terça-feira, 31 de março de 2015

Felicità? Si raggiunge praticando regolarmente attività fisica - Valeria Paglionico (Fanpage.it - donna)


Allenarsi regolarmente permette di tenersi perfettamente in salute e in forma e soprattutto riesce ad avere notevoli effetti benefici sulla nostra interiorità. Vi è mai capitato di sentirvi stanche ma felici ed adrenaliniche al termine di una corsa o di una lezione di aerobica? Non si tratterebbe solo di provare soddisfazione per i risultati fisici raggiunti con impegno, sudore e fatica, ma di un vero e proprio cambiamento del nostro umore.

Quando si pratica attività fisica, infatti, il nostro corpo produce serotonina, un neurotrasmettitore comunemente conosciuto como l'ormone della felicità, che viene stimolato nel momento in cui viviamo un'esperienza gioiosa, compresi i rapporti sessuali soddisfacenti. I principali benefici per chi pratica attività sportiva sono quindi interiori prima ancora che estetici. Mantenersi in forma praticando attività non rende più felici solo per merito della produzione delle endorfine, ma perché spinge anche a migliorare il corpo, contribuendo dunque a sentirsi a proprio agio e a piacersi di più.

Certo, le diete impongono delle restrizioni dal punto di vista alimentare almeno per i primi tempi, ma con un'attività fisica regolare si aumenta il metabolismo basale, cioè il dispendio energetico necessario a mantenere attive le funzioni vitali, e dunque si riescono a bruciare le calorie più rapidamente. Ogni tanto ci si potrebbe concedere qualche piccola eccezione alla regola in fatto di alimentazione e non appena si vedranno i primi risultati materiali, la felicità sarà incommensurabile. Infine, l'esercizio fisico permette di prevenire numerose patologie, come quelle di natura cardiovascolare, l'obesità e il diabete e, si sa, quando c'è la salute, c'è tutto.

Alimentos para reativar sua glândula pineal: Nutrição para o olho da mente - Ton Müller (Verdade Mundial)


O olho da mente, cientificamente conhecido como a glândula pineal, é considerado a porta de entrada para os níveis mais elevados de consciência. No caso de você não estar ciente a glândula pineal é uma glândula endócrina em forma de uma pequena pinha no cérebro que produz e secreta o hormônio melatonina. Acredita-se também que a glândula pineal seja responsável pela liberação de Dimetiltriptamina (DMT), a glândula pineal é o "princípio da sede da alma", segundo Descartes. Como você pode ver esta glândula tem muitas funções tanto física como metafisicamente, assim mantê-la funcionando em todo o seu potencial deve ser uma prioridade de todos os que procuram uma mente saudável.

À medida que envelhecemos a glândula pineal começa a se calcificar e tornar-se lenta, esta taxa varia consideravelmente por pessoa e estilo de vida, mas o consumo de quantidades excessivas de flúor é considerado um fato de risco, isto se deve em parte porque o fluoreto se acumula em quantidades extremamente altas na glândula pineal causando sua calcificação mais rapidamente. O flúor também pode diminuir a produção de melatonina, duas coisas que certamente não queremos que aconteça. A pesquisa mostrou que esta calcificação da glândula pineal tem uma forte correlação no desenvolvimento da doença de Alzheimer (Mercola 2011). Uma dieta pobre carregada de conservantes, açúcar branco, refrigerantes, GMO, produtos químicos e pesticidas é um importante fator de risco para a calcificação e seu envelhecimento precoce também. O que podemos fazer para combater o processo de envelhecimento e calcificação da glândula pineal? Devemos comer um dieta livre de conservante/química, que seja rica em gorduras saudáveis, deve ser um acéfalo (trocadilho intencional), mas o que mais podemos fazer?

Cortar o uso do flúor

Enquanto você não cortá-los completamente pode reduzir drasticamente os níveis que consome. Para fazer isso deve filtrar adequadamente a água da torneira antes de beber uma vez que muitas comunidades têm abastecimento de água em que é adicionado flúor. Para conseguir isso você precisa usar um filtro que retire o flúor (cuidado com o filtro por osmose reversa que também retira todos os minerais da água "matando-os") ou comprando água engarrafada que indica a não adição de flúor de água de nascentes. Você também pode mudar para um creme dental sem flúor. Muitos tipos de pastas dentais naturais podem ajudar na prevenção da cárie dentária, além de não intoxicá-lo com flúor.

Tome vinagre de maçã

Vinagre de maçã é rico em ácido málico tornando-se um grande tônico para desintoxicar o corpo todo incluindo a glândula pineal. O vinagre de maçã  tem uma longa lista de benefícios e pode ajudar a tornar o corpo mais alcalino (isso é uma coisa muito boa). Tente tomar uma colher de sopa 3 vezes ao dia ou experimente adicioná-lo no suco de limão com mel. Sente-se, saboreie e colha os benefícios.

Coma alimentos ricos em iodo

Coma alimentos ricos em iodo como algas marinhas. Outros alimentos como cramberry, feijão verde, couve, brócolis, folhas verdes escuras, banana, camarão e lagosta também são ricos em iodo. Esta é uma lista muito curta, incompleta, você pode ajustá-la para atender às suas necessidades e estilo de vida, não só a função de apoio do iodo para a tireoide, mas também é importante para a glândula pineal. O iodo ajuda a remover o flúor do corpo que como discutido acima é muito tóxico. O iodo pode ser prejudicial em níveis super altos por isso se você optar por usar em forma de suplemento considere o uso de uma forma solúvel em água como lugol, para evitar o risco de excesso ao consumi-lo.

Coma cacau cru

Cacau cru orgânico é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres e mantém o nosso cérebro saudável. Isso também pode ajudar a estimular o olho da mente (pineal), ajudando a desintoxicá-la, além disso quem não gosta de chocolate?

Coma óleo de coco

O óleo de coco (extra virgem prensado a frio) nutre todo o corpo até mesmo a pele e o cabelo, mas a sua maior vantagem é que ele nutre o cérebro e desintoxica a glândula pineal. O óleo de coco é rico em triglicérides de cadeia média que são convertidos em cetonas no fígado. Foi comprovado que as cetonas restauram os neurônios e a função dos nervos no cérebro (Mercola 2013). Esta é uma grande notícia para reverter os danos no cérebro e pode até mesmo fornecer um avanço na pesquisa da doença de Alzheimer.

Experimente estas ervas

Gotu Kola nutre todo o cérebro e a glândula pineal. Brotos de alfafa e de salsa ajudam a energizar a glândula pineal. Todas essas ervas (e muitas outras) ajudam a estimular e desintoxicar a glândula pineal. Tente adicionar o broto de salsa e de alfafa generosamente quando cozinhar para um impulso extra do cérebro!

Pare de usar óculos de sol

Será que isso chamou a  sua atenção? Bem, deixe-me explicar: a luz refletida pela retina estimula a glândula pineal. Nossos olhos precisam ser expostos à luz solar indireta diariamente (a qualquer uma célula ganglionar fotossensível). Se você for usar óculos de sol certifique-se de tirá-los pelo menos por um curto intervalo de tempo diariamente, isso também nos fornece vitamina D que é muito importante para a saúde e equilibra o cérebro ajudando a combater a depressão.

Claro que existem várias outras maneiras maravilhosas para promover a saúde dos olhos da mente. Como foi dito, isso não é de forma alguma uma lista completa. É sempre bom verificar com um médico fitoterapeuta, especialmente se você tiver algum problema de saúde, se for tomar suplementos. Agora vá em frente nutrir o olho da sua mente!


Namoro ontem, hoje e amanhã - Dr. Flávio Gikovate


O que e quanto suportar? - Dr. Flávio Gikovate


O que é "ser bom de cama"? - Dr. Flávio Gikovate


Tratamento para fortalecer os tendões e ligamentos do joelho (Melhor com Saúde)


Os tendões e ligamentos são estruturas chave em nosso corpo, essenciais, por exemplo, para uma correta mobilidade dos joelhos. São eles que conectam os músculos com os ossos e facilitam o funcionamento correto das articulações.

Se você tem desgaste nos joelhos e sofre com a dor, então este artigo será muito interessante. Você deve saber que os tendões e ligamentos precisam de uma nutrição adequada para obter as vitaminas e minerais necessários para se manterem fortes. Para melhorar a sua qualidade de vida a aliviar seu sofrimento, descubra aqui algumas informações conosco.

1. Remédio rico em colágeno para fortalecer tendões e ligamentos

Começaremos oferecendo um maravilhoso conselho: a gelatina sem sabor ou neutra nunca pode faltar na sua casa. Por que motivo? Porque a gelatina é um recurso excelente para nutrir os tendões e ligamentos, além de fortalecer as unhas, cabelo e pele. Esse tipo de gelatina é mais saudável, já que dispõe de um maior índice da chamada "proteína colágena".

Fortalecendo os tendões e ligamentos do joelho, seu cabelo ganhará brilho e ficará mais hidratado e suas unhas ficarão mais fortes. Não duvide, vale a pena experimentar a receita que ensinaremos a seguir.

Ingredientes

- 1 banana madura
- suco de uma laranja
- 2 colheres de gelatina (40 g)
- 2 colheres de mel (40 g)

Modo de preparo

Começaremos obtendo o suco de uma laranja. Em seguida, descascamos a banana e trituramos. O ideal é escolher uma banana que esteja perfeitamente madura, já que este é o momento no qual ela nos aporta mais nutrientes. É ideal para fortalecer nossos tendões e ligamentos. Além disso, você já sabe que a banana é um alimento natural muito energético, rico em proteínas e carboidratos perfeitos para revitalizar nosso corpo. Se a ela acrescentarmos a vitamina C da laranja, conseguiremos um "cocktail medicinal" que vale a pena tomar pelo menos duas vezes por semana. Faça uma papa suave com a banana e adicione também as duas colheres de mel. Depois disso, começaremos a preparar a gelatina sem sabor. Iremos dissolvê-la primeiro com água e depois esquentaremos em banho-maria para ir ganhando consistência. Enquanto isso, esquentaremos também o suco de laranja, para depois acrescentá-lo à gelatina pouco a pouco, para evitar a formação de grumos.

Agora iremos escolher um molde adequado. Em primeiro lugar, adicionaremos a mistura anterior de gelatina e laranja, para depois levá-la à geladeira. Basta esperar entre 15 e 20 minutos. Quando estiver pronta, retire o molde, coloque a gelatina em um prato e deixe cair por cima e dos lados nossa pasta à base de banana e mel. É delicioso!

2. Remédio com aveia, abacaxi e canela

Ingredientes

- 1 copo de aveia de cozimento rápido
- 250 ml de água
- 1 copo de suco de abacaxi
- 1 copo de suco de laranja
- 2 colheres de mel (40 g)
- 1 colher de canela em pó (cerca de 7 g)
- 40 g de amêndoas trituradas

Modo de preparo

Esta batida é rica em magnésio, silício, vitamina C e bromelina. O abacaxi é quem nos aporta este último componente, ideal para combater a clássica inflamação que costuma ocorrer com os problemas nos joelhos. Para que o remédio faça efeito, é necessário tomá-lo todas as manhãs, na primeira refeição. É fácil de preparar e com ele poderemos combater a dor e a inflamação e nutrir os tendões e ligamentos do joelho.

Começaremos fervendo a água para depois adicionar a aveia de cozimento rápido. Removeremos com cuidado e deixaremos que cozinhe. Em seguida, colocaremos no liquidificador o suco de abacaxi natural,  o suco de laranja, o mel, a canela, as amêndoas trituradas e a aveia que cozinhamos.

Obtenha uma batida homogênea. Se adicionar um ou dois cubos de gelo, ficará ainda mais delicioso. Que tal experimentar esta receita hoje mesmo?

3. Remédio com urtiga e limão

Ingredientes

- 80 g de urtiga
- suco de 1 limão
- 1 litro de água

Modo de preparo

É muito fácil de preparar. Este remédio à base de urtiga deve ser tomado 3 vezes por semana. Para fazê-lo, iremos preparar um litro de infusão para ir bebendo ao longo do dia. Esta planta medicinal é rica em silício e magnésio e dispõe também de potássio e clorofila, elementos perfeitos para fortalecer os tendões e ligamentos de nosso corpo. Como resistir?

Começaremos colocando para ferver um litro de água. Em seguida, adicione os 80 g de urtiga, podem ser frescas ou também secas, não importa. Permita que a água chegue à ebulição para depois deixar em repouso por uns 15 minutos.

O que faremos agora é coar toda a infusão e depois colocá-la em uma garrafa de vidro. Deixe-a tampada e repousando por mais uma hora. Passado este  tempo, já podemos beber o primeiro copo à temperatura ambiente. Não é necessário voltar a esquentar. Adicione algumas gotas de limão e duas colheres de mel. O sabor é um pouco forte, mas com este adoçante natural será muito agradável e saudável. Lembre-se de tomar este chá de urtiga e limão três vezes por semana e você verá como a saúde dos seus joelhos irá melhorar gradativamente.













Comer bem previne doenças e melhora a sua visão (Lotten Eyes Clínica Oftalmológica)


Ter uma alimentação saudável pode ajudar (e muito) as suas vistas.

Cenouras e demais alimentos de cor laranja, por exemplo, possuem vitamina A, que contribui para a retina e outras partes dos olhos funcionem bem.

Verduras de cor escura, como couve e brócolis, são antioxidantes que protegem os olhos. Os ovos também podem ser grandes aliados, pois a sua gema contém zinco, que reduz o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Frutas vermelhas e cítricas são ricas em vitamina C, que previne doenças oculares e a progressão de doenças já instaladas, como o glaucoma.

Ricos em ômega 3 e 6, peixes como o salmão, atum e truta possuem ácido graxo e várias vitaminas, que atuam na prevenção da Síndrome do Olho Seco.

Invista nesses alimentos e viva melhor!

Antizanzare, disinfettante e colla naturale: ecco i 5 usi alternativi dell'aglio - Valeria Paglionico (Fanpage.it - donna)


L'aglio è un alimento che tutti abbiamo in casa e che solitamente viene utilizzato per cucinare. In realtà ha moltissime altre proprietà. Scopriamo quali sono tutti gli usi "alternativi" di questo prodotto.

L'aglio è uno degli ingredienti più utilizzati per cucinare. Tutti lo abbiamo in casa, ma in pochi sanno che può essere utilizzato anche in altri modi e non solo in cucina. Fin dall'antichità, infatti, l'aglio è sempre stato famoso per le sue qualità mediche e curative e per molto altro.Può essere utilizzato in giardino, come disinfettante o come antizanzare. Scopriamo tutti i modi in cui possiamo usare l'aglio in modo del tutto alternativo.

Antizanzare e antipulci - L'aglio è un ottimo repellente naturale. Il suo odore infastidisce gli insetti e li fa allontanare. È per questo che può essere un ottimo antizanzare. Basterà metterne qualche spicchio nei pressi della finestra o in giardino e il gioco sarà fatto. L'aglio può essere usato anche come antipulci per cani e gatti. Strofinandone uno spicchio sul loro pelo, i parassiti e gli insetti dannosi per la loro salute si allontaneranno naturalmente.

Colla naturale - Volete realizzare una colla "fatta in casa"? Al posto di comprare quelle in commercio, dannose per l'ambiente e per la salute, si potrà utilizzare l'aglio per creare una colla naturale. Basterà prenderne qualche spicchio e schiacciarlo, così da ricavarne il suo succo. Quest'ultimo incollerà qualsiasi carta e cartoncino.

Repellente per orto - L'aglio può essere utilizzato anche nell'orto per proteggere gli ortaggi da malattie e parassiti. Bisognerà piantare un bulbo d'aglio tra una pianta e l'altra, mentre, se si hanno degli alberi da frutto, l'aglio dovrá essere piantato intorno al tronco.

Decotto - Con l'aglio si può preparare anche un decotto contro i parassiti. Si dovranno utilizzare 5 spicchi d'aglio e 500 mililitri d'acqua da portare ad ebollizione. Una volta raffreddato e filtrato il tutto, si potrà spruzzare sulle piante e sul terreno almeno una o due volte alla settimana durante la sera.

Spray disinfettante - L'aglio ha anche proprietà disinfettanti. Con 500 mililitri di aceto, 3-4 spicchi d'aglio tritati e 5 gocce di olio essenciale di limone si potrà creare un perfetto spray disinfettante per pulire le superfici di casa. Inoltre, questo composto sarà utile anche per sciogliere il calcare.












Um guia para comer bem - Afonso Capelas Jr. (Planeta Sustentável)


O brasileiro come mal, é um fato. Por isso, o Ministério da Saúde acaba de lançar o Guia Alimentar para a População Brasileira. Elaborado em conjunto com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), órgão da Universidade de São Paulo (USP), a publicação traz informações muito importantes para alimentar-se bem, com saúde e com prazer.

"O guia foi feito para cada cidadão e suas famílias, mas também para os gestores públicos, educadores e todos os que possam influenciar na melhoria das escolhas alimentares da população", diz a doutora em Saúde Pública e integrante do Nupens, Maluh Barciotte.

O objetivo principal é facilitar as escolhas alimentares a partir de informações embasadas nas mais recentes pesquisas mas, mesmo respeitando e valorizando nossas tradições culinárias, nossa biodiversidade e o trabalho dos agricultores familiares. "Pouca gente sabe, mas 70% dos alimentos consumidos no Brasil são provenientes desses pequenos produtores rurais", lembra Maluh.

Ilustrado, bem elaborado e completo, o guia tem linguagem simples e muito didático.

Abaixo, os 10 passos básicos do guia para manter uma alimentação adequada e saudável:

1 - Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;

2 - Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;

3 - Limitar o consumo de alimentos processados;

4 - Evitar o consumo de alimentos ultra processados;

5 - Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;

6 - Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;

7 - Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;

8 - Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;

9 - Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;

10 - Ser crítico em relação a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

"É interessante saber que a base da publicação é sair do nutricionismo e se voltar para a comida. Nesse caminho a melhoria das escolhas deve começar no campo. Também faz foco na importância do cozinhar", conta Maluh Barciotte.

O guia está disponível para download na página do Nupens.































A diferença entre informação e bom senso - Giovanna Pekny


Afinal, betacarotenos fazem bem ou mal? O bom macarrão da mamma realmente engorda? Azeite de oliva faz bem? Para aliviar suas dúvidas no campo minado da nutrição, Pense Leve selecionou alguns dos assuntos que foram manchetes nas páginas de saúde nesses últimos tempos e analisou, sob a batuta de médicos e nutricionistas, seus reais efeitos. Atenção: nem sempre a última palavra em pesquisas nesta área é a definitiva.

Você conhece a história do velho, o menino e o burrinho? Andavam pela estrada um menino e um velho sentado num burrinho. Quem cruzava com eles comentava que era um absurdo um homem tão forte ir sozinho no lombo do burro e deixar um pobre menino andar a pé. O menino subiu no burrinho e aí as pessoas passaram a criticar os dois: "Que absurdo! Dois homens com saúde sacrificando um animal". E assim foi. No final, de tanto fazer o que outros disseram, os dois acabaram com o burro nas costas...

Carregando o burro

Com as notícias sobre saúde, as coisas acontecem mais ou menos da mesma maneira. O leigo que seguir os conselhos das últimas pesquisas (que não são poucos e muitos deles completamente contrários), é bem capaz de acabar carregando o burrinho. Moral da história: é melhor não acreditar em tudo que se lê.

Como os males de amor

Pesquisas na área médica são como males de amor: precisam de tempo para encontrar o caminho certo. A conselheira do Cremesp (Conselho Regional de Medicina) dra. Mariza D'Agostino Dias, especialista em terapia intensiva e supervisora da UTI do Hospital das Clínicas, explica: "No dia-a-dia da medicina, o que se tem de concreto são somente problemas. Na tentativa de solucioná-los, os pesquisadores criam hipóteses que podem ou não serem comprovadas. Com a tecnologia disponível, os resultados são mais rápidos, mas mesmo assim levam algum tempo para se consolidar".

Onde mora a contradição

A imprensa acaba noticiando os problemas, os primeiros resultados, as primeiras pesquisas. Se a hipótese não for comprovada, o resultado final do estudo pode negar o que se pensava de início.

Mas a médica aponta o lado bom da questão. "Toda essa divulgação através da imprensa tem seu lado positivo. Eu percebo que há uma preocupação em informar com mais profundidade e sem sensacionalismo", ressalta. "O importante é o senso crítico de cada um. Ninguém pode ficar parado no tempo e se sentir enganado pelas notícias", diz.

Olestra para que te quero

Manteiga faz mal, margarina nem tanto e azeite de oliva é bom para a saúde. Quem nunca ouviu falar nisso? É só cortar a manteiga das refeições, entrar de cabeça na margarina e está decretado o fim dos problemas de coração. Há dois anos, noticiou-se que a vilã era mesmo a margarina. Em seguida, o must era usar margarina líquida, saudável para o coração. Será?

Segundo a nutricionista Rosana Farah Simony Bento, tanto a manteiga quanto a margarina são alimentos que contém alto teor de ácido graxo saturado (7,1 g em uma colher de sopa de manteiga e 1,7 g na mesma quantidade de margarina). Por isso, das duas, a melhor companhia para a sua torrada é a margarina. Além de ser "menos gorda", é de origem vegetal. Em tempo: alimentos de origem vegetal não causam colesterol.

Quanto ao delicioso azeite de oliva, ele não aumenta o colesterol - contém ácido graxo monoinsaturado -, portanto seu coração está a salvo. Mas existe o outro lado da moeda: o azeite de oliva pode, sim levar à obesidade quando consumido em excesso.

Já com relação ao olestra, o óleo sem gordura descoberto nos laboratórios de pesquisa da Procter & Gamble norte-americana, a posição da nutricionista é de expectativa. "São necessários estudos adicionais a fim de verificar se há perigo ou não à saúde se ingerirmos olestra. Sua molécula é muito grande, não pode ser absorvida pelo organismo (e aí não engordaria), mas parece que a sua utilização deve ser suplementada por vitamina E."

O importante é comer certo

Se você já estava soltando fogos de artifício para comemorar o que parecia ser a "descoberta do século", pode esperar. Apesar de ter sido aprovado nos Estados Unidos para ser usado em produtos industrializados, o olestra tem uma lista enorme de "contras". E mais: nenhum óleo sem gordura vai poder substituir uma alimentação balanceada, com muito verde no prato. Abusar das batatinhas fritas e dos hambúrgueres, nem pensar!

Não que a gordura deva ser encarada como "a causa de todos os males". Segundo a dra. Mariza, o importante é a preocupação com a proporção alimentar. "O nosso organismo deve ter a proporção certa de hidratos de carbono, gordura e proteínas", afirma. "Só que o excesso de gordura pode acarretar distúrbios como fadiga e até problemas cardíacos", conclui.

A hora e a vez do macarrão

Macarrão engorda. Abaixo o espaguete! Cantinas italianas são um verdadeiro perigo para a saúde e o corpinho.

Parece que não é bem assim. "Os carboidratos como pão e macarrão tornam-se vilões da dieta na medida em que são consumidos em quantidade superior à recomendada a um indivíduo", afirma Rosana.

Casa que falta pão...

... Todo mundo briga e ninguém tem razão. E o leigo fica sem saber em que acreditar. Na realidade, o macarrão da mamma tem pouca gordura - se você descontar o molho e o queijo - e muitos carboidratos. E um grama de gordura fornece 9 calorias contra 4 dos carboidratos. Segundo a revista canadense GQ, de setembro de 1995, nenhum estudo relacionou, até agora, alimentos ricos em carboidratos com o aumento de apetite ou mesmo com retenção de gordura no organismo.

Mas o jornal The New York Times, um dos mais lidos nos EUA, deu a manchete: Macarrão engorda. Três meses depois, o mesmo jornal escreveu um editorial admitindo que "o artigo não tinha a intenção de sugerir que o macarrão é, por si só, engordativo e a manchete não deveria ter afirmado isso". Em que acreditar?

Como no caso da gordura, os carboidratos também são muito importantes para o bom funcionamento do organismo. "Eles fornecem o que chamamos de energia rápida. Energia esta que ajuda a manter o pH do nosso corpo normal", diz a dra. Mariza.

Mocinhos ou bandidos?

As últimas manchetes acusam: "Vitaminas sob suspeita", "Betacarotenos podem fazer mal". Os complementos alimentares tão em voga nos últimos anos viraram protagonistas de uma guerra. Recentes pesquisas - dos mesmos institutos que antes endossavam os efeitos milagrosos dos aditivos - colocam em dúvida seus efeitos. O Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos analisou os efeitos preventivos do betacaroteno na luta contra o câncer. Os resultados não foram nem um pouco animadores.

Para o dr. Fernando Requena, especialista em medicina ortomolecular, a grande vilã da história se chama automedicação. "O primeiro passo é a orientação médica. Cada caso tem de ser estudado individualmente para se chegar a um diagnóstico e ao tratamento indicado", diz. Para o médico, a base científica e a quantidade certa são fundamentais. "As vitaminas, os minerais, em suma, os complementos alimentares têm de ser encarados como remédios. A superdose acarreta efeitos colaterais", conclui.

A indústria do estresse

Mas por que devemos tomar os tais suplementos se a humanidade viveu tão bem até agora sem nem sequer conhecê-los? A explicação para a incógnita segundo a medicina ortomolecular é tão somente o ritmo de vida atual. "Os bio-fatores, dentre eles a acidez do estômago, são profundamente alterados com o estresse, a alimentação industrializada e seus corantes, aditivos e adoçantes", explica o dr. Requena. Tudo isso alteraria o trabalho dos lactobacilos na absorção dos nutrientes durante a digestão, daí a necessidade dos complementos.

Você é o que come

A nutricionista Rosana Farah é de outra opinião: "Uma dieta equilibrada contém todos os nutrientes necessários e principalmente suficientes para a manutenção da boa saúde do indivíduo." Para ela, as cápsulas de vitaminas e minerais são desnecessárias e seria importante que os médicos se preocupassem com as consequências das superdoses.

Entre prós e contras, em uma coisa os especialistas concordam: uma alimentação saudável e rica em nutrientes é premissa básica para qualquer saúde de ferro. Afinal, já dizia vovó: o peixe morre pela boca.




(texto publicado na revista Pense Leve nº 46 - ano 4)

O efeito das emoções na mente e espírito - Rosyres Fernandes


As emoções são estímulos mentais que influenciam nossa vida afetiva. Sob circunstâncias normais, não se constituem na causa de doença. Dificilmente o ser humano evita a sensação de raiva, tristeza, pesar, preocupação ou medo em vários momentos da vida. A morte de um parente, por exemplo, provoca um sentimento muito natural de pesar, entretanto, não devemos confundir nossa vida mental e espiritual com nossa vida emocional. É perfeitamente possível ser ativo e animado sem estar sobrecarregado de emoções excessivas que perturbam a mente.

A prática budista de buscar a iluminação é precisamente designada para aquietar a mente e para submetê-la a um estado de "desatenção" ao estímulo emocional, que apenas a agita. Porém, a pintura budista de um ser iluminado não mostra um indivíduo do tipo "robô enfadonho", mas uma pessoa vibrante, animada e mesmo jovial, que pode se misturar com o povo normalmente.

As emoções se tornam causa de doença apenas quando são excessivas ou prolongadas. Dificilmente consegue-se evitar a sensação de raiva, porém um estado temporário da mesma não gera doença, mas, se o indivíduo sente-se constantemente irritado por muitos anos, esta emoção seguramente irá perturbar sua mente causando alguma doença. Embora as emoções sejam uma causa explícita de doença, possuem também uma contraparte saudável. A mesma energia mental que produz e nutre as emoções excessivas pode ser utilizada e direcionada para propósitos criativos e satisfatórios.

Assim, cada emoção, como causa de doença, é apenas um lado da moeda; o outro é a energia mental que pertence ao órgão Yin correspondente. Isto explica por que uma determinada emoção afeta um órgão específico: um órgão em particular já produz uma energia mental determinada, com características específicas que, quando sujeitas ao estímulo emocional, reagem ou ressoam com uma emoção em particular. Ou seja, as emoções não se constituem em alguma coisa que sai dos órgãos internos para atacá-los. Os órgãos já possuem uma energia mental positiva, que apenas se torna negativa quando provocada por determinadas circunstâncias externas.

Um exemplo. Por que a raiva afeta o fígado? Ao considerarmos as características do fígado (movimento livre, fácil e rápido, tendência para o Qi - energia vital - subir, correspondência com a primavera quando a força da energia Yang queima acima, e correspondência com a madeira com seu movimento expansivo), facilmente compreendemos que o fígado é afetado pela raiva. Esta emoção, de explosão rápida, a ascensão do sangue para a cabeça que sentimos quando estamos com muita raiva, a qualidade destrutiva e expansiva de fúria e as simulações no nível afetivo se identificam com as características do fígado e da madeira descritas anteriormente.

As mesmas qualidades mentais e afetivas do fígado que podem gerar raiva e ressentimento ao longo de muitos anos podem ser aproveitadas e utilizadas para um desenvolvimento mental muito criativo. Concluiu-se então que a melhor maneira de lidar com as emoções, como causa de doença, não é ignorá-las, tampouco suprimi-las, mas reconhecê-las, observá-las e tentar usar a mesma energia mental para produzir objetivos.

Na Medicina Chinesa, as emoções são estímulos mentais que perturbam a mente, a alma etérea e a alma corpórea e, através delas, alteram o equilíbrio entre os órgãos internos e a harmonia do Qi e do sangue. É por esta razão que o estresse emocional é uma causa importante de doença, pois prejudica os órgãos internos diretamente. Por exemplo, se o Yin do fígado for deficiente, talvez por fatores alimentares e causar ascensão do Yang do fígado, pode fazer com que o indivíduo se torne irritável o tempo todo. Mas, quando o indivíduo sente-se constantemente irritado mediante uma determinada situação, ou em relação a uma pessoa em especial, este estado emocional pode fazer com que o Yang do fígado suba.

"O medo, ansiedade e melancolia do coração prejudicam a mente, a preocupação do baço, ou do pâncreas, prejudicam a inteligência, a tristeza e o trauma do fígado prejudicam a alma etérea, a alegria excessiva do pulmão prejudica a alma corpórea, a raiva dos rins prejudica a força de vontade." Isto ilustra com clareza a reciprocidade entre as emoções e os órgãos internos.




(texto publicado na revista Fitoterapia & Saúde nº 1 - ano 1)

Óleo de alho: contra gripes e doenças do coração


De origem asiática, o alho chegou ao Ocidente há mais de quatro mil anos trazendo inúmeras histórias sobre seu consumo e aplicabilidade. Gravações antiquíssimas demonstram que o alho já era usado como alimento, condimento e remédio desde antes de Cristo.

Registros históricos gregos, romanos e egípcios relatam a utilização medicinal do alho, exaltando sua eficiência no tratamento de inúmeros males. 

Durante a Idade Média, seu uso foi fundamental na cura de pessoas acometidas pela peste bubônica. A sabedoria dos povos antigos vem sendo comprovada pela ciência moderna, que tem estudado a ação antisséptica do alho nas vias respiratórias, muito valiosa no tratamento de gripes, resfriados e tosse.

Durante a Primeira Guerra Mundial, os médicos das Forças Armadas Britânicas valeram-se dele para impedir a infecção dos ferimentos.

Com forte ação expectorante, analgésica, antibacteriana e tônica, o alho é recomendado no combate à afecções pulmonares como gripe, resfriado, tosse e rouquidão. O alho é rico em alicina, óleo incolor responsável por parte dos efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios. Essa substância, além de reduzir o colesterol, evita a formação de placas que, com o tempo, acabam entupindo as artérias e causando doenças cardiovasculares, como a aterosclerose.

Alguns estudos demonstram ainda, que o alho reduz níveis de hipertensão, doenças vasculares e aumenta o tempo de coagulação do sangue.




(texto publicado na revista Fitoterapia & Saúde nº 1 - ano 1)

segunda-feira, 30 de março de 2015

Yo Francisco, El Papa que no conocías








Quando a solidão faz bem - Wilson F. D. Weigl e Ana Ban


Sim, é positivo - e necessário - estar sozinho para conquistar equilíbrio emocional. É possível viver os momentos solitários de forma criativa, como uma oportunidade de autoconhecimento. Isso é muito melhor do que apenas reclamar da solidão.

Vivemos numa época em que a solidão se tornou um assunto coletivo. Mesmo quem não vive só conhece muita gente que está longe da família ou sem parceiro, voluntariamente ou não. A procura do amor é um assunto recorrente nas revistas, na TV, na internet, nas conversas. Fica a impressão - equivocada - de que estar sozinho é ruim, negativo, algo que nos diminui aos olhos dos outros. Ao contrário, os momentos de solidão não são apenas saudáveis, mas fundamentais para alcançarmos o equilíbrio. "Quando mergulhamos em nosso mundo interior, descobrimos o que queremos e até fazemos as pazes com nós mesmos", diz a psicóloga Monica von Koss, de São Paulo.

A sensação de que as pessoas estão cada vez mais sozinhas se confirma em pesquisas feitas em todo o mundo. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, cerca de 25% das casas têm um único morador - e esse número triplicou em relação ao crescimento demográfico desde a década de 60. Em São Paulo, segundo o IBGE, uma em cada 30 pessoas mora só.

O mito de que felicidade significa estar cercado de gente nos influencia a ponto de confundir ficar só com ser desinteressante e incapaz de atrair amor. Na crônica A Solidão Amiga, o escritor, psicanalista e professor Rubem Alves fala do erro de associar recolhimento a fracasso e idealizar a vida alheia: "Sua tristeza não vem da solidão. Vem das fantasias que surgem na solidão. Você compara a cena de você, só, na casa vazia, com a cena (fantasiada) dos outros, em celebrações cheias de risos... Sofre a dor real da solidão porque a solidão dói. Dói uma dor da qual pode nascer a beleza. Mas não sofra a dor da comparação. Ela não é verdadeira."

Fortalecer a auto-estima - a capacidade de gostar de si mesmo - é o primeiro passo para se sentir completo, sem procurar preencher o vazio interior no contato com outras pessoas, o tempo todo. "A chave é separar o amor-próprio da aprovação dos outros", ensina Monica von Koss.

Às vezes, só descobrimos o lado bom da solidão no distanciamento voluntário da família ou dos amigos. O gerente de marketing Luís Pedro Ferreira, 35 anos, de São Paulo, morava com os pais quando foi fazer um curso nos Estados Unidos. "Perdi o medo de estar só comigo mesmo e aprendi a gostar de minha própria companhia", conta.

"Todo mundo deveria morar sozinho um tempo, para se conhecer", sugere a consultora de moda gaúcha Francesca Sperb, 26 anos. "Você precisa fazer supermercado, pagar a faxineira. Descobre que é responsável por si mesmo." Ela mudou-se há um ano para São Paulo: "No começo, fiquei com medo, pois diziam que eu ia me sentir solitária numa cidade tão grande. Mas estou curtindo a independência".

Parada obrigatória

Períodos de recolhimento são fundamentais para avaliar o rumo da vida. "São momentos de acalmar as emoções e se desligar do cotidiano para obter clareza nas prioridades e no que é preciso para ser feliz", continua Monica von Koss. Essa reflexão ajuda a discernir em que momentos basta ficar consigo mesmo e quando é melhor procurar companhia.

Às vezes, desperdiçam-se oportunidades de reflexão emendando uma atividade na outra. É comum ao se flagrar sozinho, ligar a TV, o som, o computador - ou de preferência tudo ao mesmo tempo. Essa é uma das muitas formas de fugir de si mesmo.

Sábio, o corpo pode cansar desses escapes e exigir uma pausa para que haja uma recomposição interna. "Uma enxaqueca ou dor nas costas valem como aviso de que é preciso sair da roda-viva", salienta Maria Dolores Cunha Toloi, psicóloga do Instituto Sedes Sapientae, de São Paulo.

Por não perceber que cada indivíduo cria seu próprio vazio existencial, não é difícil cair na armadilha e acreditar que arrumar um parceiro é a única saída para a solidão. "É um erro, pois inúmeras pessoas casadas se sentem solitárias por não terem diálogo nem troca com o companheiro", lembra Monica von Koss.

Em busca do amor

Ao romper uma relação amorosa, para muitos surge a necessidade de procurar uma nova companhia, para fugir do auto questionamento e não enfrentar a dor. "A tendência é sair logo em busca de outro relacionamento para preencher o vazio que ficou do anterior", explica o psicólogo Ailton Amélio da Silva, de São Paulo.

Mas o caminho inverso pode ser mais compensador. Ao terminar um relacionamento há cinco meses, o administrador de empresas Elvio Côrrea Porto, 41 anos, de São Paulo, decidiu se dedicar mais a seu curso de mestrado. "Enquanto namorava, era complicado administrar o tempo a dois, pois a faculdade exige provas e trabalhos, e eu tinha que estar sempre negociando minha ausência", afirma Elvio. "Estou aproveitando a fase para meu desenvolvimento pessoal. Se um novo amor aparecer, será bem-vindo. Mas agora não há nada que justifique ficar com alguém só por ficar", completa ele.

Hoje, muita gente vive a solidão como uma situação embaraçosa. Especialmente as mulheres, que crescem acreditando que precisam sempre se voltar aos outros - maridos, namorados ou filhos. "Elas são condicionadas a achar que, se estão sozinhas, falta algo em sua vida", diz a psicóloga Monica von Koss.

Mesmo casada e com duas filhas, a terapeuta corporal paulistana Antonieta de Oliveira Novaes, 40 anos, sempre fez questão de manter espaço para estar em contato consigo mesma. Ela delimitava esse espaço fisicamente em sua casa, trabalhando a sós no seu ateliê. Com duas filhas crescidas, de vez em quando ela passa um fim de semana sozinha na casa de praia em Ubatuba. "Quero acordar e comer na hora em que quero, resgatar o ritmo pessoal de minha época de solteira", conta Nêta, como é conhecida. "Muita gente que não tem obrigações familiares não desfruta desse tempo precioso que tem a seu dispor."

Espaço para criar

Se você está só, descubra como usufruir dessa liberdade pessoal. O primeiro passo é concretizar metas sem vinculá-las ao encontro com a pessoa perfeita, princesa ou príncipe encantado que vai se encaixar em seus sonhos.

Tente também mudar os padrões de pensamento - por exemplo, dando um novo significado a datas como Dia das Mães ou dos Namorados, que trazem uma nuvem de tristeza para quem está só. Rosely Faiguenboim Lembo, 53 anos, dona de um pet shop em São Paulo, transformou o Natal em uma comemoração entre amigos. "Na família, os mais velhos foram morrendo, os jovens casaram, e ficou aquele clima pesado, chato", relata. Agora, ela, o marido e mais dois casais se reúnem no dia 25 de dezembro para festejar sem o peso da obrigação. "Somos uma família de amigos", resume.

Depois, desenvolva sua criatividade. Desenhar, pintar, bordar, escrever ou realizar qualquer atividade artística, por exemplo, vai ajudar a contatar seu universo interior. Uma volta na praça ou no parque também pode ser uma maneira prazerosa de usar as horas de solidão para um encontro consigo mesmo.

Ampliar o leque de interesses e buscar adquirir conhecimento, ir ao cinema, frequentar exposições ou eventos culturais também faz diferença. "Quem sai e circula acaba conhecendo gente interessante", lembra Monica von Koss. Para isso, é preciso reprogramar o olhar sobre outras pessoas, com menos preconceito e mais condescendência, humildade e disponibilidade. Certamente, vai-se descobrir em volta gente com ideias e opiniões interessantes, fazer novos amigos e, quem sabe, até encontrar um amor.



(texto publicado na revista Bons Fluidos nº 41 - outubro de 2002)

Balasso e il cibo (Alla trattoria All'intossicazione non si alza un euro. Il gestore è troppo sincero)


Homenagem à jornalista Beatriz Thielmann - O caminho de Santiago (Programa Globo Repórter)


Mamas ou seios (Crystal Espaço Terapêutico)


Em japonês, a palavra titi significa seios, pai, marido, leite materno. Quando uma mulher nutre em seu coração sentimentos de revolta contra o pai ou marido, seus seios passam a ter problemas.

Nódulos, mastite ou tumores nos seios significam descontentamento ou ressentimento profundo em relação às pessoas que desempenham o papel simbólico de pai, tais como marido, sogros, cunhados etc.

Se uma mulher está com insuficiência de leite materno, isso simboliza a falta de consideração para com o pai ou para com o marido.

A insuficiência de leite materno indica também que a mãe tem medo de que o bebê esteja roubando as proteínas de seu corpo.

Quando a mulher se reconcilia com todas as pessoas que a palavra pai evoca, ela se cura completamente, pela associação de ideias.

Quando a mulher sente dores ou pontadas nos seios isto significa que ela está muito irritada com alguém próximo ou ainda que está tentando controlar a vida de alguém. Normalmente as mulheres possessivas passam a ter problemas nos seios que simbolizam doação livre da vida. Estes problemas ocorrem também se a mulher tiver comportamento de domínio sobre a pessoa amada, tirando-lhe a liberdade ou impondo-lhe suas opiniões e aparecem principalmente quando a pessoa dominada começa a reagir ao comportamento da mulher.

Se você está suportando todos os problemas da casa, está aflita com um filho doente, tem muitas responsabilidades e sente que está sem o mínimo apoio de seu marido (que nem reconhece seus esforços) com certeza esse seu sentimento de "fera ferida" causará danos aos seus seios e, mais provavelmente, no seio esquerdo, que significa revolta contra o sexo masculino. Se você pretende algum reconhecimento por parte de alguém do sexo feminino e não o tem, terá problemas com o seio direito. Se você se cobrar demais a respeito do seu fracasso em possuir a atenção alheia, também sofrerá com o seio direito.

Parece que você se preocupa demais com reconhecimento e isso não é bom para a sua saúde, pois sempre que esperamos e não temos o reconhecimento pelos nossos atos é gerada em nós uma grande decepção e frustração. A mágoa, mais cedo ou mais tarde, se transformará em alguma somatização.

Quando nossas expectativas em relação às pessoas são muito altas, acabamos nos sentindo seres desprezados e desvalorizados, pois não é sempre que os outros entendem que necessitamos de alguns elogios para nos dar forças. Isso faz com que nossos sentimentos em relação a estas pessoas entrem em conflito e com que nós mesmos nos sintamos abandonados e revoltados.


Os 10 mandamentos da terceira idade - Equipe Terceira Idade (Aproveitando a Terceira Idade)


1º - Não se aposente da vida para se  tornar a praga da família. A vida é atividade e o verdadeiro elixir da eterna juventude é o dinamismo. Não despreze as ocupações enquanto tiver energia para as lutas cotidianas.

2º - Seja independente e preserve a sua liberdade mesmo que seja dentro de um quartinho. Quem renuncia ao próprio lar, obriga-se a andar na ponta dos pés para evitar atritos com noras, genros, netos e outros parentes.

3º - Mantenha o governo da sua própria bolsa. Ajude os seus filhos financeiramente, na medida das suas posses, reserve uma parte para emergências e lembre-se que um filho ambicioso pode ser mais temível que um inimigo.

4º - Cultive a arte da amizade como se fosse uma planta rara, cercando os familiares de cuidados, como se fossem flores. Se a sua memória estiver falhando, anote numa agenda sentimental as datas mais importantes das suas vidas e compartilhe com eles a alegria de estar presente.

5º - Cuide da sua aparência e seja o mais atraente possível. Não seja um daqueles velhos relaxados que exibem caspa na gola do paletó e manchas de gordura na roupa que revelam o cardápio da semana. Nunca despreze o uso de água e sabão.

6º - Seja cordial com os seus vizinhos. Evite implicar-se com o latido do cachorro, o miado do gato, o lixo fedorento na calçada ou o volume do rádio. Um bom vizinho é sempre um tesouro, especialmente se os parentes morarem distantes.

7º - Cuidado com o nariz e não se intrometa na vida dos filhos adultos. Eles são seres com cérebro, coração, vontade e contam com muitos anos para cometerem os seus próprios erros.

8º - Fuja do vício mais comum da velhice, que é a "presunção". A longa vida pode não lhe ter trazido sabedoria. Há muitos chegam ao fim da jornada tão ignorantes como no início dela. Deixe que a "humildade" seja a sua marca mais forte.

9º - Os cabelos brancos não lhe dão o privilégio de ser ranzinza e inconveniente. Lembre-se que toda paciência tem limite e que não há nada mais desagradável do que alguém desejar a sua morte.

10º - Não seja repetitivo, contando a mesma história três, quatro, cinco vezes. Quem olha só para o passado, tropeça no presente e não vê a passagem para o futuro.



(Adaptação de "Compreendendo melhor como viver a terceira idade, na opinião da terceira idade", do Dr. Conceil Corrêa da Silva)




















20 maneiras de desenvolver as funções do seu cérebro - Leonardo Faria (MeuCérebro)


Atualmente, muitos psicólogos, neurologistas, psiquiatras, dentre outros neuroespecialistas (também não podemos esquecer os neurocuriosos que adoram opinar...)  têm se aventurado na empreitada do desenvolvimento cerebral. Desde técnicas já conhecidas, como é o caso da meditação em suas inúmeras formas, como novos e extravagantes métodos que há poucos anos atrás ninguém sequer ouvia falar. É o caso aqui, por exemplo, da estimulação magnética transcraniana. São tantas dicas, ideias, táticas e estratégias, que acabamos um pouco perdidos quando o assunto é formas de desenvolver o cérebro.

Mas não se deixe enganar. Qualquer atividade que se faça, em qualquer circunstância, faz o cérebro trabalhar. Esse trabalho específico, ao tornar-se um hábito, poderá fazer com que o cérebro desenvolva algumas de suas áreas em particular. Mesmo o sono, ao contrário do que muitos imaginam, pode ser reparador e, portanto, fundamental para esse processo. O desenvolvimento de todo o cérebro, no entanto, é o nosso alvo. Pessoas que enxergam somente uma perspectiva, ou que são capazes de exercer bem apenas uma determinada atividade, podem não ser mais o escopo social que tanto almejamos no passado. E, por isso, estimulamos o desenvolvimento cerebral holístico, com equilíbrio, sem excessos, para uma vida plena e saudável.

Bolamos um infográfico com algumas dicas para estimular diversas áreas do seu cérebro, respeitando esse equilíbrio. Confira a seguir:

1. Interprete a ambiguidade. Observe coisas paradoxais e ilusões de óptica.

2. Bloqueie um ou mais sentidos. Coma de olhos vendados, por exemplo.

3. Pratique boas noites de sono.

4. Use um perfume diferente do habitual.

5. Leia um texto de  trás para frente.

6. Ouça músicas de estilos diferentes.

7. Aprenda a tocar um instrumento.

8. Escreva uma história, poesia ou comece um blog.

9. Conheça dez pessoas novas e memorize seus nomes. Recorde antes de dormir.

10. Dance.

11. Viaje para um local onde você possa contemplar a natureza.

12. Ajude uma criança com a lição de casa.

13. Tente se lembrar em quantos lugares diferentes esteve na última semana.

14. Saia com os amigos e discuta sobre filmes. Indique alguns.

15. Prepare uma refeição. Saboreie com tranquilidade.

16. Faça contas mentais.

17. Peça desculpas e assuma algum erro cometido.

18. Altere a velocidade habitual de alguma tarefa. Faça depressa ou mais devagar.

19. Beba água em abundância.

20. Pense em um assunto. Faça uma lista com 20 coisas relacionadas.