Pages

domingo, 25 de março de 2012

Quem foi Corifeu de Azevedo Marques

Durante as minhas caminhadas tenho passado por várias ruas cujos nomes só agora conheço, pois de carro dificilmente conseguimos prestar atenção nesse detalhe. É  também durante essas andanças que tenho os meus famosos insights e hoje tive a idéia de pesquisar quem foram as pessoas que deram nome às ruas do bairro em que moro.

Vamos começar pela Av. Corifeu de Azevedo Marques que se inicia no Butantã, continuação da Av. Dr. Vital Brasil e termina nos bairros do Jaguaré e Vila São Francisco,  na divisa com a cidade de Osasco dove passa a ser chamar Av. dos Autonomistas.

Corifeu de Azevedo Marques (20 de maio de 1907 — 29 de agosto de 1965) foi um expoente jornalista brasileiro da primeira metade do século XX, e importante militante e dirigente do Partido Comunista Brasileiro nos anos 1930, eleito para o seu Bureau Político durante a Conferência Nacional ocorrida em janeiro de 1934.

Desenvolveu uma carreira de radialistano "O Grande Jornal Falado Tupi", como também atuou na "Rádio Tupi", "Diário Associados" e na "Rádio Difusora".

Nos últimos anos de sua carreira, ganhou respeito em todo o Brasil por seu envolvimento com o movimento muncipalista e, principalmente, pelos comentários profundos e abalizados que fazia no Grande Jornal Falado Tupi e no Matutino Tupi. Seus comentários eram perspicazes, curtos e, ao mesmo tempo, profundos, todos feitos de improviso.

Em sua homenagem, o seu nome foi utilizado para batizar a Avenida Corifeu de Azevedo Marques, no bairro do Butantã, São Paulo que antes se chamava Estrada Velha de Itú.



(texto extraído do Wikipedia)




Nenhum comentário:

Postar um comentário