sábado, 28 de fevereiro de 2015

Dor neuropática (Clínica Dr. Alexandre Cruzeiro)


A dor neuropática é causada por uma alteração localizada em qualquer ponto de uma vida nervosa. Uma anormalidade altera os sinais nervosos, que são então anormalmente interpretados no cérebro. A dor neuropática pode causar dor profunda ou sensação de queimação, e outras sensações, como hipersensibilidade ao toque. As infecções, como o herpes zoster (cobreiro), podem acarretar inflamação dos nervos e produzir a nevralgia pós-herpética, um tipo de dor neuropática crônica e do tipo queimação que persiste na área infectada com o vírus. A distrofia simpática reflexa é um tipo de dor neuropática na qual a dor é acompanhada por edema e sudorese ou por alterações do fluxo sanguíneo local ou por alterações dos tecidos (p. ex., atrofia ou osteoporose). A rigidez (contratura) das articulações tornam essas estruturas incapazes de flexionar ou estender completamente. A causalgia é uma síndrome semelhante à distrofia simpática reflexa e pode ocorrer após uma lesão ou uma doença de um nervo importante. Assim como a distrofia simpática reflexa, a causalgia produz uma dor intensa do tipo queimação, juntamente com edema, sudorese, alterações do fluxo sanguíneo e outros efeitos. O diagnóstico de distrofia simpática reflexa ou de causalgia é importante, pois alguns indivíduos podem ser extremamente beneficiados pelo tratamento com um tipo especial de bloqueio nervoso, denominado bloqueio de nervo simpático. Esse tratamento normalmente não é aventado para outros distúrbios. Dor neuropática é uma das duas principais condições dolorosas crônicas. Na dor neuropática geralmente não há nenhum dano tecidual. O que ocorre é uma disfunção das vias que transmitem dor, levando a uma transmissão crônica dos sinais dolorosos.

O médico é o único capaz de diagnosticar a origem exata da dor, mesmo se isto não for tão fácil no princípio e necessitar de uma profunda investigação. Na verdade, a dor neuropática pode ser provocada por quaisquer lesões nos nervos que percorrem o corpo (face, membros, tórax), por lesões da medula espinhal ou até por lesões no cérebro. Por isso mesmo, apresenta sinais e sintomas distintos e que podem variar de intensidade com o tempo. Alguns exemplos mais conhecidos de dor neuropática ocorrem:

- Nos nervos da face, principalmente no nervo trigêmeo (neuralgia do trigêmeo);

- Por traumas diretos na região por onde passam nervos;

- Dor do membro fantasma e dor de coto de amputação;

- Em pacientes com síndromes compressivas (entrapment e neoplasias);

- Em pacientes pós-radioterapia;

- Em indivíduos com doenças metabólicas e endócrinas;

- Em doenças auto-imunes;

- Por compressões de nervos da coluna causadas por hérnias de disco;

- Pelo vírus Herpes Zoster (neuralgia pós-herpética);

- Em pacientes com abuso do álcool;

- Em pacientes com AIDS;

- Em casos de deficiência de vitaminas do complexo B;

- Em indivíduos com Esclerose Múltipla;

- Em indivíduos com Doença de Parkinson;

- Em indivíduos que sofreram um Acidente Vascular Cerebral.

No contexto de dor neuropática se incluem a dor por deaferentação, dor central, dor de membro fantasma, causalgia, dor mielopática, síndrome complexa de dor regional, distrofia simpático reflexa, etc. A dor neuropática pode ser provocada por quaisquer lesões nas raízes e nervos periféricos, na medula espinal, no tronco cerebral e no encéfalo. É uma entidade complexa e heterogênea, com sinais e sintomas que podem flutuar em intensidade com o tempo. Suas características principais são a presença de dor espontânea ou dor provocada por estímulos não-nocivos nos locais afetados, combinação paradoxal de perda sensitiva e hiperalgesia na área dolorosa, dor paroxística e aumento gradual da dor com a estimulação repetitiva. Observa-se o aparecimento de hipersensibilidade, mecanoalodinia (que é a percepção de estímulos táteis e mecânicos como dor), hiperalgesia térmica, hiperpatia, extraterritorialidade (como na síndrome de dor complexa regional/distrofia simpático reflexa), inflamação neurogênica e desregulação autonômica.

Existem diversos mecanismos que causam esse tipo de dor. Assim, ao mesmo tempo em que um mecanismo pode ser responsável por diferentes sintomas, o mesmo sintoma, em pacientes diferentes, pode ser causado por mecanismos diferentes.

Injúrias aos nervos sensoriais periféricos são provavelmente a causa mais comum. Quando os pacientes necessitam tratamento medicamentoso por tempo prolongado após traumatismos, dor neuropática deve ser considerada.

Em pacientes idosos, radiculopatia secundária a doença degenerativa da coluna vertebral é a causa mais comum de dor neuropática seguida de lesões iatrogênicas durante procedimentos cirúrgicos por outras causas.

Enquanto a dor ciática é facilmente identificada, radiculopatias em outras localizações pode produzir dor nos genitais, abdômen, tórax, pescoço e podem ser confundidas com outras causas de dor.

Outra causa de dor neuropática em idosos é o herpes zoster, que tem o risco aumentado proporcionalmente à idade do surgimento das lesões.

As polineuropatias produzem o típico padrão de dor em luva e bota. Inicialmente os pacientes se queixam de dor em queimação nos pés. Esta dor surge por comprometimento das pequenas fibras nervosas com pouco ou nenhuma mielina. Diabetes e HIV são uma das principais causas deste tipo de neuropatia. Entretanto, várias outra causas podem ser enumeradas e um grande número de pacientes não apresenta nenhuma doença detectável (forma idiopática).

Dor neuropática central tem sido descrita em várias lesões do sistema nervoso central, incluindo lesões vasculares, traumáticas, desmielinizantes, degenerativas, infecciosas e neoplásicas. Embora as descrições iniciais tenham focado os infartos talâmicos como principal causador de dor neuropática central, qualquer lesão nas vias espinotalâmicas que carregam os impulsos dolorosos pode causar dor neuropática central.

Lesões limitadas ao sistema cordão posterior-lemnisco medial não causam dor neuropática. As principais localizações de lesão que produzem dor neuropática central são a medula espinhal (cordão lateral), bulbo e núcleo ventral posterior do tálamo.

Na siringomielia, onde há lesão das vias espinotalãmicas que transmitem dor e cruzam a linha média pela comissura branca anterior da medula, a dor é desproporcional à disfunção motora.

A esclerose múltipla pode produzir neuralgia trigeminal se houver dismielinização do gânglio de Gasser.

O tratamento da dor neuropática é habitualmente difícil. Além de medicamentos, os pacientes com dor neuropática frequentemente necessitam de medidas neurocirúrgicas específicas, bloqueios anestésicos, infusão regional de simpaticolíticos, infusões intratecais de drogas, terapias fisiátricas, psicológicas e ocupacionais para que consigam conviver com a dor e ter recuperação funcional.

Felizmente há várias classes de medicamentos efetivamente provados em estudos randomizados, duplos cegos e controlados com placebo. Infelizmente, nenhuma droga é universalmente efetiva, portanto, as medicações devem ser tentadas sequencialmente até que a dor seja controlada com o mínimo de efeitos colaterais.

As drogas de primeira linha como os anticonvulsivantes e antidepressivos objetivam inibir os neurônios centrais e os nervos periféricos sensibilizados.

O tratamento da dor neuropática deverá ser estruturado sempre considerando os componentes biopsicossociais do indivíduo e os mecanismos que guiam a seleção farmacológica.

As drogas atualmente em uso são anticonvulsivantes, antidepressivos, opioides, agentes tópicos e antiarrítmicos. Além disso, gabaérgicos ( baclofeno), antagonistas de receptor NMDA, levodopa, bloqueios anestésicos, clonidina, corticoides e neurolépticos podem, dependendo do caso, ser utilizados.

Os medicamentos considerados de primeira linha são Gabapentina, Pregabalina, lidocaína (adesivo), opioides, tramadol e antidepressivos tricíclicos. Os de segunda linha são lamotrigina, carbamazepina, topiramato e de inibidores seletivos de recaptação de serotonina. Atualmente os antidepressivos de ação dual (atuam na recaptura de serotonina e noradrenalina) têm apresentado eficácia significativa no combate à dor neuropática, como a Duloxetina e a Venlafaxina.

Combinação de medicamentos é frequentemente necessária. Talvez a melhor classe de medicamentos para dor neuropática seja a dos antidepressivos tricíclicos. Embora a amitriptilina tenha sido a mais usada, seus efeitos colaterais tornam a desipramina, a clomipramina e a nortriptilina mais atraentes.

O efeito analgésico dos tricíclicos é independente de seu efeito antidepressivo e é geralmente obtido com doses mais baixas. Os tricíclicos têm vários mecanismos de ação, incluindo o bloqueio dos canais de sódio. O aumento da atividade noradrenérgica é importante, pois os bloqueadores seletivos da recaptação da serotonina são ineficazes para dor neuropática.

Vários anticonvulsivantes são efetivos para a dor neuropática, provavelmente por inibirem a hiperexcitabilidade neuronal. A carbamazepina é a droga de escolha para dores lancinantes como ocorre na neuralgia do trigêmeo. Fenitoína, ácido valproico, oxcarbazepina e clonazepam também podem ser efetivos para o tratamento das dores neuropáticas e novos anticonvulsivantes como a gabapentina, pregabalina, lamotrigina e topiramato são promissores.

Fisioterapia é parte integral do tratamento. Os objetivos deveriam ser maximizar a função e evitar o desuso para não ocorrer atrofia e contraturas.

Enfim, a busca pela droga mais adequada depende do seguimento, a longo prazo, dos pacientes e das respostas terapêuticas individualizadas, o que representa um desafio constante, porém estimulante para a pesquisa básica e clínica.
































André Rieu: And the waltz goes on (composed by Sir Anthony Hopkins)


Cachorro pressionando a cabeça na parede (Tudo sobre Cachorros)


Pressionar a cabeça contra a parede é um sinal de que algo não está bem com o cachorro. Vá ao veterinário IMEDIATAMENTE! Todos precisam saber disso, então por favor, leia o artigo e COMPARTILHE.

Quando um dono de cachorro ou gato vê esse comportamento, pode banalizar. Em um primeiro momento, sem conhecimento do significado desse comportamento, o dono pode achar que o cachorro está apenas brincando. Isso normalmente não é o caso, por isso é tão crítico reconhecer esse comportamento. Ok, mas o que esse comportamento significa? A resposta não é tão simples, mas pode indicar algumas doenças como:

- Tumores no crânio ou cérebro do animal;
- Toxinas entrando no sistema;
- Doença metabólica;
- Traumatismo craniano;
- Enfarte;
- Doença do Prosencéfalo (no cérebro).

Todas as doenças acima são muito graves e podem ser fatais, por isso o animal precisa ser levado ao veterinário com a máxima urgência. A maioria desses problemas afetam o sistema neurológico do cachorro. Dito isso, ao mesmo tempo que pressionar a cabeça pode parecer o sintoma mais óbvio, o proprietário deve estar atento também à outros sintomas:

- Andar em círculos;
- Andar ansiosamente e sem rumo;
- Sustos do nada;
- Reflexos irregulares;
- Deficiência visual.

Por favor, mantenha em mente todos esses sintomas e nunca tente diagnosticar seu cachorro sozinho, a não ser que você seja veterinário. Procure ajuda profissional.

Concluindo, não é o pressionar da cabeça que é perigoso, mas o que isso está indicando. O pressionar da cabeça é um sintoma de que algo está muito errado no seu cachorro.

Não banalize! Não espere acontecer para procurar na internet. Se o seu cachorro pressionar a própria cabeça contra a parede, CORRA PARA O VETERINÁRIO.































Receita de sucos que ajudam a regular a tireoide - Laércio Lutibergue (Cura pela Natureza)


Nervosismo, insônia e perda de peso são os sintomas mais comuns do hipertireoidismo.

Mas o que é isso?

É um aumento da atividade da glândula tireoide, responsável por regular a função de órgãos como coração, fígado, cérebro e rins.

A tireoide passa a produzir muito hormônio, afetando as glândulas pituitária, paratireoides e sexuais.

O problema é mais frequente nas mulheres do que nos homens, podendo atingir a fertilidade feminina ou prejudicar a gravidez.

Além dos sintomas citados, existe um sintoma físico bem aparente.

Normalmente quem sofre de hipertireoidismo fica com os olhos maiores e mais saltados do que o comum.

O oposto de hipertireoidismo é hipotireoidismo, que é simplesmente o funcionamento mais lento da tireoide, resultando em baixa ou nenhuma produção de hormônios.

Os principais sintomas do hipotireoidismo são: cansaço, depressão e aumento de peso.

Trouxemos dois sucos que vão ajudar a tratar a tireoide e normalizar o funcionamento dela.

O primeiro deles é mais indicado para o hipotireoide.

A receita contém quatro ingredientes especiais:

Alga desidratada - possui iodo, que regula a tireoide.

Acelga- contém iodo, necessário para quem tem hipotireoide.

Laranja - possui iodo, importante para tratar hipotireoide.

Pêssego - é remineralizante, rico em minerais, o que é muito importante para o bom funcionamento da tireoide.

O segundo deles é indicado para o hipertireoide.

Seus ingredientes são pera e repolho, alimentos que contêm substâncias inibidoras da produção de hormônios tireoidianos.

As receitas dos sucos reguladores da tireoide estão a seguir:

SUCO 1 (PARA HIPOTIREOIDE)

Ingredientes

1 folha de alga desidratada (é vendida em lojas de alimentos naturais ou em mercados de produtos orientais)

10 g de acelga

2 laranjas

1 pêssego

Modo de preparo

Hidrate a alga colocando-a dentro de um copo com um pouco de água. Retire a água e reserva a alga hidratada. Prepare o suco de laranja. Junte todos os ingredientes e bata-os no liquidificador. Coe e  tome três vezes por dia, entre as refeições.

SUCO 2 (PARA HIPERTIREOIDE)

Ingredientes

3 folhas de repolho

1 pera

200 ml de água

Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador. Coe e tome 3 vezes por dia.

Importante

As pessoas com doenças da tireoide precisam ser acompanhadas por um bom médico e tomar com seriedade os medicamentos prescritos pelo profissional.








































Você sabe do que são feitos os nuggets de frango? (Melhor com Saúde)

Certamente você conhece essa comida que pode ser adquirida em redes de fast food ou em versões congeladas para fritar em casa. Nos anúncios publicitários os mostram bem dourados e crocantes, parecendo uma verdadeira tentação, mas você sabe do que são feitos os nuggets de frango? Neste artigo você irá descobrir e então decidir se quer continuar comendo-os ou não.

Sua imagem deliciosa faz com que fiquemos com água na boca para comer mais de um. Acreditamos que se trata de um alimento mais saudável para nossos filhos, e se o médico recomendou evitar carnes vermelhas por causa do colesterol, pensamos que os nuggets são uma boa opção que não elevará nosso nível de triglicérides. Pensemos por um instante antes de escolher este item nas redes de fast food ou prepará-lo como uma alternativa rápida quando não sabemos o que fazer para o jantar ou o que levar de lanche para o trabalho ou escola.

Como são feitos os nuggets de frango?

O recheio com o qual são feitos os tão deliciosos nuggets de frango que costumamos comer como uma alternativa aos hambúrgueres parece uma espécie de iogurte de morango congelado, ou uma goma de mascar gigante. Na realidade, é uma pasta cor de rosa, consequência da trituração dos frangos inteiros separados mecanicamente. É isso que revela em seu blog Early Onset of the Night, o americano Michael Kindt.

Mas o assunto não termina aqui. A massa que resulta desta técnica está cheia de bactérias. Então, o que fazem para eliminá-las? Lavam-na com amônia. Solução simples e repugnante ao mesmo tempo. Mas claro, se o processo acabasse aí perceberíamos quando abríssemos um destes lanches. Por isso, o mecanismo usado para ocultar o sabor e o odor deste desinfetante químico, é o uso de cobre com aromatizantes e corantes artificiais (se pararmos para pensar, também há uma grande quantidade desses aditivos em outros alimentos que estamos acostumados a consumir diariamente).

O reconhecido chefe Jamie Olive foi o encarregado de conhecer o processo de elaboração dos tão famosos nuggets de frango no seu programa de televisão chamado Food Revolution, transmitido pelo canal ABC. Ele fez sua própria demonstração do processo de elaboração, com o objetivo de que os pais parem de dar este alimento a seus filhos. No entanto, ele não obteve o êxito esperado.

Mais tarde, o canal NatGeo retransmitiu em um programa a maneira através da qual os alimentos eram processados usando a técnica da "separação mecânica", onde se explica um pouco mais sobre a produção dos nuggets de frango.

Investigação do Huffington Post sobre a "comida falsa"

O título do artigo publicado por este jornal reconhecido a nível internacional é "Comida falsa. É isso que chamam de frango?". Nele, difiundiu-se a informação de que os nuggets não têm somente carne de ave (que é o único que deveria conter), mas também vísceras, ossos triturados, gorduras, veias, nervos, cartilagens e cerca de 30 aditivos. Menos de 50% da sua composição é de frango, a outra parte é formada por restos e misturas. "Quando pedimos fast food, temos consciência de que não se trata de um prato muito saudável, mas esperamos que ao mesmo se trate de comida. Frango é frango e a carne é carne não?" É assim que começa o artigo do Huffington Post.

Esse meio de comunicação realizou uma série de estudos sobre a "comida falsa". No caso dos conhecidos nuggets de frango, somente a metade é verdadeiramente carne desse animal (ainda que processada de forma não muito saudável), e o restante conta com três dezenas de ingredientes adicionados, entre eles o sulfato de alumínio.

O American Journal of Medicine comprou os nuggets oferecidos em duas cadeias de fast food (sem dizer quais eram, ainda que possamos deduzir). Eles tinham somente 50% de carne de frango e o resto era uma mistura de cartilagens, nervos, ossos triturados, veias e gordura.

Segundo o Dr. Richard D. deShazo, do Centro Médico da Universidade de Mississipi "as empresas escolheram usar uma mistura artificial que combina partes do frango em vez da carne com pouca gordura. Untam esta mistura com manteiga, fritam-na e continuam falando que se trata de frango. É um produto à base de frango, mas também contém muitas calorias, sal, açúcar e gorduras. Por isso, não é nem um pouco saudável".

O Dr. David Katz, da Universidade de Yale, disse que esta mistura pode causar muitos danos, ainda que não existam muitos resultados de estudos realizados. No entanto, foi confirmado que somente o fato de sabermos que se processam vasos sanguíneos, ossos triturados e nervos não faz com que as pessoas parem de consumi-lo, temos também que conhecer quais são os aditivos usados para dar ao alimento consistência e sabor de frango. Dessa forma, o problema principal dos nuggets de frango não são as partes do animal, mas sim os conservantes e aditivos químicos que são adicionados a ele.

Voltando ao estudo feito pelo Huffington Post, foi encontrado em um pedaço de frango frito, um antiespumante chamado dimetilpolissiloxano, presente nos anticongelantes dos carros. Ainda não foi declarado que esses aditivos sejam prejudiciais, mas também não afirmam que são benéficos. Outro fabricante deste prato de fast food adicionou glutamato monossódico, associado a dores de cabeça e suor excessivo. Em todos os casos, o produto tem uma boa quantidade de dextrose, um açúcar adicionado. Além disso, dez unidades contêm 900 mg de sódio antes de serem fritas, muito acima da dose diária recomendada.








Diário de vida: A minha homenagem a Leonard Nimoy, o inesquecível Dr. Spock


O ator Leonard Nimoy acabou de nos deixar. O seu personagem mais marcante foi, sem dúvida, o Dr. Spock, o médico vulcano de orelhas pontudas que fazia parte da tripulação da nave Enterprise da série Jornada nas Estrelas (Star Trek) que eu adorava assistir quando era criança. Há alguns anos adquiri a série completa da série televisiva e alguns longa metragens para o cinema, sendo que o meu preferido é o número 4, quando a tripulação desce à terra para salvar as baleias. 

Quando era criança, adorava brincar de exploração para outros planetas com as minhas amigas Nadia e Dirce. Eu era o capitão Kirk, a Nadia o Spock e a Dirce o Dr. McCoy (será por isso que ela se tornou enfermeira?).


Episódio da 3ª temporada - O cérebro de Spock


Spock - Vida longa e próspera











sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Dicas para acabar com o mau cheiro das axilas (Melhor com Saúde)

A primeira coisa que se deve saber sobre o mau cheiro nas axilas é que ele não se origina precisamente de uma má higiene, pois em muitas ocasiões o problema está relacionado com fatores glandulares ou hormonais.

Esse mau cheiro costuma ser incômodo e desagradável, tanto para quem o possui quanto para as pessoas ao redor.

Mas, o mais importante é que esse mau cheiro pode ser tratado naturalmente, com alternativas que se aplicadas diariamente podem pouco a pouco minimizar a sudoração, ou, ainda, deixando de fazer algumas coisas que podem causar o mau cheiro.

Para isso, hoje trazemos um artigo com várias recomendações gerais para evitar essa situação tão incômoda. Confira.

Lave muito bem as axilas

Não é à toa que essa é a primeira dica, afinal, ela é a mais importante. Mesmo que o caso de muitas pessoas não seja esse, ou seja, que se lavem bem, ainda assim, utilizar o sabonete e higienizar muito bem a região é o primeiro passo.

Alguns sabonetes têm um ar oma muito acentuado e ao invés de proporcionarem um bom cheiro, fazem com que você produza suor mais rápido e que o cheiro piore, logo, a dica é que se utilize um sabonete neutro.

Tenha certeza de que não sobraram resíduos

Por isso é importante lavar muito bem as axilas, para que não sobrem resíduos de desodorante do dia anterior, ou de sabonete, o que pode fazer com que fungos e bactérias se proliferem. É possível preparar um remédio para garantir que as axilas fiquem limpas e sem cheiro após o banho. Anote:

Misture vinagre com álcool e após o banho, usando um pano, passe em toda a região. Para dar um efeito melhor, use a receita à noite também.

Use bicarbonato

O bicarbonato é geralmente utilizado para combater cheiros ruins. Por isso, lave muito bem as axilas e se ainda apresentarem um cheiro ruim aplique um pouco de pó de bicarbonato com um algodão.

O melhor é que, caso o produto não irrite ou incomode é possível usá-lo durante todo o dia. Outra dica eficiente é misturar uma colher de sopa de bicarbonato com o suco de um limão e aplicar depois do banho, o efeito será muito eficaz.

Se for caso de suor excessivo

Diversas situações podem causar o mau cheiro e o suor excessivo é uma delas. Prepare uma infusão com folhas de tomilho ou alecrim e aplique nas axilas, isso ajudará a controlar a hiperidrose - sudoração crônica - que geralmente causa esse problema e afeta as relações pessoais e as atividades diárias.

A babosa também pode controlar a sudoração excessiva, para isso basta aplicar um pouco do gel de babosa na região, de preferência à noite para que obtenha um efeito melhor. Outra alternativa é o tomate, que também ajuda a diminuir o excesso de suor. Para isso, aplique o suco de um tomate (liquidificado) nas axilas e deixe atuar por alguns minutos.

Na hora de escolher a roupa

Essa é uma informação que muitas pessoas desconhecem, mas existem alguns tecidos ou cores que podem fazer com que suemos mais, o que termina em mau cheiro.

Por exemplo, pessoas que já tem antecedentes devem evitar roupas muito apertadas, pois elas impedem que a pele respire de forma adequada. Também devem evitar roupas de tecidos sintéticos, logo, é melhor optar por aquelas feitas de tecidos naturais.

Ainda, as cores também são um fator importante, por exemplo, o preto, apesar de emagrecer mais, também faz com que suemos além do normal.

Alimentar-se bem

Mesmo que normalmente esse fator não seja considerado, a alimentação também tem muito a ver com o mau cheiro nas axilas. Por exemplo, comer frequentemente cebola, alho, café e consumir bebidas alcoólicas fará com que o cheiro do suor se torne muito mais forte. Entretanto, ao optar por frutas e verduras será possível amenizar isso.

O mesmo serve para o cigarro, já que ele destrói a pele e impulsiona o organismo a produzir um suor com cheiro mais desagradável.

Depile as axilas

Além de ser esteticamente desagradável, manter pelos nas axilas é uma das grandes causas de mau cheiro, já que essa condição permite a proliferação de fungos e bactérias, que como já mencionamos, é a principal causa do problema.

Use um anti-transpirante ao invés de um desodorante

Os desodorantes só servem para encobrir o mau cheiro impregnado na pele, eles não combatem realmente a sudoração excessiva. Em contrapartida, o anti-transpirante controla o excesso de suor e o mau cheiro. Ainda que o melhor seria revezar em seu uso, uma vez que o anti-transpirante usado constantemente pode trazer problemas de saúde.

Vitamina D - Dr. Amilton Macedo, dermatologista (Programa Você Bonita)


Alimentos que ajudam a dormir - Dr. Roberto Navarro, nutrólogo (Programa Você Bonita)


Dieta anti-inflamatória - Dr. Roberto Navarro (Programa Você Bonita)


Quando o cortisol engorda - Dr. Roberto Navarro, nutrólogo (Programa Você Bonita)


Ácido Úrico - Dr. Roberto Navarro, nutrólogo (Programa Você Bonita)


Pedra na vesícula - Dr. Roberto Navarro, nutrólogo (Programa Você Bonita)


Hora de ativar o metabolismo - Dr. Roberto Navarro, nutrólogo (Programa Você Bonita)


Avaliação metabólica - Dr. Roberto Navarro, nutrólogo (Programa Você Bonita)


Nutrograma - Dr. Roberto Navarro, nutrólogo (Programa Você Bonita)


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

3 Sucos que melhoram a circulação nas pernas (Melhor com Saúde)


É grande a quantidade de pessoas que sofre com problemas de circulação nas pernas, e as mulheres costumam ser maioria absoluta entre os afetados. É muito comum sentir as pernas inchadas ou sofrer com as varizes, que são sintomas da insuficiência venosa crônica dos membros inferiores.

Felizmente, estes sintomas podem ser atenuados com alguns sucos totalmente naturais e nutritivos, que são capazes de melhorar a circulação sanguínea na região por possuírem diversas propriedades benéficas para a saúde.

Vamos ensinar três receitas específicas que, além de deliciosas, certamente contribuirão muito para o aumento da qualidade de vida de quem sofre com estes problemas circulatórios na região das pernas.

1. Suco de cenoura, abacaxi, aipo e salsinha

Ingredientes:

- 1 cenoura
-1 fatia de abacaxi
- 1 copo de água
- 2 caules de aipo
- salsinha a gosto

A receita é muito fácil de fazer, e oferece um suco nutritivo, protetor e com propriedades desintoxicantes. Ele possui os elementos básicos para ajudar o organismo no processo de eliminação de toxinas, além de fortalecer as veias e facilitar a circulação sanguínea.

Não se esqueça especialmente de incluir a salsinha, já que este condimento natural atua como um purificador do sangue e possui propriedades anti-inflamatórias que podem fazer maravilhas pela circulação nas nossas pernas.

Para prepará-lo, o primeiro passo é lavar bem todos os alimentos. Depois, coloque-os no liquidificador junto com um copo de água e bata bem até misturar tudo e alcançar uma textura homogênea.

É importante que a salsinha seja bem triturada para que quase não possamos notá-la, já que seu sabor é bem intenso. Teremos então um suco energético, refrescante e saboroso, do qual você certamente irá gostar bastante.

2. Suco de abacaxi, melancia, cereja e gengibre

Ingredientes: 

- 2 fatias de abacaxi
- 1 fatia de melancia
- 1 copo de água
- 10 cerejas
- 1 colher de gengibre fresco ralado

Este suco natural é tanto delicioso quanto saudável, pois possui elementos que irão combater a inflamação, hidratar o organismo e favorecer a circulação das pernas. Além disso, o gengibre e as cerejas têm a capacidade de reduzir a dor. Se puder, coma um punhado de cerejas diariamente e verá como o peso e as dores nos membros inferiores diminuirão como mágica.

Para preparar o suco, corte as fatias de abacaxi e melancia, acrescente as cerejas sem os cabinhos e coloque tudo no liquidificador. Bata um pouco e acrescente o gengibre ralado por último, esperando até que a mistura adquira  uma textura homogênea.

Já está pronto o seu suco saboroso e refrescante. Agora é só beber e aproveitar os benefícios para a circulação dos membros inferiores.

3. Suco natural de laranja e amora

Ingredientes

- 1 laranja
- 1 copo de água
- 10 amoras pretas
- 1 colher de gengibre fresco ralado

A laranja é rica em vitamina C e antioxidantes, muito importantes para fortalecer o sistema imunológico, combater os radicais livres e contribuir para a nossa saúde. Também não podemos subestimar os benefícios que as amoras pretas nos oferecem, já que elas também são ricas em nutrientes.

As amoras são ricas em antocianinas e proantocianidinas, pigmentos de cor escura que nos permitem fortalecer as paredes e aumentar o tônus muscular de nossas veias. Além disso, usaremos novamente o gengibre, que permite atenuar a dor e reduzir a inflamação devido às suas conhecidas propriedades anti-inflamatórias.

Fazer o suco é super fácil. Jogue o suco de uma laranja em um liquidificador junto com o gengibre e um copo de água. Adicione as amoras e bata até obter uma textura homogênea e fácil de beber.

É um suco que, além de ser delicioso, certamente fará maravilhas pela circulação das suas pernas.

Recomendações adicionais

Para concluir, se você estiver sofrendo com dores, varizes e peso exagerado nas pernas, recomendamos beber dois destes sucos por dia para notar uma melhora significativa. São refrescantes e fáceis de fazer, e também fornecem muita energia, por isso são uma ótima opção para quando chegamos em casa cansados ao final do dia.

Após beber os sucos frescos, sugerimos também um banho relaxante, deixando cair bastante água diretamente sobre as panturrilhas. Além de relaxar, a pressão da água também irá contribuir para a melhora da circulação das pernas.














Amigo gringo: Como pedir café em Nova York



Amigo gringo: Como lavar roupas em Nova York




7 receitas com bicarbonato de sódio para alcalinizar o seu corpo (Melhor com Saúde)


Se analisarmos cuidadosamente, a maioria dos alimentos aos que temos fácil acesso e que conseguem conquistar o nosso paladar, tem um efeito acidificante em nosso corpo e, embora o ignoremos no início, podem desenvolver alguma doença. Os refrigerantes, a farinha refinada, os doces, o pão, a carne vermelha, os embutidos, entre outros, são deliciosos e por isso poucas vezes conseguimos resistir. Entretanto, o seu consumo excessivo pode gerar acidez em nosso corpo e assim provocar sérios problemas de saúde.

Por que é importante alcalinizar o nosso corpo?

Para explicar a importância de alcalinizar o nosso corpo, devemos levar em conta a escala de pH, que mede o nível de acidez ou alcalinidade de 0 a 14, onde 0 é o extremo de acidez e 14 é o extremo de alcalinidade. Para que o nosso organismo trabalhe corretamente, o ideal é manter um pH entre 7,35 e 7,45, quer dizer, um pH equilibrado.

Os maus hábitos alimentares e o estilo de vida que muitas pessoas levam hoje em dia faz com que o pH se desequilibre, se tornando mais ácido. Como resultado disso o corpo pode deixar de eliminar as toxinas e de absorver corretamente os nutrientes. Por essa razão, é importante tomar medidas e procurar uma maneira de alcalinizar o nosso corpo até conseguir equilibrar o pH.

Bicarbonato de sódio para alcalinizar o seu corpo

Receita para aliviar os problemas dos ácidos digestivos

Para aliviar os incômodos problemas de acidez estomacal e promover uma boa saúde digestiva, dilua 1/4 colher de café de bicarbonato de sódio em um copo de água e beba depois de cada refeição.

Receita para alcalinizar o sangue

Para alcalinizar o sangue faça a mesma fórmula da receita anterior, mas ao invés de beber depois de cada refeição, tome uma vez pela manhã e outra à noite antes de dormir.

Receita de vinagre de maçã e bicarbonato de sódio

O pH desta fórmula é aproximadamente de 7 e é recomendada para obter mais energia. Para fazê-la misture duas colheres de vinagre de maçã com 1/4 colher de café de bicarbonato de sódio e beba duas ou três vezes ao dia com o estômago vazio.

Receita de bicarbonato de sódio e limão

Esta receita simples é uma das melhores formas de alcalinizar o corpo rapidamente e evitar os problemas de acidez. Para isso você deve diluir o suco de um limão em água e finalmente acrescentar 1/4 de colher de café de bicarbonato de sódio. Você deverá beber a preparação assim que começar a borbulhar e, geralmente, depois de uma refeição pesada, mas também se pode consumir duas vezes por dia.

Receita de bicarbonato de sódio e laranja lima

Preparar igual à receita anterior, mas ao invés de limão utilizaremos a laranja lima. Esta receita é igual a que explicamos acima e serve para equilibrar o sódio e o potássio. É ideal para aquelas pessoas que sofrem de retenção de líquidos por causa do sódio.

Receita para as pessoas com problemas de sódio

O acúmulo de sódio no organismo pode causar muitos problemas de saúde se não tomarmos as devidas precauções a tempo. Esta receita simples é ideal para problemas de retenção de sódio e deve ser consumida com o estômago vazio para evitar problemas com a diarreia. Você deve simplesmente misturar 1/8 de colher de café de bicarbonato de sódio, 1/16 de colher de café de bicarbonato de potássio e 1/4 de colher de café de ácido cítrico. Diluir essa mistura em 1/2 copo de água e  tomar duas vezes ao dia.

Receita para alcalinizar e normalizar muitos parâmetros biológicos

Esta receita simples para alcalinizar o corpo permite conseguir um pouco de equilíbrio de sódio/potássio. Além disso, também é ideal para normalizar muitos parâmetros biológicos que nos ajudam a manter um bom funcionamento do organismo. Para isso, misturar o suco de limão com um 50/50 de bicarbonato de sódio e bicarbonato de potássio. Consumir duas vezes ao dia com o estômago vazio.

Importante!

- Para obter melhores resultados com estas receitas alcalinizantes, é importante completá-las bebendo mais água enquanto come. A água contribui com a correta alcalinização dos alimentos e evita a acidez.

- Procure comer só um tipo de categoria de alimentos por refeição, e somente outro tipo de alimento de outra categoria para completá-lo.

- Procure que a última refeição do dia seja leve, e tente consumi-la pelo menos 2 horas antes de dormir.





Alimentos que aumentam a imunidade - Natalia Dourado, nutricionista (Programa Você Bonita)


Alimentos e memória - Dr. Roberto Navarro, nutrólogo (Programa Você Bonita)


Combata a retenção de líquidos com alimentos saudáveis - Dr. Roberto Navarro, nutrólogo (Programa Você Bonita)


Alimentos e memória - Dr. Roberto Navarro. nutrólogo


Plano verde para emagrecer com saúde em 15 dias (Melhor com Saúde)

Você quer perder peso de maneira saudável, sem fazer grandes sacrifícios e sem passar fome, enquanto nutre seu organismo? Através de um plano verde que escolhe os alimentos certos, será possível emagrecer em 15 dias, reduzindo a gordura acumulada e perdendo medidas, além de obter uma sensação de leveza e vitalidade.

Além disso, emagrecer de forma saudável ajuda a mudar seus hábitos, descobrir novos alimentos e combinações e se acostumar com eles, além de evitar os exageros nas refeições. Este plano ajudará a perder peso em 15 dias, aproveitando todos os benefícios que os alimentos verdes têm a oferecer.

Por que um plano verde?

Os alimentos da cor verde são importantes para desintoxicar o organismo, eliminando toxinas e metabolizando as gorduras de maneira eficiente. Além disso, os vegetais verdes são ricos em ácido fólico, magnésio e clorofila, importantíssimos, pois oferecem diversos benefícios para a saúde.

- Melhoram o funcionamento do fígado e do processo digestivo

- Previnem a prisão de ventre

- Reduzem o risco de doenças cardiovasculares

- Limpam o organismo de resíduos e toxinas indesejáveis

- Contribuem para a saúde do feto durante a gravidez

- Fortalecem os ossos, músculos e dentes

- Contribuem para a saúde da visão

Além disso, alguns destes alimentos têm a propriedade de promover a queima de mais calorias do que eles contêm, por isso devem ser incluídos em todas as refeições.

Por que 15 dias?

Este é o período de tempo que nosso organismo precisa para que possamos notar diferenças significativas. Nos primeiros dias podemos notar alguns efeitos colaterais, como dores de cabeça, prisão de ventre ou fraqueza, devido à nossa necessidade do nosso corpo de se desintoxicar. No entanto, ao final da primeira semana já começamos a sentir os benefícios e a nos sentir mais leves e muito mais energizados.

É importante ressaltar que em 15 dias, não iremos perder muito peso, já que o objetivo do plano é emagrecer de forma mais lenta e contínua, mas garantimos que o peso perdido não será recuperado, quando terminarmos o plano se mantivermos a alimentação e hábitos que gostarmos. Dessa maneira, iremos mudar nossos hábitos gradativamente.

Café da manhã verde

A primeira refeição do dia é fundamental e não deve ser esquecida. O ideal é não pular nenhuma refeição, para manter nosso metabolismo sempre acelerado.

Todas as manhãs, iremos preparar um suco verde desintoxicante. Apesar de algumas pessoas terem preconceito com a cor do suco, ele é muito saboroso e carregado de vitaminas e minerais importantes para o organismo.

Se ficar com fome, pode aumentar a quantidade de suco ingerida cada manhã.

Ingredientes:

- 1/2 abacate maduro
- 1/2 kiwi
- 1/2 banana madura
- Aipo
- Espinafre
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- Água ou suco natural sem açúcar

Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem, até obter uma textura homogênea. No meio da manhã, quando sentirmos forme, podemos tomar um chá verde, comer uma fruta ou um pequeno punhado de frutas secas.

Almoço verde

Devemos começar o almoço verde com um belo prato de salada, que contenha vários tipos de folhas verdes como alface, endívia, escarola, rúcula e agrião, além de vegetais como cenoura, tomate, pepino, pimentão e sementes de girassol ou de abóbora.

Para o prato principal, devemos escolher proteínas magras e carboidratos complexos, como carne de frango, peixe, ovos, legumes, arroz integral e quinoa.

O ideal é evitar a sobremesa, mas se precisarmos de algo doce podemos comer uma pera ou uma maçã.

Jantar verde

À noite, iremos preparar um creme verde como entrada, composto por vegetais como espinafre, acelga, abobrinha, pimentão verde, alho poró, salsinha, aipo, ervilhas e alcachofra. Podemos adicionar vegetais de outras cores e dois copos de aveia, que fornecerão cremosidade e consistência ao creme.

Como acompanhamento, vamos escolher uma proteína magra, como filé de frango, peixe ou ovos.

Outras recomendações

Não podemos nos esquecer de outras recomendações básicas que devem fazer parte de qualquer dieta saudável.

- Beber entre 2 e 3 litros de água por dia entre as refeições

- Comer lentamente e mastigar bem os alimentos.

- Não jantar muito tarde, nem exagerar na quantidade se estiver perto da hora de dormir

- Praticar uma atividade física de sua preferência pelo menos três vezes por semana

Seguindo este cardápio e estas dicas extras por 15 dias, certamente iremos nos sentir mais leves, além de notar diferenças sutis no peso e na forma em que as roupas vestem.

Os alimentos verdes ajudarão a desintoxicar o organismo, prevenindo também a retenção de líquidos e o inchaço, ao mesmo tempo em que oferecem inúmeros nutrientes importantes para a saúde.