A Talassoterapia, tratamento feito com a água do mar, seus corais e algas, conhecido há centenas de anos no mundo, começa a ganhar mais adeptos no Brasil.
A água é mesmo um remédio infalível para vários males. Seja doce ou salgada, seus efeitos benéficos para o organismo estão mais do que provados cientificamente. A hidroterapia, por exemplo, é uma grande aliada no combate a doenças reumáticas, distúrbios neurológicos, osteomusculares, entre outras. A Talassoterapia (thalassa é mar em grego e terapia significa cura) segue o mesmo princípio, só que com a água do mar e alguns elementos de sua paisagem submarina. Na Grécia antiga já se conhecia e se fazia uso terapêutico dos muitos benefícios da água salgada. Daí a origem da palavra.
Os elementos marítimos sempre fizeram parte das nossas vidas. Os chineses, egípcios e romanos já conheciam algumas de suas propriedades e produziam desde remédios a partir de algas, até venenos utilizados em suas armas.
Recentemente, o homem vem descobrindo muitos outros benefícios que vem do mar. A Talassoterapia é a exploração e utilização para fins terapêuticos da água do mar, alga, esponjas, corais, anêmonas e outros. A água do mar possui um grande número de oligoelementos complexos iodados e aminoácidos, que são muito benéficos para a saúde. É importante lembrar que os mares e oceanos cobrem 70 por cento do nosso planeta, onde vivem mais de 800 mil espécies, ainda pouco estudadas. A França e ouros países da Europa já há muito tempo têm em seus SPAs, serviços utilizando a água do mar e seus subprodutos. Seus benefícios vão desde estimular a circulação, diminuindo dores musculares, até o auxílio na redução do colesterol e para baixar a pressão até quanto combinada com um alimentação adequada e exercícios regulares, na desintoxicação do corpo.
As algas, por exemplo, amenizam a vida sobre o nosso planeta há cerca de 3 milhões de anos. Podem ser azuis, verdes, douradas, marrons ou vermelhas.
Gigantes em metros de comprimento ou então de uma forma microscópica, como o plâncton. Elas são todas clorofiladas e sua fonte de vida baseia-se nos três elementos: ar, luz e água. Entre suas principais propriedades estão: o favorecimento da redução adiposa e celulítica; fortalecimento dos tecidos; suavizam e lubrificam a pele; previnem estrias; clareiam manchas de diversas etiologias; são bactericidas, fungicidas e hipoalergênicas; têm capacidade esfoliante e bronqueadora; atenuam rugas; são eficientes sistemas anti-radicais livres, entre outras. Também a lama do mar tem propriedades medicinais, possui uma camada formada por minerais orgânicos decompostos e pode ser utilizada em banhos, massagens e compressas. Deve-se observar a procedência da lama marinha que deve ser de um ambiente totalmente despoluído.
Quando utilizada em ambientes fechados, a Talassoterapia consiste em jatos com saída de água e ar que são estrategicamente posicionados em pontos energéticos do corpo, durante 30 minutos, com o intuito de relaxar e complementar tratamentos corporais, ou banhos de imersão em água salgada por pelo menos 15 minutos, também estão proporcionando uma transferência de íons entre a água e o corpo através da pele, estimulando a drenagem linfática, que vai facilitar a liberação de impurezas, toxinas, gordura e radicais livres e promovendo relaxamento muscular. Hoje já estão disponíveis em todo o Brasil estâncias termais com esta terapia. Existem até grandes e luxuosas instalações com adequada aparelhagem para captar longe da praia o precioso líquido, para filtragem e dosagem conveniente a este tipo de tratamento. Além de deixar as pessoas muito relaxadas, a técnica traz muitos benefícios orgânicos e estéticos ao corpo todo como a minimização da celulite e somente é contra indicado para gestantes e pessoas que tenham cortes recentes pelo corpo e micose.
Fontes:
www.oarquivo.com.br
www.sabetudo.net
www.dicasdemulher.com.br
(texto publicado na revista Tudo nº 32)
Nenhum comentário:
Postar um comentário