sexta-feira, 30 de setembro de 2016

11 benefícios do limão - Samira Menezes


Desde curar acne até reduzir o ácido úrico. Descubra como aproveitar ao máximo esses e outros superpoderes

Por ser tão comum e azedo, ninguém dá muita bola para o limão. Isso até a pessoa descobrir do que ele é capaz. Mais do que um excelente fortificante do sistema imunológico, é diurético, antibacteriano e antiviral. Também funciona contra a acne, é protetor da saúde do coração, regulador dos intestinos, alcalinizante natural do pH sanguíneo... A lista é longa.

Mas talvez a propriedade do limão que mais mereça destaque seja a sua capacidade de alcalinizar tudo o que vê pela frente. No caso, o organismo, que recebe o limão como alívio para processos inflamatórios ou acidificantes. Isso porque de todas as frutas da família Citrus, como laranjas, tangerinas e pomelos, o limão é quem concentra mais ácido cítrico, responsável por esse e outros superpoderes do limão.

Rico em vitamina C, que favorece a absorção do ferro presente nos vegetais, e fonte de outros nutrientes importantes como cálcio, magnésio, fósforo e potássio, o limão também tem outra vantagem: seu sabor azedinho dá um toque refrescante a qualquer bebida e até em receitas salgadas. Experimente pingar algumas gotas dele em receitas de massas com ervas, arroz com legumes ou, como fazem os árabes, no cuscuz vegetariano.

As possibilidades do limão são muitas, assim como seus benefícios. 

1) Diminui o ácido úrico

A dona de casa Elisa Magalhães, de São Paulo, não podia acreditar que o tratamento para diminuir seu ácido úrico era tão simples: tomar, por três meses, meio copo de água com suco de meio limão e uma colher de café de bicarbonato pela manhã e em jejum. "Meu médico me explicou que essa bebida alcalinizaria meu organismo e ajudaria a diminuir meus níveis de ácido úrico. Em um mês, os exames mostraram uma melhora e, depois, de três meses, os níveis se normalizaram."

Apesar de caseira, a receita indicada para Elisa, de 62 anos, tem fundamento científico. Um estudo publicado em maio de 2015, no jornal Anais das Doenças Reumáticas, mostrou que o suco de limão foi capaz de diminuir o ácido úrico em 75 pacientes, que durante seis meses ingeriram suco de dois limões diluído em 2 litros de água ao longo do dia.

"O sumo do limão estimula a formação de carbonato de cálcio, substância liberada pelo pâncreas que ajuda na alcalinização do sangue e da urina, neutralizando o ácido úrico", explica o líder da pesquisa, Dr. Etienne Gamon, reumatologista em Montpellier, na França.

Especialista em terapia intensiva, Dr. Jo]ao Ramalho Alves, do Rio de Janeiro, explica que o ácido úrico é produzido pelo organismo a partir de uma substância chamada purina, proteína presente em alimentos, como carnes vermelhas, peixes e frutos do mar. Por este motivo, estes alimentos, considerados acidificantes do organismo, devem ser retirados da alimentação de quem está com ácido úrico alto.

"O índice ideal de ácido úrico não deve ultrapassar 6,8 mg por 100 ml de sangue. Nas mulheres o valor é de 2,4, nos homens, de 3,4. Acima disso, ele pode ocasionar dores, inchaços e inflamações articulares, além de cálculos renais."

Além da retirada das carnes, o consumo diário do limão ajuda a devolver alcalinidade ao organismo. "Apesar do sabor ácido, o potencial alcalinizante do limão acontece logo após sua ingestão. Principalmente quando ele é batido com frutas, raízes, folhas e sementes (germinadas). Nesses casos, ele mal alcança o estômago e já está alcalinizando os líquidos corporais com os citratos de cálcio, magnésio, ferro e sais alcalinos", revela a química Conceição Trucom.

2) Complementa tratamento contra câncer

Alimentos milagrosos não existem. Mas, alguns deles, como o limão, podem dar uma forcinha extra até mesmo no tratamento de doenças graves, como o câncer. "É preciso aprofundar mais o assunto, mas sabe-se que frutas cítricas, principalmente o limão, contém propriedades anticancerígenas", afirma Dr. Subrata Chakravarty, do Instituto Hope4Cancer, na Califórnia (EUA). "Ainda que outros estudos sejam necessários, os benefícios do limão mostrados até agora não podem ser ignorados", observa.

O primeiro motivo por que pessoas com câncer podem incluir o limão na alimentação diária é a forte presença de vitamina C na fruta. Em 2014, um estudo da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, verificou que altas doses de vitamina C em mulheres com câncer nos ovários foram capazes de potencializar a resposta da quimioterapia.

"A casca também contém substâncias que ajudam a eliminar toxinas do corpo. E, em forma de extrato, o limão auxilia na destruição das células malignas, ao mesmo tempo que fortalece as células saudáveis, graças a seus flavonoides e uma substância conhecida como limonoide", revela Dr. Subrata, que sugere aos pacientes com câncer o consumo de 150 g de limão (cerca de dois a três limões) pelo menos quatro vezes por semana.

Durante o tratamento, o suco do limão pode ser usado para minimizar náuseas e enjoos que geralmente a quimio e a radioterapia provocam. Porém, tendo sempre em mente que, no caso do câncer, o limão deve ser usado apenas como parte de uma alimentação saudável e não como substituto do tratamento.

Para quem quer prevenir o aparecimento da doença, uma boa dica é adicionar suco de limão (e também sua casca) na água que for beber ao longo do dia. "Para prevenir ou ajudar no tratamento, sugiro também o uso da casca do limão ralada como tempero de saladas, massas e sucos", recomenda o médico.

3) Rejuvenesce as células e a aparência

Além da redução do ácido úrico, a dona de casa Elisa Magalhães sentiu na pele os benefícios do limão ingerido com água pela manhã. "Percebi que minha pele, que sempre foi muito ressecada, estava muito mais macia. A textura dos meus cotovelos e calcanhares mudou da água para o vinho", conta Elisa, que adotou a água com limão de manhã também como antídoto à pele ressecada.

Esse poder do limão também tem a ver com a capacidade de esta fruta alcalinizar o organismo. Segundo Conceição Trucom, o uso regular do limão, de preferência maduro, é capaz de neutralizar a acidez de todos os líquidos corporais, do qual fazem parte sangue, linfa e até líquido cerebral. "Qualquer condição que alcalinize esses líquidos vai desencadear a possibilidade de mais saúde e longevidade para as células", observa Conceição. Efeito, aliás, que pode ser notado principalmente na pele, como aconteceu com a dona de casa Elisa, que procurou também uma nutricionista para ajudá-la a montar uma alimentação mais natural.

O tipo de dieta, aliás, tem tudo a ver com a aparência do corpo e da pele, que reflete o estado interior. A regra é simples: alimentação rica em proteína animal, açúcar e produtos industrializados acidificam o organismo. Enquanto o consumo regular de limão maduro e vegetais frescos, alcalinizam.

"A causa mais natural de acidificação do organismo é a ingestão frequente de alimentos que promovem esse estado", confirma Conceição, que cita os alimentos refinados, como o açúcar branco e a farinha branca, as carnes e proteínas animais, as frituras, os alimentos industrializados, congelados ou excessivamente cozidos, e bebidas gasosas como os maiores vilões. "Esses alimentos são os grandes protagonistas para acelerar o processo de envelhecimento de todas as células, a baixa vitalidade do organismo, os desequilíbrios emocionais, as dificuldades digestivas e nutricionais e, por fim, as doenças", ressalta a química.

Por outro lado, a inclusão do limão, dos vegetais frescos e das sementes germinadas no cardápio diário garante boa ingestão de sais minerais, vitaminas, água e fibras, que devolvem equilíbrio interior e, consequentemente, melhoram a aparência exterior em pouco tempo. "Em casos de acidose elevada, a pessoa pode preparar um caldo com nabo, cenoura e folhas verdes cozidas. Quando o caldo esfriar, coe e use no preparo de sucos feitos com frutas frescas, folhas cruas e limão", ensina a química.

Mas, é aquela história: de nada adianta praticar uma semana de alimentação saudável com a ingestão de limão se, nos outros dias do mês e do ano, não torna esse tipo de dieta o seu hábito. Ou se é o tipo de pessoa que não age contra sentimentos negativos, como estresse crônico, ansiedade, ressentimento, inveja e raiva. Lembre-se: sozinho, o limão não faz milagres. Por isso, cultive saúde e bons sentimentos.

"As emoções e sentimentos, as atividades mental e física também têm potencial para alcalinizar ou acidificar partes do organismo em pouco tempo", revela Conceição. Sentimentos e experiências prazerosas, como afetuosidade, compaixão, bom humor, positividade e compreensão, são estados típicos de um corpo em harmonia metabólica, sereno e pacífico. 'Essas emoções também podem ser consideradas 'alimentos' de grande potencial alcalinizante e rejuvenescedor."

4) Ajuda a eliminar mais facilmente toxinas

É como uma bola de neve. Além da revitalização celular, manter o pH sanguíneo alcalino com a ajuda do limão tem outra vantagem: a facilidade em eliminar toxinas, uma vez que a fruta auxilia na desintoxicação do intestino, dos rins e até dos pulmões e da pele.

"Com suas substâncias facilmente transformadas em elementos alcalinizantes, o limão contribui poderosamente com a eliminação de resíduos tóxicos que são responsáveis pelo aparecimento de doenças ou dificuldades em atingir o sucesso de tratamento de cura", garante Conceição Trucom.

5) Regula o intestino

É comum ouvir que limão prende o intestino, mas a história não é bem assim. Segundo Conceição, o limão regula as funções intestinais. Assim, quem sofre de prisão de ventre encontra no limão um aliado.

Para essas pessoas, recomenda-se o consumo de um corpo de água morna com o suco de um limão pela manhã. A fruta também pode ser adicionada a sucos desintoxicantes preparados com outras frutas, como maçã, e hortaliças para estimular as funções intestinais e facilitar a ida ao banheiro.

Outra opção é usar o óleo essencial do limão, comprado em farmácias ou lojas de produtos naturais, para fazer uma massagem na barriga.

Óleo de massagem para estimular os movimentos intestinais

Ingredientes:

6 gotas de óleo essencial de limão
2 colheres (sopa) de óleo de linhaça
3 gotas de óleo essencial de erva-doce
3 gotas de óleo essencial de capim-limão

Preparo:

Coloque todos os óleos em um frasco de vidro escuro, misture e mantenha em local fresco. Use-o para massagear por 5 minutos todo o ventre, com movimentos vigorosos, em sentido horário. Faça a massagem pela manhã, antes de levantar, e à noite, após deitar.

Sucos desintoxicantes para os intestinos

Opção 1

Ingredientes:

1 limão com casca
1 xícara (chá) de hortelã
1 cenoura média
2 maçãs
1 colher (sopa) de semente de linhaça deixada de molho em 5 colheres (sopa) de água à noite

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe num coador de tecido voil e beba imediatamente, em jejum.

Opção 2

Ingredientes:

suco de 1 limão
1 xícara de abacaxi em cubos
rodelas de gengibre e folhas de hortelã
2 colheres (sopa) de semente de girassol (crua com casca) deixada de molho em água durante toda a noite

Preparo:

Bata tudo no liquidificador, coe e beba em jejum.

É importante manter as funções intestinais regulares, com alimentação rica em fibras e ingestão de água, porque isso garante a eliminação de toxinas e, consequentemente, mais bem-estar, uma vez que nutrientes, como ferro, vitamina C e cálcio, são absorvidos no intestino.

"A prisão de ventre também produz material tóxico, que será reabsorvido pelo organismo e levar à baixa imunidade. Além de ser uma porta de entrada para câncer do cólon", alerta Conceição Trucom.

6) Ele "afina" o sangue

Talvez você já tenha ouvido dizer que o limão "afina" o sangue, mas nunca entendeu direito porquê. Isso, de fato, é verdade e traz à tona mais uma das inúmeras propriedades do limão: a de ser um alimento adstringente. "Usado corretamente, não no preparo de caipirinha, o limão desintoxica e limpa o sangue, porque ajuda a eliminar o excesso de colesterol e triglicérides. Por isso, dizem que ele 'afina' o sangue graças à sua propriedade adstringente", confirma Conceição.

Esse poder do limão se deve à sua composição, que reúne fibras e excelentes doses de vitamina C, um nutriente considerado antioxidante. De acordo com um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, a alta ingestão diária de vitamina C (acima de 1.000 mg por dia) não só previne os danos causados pelo colesterol LDL (aquele considerado "ruim") como também diminui os níveis de colesterol total e os riscos de doenças cardiovasculares.

Vale lembrar que um copo de limonada contém cerca de 94 mg de vitamina C - quantidade mais do que suficiente para suprir as necessidades diárias deste nutriente em um adulto. Enquanto os homens precisam de 90 mg de vitamina C por dia, as mulheres devem consumir 75 mg. E outra coisa: excesso de vitamina C é expulso pelos rins, junto com a urina.

7) Previne cálculos renais

É também graças à sua propriedade adstringente que o limão é uma poderosa arma no combate aos cálculos renais - as famosas pedrinhas nos rins, que causam dores terríveis. "Da mesma maneira que o limão não deixa o colesterol e o triglicérides se acumularem, ele inviabiliza a aglomeração de ácido úrico no sangue, evitando a formação dos cálculos renais. Por isso, o consumo diário de uma limonada sem açúcar pode ser um bom tratamento natural para prevenir o desenvolvimento das pedras nos rins", esclarece Conceição.

Em seu site, a Fundação Nacional dos Rins, nos Estados Unidos, explica que geralmente as pedras nos rins são tratadas com citrato de potássio. Porém, limonadas ou outros sucos naturais ricos em citrato, como o de laranja ou tangerina, têm a mesma eficácia dos medicamentos à base dessa substância usados na prevenção do problema.

"Citrato presente na urina pode evitar não só a formação de novas pedras nos rins como impede que as pedras existentes se unam com outras e fiquem ainda maiores", explica Dr. Allan Jhagroo, nefrologista membro da Fundação Nacional dos Rins. Só não vale adoçar a limonada ou o suco de laranja, pois o açúcar e o adoçante aumentam o risco de formação de novas pedrinhas.

8) Ajuda na absorção do ferro

O principal ácido presente no limão é o cítrico, que há tempos é reconhecido como um facilitador da absorção de ferro. Por isso, o limão é um ingrediente-chave na alimentação de vegetarianos e veganos.

Para entender por que isso acontece, é preciso saber um pouco sobre as diferenças entre os tipos de ferro.

Os vegetais possuem um tipo de ferro conhecido como não-heme, que vem sem "capa de proteção" e, por isso, é mais suscetível a interferência de nutrientes que atrapalham sua absorção, como o cálcio. Esse ferro não-heme, presente em alimentos como feijão, quinoa, aveia, castanha-de-caju e melado, também é encontrado na carne.

Na verdade, a carne contém 60% de ferro não-heme e 40% do ferro heme. Esse tipo de ferro, chamado heme, vem com "capa de proteção" e não sofre interferência de nada, por isso, é completamente absorvido.

Por essa característica química do ferro não-heme, os vegetarianos precisam fazer combinações alimentares para garantir uma boa absorção do nutriente, importante para a oxigenação dos tecidos. Uma boa tática para conseguir isso é incluir alimentos ricos em vitamina C, como o limão, nas refeições ricas em ferro.

Em teoria, para cada 3 mg de ferro não-heme, é necessário 1 g de ácido cítrico. Na prática, basta tomar água com limão sem aç´~ucar ao comer um prato de feijoada vegana e couve. De todas as frutas cítricas, o limão é o mais rico em ácido cítrico, a substância que ajuda o ferro a ser melhor absorvido.

9) Contribui para a saúde dos ossos

A receita para ter ossos saudáveis não passa necessariamente pelos laticínios. Você também pode incluir o limão na sua alimentação para dar uma forcinha aos ossos. Isso acontece basicamente por dois motivos: ao contrário dos laticínios, o limão alcaliniza o organismo e é uma fonte de cálcio e fósforo, nutriente que participa do fortalecimento dos ossos.

O fato é que, quando o organismo está muito ácido, o próprio corpo tenta corrigir essa acidez. E ele faz isso com a ajuda do cálcio, um mineral que também tem propriedade alcalinizante.

Como a única reserva de cálcio do corpo está nos ossos, é lá que o organismo vai buscar o elemento para combater o excesso de acidez do pH sanguíneo. Portanto, se a pessoa faz uso regular do limão e tem como hábito uma alimentação rica em vegetais frescos, provavelmente seu meio interno será mais alcalino, o que ajuda a manter a integridade dos ossos.

Por isso, mais eficiente do que um copo de leite (bebida que favorece a acidez interna) é a exposição solar para garantir a produção de vitamina D (nutriente fundamental para a fixação do cálcio nos ossos) e a ingestão de alimentos alcalinizantes ou ricos em nutrientes que participam do metabolismo ósseo. Como o magnésio, presente em semestre de abóbora e amêndoa, e fósforo, que você encontra no limão.

A fruta, porém, não é a melhor fonte de fósforo do reino vegetal. Nesse caso, a castanha-do-brasil sai na frente. Porém, é importante saber que consumido diariamente, acompanhado da alimentação saudável e pelo menos 15 minutos de sol por dia sem protetor solar, o limão trará bons resultados para a firmeza do esqueleto.

10) É um aliado do fígado

O poder do limão a favor do fígado é tão grande que a Fundação Americana do Fígado, nos Estados Unidos, até lançou uma campanha, intitulada Liver Lemon Dare to Care (algo como Desafio do limão para o Fígado), para incentivar o consumo de água com limão, principalmente de manhã, em jejum.

"Todo mundo deveria tomar água morna com limão, em jejum, pela manhã, porque essa combinação estimula todo o sistema digestivo e 'acorda' o fígado, ajudando-o a eliminar toxinas", explica Dr. Frank Lipman, médico especialista em medicina integrativa e diretor do centro de bem-estar Eleven-Eleven, em Nova York (EUA). "Para tornar a bebida mais agradável e refrescante, você pode adicionar folhas de hortelã", sugere.

Segundo ele, quando a pessoa torna hábito o consumo de água morna com limão, o fígado se sente estimulado a produzir bile porque o suco dessa fruta tem estrutura química similar aos sucos digestivos. "Isso também ajuda muito no processo de digestão, prevenindo desconfortos abdominais após as refeições do dia, como inchaço na barriga e gases."

11) É um cosmético natural

Além de "afinar" o sangue e prevenir pedras nos rins, a propriedade adstringente do limão traz outro benefício, dessa vez, estético.

Graças a essa propriedade, o limão pode ser usado como cosmético natural, eficiente no combate à oleosidade dos cabelos e no tratamento de manchas da pele, desde que você não se exponha ao sol, porque seus ácidos cítricos não combinam com o sol, causando manchas escuras na pele.

"Se você for usar a fruta para clarear manchas na pele, aplique o limão à noite, e, durante o dia, use protetor solar", avisa Conceição Trucom, que ensina algumas receitas simples de cosméticos naturais e caseiros. 

Porém, não só o suco pode ser aproveitado como cosmético poderoso. O óleo essencial, obtido da casca da fruta, pode ser usado na realização de massagens diárias contra a odiada celulite ou para ativar a circulação nas pernas, principalmente depois de um dia cansativo de trabalho.

Loção antimanchas

Ingredientes:

flor de sabugueiro
rodelas de limão
água mineral

Preparo:

Coloque as flores de sabugueiro no fundo de um frasco de vidro de 250 ml, cubra-as com rodelas de limão e siga montando essas duas camadas até encher o frasco.

Cubra tudo com água e deixe repousar por 24 horas. Passado esse tempo, filtre a água e guarde-a na geladeira. Aplique essa loção gelada na pele, à noite. Não tome sol durante o tratamento.

Loção antiacne

Ingredientes:

suco de meio limão
1 xícara de água filtrada

Preparo:

Misture a água com o limão e aplique no rosto com algodão, evitando a área dos olhos. SE a pele irritar, aumente a quantidade de água para 2 xícaras. Deixe agir por alguns segundos e lave com água abundante.

Loção contra oleosidade capilar

Ingredientes:

1 maçã sem casca e sem sementes
suco de meio limão
1/4 de copo de água mineral

Preparo:

Bata tudo no liquidificador, coe e aplique nos cabelos já limpos. Deixe agir por 15 minutos e enxágue.

Óleo para massagem contra celulite

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo de gérmen de trigo
2 colheres (sopa) de azeite
3 gotas de óleo essencial de limão
3 gotas de óleo essencial de hortelã
3 gotas de óleo essencial de gerânio

Preparo:

Misture todos os ingredientes e aplique em massagens locais, deixando agir por 60 minutos.



(texto publicado na Revista dos Vegetarianos nº 117 - ano 10 - julho de 2016)

Diferença entre marketing e publicidade - Mariana Marques


Um depende do outro e ambos devem ser usados de forma integrada

Neste artigo tentarei desmistificar um assunto que ainda é um tanto quanto confuso para algumas pessoas: qual a diferença entre marketing e publicidade? O que é fazer marketing? O que é fazer publicidade?

Na verdade, creio que um dependa do outro, que devam trabalhar de forma integrada. Uma publicidade benfeita é consequência de um marketing bem realizado.

Publicidade é a apresentação das informações sobre um produto, serviço, uma marca específica, com o intuito de influenciar, causar desejo de consumo, persuadir o consumidor. Ela "vende", ela cria uma imagem, uma reputação.

Mas como posso fazer essa publicidade sem a certeza de que o que estou tornando público é realmente necessário e irá satisfazer meu consumidor? Para isso, dados e análises são fundamentais.

É aí que entra o tão importante marketing. Criar algo sem ele é atirar no escuro, é navegar sem bússola. A publicidade determina "como fazer"; o marketing, "o que fazer".

Fazer marketing não é apenas auxiliar o departamento de vendas, nem incentivar pessoas a consumirem o que nem sempre necessitam. Fazer marketing é suprir necessidades, é satisfazer desejos, é direcionar de forma precisa, criativa e orientadora, ideias, estratégias e planejamento de condução de negócios, visando a lucro, conquistas, sustentação e expansão da marca, produto ou serviço.

Para o marketing ser implantado corretamente e com sucesso dentro de uma empresa, é necessário que se conheça muito bem as necessidades do cliente, que se entenda plenamente quais os seus reais desejos.

Fazer marketing é provocar, "alfinetar", aproximar seu produto, sua marca do seu consumidor. E para isso é necessário que exista toda uma estratégia, um planejamento envolvido.

Acho que usei as palavras mais adequadas no contexto: "estratégia" e "planejamento". Vejamos por que:

Primeiramente efetua-se uma análise de mercado, ou seja, identifica-se o público que deverá ser atingido, para assim segmentá-lo. Depois, analisam-se os concorrentes direitos e indiretos e ainda os pontos fortes e fracos que diferenciam sua empresa, sua marca, seu serviço ou produto, em relação a eles.

A partir disso, criam-se metodologias, objetivos adequados e análises quantitativas e qualitativas para verificação de resultados obtidos.

Fazer marketing é pesquisar muito! Por isso é um desafio maravilhoso. Provoca tensão, adrenalina.

Mas o marketing só terá grande expressão quando todas as empresas perceberem sua importância. Por isso achei válido esclarecer e partilhar um pouco deste conhecimento, para que essa importante ferramenta seja entendida e agregada às pequenas, médias e grandes empresas e escritórios, expandindo-se, assim, cada vez mais no mercado empresarial.



(texto publicado na revista Visão Jurídica nº 69)

Mau uso da internet no trabalho - Ricardo Trotta


Abusos com e-mail corporativo, MSN e acesso a sites impróprios podem levar à demissão por justa causa

A internet representa uma importante ferramenta em nosso cotidiano. Não se imagina mais um mundo sem ela, mas é importante atentar para que o seu uso seja adequado, principalmente dentro do ambiente de trabalho. O mau uso da internet prejudica a produtividade do empregado e pode causar a demissão de funcionários por justa causa, quando a empregadora considera tal conduta como uma falta grave, a teor do artigo 482 da CLT. A 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu a demissão por justa causa de um funcionário que utilizava o equipamento de trabalho para acessar sites de relacionamento, trocando mensagens de correio eletrônico com piadas grotescas e imagens inadequadas, como fotos de mulheres nuas.

No Distrito Federal uma  funcionária tentou reverter demissão por justa causa alegando violação de sigilo de correspondência, pois a empresa em que trabalhava utilizou mensagens do e-mail corporativo para provar que ela estava maltratando clientes. Mas seu pedido foi negado pela 1ª Turma do TRT do DF, que entendeu que o e-mail corporativo é uma ferramenta de trabalho e, portanto, não se enquadra nas hipóteses previstas nos incisos X e XII do artigo 5º da Constituição Federal (que tratam, respectivamente, da inviolabilidade da intimidade e do sigilo de correspondência).

O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Turma da 10ª Região (RO 504/2002) entendeu ser motivo de demissão por justa causa o caso de um ex-funcionário que enviou fotos pornográficas por intermédio do e-mail corporativo. A juíza de primeira instância que proferiu a sentença baseou sua linha de raciocínio asseverando que todos os instrumentos são de propriedade da empresa e disponibilizados aos empregados para suas atividades, não existindo, por isso, "confidencialidade", motivo pelo qual não se configuraria a suposta violação á garantia da intimidade e à obtenção de provas por meio ilícito. O controle do e-mail seria a forma mais eficaz, tanto de proteção e fiscalização das informações que tramitam na empresa, inclusive sigilosas, quanto de evitar o mau uso da internet, que pode até mesmo atentar contra a moral e os bons costumes, causando à imagem da empresa prejuízos imensuráveis. Ela enfatizou a responsabilidade solidária que recai sobre a empresa pelos atos de improbidade ou delitos praticados por seus funcionários. Na opinião da julgadora, a utilização pessoal de e-mail corporativo para fins alheios ao serviço e de consequências nocivas à reputação da empresa é ato grave suficiente para a dispensa por justa causa.

No Rio Grande do Sul, um trabalhador foi despedido por justa causa por acessar sites pornográficos durante o expediente. Inconformado com a penalidade imposta, o trabalhador entrou com uma ação para anular a justa causa e reverter sua dispensa para imotivada, o que lhe daria direito às verbas rescisórias. O autor chegou a ganhar em primeiro grau, mas os desembargadores deram provimento ao recurso da empresa e reformaram a sentença. A perícia apontou que o sistema bloqueava sites impróprios, mas alguns passavam pelo filtro. Além disso, também era possível burlar o controle e acessar conteúdos bloqueados. Mesmo assim, foi reprovada a conduta do empregado. É aconselhável que empresas criem um manual do usuário, um código de ética ou um regimento interno, qualquer que seja a denominação, a fim de estabelecer regras, das quais os funcionários deverão ter ciência desde o momento da contratação. No regulamento é importante constar que haverá punição em caso de não cumprimento.

Vale ressaltar que, por primeiro, deve-se advertir o funcionário, dando a ele uma chance de se redimir. Além dos acessos indevidos, o que se escreve na rede também pode trazer más consequências. Como no caso de um funcionário de uma empresa de call center que criou um blog onde relatava as perguntas que ele classificava como as mais idiotas feitas pelos clientes mais burros do dia e seus colegas votavam elegendo as melhores. A empresa descobriu e demitiu o funcionário por justa causa.

Outra fonte de conflitos entre as empresas e empregados é o acesso às redes sociais do local de trabalho. Estudo da Triad, empresa de consultoria especializada, apontou que entre as mídias sociais a mais acessada nos computadores dos empregados é o Twitter (92,2%), seguido pelo Facebook (59,4%), YouTube (35,6%) e Orkut (35,4%). A mesma empresa de consultoria constatou que 80% dos empregados gastam até 3 horas da jornada de trabalho cm atividades estranhas à função. Em alguns casos, além da demissão, o funcionário pode ainda ser condenado ao pagamento de indenização, quando a má utilização da internet prejudicar a empresa.


(texto publicado na revista Visão Jurídica nº 69)

Corte um limão e coloque no seu quarto na hora de dormir - aqui está o porquê (O Segredo)


O limão é conhecido por seus benefícios à saúde.

Porém seus poderes vão muito mais além.

Seu cheiro único é associado à limpeza e frescura do ambiente e diz-se que ele tem a capacidade de melhorar o humor.

É por isso que esta fruta cítrica, na medicina natural, muitas vezes é utilizada para auxiliar no tratamento de ansiedade e depressão.

Além disso, o limão atua como um antisséptico e seu potente suco é largamente utilizado como agente de limpeza.

Segundo especialistas, o suco de limão também funciona como limpador natural do couro cabeludo.

E muitas pessoas usam esse suco para tratar problemas de pele, como manchas escuras e acne.

No caso do escurecimento da pele, corte um limão ao meio e esfregue-o sobre os joelhos e cotovelos para suavizar e clarear essas áreas.

Além disso, você pode usar suco de limão para clarear as unhas, aliviar os pés doloridos e refrescar o hálito.

Mas, sempre que usar suco de limão externamente, não se exponha ao sol.
Limão para a saúde:

O suco de limão é extremamente benéfico para problemas de saúde como indigestão, artrite e reumatismo.

O consumo regular de limonada ajuda a eliminar as toxinas do corpo e também impede a formação de pedras nos rins.

Além disso, o limão tem a capacidade de purificar o sangue e, assim, é ótimo para auxiliar no tratamento de doenças como chicungunha, malária e cólera.

É um fato bem conhecido que essa fruta é uma fonte incrível de vitamina C.

No entanto, é muito pouco conhecido o fato de que ele contém muitos outros nutrientes, como cobre, magnésio, ferro, potássio, cromo, vitamina A e vitamina E.

Além disso, o limão é abundante em antioxidantes que combatem o envelhecimento.

E agora uma superdica!

O cheiro do limão é incrível, não é?

Por esse motivo ele é muito melhor do que os purificadores de ambiente em spray, que são produtos altamente nocivos à saúde.

O limão é diferente: purifica e perfuma o ar sem nenhum produto químico e tóxico e não agride o meio ambiente.

Quer dormir com o ar mais puro, o que vai ajudar a melhorar seu sono e elevar a imunidade?

Corte um limão em quatro (como na foto) e deixe em um prato durante a noite ao lado da sua cama.

Pode ser mais de um limão (quanto mais, melhor).

E de qualquer variedade.

Isso vai deixar o ar do seu quarto limpo e purificado, sem o uso de sprays tóxicos.

Mais importante: sentir o ar natural de limão durante a noite ajuda a respirar melhor, especialmente quando se trata de pessoas com alergias ou asma.

Deixe um limão cortado sobre a cabeceira e, ao acordar, você terá a garganta limpa e a cabeça mais clara.

Como lidar com a disfagia


Caracterizada pelo mau funcionamento do esôfago, a disfagia atinge 60% dos idosos que sofrem com doenças degenerativas e pode ser contornada com alimentação adequada

Dificuldade de engolir a comida, sensação de falta de ar durante a mastigação, tosses fortes em meio a uma refeição. Todos esses sinais podem ser sintomas de um mal que atinge cerca de 60% dos idosos que sofrem com algum tipo de doença degenerativa ou ainda 35% das pessoas que sofrem com sequelas decorrentes de derrame (AVC), de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de disfagia.

Distúrbios de ordem neurológicas, mecânicas ou psicológicas podem dar origem a inúmeras doenças relacionadas ao sistema digestivo, mas poucos males alimentares estão tão ligados ao envelhecimento natural quanto a disfagia, que pode acontecer em duas fases distintas: oral (quando compromete a mastigação e o ato de engolir) e faríngea (que é involuntária quando o alimento já foi engolido).

O diagnóstico da disfagia normalmente é feito por um fonoaudiólogo, através de um exame específico da deglutição do paciente, mas é possível perceber a instalação da doença associando os sintomas citados logo no início desta matéria com uma significativa perda da satisfação de comer, já que é comum que alimentos mais duros e/ou secos entrem nas vias respiratórias, causando tosses e falta de ar.

Tratamento

O tratamento da disfagia reside em três principais estratégias para contornar o mal-estar causado na hora das refeições:

- Modificação da consistência dos alimentos;
- Manobras para facilitar a deglutição;
- Terapia de reabilitação da deglutição.

Nesse sentido, a preparação dos alimentos que serão consumidos por pessoas que sofrem com a disfagia deve levar em conta que, quanto mais macios forem os alimentos, melhor. Por exemplo, a consistência encontrada em purês, mingaus e preparações liquidificadas costuma ser ótima para a deglutição do paciente. Já os líquidos devem ser espessos. Ou seja: sopas (ou bebidas) muito ralas podem escorrer e atingir as vias respiratórias, por isso é importante tornar os líquidos o mais espesso possível. Você pode comprar espessantes (normalmente vendidos em pó) ou simplesmente "engrossar" os caldos por conta própria. Aqui, uma dica importante é sempre lembrar de deixar as refeições nutritivas e balanceadas, já que a dificuldade de deglutição vai impedir que o paciente ingira toda e qualquer sorte de alimentos. Atenção para as carnes e todo tipo de proteína!

O ato de mastigar e engolir também deve ser conduzido de maneira muito consciente. Por isso, as tais 'manobras" para facilitar a deglutição devem ser levadas em conta, priorizando a mastigação completa dos alimentos e inclinando a cabeça de maneira a facilitar a passagem do alimento na hora de engolir. Tudo feito sem pressa e com respiração normal. Além disso, os profissionais de fonoaudiologia oferecem tratamentos voltados para a reabilitação da deglutição, fortalecendo todo o conjunto de músculos utilizados durante o processo digestivo.



(texto publicado na revista Bem-Estar nº 28 - mai/jun de 2016)

12 sinais de deficiência de vitamina D que muitos ignoram - inclusive você (O Segredo)


A vitamina D é muito importante para o nosso corpo.

Ela fortalece os dentes e os ossos, pois promove uma maior absorção de cálcio no sangue.

Também reduz o risco de certos tipos de câncer, como o de próstata, de mama e de cólon.

E ajuda a regenerar e a estimular o nosso sistema imunológico.

Devido ao fato de a vitamina D influenciar a produção de hormônios no corpo, também pode melhorar determinadas condições de pele, como psoríase, vitiligo e esclerodermia, além de controlar o humor.

Recentemente, algumas pesquisas estão considerando a vitamina D muito importantante para a prevenção de esclerose múltipla, doenças cardiovasculares, infecções bacterianas e ataques virais.

A principal fonte da vitamina D é o sol.

Por isso, os banhos de sol, em horários adequados e sem exageros, devem fazer parte de uma vida saudável.

Em países que têm condições de luz solar baixa durante alguns meses do ano, o organismo é incapaz de obter a sua quota adequada de vitamina D através da síntese natural.

Nesse período, suplementos de vitamina D3 podem ajudar para evitar a carência desta vitamina.

Como saber se você está com deficiência de vitamina D?

Existem 12 sinais que são fortes indicativos dessa carência.

Na ocorrência de um ou mais deles de forma simultânea, fique atento: seu corpo pode estar carente de vitamina D.

Converse com seu médico e peça-lhe exames que comprovem este deficit.

Estes são os 12 sinais de carência de vitamina D:

1.Fragilidade dos músculos e ossos

Se começar a sentir menos força, fraqueza nos dentes e ossos, você pode estar com deficit de vitamina D.

2.Angústia constante e depressão

Estudos têm mostrado que as mulheres com baixos níveis de vitamina D tendem a ficar deprimidas ou a enfrentar estados de profunda tristeza.

3.Sensibilidade corporal crônica

As pessoas que sofrem de dor crônica sem causa aparente podem estar com carência de vitamina D.

4.Queda da saúde bucal

A ocorrência frequente de gengivite, sangramento, acúmulo de placa e enfraquecimentos dos dentes pode indicar níveis baixos de vitamina D.

5.Aumento da pressão arterial

A vitamina ajuda a saúde do coração, estimulando a circulação sanguínea.

Quando há uma deficiência dela, a pressão arterial tende a aumentar.

6.Sonolência

Quando não tem níveis adequados de vitamina D, o corpo pode ter pouca energia, apresentando fadiga e sonolência.

7.Mudança de humor repentina

A vitamina D influencia na produção de serotonina.

A serotonina é um neurotransmissor encarregado de manter equilibrado nosso estado de ânimo.

8.Diminuição da resistência em atletas

Todas as alterações aqui citadas têm um impacto muito forte na vida dos atletas, que sentem uma perda intensa de sua disposição.

Isso ocorre porque a carência de vitamina D não só reduz os níveis de energia, mas também enfraquece os músculos.

9.Obesidade

Se você está com excesso de peso, você precisa de mais vitamina D.

Ocorre que esta vitamina é solúvel em gordura.

Ou seja, as células de gordura armazenam vitamina D.

Logo, quem está com quilos extras precisa de um reforço deste nutriente.

10.Doenças intestinais

Pesquisas mostraram que as pessoas que têm distúrbios intestinais, como doença de Crohn, colite, alergia ao glúten ou intestino irritável, têm níveis mais baixos de vitamina D.

11.Sudorese na cabeça

Um dos sintomas mais comuns de deficiência de vitamina D é a transpiração excessiva na cabeça.

12.Intensificação das alergias

Pessoas alérgicas têm o quadro agravado quando estão carentes de vitamina D.

Cuide bem do coração


Dia mundial. Segundo entidade de cardiologia, país tem uma morte a cada 40 segundos devido a doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são um dos maiores inimigos dos brasileiros pois causam a morte de uma pessoa a cada 40 segundos, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Entre o mês de janeiro e setembro deste ano, essas doenças já vitimaram 232 mil pessoas de acordo com a entidade.

E, entre elas, o infarto é a mais comum, sendo a segunda doença que mais mata no Brasil, de acordo com um levantamento do Ministério da Saúde de 2014.

Mais, de acordo com a cardiologista Ana Paula Chacra, do Incor (Instituto do Coração), até 70% desses óbitos poderiam ser evitados com mudanças de hábitos e check-ups. "As pessoas deveriam começar a se prevenir com 20 anos e já monitorar hipertensão arterial e colesterol, por exemplo."

Isso porque os sintomas de um infarto são muito sutis ou até inexistentes. "Nem todo mundo sente aquela típica dor no braço e no peito. Pode ser também dor de barriga, no pescoço. Os diabéticos, por exemplo, costumam ter falta de ar", diz o cardiologista José Ibis, da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

E Chacra complementa: "Os idosos podem ter sintomas como queda de pressão, cansaço e tontura".

Mas ambos notam uma mudança de hábitos nos pacientes que sofrem infarto, especialmente devido ao "susto" do ocorrido. Como é o caso do empresário Ivo Moreira, 68 anos, que sofreu um infarto e ficou internado por 25 dias. "Comecei a fazer caminhadas todos os dias", disse.


Causa e efeito - Problemas do coração e como evitar

346.896 mortes por problemas cardíacos ocorreram em 2015, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Incidência de infartos

Mulheres: 33%
Homens: 67%

A partir da menopausa

Mulheres: 50%
Homens: 50%

Fatores de risco para doenças no coração

- Sedentarismo
- Obesidade
- Tabagismo
- Consumo excessivo de álcool
- Estresse
- Má alimentação

Como prevenir

- Atividades físicas
- Evitar alimentos com gorduras trans e saturadas
- Diminuir consumo de álcool
- Reduzir ou cortar o cigarro

Tratamento

11 tipos de remédios para hipertensão são distribuídos gratuitamente no programa Farmácia Popular



(texto publicado no jornal Metro de 29 de setembro de 2016)

O Lar das Crianças Peculiares - Tim Burton (trailer)

trailer dublado



trailer legendado





Tim Burton: "Fui uma criança peculiar" - Gabriela Acosta


Cineasta que prefere ficar longe dos holofotes para se concentrar nos próprios "monstros" lança seu mais novo filme, "O Lar das Crianças Peculiares", com Eva Green no elenco

Baseado no romance de Ransom Riggs, o longa "O Lar das Crianças Peculiares", que estreia hoje, é visto pelo diretor Tim Burton como uma forma de refletir a visão que o mundo tem dele. Na trama, é retratada a história de um abrigo para crianças órfãs com poderes sobrenaturais que tem Eva Green como governanta, a Sra. Peregrine. Burton falou com o Metro Jornal sobre o filme. Confira.

O que te motivou a contar essa história de Riggs?

Em algum momento de nossas vidas, nos sentimos desajustados e temos que lutar para ser compreendidos. Talvez eu tenha sido uma criança peculiar, que viveu entre o trágico e o cômico, por isso o romance me atraiu.

E você acha que ter sido peculiar é bom ou ruim?

Uma criança nunca esquece os sentimentos de ser diferente. Eles ficam para sempre. Então você passa por esse tipo de coisa na infância e, ocasionalmente, mais tarde na vida. O importante é dar sentido a essa diferença. Acho que sou visto como peculiar por causa do meu cabelo, meu lado obscuro e meus filmes. E a verdade é que talvez eu seja mesmo [risos].

Como funciona seu processo criativo nos filmes?

Sou muito visual e isso me ajuda a colocar os pensamentos de dentro para fora. Com "O Lar das Crianças Peculiares" surgiu um tipo de conto popular com uma história de terror para crianças, mas com um aspecto humano.

Quanta liberdade você teve para adaptar a história?

Eu não conhecia o livro, mas sabia do sucesso. Quando li, gostei de como Riggs construiu a história em torno das fotos antigas. Ali começou a conexão, porque amo fotos antigas. Acho ele meio parecido comigo, algo bizarro.



(texto publicado no jornal Metro de 29 de setembro de 2016)

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Covardia animal - Carolina Giovanelli


Pelo menos dezesseis cães e gatos são resgatados por dia das ruas da capital, grande parte abandonada por pessoas que haviam se comprometido a cuidar deles

Não se pode chegar perto dos oitos filhotinhos da cadela Clara, nascidos há cerca de três semanas. Como boa mãe, ela não quer ninguém mexendo com sua prole. A família ficou balançada por perder o lar de uma hora para a outra. No último dia 19, a cadela e seus bebês foram largados na frente da ONG Cão sem Dono, em Itapecerica da Serra, dentro de uma gaveta, com um punhado de ração. O canil da instituição, com capacidade para 210 bichos, está superlotado, com mais de 370 cães. "Mesmo sem condições, não tivemos outra opção a não ser acolher esses novos pets", afirma o diretor Vicente Defini. Não é a primeira vez que uma cena dessas ocorre por lá. Essa é uma realidade comum no dia a dia das entidades do tipo e na cidade como um todo. Os descartes acontecem também em parques, praças, estradas e portas do pet shops. Nem os hospitais veterinários públicos escapam. Há quem interne o bichinho doente e não volte nunca mais.

De acordo com um levantamento realizado por VEJA SÃO PAULO em dez das principais instituições atuantes nessa causa na capital, pelo menos 500 pets são resgatados das ruas por mês, uma média de dezesseis por dia, ou cerca de 6 000 por ano. Grande parte deles já teve uma casa e foi abandonada pelo dono, segundo os profissionais dessas ONGs. Trata-se apenas de uma amostragem. O problema, de acordo com os especialistas, certamente é muito maior. Não existem estatísticas oficiais a respeito do assunto, pois contabilizar a população de animais desamparados configura tarefa bastante difícil. "Eles costumam se concentrar em áreas de limpeza escassa e com abrigo, como terrenos baldios e construções", afirma Ricardo Augusto Dias, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Além disso, alguns têm endereço fixo, mas contam com acesso à rua, outros estão perdidos e há os chamados "cães comunitários", cuidados por diversas pessoas.

Os casos de pets que já  tiveram dono, mas viraram "órfãos", são de cortar o coração. Mesmo com a difusão da ideia de considerar os bichos como integrantes da família, algumas pessoas ainda seguem a direção de percebê-los como mercadorias, que, consequentemente, podem ser descartadas. "Já ouvi os motivos mais absurdos de tutores para desistir das mascotes, do naipe de 'fiquei grávida' ou 'comecei a namorar e minha parceira tem medo'", diz a ativista Luisa Mell, cujo instituto recebe cerca de 500 pedidos de resgate diariamente. Os períodos de férias e festas de fim de ano acumulam recordes, pois os proprietários vão viajar, não têm com quem deixar os amigos de quatro patas (ou não querem gastar com os hotelzinhos) e optam pela medida extrema do descarte. "Nunca me esqueci de quando fui procurada por uma mulher que ia se mudar de casa e queria deixar comigo seu cachorro de 10 anos. Como pode jogar fora um companheiro de uma década?", espanta-se Luisa.

No fim do ano passado, sua equipe encontrou, no bairro da Penha, uma casa com quarenta cães sem supervisão. A mulher do antigo morador havia morrido e o rapaz resolveu trancar o espaço e dar no pé. Vizinhos alimentaram o grupo até a ação de salvamento da entidade. uma das fêmeas resgatadas, batizada de Lobinha, acabou adotada pela fotógrafa Bárbara Valente e seu marido, Rodrigo. "No começo, ela tinha muito medo, mas evoluiu bastante", alegra-se a mulher.

Não é raro flagrar uma ação irresponsável de descarte na capital. Em agosto, a produtora de moda Juliana Rebecchi visitava seus pais, no Imirim, quando suspeitou de um carro que se movia lentamente pela rua. Demorou pouco tempo para o motorista jogar pela janela do veículo uma cadela de cerca de 1 ano. "Não acreditei no que estava vendo", conta Juliana. Quando percebeu o sumiço definitivo do condutor, a moça apanhou a vira-lata e a levou à pet shop. Descobriu que Lara, como foi batizada, estava prenhe. Hoje ,Juliana vive com o filhote Shoyu e sua mãe, além de dois gatos. "Ela ficou triste durante muito tempo, chorava e procurava pelo antigo dono", lembra.

Nem só as mascotes sem raça definida acabam rejeitadas. "Às vezes, as pessoas compram os pets com pedigree por impulso ou para estar na moda", acredita Vanice Orlandi, presidente da União Internacional Protetora dos Animais. "Aí, por causa de algum desvio de comportamento, gestação, doença ou idade avançada, elas os deixam de lado". Entre os 900 moradores do abrigo no Canindé, aparece um pastor alemão bravo chamado Déjà Vu. O nome surgiu pelo fato de ele ter sido adotado e devolvido duas vezes. O agressivo american staffordshire terrier Thor, encontrado amarrado em uma árvore, também amarga o isolamento. "Dá para entender que se trata de um momento de desespero dos donos, mas nada justifica largar os bichos por aí", diz Vanice.

O abrigo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da prefeitura, em Santana, não recebe qualquer animal, apenas aqueles sem dono que representam grande risco à sociedade ou se encontram em estado terminal. Ou seja, caso alguém não queira mais cuidar de sua mascote, depende de alguém topar adotá-la ou da disposição das ONGs, sempre superlotadas, para recebê-la. A dificuldade acaba incentivando o crescimento da população de rua. "O tema é mais complexo do que se pode imaginar e envolve a sensibilidade das pessoas", entende Rita de Cássia Maria Garcia, pesquisadora do assunto e veterinária docente da Universidade Federal do Paraná. "Os animais abandonados fazem parte, de alguma maneira, da parcela excluída da sociedade. Em um universo que se acostumou com a presença de crianças nas ruas, como avançar na questão dos bichos?"

O abandono cria um problemão de saúde pública para a capital. Os cães e gatos podem transmitir doenças, como raiva e leishmaniose, e causar acidentes. Um dos modos mais utilizados para tentar conter esse grupo é a castração, a fim de evitar a reprodução descontrolada. Protetores independentes, ONGs e o CCZ costumam promover mutirões. O órgão municipal, no entanto, só realiza as cirurgias em indivíduos com um responsável definido - no ano passado, ocorreram 805 procedimentos em cães e 1 730 em felinos. O ativista Eduardo Pedroso atua independentemente com esterilizações em um cemitério na Zona Leste, ponto comum de descarte. "Não há vigilância alguma", explica ele. Durante os dois anos e meio de seu trabalho voluntário, aproximadamente 200 bichanos foram beneficiados. Em uma conta básica, um casal de felinos pode gerar mais de 300 descendentes em três anos. Na terra indígena instalada próximo ao Pico do Jaraguá, a população também sofre com a questão. Cerca de 400 cães e gatos perambulam por ali. Principalmente à noite, carros passam pelas vias ao redor para desová-los. O hábito piorou ainda mais o quadro de uma área extremamente pobre. Há ações veterinárias periódicas no local, mas insuficientes para sanar o problema.

Além da  castração, a educação sobre posse responsável aparece como aspecto fundamental para atenuar a situação. Pouco adiantam os mutirões se os donos continuam largando os pets indiscriminadamente. Ao adotar, deve-se saber que os animais têm necessidades, provocam gastos, trazem comportamento imprevisível e vivem por muitos anos. "Promovemos campanhas focadas na conscientização com o objetivo de tentar mudar essa realidade", afirma a secretária estadual do Meio Ambiente, Patricia Iglesias. No frim de 2015, por exemplo, sua pasta promoveu no Parque Villa-Lobos, em Pinheiros, um evento em que os tutores podiam tirar dúvidas sobre os cuidados com os pets.

O abandono de gatos na área da Fundação Parque Zoológico, na Água Funda, ocasionou uma crise na instituição. Há alguns anos, o espaço virou ponto de descarte de felinos. "As pessoas os deixam aqui, achando que o zoo é o paraíso das espécies, que todas serão cuidadas por nós", conta a bióloga Kátia Rancura. "Mas não temos estrutura, e isso causa um desequilíbrio ambiental". Os bichanos caçam e são caçados pelos animais mantidos em cativeiro. Predam principalmente aves (acabaram com os marrecos), mas também répteis e anfíbios. Além disso, transmitem doenças por contato, através das fezes - como a toxoplasmose, que já matou um primata - ou mesmo da saliva, quando abocanham a comida dos recintos. Chegaram a arranhar frequentadores. Mas também caem nas garras de tipos como o lobo-guará e a harpia, uma espécie de gavião. Já houve casos de gatos que foram atacadas na frente dos visitantes, causando certo choque aos frequentadores de passagem por lá. Em 2011, a administração do lugar começou um projeto de esterilização, vacinação e microchipagem, que contemplou 200 indivíduos. Alguns deles acabaram adotados por funcionários, mas outros se mostravam selvagens demais e retornaram à mata. "Ainda neste ano, voltaremos com a ação, agora em parceria com ONGs, para ajudar a conseguir um lar para eles, e investindo na conscientização da população", afirma Cauê Monticelli, outro biólogo da equipe do local.

Em São Paulo, o ato de abandono pode se enquadrar em uma lei estadual que estipula multa de 3 000 reais. Uma sentença mais severa, no entanto, depende de um juiz que, no âmbito federal, enquadre o caso como crime ambiental, por maus-tratos ou abuso dos bichos. Se condenado, o infrator pode pegar de três meses a um ano de cadeia. "Nunca vi alguém ir para a prisão por causa disso", afirma Vania Maria Tuglio, promotora do Gecap, departamento do Ministério Público que investiga denúncias ligadas ao meio ambiente. "A lei muito branda incentiva essa atitude contra os bichos."




(texto publicado na revista Veja São Paulo de 4 de maio de 2016)