segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Saiba o que acontece com o seu metabolismo quando você come um abacate (Melhor com Saúde)

Apesar da sua má fama, o abacate é uma fruta muito benéfica para o nosso organismo, e ajuda a nos mantermos saciados ao mesmo tempo ao mesmo tempo em que favorece a digestão.

O abacate costuma ser evitado, muitas vezes, durante as dietas voltadas para o emagrecimento devido ao seu alto teor calórico. E isso é verdade: esta fruta tem muitas calorias, mas suas gorduras são saudáveis.

É um alimento com muitas proteínas, que pode muito bem substituir as proteínas de fonte animal. É, portanto, uma opção mais que recomendável não apenas na hora de perder peso, mas também para cuidar da nossa saúde.

Se mantivermos uma vida saudável e restringirmos o consumo de gorduras saturadas, podemos incluir o abacate em nosso dia a dia.

Iremos explicar o porquê.

O abacate acelera o metabolismo

Esta fruta de sabor delicioso e versátil tem como virtude acelerar o nosso metabolismo. Isso irá fazer com que o organismo se coloque em funcionamento e queime energia.

Embora seja verdade que comer um abacate por dia irá proporcionar, em média, 15 a 20 gramas de gordura, este tipo de gordura irá ajudar em todos os processos internos que cuidam da sua saúde enquanto você perde peso.

Um abacate por dia ajuda a manter o seu organismo saciado.

Oferece gordura monoinsaturada, ou ácidos graxos ômega-3, imprescindível para o seu coração.

É um bom anti-inflamatório

Equilibra o seu colesterol reduzindo o colesterol “ruim”, ou LDL.

O abacate pode substituir as proteínas animais, e assim você poderá evitar as perigosas gorduras saturadas que, a longo prazo, afetam o seu coração.

Cuida da sua digestão e favorece a absorção de nutrientes

Não hesite em incluir uma porção de abacate em suas saladas, junto com os tomates e o espinafre. Graças a ele, poderemos ter uma melhor digestão e também obteremos fibras que cuidam da nossa saúde intestinal.

Evitamos a prisão de ventre e a retenção de líquidos.

Teremos um intestino mais limpo, ajudando que os nutrientes cheguem com mais facilidade à corrente sanguínea.

Um abacate diário oferece até 18 aminoácidos que irão cuidar da sua saúde hepática.

O abacate reforça o sistema imunológico

Não deveríamos nos esquecer nunca da importância de incluir em nossa dieta alimentos vitamínicos que cuidem da nossa imunidade e que nos ofereçam energia.

Os abacates são uma amostra disso, dada a sua riqueza nutricional: eles contêm Vitamina A, C, D, E, B6, B12 e K, ácido fólico, retinol, betacarotenos…

O abacate atua, além disso, como acelerador nutritivo, ou seja, graças a ele facilitamos uma ótima absorção dos outros nutrientes que forem ingeridos junto com ele em nossas refeições.

O abacate atua como um grande anti-inflamatório

O abacate tem propriedades anti-inflamatórias graças ao ômega-3 que contém. Além disso, seus nutrientes e enzimas metabólicas nos ajudam não apenas a combater a retenção de líquidos, mas também estas outras condições:

Dores articulares

Doenças reumáticas

Inflamação no fígado

O abacate é bom para os diabéticos

Se você sofre de diabetes, pode consumir o abacate com tranquilidade graças a sua ação para controlar os níveis de açúcar no sangue.

O mais importante, sem dúvida, será evitar combinar os abacates com alimentos que contenham carboidratos (como algumas frutas), já que desta forma, durante a digestão, o açúcar presente neles irá passar ao sangue.

Assim, em caso de diabetes ou obesidade, o abacate pode ser um bom aliado para cuidar da sua saúde, sempre que seu consumo for acompanhado de hábitos saudáveis.

Formas de consumir abacate para cuidar do nosso metabolismo

Salada de aipo, abacate, tomate, cebola e mozarela

Ingredientes

1/2 abacate
5 tomates cereja
1 aipo
Um pouco de mozarela
Um pouco de cebola picada
O suco de meio limão
Vinagre balsâmico

Como preparar

Começaremos lavando e cortando em pedaços o aipo e os tomates cereja. Em seguida, iremos obter metade do abacate e cortá-lo em cubinhos.
Já no prato, basta incluir o abacate, o aipo, a cebola picada, os tomates cereja e a mozarela a gosto.
Por último, tempere com um pouco de suco de limão e vinagre balsâmico. É delicioso!

Batida verde rica em proteínas

Ingredientes

1/2 abacate
1/2 maçã
10 folhas de espinafre
1 banana
1 copo de água de arroz (200ml)

Como preparar

É muito fácil de fazer. Esta batida verde pode ser uma opção leve para o jantar, ou até para o café da manhã. Ela contém inúmeras vitaminas, minerais e, principalmente, proteínas. Irá controlar o seu peso e você poderá se sentir muito saciada.

Em primeiro lugar, iremos descascar o abacate e obter uma metade. Faremos o mesmo com a maçã, lembrando de descartar a parte central.

Lave o espinafre e coloque-o no liquidificador, junto com a banana, a metade da maçã e a metade do abacate.

O fato de incluir um copo de água de arroz vai ser algo muito agradável. A água de arroz é nutritiva, saciante, cuida da nossa digestão e é uma forma excelente e potencializar o sabor de outros alimentos.

Leve tudo ao liquidificador e obtenha uma batida bem homogênea e sem pedaços. Você verá como ela cai bem e como lhe permite se sentir com mais forças e energias para começar o dia, ou também para ser uma opção de jantar leve, se você assim o desejar.

Não deixe de experimentar!

50 Mil Inscritos - Comentando os Comentários - Dr. Drauzio Varella


Melhore seu cérebro, melhore sua vida - Dr. Lair Ribeiro


domingo, 29 de novembro de 2015

Show de Almir Sater


Pedro Mariano: herança musical - Elis Regina (Programa Todo Seu)


Simoninha: herança musical - Wilson Simonal (Programa Todo Seu)


Pessoas com baixa empatia - Dr. Flávio Gikovate


Simoninha e Max de Castro (Programa Todo Seu)


Médicos ensinam teste que identifica um AVC (Vida em Equilíbrio)


Pesquisa revela que de cada dez brasileiros, nove não têm nenhum tipo de informação sobre a doença que mais mata no país. Por isso, aprender a identificar o AVC a tempo pode salvar uma vida.

Minutos que podem salvar. Uma pequena artéria do cérebro entupiu ou se rompeu. Enquanto os médicos correm para tentar abrir caminho na circulação sanguínea, milhares de frágeis neurônios estão morrendo, literalmente, sufocados pela falta de oxigênio. É o temido Acidente Vascular Cerebral (AVC). No ano passado, a cena se repetiu 168 mil vezes no Brasil. Trinta mil pessoas não sobreviveram.

Não há tempo a perder. Tensão nos corredores da emergência do Hospital de Clínicas de Ribeirão Preto. A tomografia fica pronta em minutos. Na sala dos exames, a primeira surpresa: a situação é grave. Aos 74 anos de idade, não é o primeiro AVC da mãe do porteiro José Luiz Gonçalves.

“Existem pelo menos três infartos prévios. E ela fez outro infarto no cerebelo. O AVC é um infarto cerebral. É a mesma coisa que acontece com um infarto do coração. No infarto existe uma obstrução, um entupimento da artéria coronária no coração. No AVC, existe um entupimento de uma artéria cerebral. Ou seja, um AVC também pode ser chamado de infarto cerebral. E ela nem sabia”, conta o neurologista Octávio Marques Neto, da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.

Nem ela e nem o médico dela. José Luiz lembra da mãe reclamando de tonturas e de dor de cabeça e também do que ouviu quando esteve no consultório. “Havia uma suspeita de labirintite. O médico falou isso e passou um remédio. Não sabíamos como acontece um AVC”, conta.

A surpresa de José Luiz foi a mesma do doutor Octávio Marques Neto ao concluir uma pesquisa reveladora: de cada dez brasileiros, nove não têm nenhum tipo de informação sobre a doença que mais mata no país. Por isso, aprender a identificar o AVC a tempo pode salvar uma vida.

“Primeiro, pedimos para a pessoa dar um sorriso e verificamos que um lado da boca não está mexendo. O segundo teste é pedir para o paciente levantar os dois braços. A queda de um braço é sinal de alerta de um AVC. O terceiro teste é pedir para o paciente falar uma frase simples. Sugerimos ‘o Brasil é o país do futebol’. Se a pessoa tiver dificuldade para pronunciar essa frase ou não conseguir entender o comando, é sinal de alerta de um AVC”, explica o neurologista.

E o socorro é uma corrida contra o tempo. Em um AVC, os neurônios só agüentam quatro horas antes de começarem a morrer. Em Porto Alegre, o bancário Ricardo Leffa teve sorte. “Eu estava sentado e levantei. Senti a primeira tontura e caí de novo sentado. Quando eu levantei para ver se eu estava bem, fui até a pia e não consegui botar o copo em cima dela. O copo quebrou”, lembra.

AVC aos 29 anos de idade. A extensa área afetada no cérebro era o prenúncio de seqüelas irreversíveis. Fala comprometida? Movimentos limitados? Como seria a vida de Ricardo dali para frente? Sem querer, a mais pura sorte pôs o bancário no caminho de uma pesquisa inovadora. No hospital para onde ele foi, trabalhava o neurocientista Maurício Friedrich, da PUC do Rio Grande do Sul. O médico lidera uma equipe que investiga: o que aconteceria se fossem injetadas células-tronco em uma região do cérebro atingida pelo AVC? Ricardo conseguiu uma vaga no grupo de 20 voluntários que se submeteram à experiência.

Normalmente, de 50% a 70% das pessoas que têm AVC não sobrevivem. Mas metade das pessoas tratadas com células-tronco pela equipe do doutor Maurício Friedrich apresentaram uma inexplicável melhora de 100%.

Imagens feitas na semana em que Ricardo teve o AVC mostram fala comprometida e capacidade de escrever perdida. Três anos depois, ele brinca com o filho em casa. O que devolveu Ricardo à vida normal depois de ter quase um quarto do cérebro comprometido pela falta de oxigênio? Nem o pesquisador sabe ao certo o que aconteceu.

“Não é possível dizer que esse resultado está diretamente ligado ao tratamento com células-tronco. Nós só podemos dizer que observamos esse resultado, e que esse resultado em geral não se observa”, diz Maurício Friedrich.

A equipe de cientistas tenta agora decifrar que poder oculto nas células-tronco pode ter possibilitado a recuperação de Ricardo. Ele continua a ser observado pelo médico, que avisa: apesar do aparente milagre, a ciência ainda não está nem perto de transformar as células-tronco em remédio contra o AVC.

“Ou seja, existe um longo caminho entre o início dessas pesquisas e o resultado prático da população que tenha um real benefício, que é o que nós esperamos”, diz Maurício Friedrich.

A medicina já sabe: o melhor tratamento para o AVC ainda é a prevenção. Menos estresse, controle da pressão sanguínea, exercícios e uma vida longe do cigarro. Tudo isso ajuda. Mas existem outras doenças do cérebro que vêm sem aviso.


Fonte: G1

Ora-pro-nobis – Benefícios e propriedades (Benefícios Naturais)



Planta originária do continente americano, a ora-pro-nobis, de nome científico Pereskia aculeata, é encontrada em abundância na região Sudeste do Brasil e muito usada na culinária. Do latim, seu nome significa “rogai por nós”, e segundo tradições, esse nome foi dado por algumas pessoas que a colhiam no quintal de um padre enquanto ele rezava em latim.

De fácil cultivo e alto valor nutricional, a planta pode ser usada como ornamento e alimento, e se desenvolve em vários tipos de solo. Também conhecida como labrobó e orabrobó, a ora-pro-nobis, a planta trepadeira se adapta facilmente a diversos climas e tipos de solo. Sua floração ocorre por apenas um dia, podendo ocorrer de janeiro a abril com flores pequenas e perfumadas de coloração branca, a produção de seus frutos ocorre de junho a julho apenas, e são amarelos e redondos. Muito usada como cerca viva, a planta pode chegar aos 5 metros de altura e possui ramos repletos de espinhos, ajudando a proteger ambientes.

Benefícios e propriedades

Popularmente usadas para aliviar processos inflamatórios e na recuperação da pele queimada, a planta possui muitas propriedades devido ao seu alto valor nutricional. Na forma de chá, a erva pode ser usada como depurativa do sangue e tônica, e por isso é eficaz no tratamento de cistite, úlceras, queimaduras, problemas de pele e processos inflamatórios. Rica em vitaminas A, B, C, fibras, ferro e fósforo, além da mucilagem, a planta auxilia no bom funcionamento intestinal, no aumento da imunidade, e pode ser usada na produção de mel.

Estudos realizados na Universidade Federal de Lavras constataram que os princípios da planta podem ajudar na prevenção de doenças como varizes, câncer de colon, hemorroidas, tumores intestinais e diabetes, além de diminuir o nível de colesterol ruim, tratar furúnculos e sífilis.

Como consumir?

Suas folhas, secas e moídas ou frescas são a parte comestível, e podem ser usadas em receitas como sopas, omeletes, tortas e refogadas, ou ainda cruas em saladas. Além disso, podem ser usadas para enriquecer a farinha, massas e pães.

As folhas, in natura, podem ser usadas ainda misturadas na ração de animais devido ao alto teor de proteína. De fácil digestão, uma excelente sugestão de uso da planta é triturada com água no liquidificador e, em seguida, adicionada à massa do pão ou macarrão. As folhas são ainda ótimas para enriquecer as saladas, e outros pratos comuns no cardápio diário dos brasileiros.

Contraindicações

O consumo de ora-pro-nobis não possui contraindicações.

Máquina troca material reciclado por bônus na conta de luz (Pensamento Vivo)


Além de São Paulo, ideias parecidas já são executadas em Niteroi (RJ) e promovem o engajamento da população com a reciclagem

A conta de luz está cada vez mais alta e tirando o sono de muitos consumidores. E se a preocupação agora é como baixar o valor a ser pago, a AES Eletropaulo encontrou uma maneira de beneficiar não apenas o brasileiro, mas também o meio ambiente. E a regra é a seguinte: basta separar e reciclar o lixo para receber descontos na fatura.

A Retorna Machine fica localizada em frente às bilheterias da Estação de metrô da Sé e é uma parceria entre a AES Eletropaulo (empresa de distribuição de energia elétrica da região metropolitana de São Paulo) e a Triciclo, criadora da máquina.

A Retorna Machine funciona como um depósito seguro para latas de alumínio e garrafas pet. O usuário deve criar um cadastro na máquina que contenha login, email e senha. Ao efetuar o login e depositar o material, pontos serão calculados para que o desconto seja disponibilizado na fatura da conta de luz.

Latinhas de 350 ml dão direito a 10 pontos, garrafas pet de 2 litros dão 20 pontos. A pontuação varia conforme o tamanho do produto e o material do qual é feito. A cada 100 pontos o usuário consegue um desconto de R$ 0,27 na conta de luz. É preciso apenas informar o número da instalação elétrica que será bonificada.

Além do desconto na conta de luz, o usuário também pode optar por descontos em livrarias ou para recarregar o bilhete único. Mais 20 máquinas já estão prontas para serem instaladas por toda São Paulo. Em outubro, serão inaugurados pontos no Shopping Butantã, no Shopping Jardim Sul e no Shopping Metrô Santa Cruz.

A ideia em São Paulo alia tecnologia e sustentabilidade com uma mudança de hábito que realmente beneficia a população. Em Niterói (RJ), ecopontos já existem espalhados pela cidade e também oferecem descontos na conta de luz da população que os utiliza.

Que cada vez mais cidades adotem medidas como essas!

Máquina reverte materiais recicláveis em créditos no bilhete único (Pensamento Verde)


Pontos de coleta de resíduos estão localizados em shoppings e estações de metrô; resgate pode ser feito a partir de 100 pontos

Aos poucos, empresas e pessoas estão repensando e mudando a maneira como se relacionam com o meio ambiente. Os benefícios que a prática da reciclagem proporciona ao meio e às pessoas já são conhecidos, e a novidade é que agora em São Paulo é possível transformar pequenas atitudes sustentáveis em créditos para o transporte público.

Trata-se de um programa de fidelidade atrelado ao depósito de embalagens e garrafas vazias em máquinas instaladas em shoppings e estações de metrô em São Paulo – ideias parecidas estão sendo executadas também no Rio de Janeiro, onde os materiais recicláveis são trocados por passagem.

Participar do programa é simples. O usuário deve cadastrar gratuitamente uma conta no site ou aplicativo da Retorna Machine e depositar o material reciclável na máquina, que computa instantaneamente os pontos do benefício.

Resíduos PET valem 10 pontos (exceto copos de 300ml do mesmo material, que valem 5) e alumínio valem 15. A cada 100 pontos, o usuário pode resgatar R$ 0,35 em créditos no bilhete único, direto da máquina.

Os pontos de depósito de material reciclável estão instalados na estação Sé do metrô, rodoviária do Tietê e nos shoppings Butantã, Metrô Santa Cruz e Jardim Sul.
Além dos créditos no bilhete único, o usuário pode optar por descontos na conta de luz.

Não somos bípedes à toa - Carolina Melo


Novos estudos revelam que o hábito de ficar em pé traz inúmeros benefícios ao organismo - muitas vezes, até maiores do que uma caminhada

Quantas horas por dia você passa em pé? Prepare-se para ouvir a pergunta de seu médico, se é que ela já não foi feita. Cada vez mais comum nos consultórios, das mais variadas especialidades, a singela indagação tem sido utilizada pelos profissionais como uma nova e promissora ferramenta de diagnóstico e tratamento. As modernas linhas de pesquisa na área da fisiologia têm revelado que o esforço natural do corpo para manter-se ereto faz bem à silhueta, previne doenças, melhora o desempenho intelectual e a memória. O mais recente estudo sobre o assunto, publicado na revista científica American Journal of Preventive Medicine, revelou ainda o impacto de pequenos movimentos  feitos em pé na diminuição do risco de mortalidade. Os pesquisadores compararam os hábitos de 12 000 pessoas com idade entre 37 e 78 anos, ao longo de doze anos. Elas ficavam sentadas por cerca de sete horas. Muitas só deixavam a cadeira para realizar atividades essenciais, como ir ao banheiro e fazer as refeições. Outras tinham o hábito de se levantar para executar pequenas tarefas no próprio escritório. A conclusão: as pessoas que se mexiam menos correram um risco 30% maior de morrer em decorrência de doenças associadas ao sedentarismo, como as afecções cardiovasculares, em relação aos outros voluntários do estudo. Fala-se aqui de benefícios associados a movimentos extremamente rotineiros e comedidos, banais. É levantar-se para atender o celular. É dar alguns passos até a mesa do colega ao lado em vez de mandar uma mensagem pelo celular ou e-mail. É sair da mesa para tomar um café na máquina ali pertinho.

Os conhecimentos sobre os proveitos de gestos tão discretos têm se aprofundado a passos largos. Em junho, a revista científica British Journal of Sports Medicine publicou um estudo que ditava o tempo ideal para manter-se em pé em prol da saúde: duas horas por dia. Isso representa. ao longo de nove horas de trabalho, apenas treze minutos por hora. O ato de ficar de pé, e por tão pouco tempo, é suficiente para beneficiar várias estruturas do corpo. A tensão muscular necessária para manter o corpo ereto, em equilíbrio, facilita a absorção da glicose pelas células dos músculos com menor mediação de insulina, poupando o trabalho do pâncreas. Aumenta o consumo de oxigênio celular, melhorando o desempenho cardiovascular, por exemplo. Depois de duas horas, o corpo ereto queima 20% mais calorias em comparação ao sentado, independentemente de o tempo ser corrido ou fracionado. Diz o fisiologista Paulo Zogaib, da Universidade Federal de São Paulo: "Pequenos gestos feitos em pé podem ter mais efeito no gasto calórico do que uma caminhada".

Na cola das descobertas médicas, surgem os primeiros recursos para estimular a postura ereta na rotina diária. O Apple Watch, o relógio da Apple, lançado em abril deste ano, tem um sistema para contabilizar o tempo que o usuário permanece em pé. Sim, apenas em pé. A ferramente emite um alarme que avisa quando se está prestes a permanecer sentado por uma hora. Há sinais de mudança também no mundo corporativo. Empresas de tecnologia, como o Facebook e o Google, começam a adotar mesas adaptadas para estimulara a posição ereta entre seus funcionários. Batizadas de standing desks (mesas para ficar em pé, em tradução livre), elas podem ter a altura regulada de modo a ser possível trabalhar em pé. Na Escandinávia, cerca de 90% dos escritórios já oferecem essa opção.

Intuitivamente, o escritor americano Ernest Hemingway (1899-1961) dizia sentir-se mais disposto e concentrado escrevendo em pé. Em uma célebre entrevista com o escritor para a revista literária americana The Paris Review, em 1958, o jornalista George Plimpton descreveu o ambiente de trabalho de Hemingway durante o período em que este morou em Cuba: "Seguindo um hábito que adquiriu desde o começo, Hemingway escreve de pé. Calçando um par de enormes mocassins, pisando sobre uma pele já gasta de antílope, a máquina de escrever e a lousa se encontram à sua frente, na altura do tórax". Leonardo da Vinci e Winston Churchill também mantinham o hábito.

Sob o ponto de vista evolutivo, ficar em pé foi fundamental para a sobrevivência de espécies. Os primeiros bípedes surgiram há cerca de 6 milhões de anos, mas não conseguiam manter a postura ereta por muito tempo. Dois milhões de anos depois, porém, um acidente natural ocorrido na África, que modificou drasticamente a vegetação local, pode ter sido a causa do aparecimento dos bípedes mais resistentes. Uma seca transformou a floresta em savana. Sobreviveram os que se adaptaram ao terreno plano, com poucas árvores. Entre eles, o Australopithecus anamensis. Diz o neurocientista Renato Sabbatini, da Universidade Estadual de Campinas, estudioso do assunto: "Com o formato dos ossos das pernas e da pélvis mais adaptado, eles conseguiam manter a postura ereta, embora seu crânio, mandíbulas e dentes ainda fossem semelhantes aos de chimpanzés". A cabeça erguida facilitou uma visão aprimorada dos inimigos. Com o tempo, deflagrou-se a necessidade de utilizar as mãos para desenvolver ferramentas e carregar alimentos, o que serviu de estímulo aos neurõnios. Foi assim que surgiu o Homo erectus, uma espécie já com o cérebro mais desenvolvido e maior capacidade de raciocínio e de locomoção por longas distâncias. A evolução é a prova irrefutável de que, embora o ser humano moderno queira - e goste de - conforto, ficar de pé por alguns minutos tem um impacto extraordinário na sua sobrevivência.


O homo erectus

O esforço natural do organismo para manter-se em pé faz emagrecer, previne doenças, melhora o desempenho intelectual e a memória

Memória e desempenho intelectual

O cérebro entra em estado de alerta. Com a atenção, aprimora-se a capacidade de memória, aprendizado e raciocínio. Estudar em pé melhora em 20% o desempenho escolar.

Calorias

Depois de duas horas, o corpo ereto queima 20% mais calorias em comparação ao sentado - não importa se o tempo é corrido ou fracionado.

Trombose

O mecanismo de retorno do sangue ao coração é estimulado pela tensão natural dos músculos, sobretudo da panturrilha. Previne-se, assim, a doença, que se caracteriza pela formação de coágulos.

Infarto e derrame

O consumo de oxigênio celular é maior, o que melhora o desempenho cardiovascular e previne as doenças.

Diabetes

A atividade muscular facilita a absorção da glicose pelas células do próprio músculo com menor mediação de insulina, poupando o trabalho do pâncreas. Após um pico de açúcar, as taxas em um corpo ereto voltam ao normal mais rapidamente, evitando-se a afecção.

Artrose e artrite

A produção do fluído que lubrifica as articulações (líquido sinovial) é aumentada, evitando-se afecções associadas à degeneração desses tecidos.


(texto publicado na revista Veja edição 2446 - ano 48 - nº 40 - 7 de outubro de 2015)

Ofereço uma rosa


A quem me deu perfume,
A quem me deu sentido,
A quem só me fez bem.

Ofereço uma rosa,
Àqueles que sorriram comigo,
Àqueles que comigo partilharam lágrimas
Àqueles que souberam da minha existência.

Ofereço uma rosa
Aos nobres do sentir
Aos ricos do viver
Aos imperadores do amor.

Ofereço uma simples rosa
Àqueles que simplesmente foram amigos,
Que ternamente fizeram do silêncio sair sons,
Que cantaram comigo,
Que me olharam, e, me sentiram.

Ofereço a minha rosa
Àqueles realmente interessantes!

sábado, 28 de novembro de 2015

Desligue-se - Elaine Medeiros


É claro que a vida ficou bem mais prática e a distância entre as pessoas mais estreita com a chegada dos smartphones. Mas é certo também que com estes aparelhos, algumas pessoas estão perdendo a noção do tempo e lugar para utilizá-los causando, muitas vezes, mal-estar a quem está por perto.

"Sabemos que as barreiras da distância já foram rompidas com o uso do telefone e da internet sempre que visualizamos nossos entes queridos diante da tela dos aparelhos. Mas por outro lado, não conseguimos ficar sozinhos sem escutar um barulhinho anunciando uma nova mensagem, e logo desperta a nossa curiosidade. Ou seja, a todo instante nossos momentos íntimos são invadidos pela tecnologia, com posts que nem sempre são importantes ou urgentes e, com isso, não conseguimos desligar o aparelho para estarmos face a face com o outro. Essa prática pode prejudicar nossas relações mais próximas", explica a Dra. Dirley Lellis, psicóloga e membro do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais.

Abandone o vício

Desta forma, adotar uma rotina de apego excessivo com o celular pode tornar o indivíduo uma pessoa viciada sem que ela se dê conta disso. "Nessas horas, podemos dizer que a pessoa está viciada. Afinal, o vício também pode ser definido como uma prática irresistível do mau hábito, ao ponto de a pessoa não conseguir ficar sem o smartphone e prejudicar suas relações pessoais ou mesmo suas atividades ligadas ao estudo, trabalho e lazer", ressalta.

Em casos como estes, deve-se acender o sinal de alerta, pois com a percepção de que o uso excessivo do celular pode estar causando problemas, é preciso procurar, logo, um terapeuta para que se coloquem limites no uso do aparelho.

Perigo

Além de inconveniente, o uso indevido do celular também pode causar acidentes graves ou até fatais no trânsito. "É preciso mudar essa cultura de normalidade no uso de celulares, principalmente ao dirigir, até porque o motorista precisa estar atento ao trânsito e não ao celular. Campanhas informativas e um maior rigor na punição dos motoristas imprudentes podem ajudar", defende Dirley.

Por outro lado, Ligia Marques, consultora de etiqueta e marketing pessoal, de São Paulo (SP) lembra que por causa do tempo que passamos dentro do carro fica inevitável não atender uma chamada telefônica, por exemplo. Até mesmo em atividades como estacionar o carro deve-se ter bom senso, ainda que seja possível colocar o aparelho no painel do viva voz esta prática não impede que o motorista se distraia. "Mesmo havendo alternativas, o ideal mesmo é parar e só depois atender".

Como lidar com as crianças?

Na opinião da Dra. Dirley, o uso desenfreado desses aparatos tecnológicos está estimulando a cultura da solidão, pois pais e filhos estão convivendo mais com aparelhos eletroeletrônicos do que entre si mesmos. "Alguns pais acabam comprando, precocemente, celulares para os seus filhos, sem se dar conta de que eles não são brinquedos", explica.

Essa postura tanto dos pais quanto dos filhos impede que haja uma relação mais vivaz entre eles como: um passeio num parque, brincadeiras criativas mesmo dentro de casa, jogos de tabuleiros etc. "Para impedir que esse distanciamento aconteça é preciso oferecer aos filhos, brinquedos interativos, além de tempo para escutá-los e conversar com eles, se mantendo presente de corpo e alma", completa a psicóloga.

Dicas de etiqueta

Para evitar inconvenientes de qualquer espécie, fique atento às dicas da consultora Ligia para o uso do celular de maneira mais consciente

1) Evite incomodar as pessoas com o som alto do toque do celular;

2) Respeite as placas de sinalização: elas indicam onde é possível ou não atender o celular em determinados lugares públicos, como por exemplo, em cinemas, teatros e local religioso;

3) Ao estar em companhia de outras pessoas, procure deixar o aparelho no modo silencioso, assim é possível dar-lhes mais atenção e se está à espera de alguma chamada urgente, procure desculpar-se antecipadamente caso precisar atendê-la;

4) Teclar mensagens, interromper conversas ou refeições para atender uma chamada são gestos que devem ser evitados.




(texto publicado na revista Ponto de encontro nº 58 - out/nov de 2015)

Exercícios para prevenir e tratar a osteoporose (Melhor com Saúde)


A osteoporose é uma doença que afeta os ossos, tornando-os mais frágeis e vulneráveis a fraturas ou fissuras. Tende a atacar com mais frequência as pessoas com mais de 50 anos, principalmente as mulheres depois da menopausa. Estas podem sofrer fraturas no quadril, pulsos ou mesmo de algumas vértebras da coluna, após uma pancada, uma queda ou um esforço. Conheça quais são os melhores exercícios para prevenir e tratar a osteoporose.

O que saber sobre a osteoporose

É o tipo mais comum entre as doenças dos ossos. Aumenta o risco de fraturas nos ossos. A osteoporose se apresenta quando o corpo não tem a capacidade para produzir osso novo. Esta doença pode ser genética, ou seja, passada de pais para filhos. Outras causas são não consumir a quantidade aconselhada de cálcio, durante a vida em geral e na menopausa em particular.

O cálcio e a vitamina D são os nutrientes que precisamos para criar osso novo. Se não os consumimos como corresponde, então a estrutura óssea se torna mais frágil e, como consequência, mais propensa a fraturas ou fissuras.

A osteoporose não só aparece nas mulheres durante a menopausa, como também pode ocorrer em homens depois dos 50 anos, quando o corpo deixa de produzir tanta testosterona (hormônio masculino).

Outros fatores deste problema ósseo podem ser:
Estar em uma cama debilitado.
Algumas doenças.
Certos medicamentos.
Antecedentes familiares.
O baixo peso corporal.
Uma dieta insuficiente de nutrientes.
O tabagismo.
A ausência de período menstrual (amenorreia).

Por não existirem sintomas nas etapas iniciais da osteoporose, as pessoas não se dão conta do problema. Muitas vezes, é diagnosticada quando o paciente cai e quebra um osso. Também pode causar dores sem razões aparentes, perda de estatura ou postura encurvada (chamada de cifose).

Exercícios para a osteoporose

Além de seguir uma alimentação equilibrada, é preciso realizar certas atividades para evitar sofrer com a osteoporose no futuro, ou mesmo que o quadro não seja tão grave. O metabolismo irá aumentar ao seguir um programa de exercícios de força que envolvam um impacto moderado nas articulações. É preciso incluir movimentos tanto para a parte superior como inferior do corpo.

Além disso, é bom realizar exercícios aeróbicos, como caminhar, andar de bicicleta, fazer natação, dançar ou correr (de acordo com as capacidades de cada pessoa). Desta maneira, iremos manter o bom funcionamento do sistema cardiopulmonar, como benefício adicional.

Antes de começar com os exercícios, é bom seguir as seguintes recomendações:

Não flexione totalmente o tronco, porque pode danificar sua coluna ou até fraturá-la caso a osteoporose esteja avançada.

Evite manter a respiração durante muito tempo, melhor manter um ritmo constante.

Realizar três séries de 10 ou 15 repetições cada uma, descansando um minuto e meio entre cada série.

Estes exercícios deverão ser feitos 3 a 5 vezes por semana.

Não se esqueça de aquecer antes de começar e de alongar bem ao finalizar a rotina.

Caminhe a passos rápidos durante 15 minutos sem parar, se possível em um parque (não vale caminhar olhando vitrines de lojas ou parando nos semáforos).

Apoie as costas no respaldo da cadeira, de pé, e flexione um joelho, parcialmente, sempre mantendo as costas retas. Suba e abaixe o joelho até onde conseguir.

De pé, contra a parede, com as mãos apoiadas, leve o corpo para frente, e fique na diagonal, sem levantar os pés nem os calcanhares do chão. Flexione os cotovelos e leve o peito para onde as mãos estão apoiadas. Mantenha uns segundos e volte para a posição inicial.

Fique de pé contra a parede, mas desta vez de costas. Abra as pernas um pouco e flexione os joelhos. Tente subir e baixar com cuidado.

Suba e desça um degrau ou vários. Outra opção pode ser subir com o pé direito, deixar a perna esquerda pendendo no ar e voltar para o degrau anterior. Depois, faça o mesmo com o pé esquerdo.

Sentado em uma cadeira com as costas bem apoiadas no respaldo, coloque as mãos detrás da cabeça, na altura da nuca. Abra bem a caixa torácica enquanto inspira e encha os pulmões de ar. Leve os cotovelos para trás o máximo que puder.

Também sentado, leve as mãos até as costas da cintura e respire fundo, enquanto coloca para trás cotovelos e ombros.

Deitado em um colchonete no chão, estique o braço direito para trás e pressione a palma da mão contra o chão por alguns segundos. Volte para a posição inicial e faça o exercício com o braço esquerdo.

Coloque-se de modo lateral na parede, ou seja, com um ombro na direção desta superfície. Vire para a parede com a mão mais próxima. Dê um passo à frente com a perna mais próxima e flexione o joelho. Mantenha a postura por alguns segundos e retorne à posição inicial. Depois repita com a outra perna.

Deitado de barriga para cima e com os braços nas laterais do tronco, flexione as pernas e apoie as plantas dos pés. Eleve com muito cuidado a pélvis para cima. Mantenha por alguns segundos e retorne à postura inicial.

Paulistano Nota Dez: Paul Lafontaine - Luan Flávio Freires


Nome: Paul Lafontaine
Profissão: pedagogo
Atitude transformadora: fundou uma escola de bateria para pessoas com deficiência

Quando fez 26 anos, Paul Lafontaine estava indeciso sobre qual rumo tomaria. Apesar de ser fissurado por bateria, a carreira como músico não deslanchava. Tocava quase diariamente em barzinhos, sem muitas perspectivas. Uma nova frente de possibilidades se abriu quando começou a atuar como voluntário em entidades como o Clube Hípico de Santo Amaro, responsável por um programa de equoterapia (trabalho educativo que envolve cavalos voltado para pessoas com necessidades especiais). A experiência o inspirou a criar em 2008 a Alma de Batera, projeto para ensinar portadores de síndrome de down, autismo e outras deficiências a tocar o instrumento. "A ideia era usar a música para desenvolver a memória e a coordenação motora dos garotos", conta.

No ano passado, mais de trinta aprendizes frequentaram as atividades. Elas ocorrem em espaços cedidos por instituições como a Associação para o Desenvolvimento Integral do Down, no Campo Belo. As aulas duram cerca de uma hora e meia. A tarefa dos alunos é acompanhar na bateria faixas de bandas de rock. A emoção é visível sempre que entram em compasso. Uma vez, um pupilo, fã do Kiss, abraçou o mestre depois de conseguir tocar um dos hits da banda. "Ele me disse que eu era o melhor professor do mundo", lembra Paul. "Com isso, vi que não podia parar."

A prioridade do momento é buscar patrocinadores para montar uma sede própria e aumentar o número de instrutores. O projeto já chamou a atenção de instrumentistas profissionais. Paulinho Fonseca (Jota Quest) e André Jung (ex-Ira!) estão entre os que já participaram das aulas e ajudaram na divulgação pelas redes sociais. João Barone foi além e levou a garotada para ver a passagem de som dos Paralamas do Sucesso no Citibank Hall em 2015. "O trabalho do Paul é sensacional", elogia o baterista e parceiro de Herbert Vianna e Bi Ribeiro.



(texto publicado na revista Veja São Paulo de 14 de outubro de 2015)

6 sinais que nos alertam de que algo não vai bem com os rins (Melhor com Saúde)


Quando não funcionam normalmente, os rins não podem eliminas as toxinas da corrente sanguínea. Ao se acumularem, elas podem causar coceira e até erupções cutâneas.

Todas as pessoas têm dois rins, cada um com o tamanho aproximado de um punho. Estes importantes órgãos cumprem uma função fundamental, ao serem responsáveis por filtrar os resíduos e toxinas do sangue, além de remover o excesso de líquidos para produzir a urina.

Além disso, os rins desempenham um papel importante na regulação da pressão arterial, e são os encarregados de produzir alguns dos hormônios dos quais o organismo precisa para funcionar de forma adequada.

Sabendo que precisam cumprir tarefas tão importantes, não é estranho que algum tipo de anomalia nos mesmos possa reduzir significativamente a nossa qualidade de vida.

O principal problema é que grande parte dos sintomas que nos alertam a respeito de algum problema renal, geralmente, surgem quando o mesmo já está em uma etapa mais avançada e difícil de controlar.

Tendo em mente que um diagnóstico precoce pode salvar a vida daqueles que padecem de algum tipo de patologia renal, faz algum tempo que alguns sinais importantes para a sua detecção têm sido monitorados com mais cuidado.

Embora estes sinais possam surgir por muitas outras razões, e não somente uma doença nos rins, é fundamental considerá-las como um motivo para consultar um médico especialista. Conheça-as a seguir!

Alterações na urina

Os rins são os responsáveis por produzir a urina e, por isso, não é estranho que alterações na mesma sejam o primeiro sinal de alerta a respeito de alguma doença.

Em primeiro lugar, os hábitos relacionados à urina podem mudar, como a necessidade de ir ao banheiro mais vezes do que de costume, principalmente durante a noite.

Também pode ocorrer uma sensação de urgência por urinar, mas quando a pessoa chega ao banheiro, expulsa apenas uma quantidade mínima, ou até mesmo nada, sentindo ao mesmo tempo um aperto na região pélvica.

A urina também pode sofrer algumas alterações como:
Uma coloração mais pálida ou mais escura
Odor forte
Mais espumosa ou borbulhante
Presença de sangue

Retenção de líquidos

Devido à dificuldade que estes órgãos têm para trabalhar quando estão doentes, os líquidos ficam retidos nos tecidos do organismo e causam inflamação em áreas como:
Os tornozelos
As pernas
O rosto
As mãos

Por causa deste transtorno, também é comum sentir com mais frequência uma incômoda sensação de peso e inchaço abdominal.

Sensação de coceira

As toxinas presentes na corrente sanguínea são eliminadas através dos rins.

Ao existirem inconvenientes para manter esta função com normalidade, a pessoa pode começar a sofrer de erupções em sua pele e ter uma incômoda sensação de coceira ou formigamento, que se estende inclusive até os músculos e os ossos.

Fadiga

Uma das funções renais é a de produzir um hormônio conhecido como eritropoetina. Ele tem o trabalho de apoiar o organismo na produção de hemácias (ou glóbulos vermelhos), essenciais para transportar oxigênio através da corrente sanguínea.

Na medida em que ocorre alguma falha ou insuficiência, também há uma diminuição na produção hormonal, motivo pelo qual os músculos e a mente se cansam com mais facilidade.

Ao diminuírem os níveis de energia, as pessoas com problemas renais se sentem sem forças para fazer suas atividades cotidianas, dormem mais do que de costume e se sentem fracas o tempo todo.

Esta condição também é conhecida como anemia, e outra de suas causas é a deficiência de ferro.

Mudanças na percepção do sabor e mau hálito

O acúmulo de resíduos no sangue faz com que a percepção do sabor dos alimentos sofra alterações.

De fato, algumas pessoas sentem um sabor metálico, principalmente ao comer carne. Além disso, a maioria das pessoas apresenta algum grau de mau hálito, o qual é muito difícil de eliminar.

Muitos dos que sentem este sintoma deixam de comer porque o sabor dos alimentos ingeridos se torna muito desagradável.

Dor nas costas


As dores nas costas já se tornaram algo tão comum que muitas pessoas as atribuem a posturas erradas, ao esforço exagerado ou ao estresse.

No entanto, não se deve descartar a possibilidade de um problema renal,principalmente se as dores surgem na parte inferior das costas ou na lateral da mesma.

Quando é preciso ficar alerta?

Todos estes sintomas devem ser um motivo de consulta médica, independentemente de sua origem. Para identificar os sinais de alerta sobre um possível problema nos rins é fundamental considerar os fatores de risco que aumentam o risco desta condição, assim como a recorrência destes sintomas.

Se dois ou mais deles aparecerem e desaparecerem com frequência, ou não desaparecerem mesmo com os tratamentos pra aliviá-los, o melhor é pedir uma avaliação médica.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A incrível vitamina de aveia, limão e maçã: para perder peso e controlar diabetes e colesterol (Cura pela Natureza)


Estamos sempre em busca de boas receitas para emagrecer.

Primeiro porque sabemos que estar acima do peso não é bom para a saúde na maioria dos casos.

Segundo porque muitos de nossos leitores solicitam constantemente esse tipo de receita.

Então, para nós, o leitor é prioridade.

E, se eles pedem, atendemos com muito gosto.

Agora estamos trazendo a incrível vitamina de aveia, limão e maçã.

Você já pensou em combinar esses três ingredientes?

Pelo menos dois deles, como aveia e limão?

Pois saiba que essa combinação é fantástica não só para quem quer emagrecer, mas para todos que querem  ter saúde.

A aveia é um excelente alimento.

Ela ajuda a regular o colesterol e também a perder peso.

Seu baixo teor de gordura e açúcar proporciona uma menor ingestão calórica diária, o que é essencial para o emagrecimento.

Além disso, ela nós dá uma sensação de saciedade que dura horas, e isso sem sobrecarregar o aparelho digestivo.

Também nos abastece com vitaminas, minerais e proteínas necessárias para termos energia ao longo do dia.

É ótima para os diabéticos e ajuda a regular a pressão arterial.

O limão é superpoderoso.

Ele é alcalinizante, ou, numa linguagem popular, afina o sangue, eliminando gorduras e toxinas do corpo.

Além disso, acelera o metabolismo e é muito rico em vitamina C.

A maçã regula os níveis de glicose e  triglicérides no sangue.

Ela contém parcelas significativas de fitonutrientes capazes de impedir a oxidação do LDL, o mau colesterol, responsável por causar doenças cardiovasculares.

Rica em polifenóis, a maçã exerce um papel de "varredora" de radicais livres para fora de nosso corpo.

E mais uma sobre esta redondinha de casca vermelha: pesquisadores da Nippon Sport Science University Graduate School, no Japão, constataram que a maçã, além de ser excelente para a saúde, facilita o emagrecimento e a perda da gordura corporal.

De acordo com eles, a ingestão moderada de maçã por um período de três semanas promoveu uma perda de gordura de aproximadamente 20% em cobaias de laboratório, além de aumentar significativamente a capacidade antioxidante dessas cobaias.

São todas essas qualidades dos três ingredientes que  tornam esta vitamina muito especial e uma forte aliada de quem está querendo emagrecer.

Anote a receita:

Ingredientes:

Meio litro de água
5 colheres (sopa) cheias de aveia
2 maçãs
1 limão

Modo de preparo

Descasque as maçãs (se não forem orgânicas) e retire as sementes. Corte em pedaços e coloque no liquidificador com meio litro de água. Adicione a aveia e bata bem. Se ficar muito grosso, você pode adicionar um pouco mais de água. Esprema um limão sobre a bebida e tome imediatamente. Beba, de preferência, em jejum.



















Pessoas que falam sozinhas são gênios, de acordo com a ciência! - Luiza Fletcher (O Segredo)



Você fala sozinho? Não fique envergonhado de admitir isso, porque a Ciência descobriu que aqueles que falam sozinhos são realmente gênios … e não loucos!

Fundo de Investigação

O psicólogo-pesquisador Gary Lupyan realizou um experimento no qual mostrou a 20 voluntários objetos em um supermercado, e pediu para eles se lembrarem. Metade dos voluntários foi orientada a repetir os objetos, por exemplo, banana, e a outra metade permaneceu em silêncio. No final, o resultado mostrou que as pessoas que falaram encontraram os objetos mais rapidamente do que aquelas que permaneceram em silêncio.

“Eu sempre murmuro comigo mesmo quando procuro algo na geladeira ou nas prateleiras dos supermercados”, disse Gary Lupyan. Este hábito pessoal o fez realizar esta experiência. Lupyan, juntamente com outro psicólogo, Daniel Swigley, chegou ao resultado de que aqueles que falam consigo mesmos são gênios. Aqui estão as razões:

Estimula a memória

Quando fala sozinho, seu mecanismo sensorial é ativado. Fica mais fácil acessar a sua memória, pois você pode visualizar a palavra e agir em conformidade.

Ajuda a manter o foco

Quando você fala alto, foca em sua tarefa, e isso ajuda a reconhecer o objeto imediatamente. Claro, isso só ajuda se você souber a aparência do objeto que está procurando. Por exemplo, a banana é amarela, e você sabe como ela é. Então, quando você fala o nome alto, seu cérebro imediatamente retrata a imagem em sua mente. Mas se você não conhecesse a aparência da banana, não haveria nenhum efeito em dizer seu nome alto.

Te ajuda a esclarecer seus pensamentos

Cada um de nós tende a ter vários tipos de pensamentos. A maioria faz sentido, enquanto outros não. Suponhamos que você está furioso com alguém e sente vontade de matar essa pessoa. Agora para este problema você não recorre a um terapeuta, certo? Não, o que você faz é se trancar em uma sala e murmurar para si mesmo. Você está liberando a raiva falando sozinho, os prós e contras de matar essa pessoa, e, eventualmente, você se acalma. Este é um pensamento bobo que você tem e não é capaz de compartilhar com qualquer outra pessoa. A psicóloga Linda Sapadin disse: “Isso te ajuda a esclarecer seus pensamentos, se focar no que é importante e firmar quaisquer decisões que você está contemplando.”

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Livros para colorir: arte terapêutica para adultos (Melhor com Saúde)



Os livros para colorir se tornaram uma verdadeira febre na atualidade. Antes considerados uma brincadeira voltada para crianças, agora foram lançadas diversas versões de livros para adultos, que constituem uma terapia excelente para reduzir o estresse depois de um dia agitado de trabalho e tarefas no lar.

Embora seja uma atividade muito simples, ela surpreendentemente oferece diversos benefícios para a nossa saúde, e por isso vale a pena conhecê-la, principalmente se você estiver em busca de algo para acalmar os ânimos.

Neste artigo, iremos falar sobre os principais benefícios desta forma de arte terapêutica, que pode nos ajudar de diferentes maneiras a promover o desenvolvimento e crescimento pessoal e fortalecer o nosso estado emocional.
Benefícios dos livros para colorir

Atividades que ocupam as mãos e a mente são ideais como uma forma de terapia natural, e os livros para colorir são uma ótima alternativa entre elas.

Já existem diversas opções de livros para colorir voltados para o público adulto, com inúmeros desenhos diferentes, como mandalas, flores e jardins, que podem ser coloridos com lápis de cor, giz de cera e até canetinha. São imagens detalhadas e interessantes de pintar, que mantêm as pessoas entretidas enquanto oferecem os seguintes benefícios:

Reduzem o estresse e a ansiedade

Há algo relaxante no ato de colorir um desenho da sua forma preferida. Trata-se de uma excelente distração dos problemas que podemos estar sofrendo em nosso dia a dia, e enquanto estamos colorindo, pelo menos por um tempo, podemos clarear a mente e focar apenas na atividade que estamos fazendo, ajudando a relaxar.

Além disso, alguns psicólogos afirmam que o simples fato de se concentrar para colorir dentro das linhas pré-estabelecidas e usar a sua criatividade trabalhando com as cores ajuda a aliviar o estresse e a combater a ansiedade, fazendo com que nos sintamos mais calmos e serenos.

Por último, é uma ótima forma de se desconectar do mundo virtual ao qual estamos tão acostumados. Voltar ao papel e ao lápis é uma forma simples de se distrair sem as tecnologias que sugam tanto a nossa energia.

Ajuda a desenvolver a concentração

Os livros de colorir favorecem a concentração de uma maneira interessante. É preciso se dedicar um pouco para se manter dentro das linhas dos desenhos, escolher as cores que irão combinar e pintar de uma maneira esteticamente bonita, mas não se trata de uma atividade que demanda uma concentração total, e poderia nos deixar ainda mais estressados depois de um dia de trabalho.

Psicólogos indicam que o ato de colorir também ajuda a desenvolver habilidades relacionadas à organização e resolução de problemas, já que as áreas do cérebro responsáveis por estas tarefas são as mesmas utilizadas quando estamos colorindo uma imagem.

Favorece a coordenação motora

Hoje em dia, poucas pessoas possuem hobbies que favorecem o desenvolvimento da coordenação motora. Muitas atividades que antes nos permitiam fazer isso agora foram substituídas. Por exemplo, usamos a máquina de costura para costurar, os teclados dos computadores para escrever, etc.

Colorir é uma das atividades que ainda nos permite desenvolver a coordenação, já que mantemos nosso cérebro e nossas mãos ocupados, em um esforço conjunto para obter o resultado artístico final que esperamos alcançar. O cérebro atua na parte da concentração e as mãos no aspecto do controle muscular, contribuindo para que possamos manter habilidades importantes que costumamos perder conforme envelhecemos.

Ajuda a desenvolver a criatividade

Crianças costumam ser extremamente criativas, mas infelizmente perdemos parte da nossa espontaneidade com o passar do tempo, limitando nossos pensamentos, dando espaço aos nossos medos e preocupações em relação ao que os outros vão pensar, e passamos a acreditar que não somos mais criativos.

No entanto, isso não é verdade. Todos os seres humanos são criativos por natureza, e colorir pode nos ajudar a entrar em contato com esta criatividade, desenvolvendo-a novamente. Por se tratar de uma atividade que, até pouco tempo, era considerada infantil, também é uma excelente forma de nos conectarmos com a nossa criança interior.

Promove a socialização

Muitas pessoas pensam nos livros de colorir como uma atividade solitária, que cada um desenvolve sozinho na sua casa. No entanto, isso já não é verdade.

Com a mudança de comportamento observada em relação aos livros de colorir, já observamos mulheres que se reúnem para fazer esta atividade juntas. Como é algo que não demanda a concentração total e permite a socialização, é possível colorir enquanto conversamos com as amigas tomando uma taça de vinho.

Como este hobby está se tornando cada vez mais popular, não vai ser difícil encontrar uma parceira para compartilhar este momento. Que tal experimentar?

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Você sabe usar o desodorante? Uma pesquisa revelou que maioria das pessoas não sabem (Catraca Livre)



Uma pesquisa realizada pela Sociedade Internacional contra a Hiper-Hidrose revelou que o hábito das pessoas em passar o desodorante pela manhã está equivocado. De acordo com o estudo, é preciso aplicar os antitranspirantes à noite, antes de deitar, e sempre sobre a pele totalmente seca. O motivo: o produto age melhor durante o sono.

De acordo com os médicos responsáveis pelo estudo ‘Terapias Tópicas no Tratamento da Hiper-Hidrose’, quando dormimos, duas circunstâncias confluem: a produção de suor diminui ao mínimo e a axila está completamente seca - algo quase impossível depois do banho. Ambos fatores melhoram a penetração dos desodorante de pele, segundo a pesquisa.

Por fim, para melhorar a ação do produto, os especialistas recomendam esfregar a axila com uma toalha limpa e seca para retirar qualquer resquício de umidade antes de passar o desodorantes e ir para a cama.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Fotojornalista Sebastião Salgado propõe fundo para recuperação do Rio Doce - Elemara Duarte (Hoje em Dia)


O fotojornalista Sebastião Salgado antecipou a vinda ao Brasil para se inteirar da tragédia ambiental em Mariana cuja lama atinge a bacia do Rio Doce. Nesta sexta-feira (13), Salgado encontrou-se com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, para discutir propostas para recuperar a área, incluindo a criação de um “fundo” subsidiado pelas empresas responsáveis pelo desastre para recuperação das áreas.

A região é onde está sediado a organização não-governamental (ONG) Instituto Terra, criado por ele e a mulher Lélia Wanick Salgado, para recuperação de área vegetal e, principalmente, nascentes degradadas. O Instituto fica no município mineiro de Aimorés, onde Salgado nasceu.

Durante a semana, no perfil do Instituto Terra, no Facebook, vários internautas cobraram um posicionamento do fotojornalista sobre a tragédia. Hoje, Salgado está radicado na França. “Instituto Terra. Nenhum comentário sobre o desastre no rio Doce? Vamos ter mais um livro sobre as misérias?! Ou nem isso? Vocês são um instituto de preservação, são patrocinados por uma mineradora (!!) que é no mínimo responsável por 50% de tudo que está acontecendo. E não vão falar NADA????????”, questionou um dos internautas.

Outro internauta disse que o pronunciamento de Sebastião Salgado, “sobre algo que se confunde com a própria biografia dele, teria uma repercussão significativa nesse momento”. Para uma internauta, era “estranho o silêncio do Instituto Terra, sobre a destruição, provavelmente total, do Rio Doce”, mesmo quase dez dias após o acidente.

Sebastião Salgado deve permanecer no Brasil até a próxima semana. Está prevista a ida do fotojornalista até Aimorés. No final da tarde desta sexta-feira, a assessoria de comunicação do Instituto publicou nota no perfil da rede social e no site da ONG.

Acompanhe a íntegra do texto:

“COMUNICADO SOBRE O RIO DOCE

Autor: Comunicação - 13/11/2015

Solidário a todos os atingidos pelo rompimento das barragens de rejeitos no município de Mariana, em Minas Gerais, em especial aos familiares das vítimas, o Instituto Terra entende que o momento exige ações urgentes dos poderes constituídos, no sentido de minimizar o sofrimento da população envolvida e dos impactos causados ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que deve atuar na responsabilização das empresas envolvidas, de acordo com a legislação brasileira, no sentido de efetivar a integral compensação pelos danos causados.

Durante toda a sua existência, o Instituto Terra pautou-se pelo verdadeiro sentido da palavra sustentabilidade, buscando ser interlocutor, mediador dos conflitos locais, mas também apresentando soluções técnicas efetivas para promover o equilíbrio entre desenvolvimento e meio ambiente.

Diante do acontecido, o Instituto Terra imediatamente mobilizou todo o seu corpo técnico na elaboração de um projeto para recuperação do Rio Doce. A proposta prevê a criação de um Fundo com recursos financeiros subsidiados pelas empresas responsáveis pelo desastre, que possibilite, além da recuperação de nascentes, absorver todos os investimentos e ações destinados à reconstrução das condições ecológicas, bem como gerar recursos contínuos para projetos sociais, econômicos e de geração de emprego e renda em toda a região que constitui essa bacia hidrográfica.

O fundo deve permitir a criação de um patrimônio perpétuo para promover uma grande transformação no Vale do Rio Doce, saindo de um quadro de intensa devastação para um ambiente equilibrado, desenvolvido e produtivo.

O projeto já foi discutido com os Governadores de Minas Gerais e do Espírito Santo, bem como com o Governo federal. Cofundador e Vice-Presidente do Instituto Terra, Sebastião Salgado tratou do tema diretamente com a presidente Dilma Rousseff, na manhã desta sexta-feira (13 de novembro), em Brasília, que se mostrou empenhada e favorável à iniciativa, e assumiu o compromisso de criar um comitê para negociar com as empresas responsáveis pelas barragens de Mariana.

Além do Governo federal e dos Governos Estaduais, o plano para recuperação do Rio Doce deve envolver os governos municipais, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada, para pleno direcionamento dos recursos e tecnologias a serem empregados na região.

Já sabíamos que restabelecer a vida do Rio Doce seria um processo difícil e de longo prazo. Agora, exigirá mais empenho e urgência nas ações, bem como uma aprendizagem ambiental compartilhada com a sociedade.

Mais do que nunca, o resgate do Rio Doce, destruído ecologicamente pelo desastre, passará por medidas de recuperação de todas as nascentes da bacia, para garantir uma maior produção de água, bem como a reconstituição das matas ciliares e das reservas legais, para evitar a sobreposição e acúmulo de mais resíduos, assim como o fortalecimento de um modelo agroecológico de produção rural. Somadas a outras ações socioambientais e de monitoramento, de toda a cadeia produtiva, em especial a industrial, acreditamos que será possível alcançar o pleno restabelecimento da região.

O Instituto Terra reafirma seu compromisso com a missão de replantar a Mata Atlântica e trazer de volta a vida, a água, ao Vale do Rio Doce, com projetos conectados e voltados diretamente para a promoção do desenvolvimento pleno de um Vale que há anos sofre com os efeitos da degradação ambiental”.