sábado, 12 de novembro de 2016

Respire fundo! - Patricia Antoniazi


Nos momentos de grande estresse e raiva, uma das saídas é usar a respiração a seu favor

No Japão ensina-se às crianças um método simples para controlar a raiva: não faça nada a respeito. Apenas respire fundo algumas vezes. Não é lenda! Experimente e verá que não consegue ficar com raiva. Por quê? Por duas razões: você começa a respirar fundo, e a raiva exige um determinado ritmo respiratório. Sem esse ritmo, fica impossível.

"Se estiver respirando fundo conscientemente, a raiva não pode se expressar. Ela precisa de uma respiração diferente. Quando você fica irritado e começa a respirar fundo, sua mente desvia a atenção do sentimento para se concentrar na respiração. O corpo não fica favorável par sentir raiva ou ansiedade, e a mente passa a se concentrar em outra coisa. Por isso, os japoneses são as pessoas mais controladas do planeta - eles treinam desde a infância", explica a fonoaudióloga e coach Patricia Antoniazi. 

O treino do padrão respiratório não favorece somente os processos fisiológicos de resistência, de fala e voz, mas também os processos psicológicos. Estes processos são uma coisa só, e você pode partir de qualquer um dos pólos para afetar e mudar o outro.

O treino respiratório melhora desempenho de atletas, cantores, jornalistas, atores e todos aqueles que desejam melhorar a resistência física e mental.

Dicas para respirar melhor

1) Use o diafragma

Muito importante nas dicas para respirar melhor. A respiração correta faz com que a sua barriga se mova - não o peito. Isso acontece porque o diafragma desce até o abdômen, fazendo com que a barriga se movimente. Para verificar, coloque a mão na barriga e respire profundamente. Faça isso até que note que a sua barriga está mexendo no ritmo da respiração.

2) Respire calmamente

Automaticamente, quando você está estressada a sua respiração fica mais rápida. Essa atitude faz com que o estresse seja descarregado no organismo de forma mais pesada. Nos momentos do nervosismo, acalme-se e mentalize no quanto uma respiração tranquila pode ajudar você a se recuperar. Deve ser suave e ritmado.

3) Expire devagar

A forma correta de respirar envolve um tempo para inspirar e dois para expirar. Nas horas de estresse, as expirações se tornam mais curtas, o que pode alterar a frequência cardíaca. Uma das dicas para respirar melhor é tentar aumentar o tempo de sua expiração em até 2 segundos.

4) Preste atenção na respiração

Se você acha que vai "explodir" de raiva, conte até dez e preste atenção em sua respiração. Essa atitude irá tirar a sua atenção do motivo do estresse e deixará você menos irritada.

5) Relaxe os músculos

Durante os períodos de nervosismo, os músculos superiores podem ficar contraídos. Isso faz com que o ar tenha dificuldades para passar. Nesses momentos, concentre-se em relaxar todo o seu corpo. Se necessário, deite-se em um ambiente tranquilo e medite.



(texto publicado na revista Doenças emocionais nº 1 ano 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário