quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Cântico dos deuses - Manoela Granja


Os mantras são louvores místicos e espirituais entoados como orações. Suas repetições rítmicas e contínuas despertam energias que harmonizam os chacras.

"Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare." O maha-mantra liberta o corpo, leva a um estado de êxtase, à meditação e à auto-realização. Em sânscrito, a palavra mantra significa "instrumento para trabalhar e disciplinar a mente", ou seja, uma combinação de sons que representa as energias cósmicas e divinas. São cânticos sagrados que utilizam a voz para produzir determinados efeitos.

O mais interessante é que existem vários tipos de mantras, como, os Bijas - sons que despertam cada um dos chacras. Já os Bhajans são canções devocionais que evocam o nome da divindade, e os Japas não têm musicalidade, nem melodia, e são repetidos constantemente num único tom, e têm a função de acalmar a mente. Para completar, os Kirtans são mantras tradicionais que também falam das divindades e são cantados com melodia.

Numa escola de ioga de São Paulo, o professor Anderson Allegro aplica o mantra kirtan no início ou no fim das aulas. Ele afirma que a prática é muito eficiente e serve para trazer serenidade mental, reduzindo a quantidade de pensamentos durante a meditação. "É uma maneira de se sintonizar com a energia das divindades hindus, como o Ganesha, conhecido como o destruidor de obstáculos. Ao cantar o mantra kirtan para Ganesha, criamos dentro de nós a energia para destruir todos os obstáculos que surgirem", revela o professor.

Executado de maneira regular, os mantras trazem energias cósmicas e divinas que ajudam a controlar os pensamentos e as tristezas temporárias, liberando o ser humano de todos os sofrimentos. Para a cantora de música indiana Ratnabali Adhikari, a repetição rítmica e contínua dos mantras libera a mente dos problemas do dia a dia. De acordo com ela, o homem não depende só do corpo físico e da alimentação material. Ele precisa, também, de energias cósmicas para adquirir o equilíbrio e entender o divino que existe dentro dele. Afinal, Deus está em cada um de nós.

A sonoridade dos mantras atua no corpo físico e na mente, deixando as pessoas em um estado de quietude e de elevação da consciência. O mantra não está relacionado somente à religião, pois é um trabalho utilizado para disciplinar a mente. Por exemplo, ao entoar o mantra Om Nama Shivaya, reverenciamos Shiva, o senhor da consciência, da compaixão infinita, da iluminação e da paz. Ratnabali explica que, para aprender a cantar os mantras, é preciso ter vontade de se conectar com o divino, buscando a elevação espiritual da consciência.


(texto publicado na revista Vida & Yoga nº 15 - ano 3)



Nenhum comentário:

Postar um comentário