terça-feira, 6 de março de 2012

Diário de vida - A parábola do bode

Estava um camponês sofrendo com graves problemas em sua vida quando soube que um grande sábio se aproximava de seu país. Peregrinou por dias e dias até chegar em frente á tenda do sábio e, chegando lá, esperou por vários dias até conseguir uma audiência. Quando enfim se sentou em frente ao sábio, explicou a ele seu problema.

- Caro sábio, minha vida é um inferno! Moro num pequeno barraco com minha esposa, meus 6 filhos e minha sogra! As crianças gritam o dia todo, minha mulher vive em pé de guerra comigo, minha sogra é uma pesooa odiosa e tudo que temos para nos sustentar é uma pequena criação de bodes! Minha vida é uma droga! O que eu devo fazer, mestre?
O lendário mestre pensou, refletiu profundamente e respondeu:

- Coloca os bodes pra dentro de casa.

- Mas mestre, colocar os bodes na casa?!

- Faz o que eu digo. Põe os bodes pra dentro da casa.

E assim o homem fez. Uma semana depois ele retorna, sujo, cansado, maltrapilho, totalmente destruído.


- Mestre! Minha vida está uma desgraça! Os bodes fazem cocô pela casa toda, as crianças ficaram doentes, minha sogra está tentando me matar, minha mulher está ameaçando sair de casa! Tudo que era ruim piorou! Eu vivo num inferno! O que eu devo fazer mestre!

O mestre pensou. Refletiu. Meditou em contemplação durante quase vinte minutos. E então respondeu.

- Bota os bodes pra fora da casa.


Esta parábola foi contada por uma colega durante uma reunião. Ela serve para aquelas pessoas que reclamam de tudo na vida e só conseguem enxergar os aspectos negativos do que lhes acontece. É mesmo mais fácil ser negativista do que tentar resolver os problemas ou pelo menos minimizá-los. Nem sempre consigo ser otimista, mas passei a adotar há alguns meses a frase "ainda bem que" e relatei isso na postagem com esse mesmo título falando a respeito do destelhamento de minha casa em conseqüência de um raio.

Se a vida estiver difícil, lembre-se que um bode pode deixá-la muito pior. Seria melhor então adotar o conceito contido na frase: "quando a vida te oferecer um limão, faça uma limonada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário