Pages

sábado, 17 de março de 2012

Ideias para deixar seu cãozinho mais feliz!

"Levar em conta o lado emocional e comportamental dos animais de estimação é uma obrigação moral de seus donos" - é o que defende o estudioso de comportamento animal Nestor Calderón, professor universitário colombiano de etologia, bioética e bem-estar animal. O especialista é um dos defensores da senciência - capacidade que as espécies animais têm de sentir sensações e sentimentos, como prazer, alegria, medo e estresse - e levanta a bandeira, em suas discussões, sobre a necessidade de se proporcionar ambientes domésticos mais estimulantes e diversificados para os cães. A seguir, algumas dicas, sugeridas por Calderón para estimular e deixar o seu cãozinho mais feliz.

- Garanta o passeio de cada dia: um enriquecimento fundamental são as caminhadas com o dono ou com outra pessoa, feitas diariamente. Além de queimar energia, permitem que o cão tenha contato com novas situações, gente, animais e tudo o que há nos arredores. O programa é importante inclusive para cães que vivem no jardim. Procure alternar os percursos. É melhor que o cão saia com o dono ou com alguém da casa, mas quando não for possível, um passeador poderá conduzi-lo.

- Leve o cão com você nos pequenos afazeres: ao sair para deixar as crianças na escola ou buscar pão, vá com o cão. Lembre-se de não deixá-lo no carro se o calor estiver forte, pois isso poderá ser fatal para ele.

- Brinque com ele: brincadeiras regulares são uma das formas mais efetivas de estabelecer e manter um forte elo entre o dono e o seu cachorro. Pequenas sessões no decorrer do dia são preferíveis a uma única sessão longa.

- Convide o cão para pegar bolinha ou outra coisa: os objetos usados para serem arremessados nessa brincadeira devem ficar em poder do dono e tornar-se disponíveis somente durante o jogo. Isso ajuda a evitar que o cão corra com o brinquedo em vez de entregá-lo. Alterne objetos de um jogo para outro, para tornar as brincadeiras mais interessantes.

- Promova encontros semanais do cão com alguns amigos dele: ele vai adorar!

- Tenha um segundo cão ou gato: a presença de outro animal proporciona companhia 24 horas ao seu cão. Estude antes a possibilidade de adaptação dos dois, verifique se não há eventual incompatibilidade com relação a cão do mesmo sexo, etc. O ideal é que o segundo cão chegue filhote. O cão veterano deve ser tratado como líder - ser o primeiro a receber carinho e comida. Um gato pode ser um companheiro interessante para o cão quando os dois se aceitam, pois interagirão sem disputa por carinho, espaço e alimento.

- Faça carinhos e massagens: de vez em quando, faça um carinho no cão. Massagear é uma ótima opção - ele vai se deliciar e você pode obter mudanças comportamentais extremamente benéfica e maior facilidade no manuseio ao dar remédio, cortar as unhas, etc.  Massageie pelo menos três vezes por semana todo o corpo do cão, inclusive orelhas e patas.

- Escove regularmente: a maioria dos cães aprecia ser escovada. Torne a escovação um momento especial. Cuidado: escova errada pode causar sofrimento em vez de prazer.

- Facilite o cão rolar e se esfregar: o cão ama rolar e massagear as costas. Um capacho de sisal ou equivalente áspero pode substituir a grama e a terra  quando se quer evitar que o cão se suje (mas ele pode também resolver destruir esse material alternativo).

- Dê objetos para roer: mastigar e roer exercita os músculos da mandíbula, alivia tensões e distrai o cão. Ofereça objetos para esse fim, como ossos de nylon ou naturais, casca de coco verde, etc.Há cães que se divertem abocanhando um pneu velho deixado no chão. Uma simples caixa de papelão pode proporcionar bastante diversão (retire eventuais grampos e demais ítens de metal).

- Treine comandos e truques com o cão: o cão interage, se diverte e ganha prêmios. Um canal de comunicação é aberto com o animal, ele se torna meklhor adaptado ao convívio humano, cumpre tarefas e sua memória é trabalhada.



(texto extraído do jornal "Leve & Leia")

Nenhum comentário:

Postar um comentário