram-se de dicas de cuidados à etiqueta animal.



(texto publicado na revista Saúde hoje e sempre nº 3)