Pages

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A meditação que revoluciona a vida da pessoa com prática, fé e estudo - Dra. Graça Marques


A meditação é uma prática de concentração que induz a pessoa a estados alterados de consciência ou, simplesmente, a um estado de relaxamento e melhor oxigenação do cérebro.

Aprendi a meditar ainda menina, aos 14 anos, e já sabia que era um ato de proteger a mente e relaxar o corpo. Anos depois, no Budismo Tibetano, descobri que meditar é estar mais perto de Deus, afastar nossas dificuldades pessoais e fazer nascer crescentes autoconfiança e prazer. É fazer surgir uma sensação de calma e leveza, que ecoa por todas as nossas atividades com um riso infinito. "Para ficarmos tranquilos, basta que nos sentemos quietos e observemos sem apego nosso estado emocional", dizem os mestres.

Para conhecer um método de meditação, não é necessário que você seja zen e tranquilo, ou esteja à beira de um colapso. Basta que busque entrar em contato com sua essência, e, sobretudo, que queira muito encontrar a paz e a felicidade que esperamos por toda a vida. Nem todo tipo de meditação requer calma e silêncio para ser praticado; alguns, pelo contrário, pedem estado desperto e atenção, com recitação de mantras por horas ou até dias.

O mantra, na prática de meditação, é como uma pedra encantada que desperta a energia sutil da mente iluminada. E, como estamos falando de meditação budista, quero dizer que Buda não é apenas Sakyamuni (o Buda que iluminou há uns 500 anos antes de Cristo), cujo exemplo reverenciamos. O Buda é nossa própria natureza intrínseca que nunca se perde, mas que não é reconhecida por causa das densas nuvens de obscurecimento da mente dualista habitual.

No entanto, o que importa é entender que meditar é autoconhecimento, transformando a escuridão fundamental da vida em Sabedoria e Felicidade.

Tudo o que transformo em mim e em torno de mim sempre é por meio da meditação, e, em seguida, suplemento com os devidos instrumentos adequados, de acordo com a hora. Para um problema psíquico, direciono uma psicoterapia. Se a questão é orgânica, indico um bom médico homeopata. e assim vou seguindo a transformação que, por si só, indica o caminho da verdade.

Medito para transformar meu karma pessoal criado no passado e no presente (karma se cria em pensamentos e ações a todo instante). Também medito todo dia para alcançar a sabedoria que me conduzirá pelo meu caminho do meio, fazendo o possível para cumprir minha missão, e elevando meus estados de vida.


(texto publicado na revista Vida & Yoga nº 15 - ano 3)







Nenhum comentário:

Postar um comentário