Pages

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Socorro! Minha vida está uma confusão - Camila Costa


Criamos rotinas e as cumprimos todos os dias... Fazendo sempre as mesmas coisas, da mesma maneira... Ficamos bravos com quem se interpõem a isso!

Viver é um grande desafio e acredito que você concorde com isso, certo? Mas, porque é um desafio, é preciso que nos deixemos abater por ele? Não... 

Por mais difícil que seja a situação que você esteja vivendo, é nossa a opção de nos deixar abater por ela. Afinal, o problema não é cair, mas, sim, querer ficar caído... E toda a vez que nós decidimos enfrentar nossos desafios, sempre (sempre mesmo!) recebemos auxílio, seja de pessoas, de situações ou até mesmo dos seres de Luz que se manifestam através de "coincidências".

A vida tem o grande propósito de nos oportunizar situações que nos instiguem a crescer. Uma verdade irrefutável. Só estamos inseridos nesse contexto por causa disso, nada mais. Portanto, quando nos deparamos com situações que são delicadas, é previsível que se instale em nossa vida o desequilíbrio. Ele é necessário para romper com ideias, crenças, sentimentos e atitudes que estão tão arraigados em nós que se faz necessário uma "sacudidela" para nos tirar da nossa zona de conforto.

Nós criamos uma "verdade" que consideramos permanente e a defendemos veementemente. Tornamo-nos inflexíveis para vermos o que acontece além do espaço que temos como conhecido e isso nos torna cegos para vermos os aprendizados incutidos em indivíduos e situações novas que se aproximam de nós, em nossas vidas. Criamos rotinas e as cumprimos todos os dias... Fazendo sempre as mesmas coisas, da mesma maneira... Ficamos bravos com quem se interpõe a isso!


Saia do automatismo!

Infelizmente, é muito fácil entrarmos em um piloto automático... E é nesse instante, quando não há mais sentido em nossa ação, em nossa vida, em relação a crescimento pessoal, que a confusão se instala... Porque não queremos fazer determinadas coisas, mas, mesmo assim, nos corrompemos e as fazemos igual... Afinal, o que irão pensar de nós se não as fizermos!

Não queremos assumir nossa posição e delimitá-la como sendo nosso espaço e aceitamos o que nos impõem. Fingimos não ser conosco as mudanças que precisamos realizar. "Ah! Deixa para depois..." Entre tantos e tantos outros exemplos que, com certeza, já estão surgindo em sua mente agora.

Chegou ao seu limite? Sim? Então pegue um papel, uma caneta e pare, reflita:

1- Que parte da minha vida está confusa hoje? Anote no papel esse setor.

2- Por que está confusa? Parece óbvia a resposta, mas ela não é. Surpreenda-se com a resposta que surgirá na sua mente. Anote no papel a resposta.

3 - O que estou fazendo para ela ficar confusa? Note que gastamos muita energia não sendo quem deveríamos ser ou não trilhando o nosso caminho. Anote todas as suas ações, pensamentos, sentimentos vinculados a esse setor e até mesmo pessoas que estejam ligados  ele e que resultaram nessa situação.

4 - Que ações posso tomar para desmanchar essa confusão? Anote ao lado.

5 - Dentre essas ações, qual a primeira e mais importante/urgente a ser feita?

6 - É hora da ação! Dica: determinada a ação, caso seja uma ação que demande mais tempo, delimite um prazo (curto, médio, longo) e mantenha o foco nela, a execute. Não fique apenas no papel. Aja!

Fique sempre atento aos ajustes que podem surgir e, por fim, sinta a "ressaca positiva" de uma decisão que lhe colocou de volta no seu caminho.

A consequência será o sentimento de ter feito a coisa certa (essa é a ressaca positiva, ela surge depois que tomamos uma decisão acertada para a nossa verdade interior). Exemplo de ressaca positiva: contentamento, paz, alívio, tranquilidade, força... Os resultados surgem na mesma proporção em que você prioriza a si mesmo.

Milagres acontecem quando fazemos a nossa parte que nos compete. O primeiro passo sempre é nosso. Portanto, organize sua mente, suas emoções, mude atitudes que não lhe agradam para ter resultados diferentes em sua vida. Afinal, se a sua vida está uma confusão hoje é porque ela é apenas o resultado das suas decisões equivocadas tomadas anteriormente, pelo motivo que for. Por isso, se você a deixou assim (somos um imã, atraímos o que projetamos para os outros), é você quem deve arrumar a sua própria bagunça e não culpar ninguém, nem se fazer de vítima ou achar um vilão.

Quanto melhor você estiver, mais clareza em seus projetos de vida você terá. Quanto mais pleno estiver o ponto de atração (você), mais atrairá situações e pessoas na mesma sintonia. Como você está, internamente, determina quem ou o quê se aproxima de você.

Confusão interna gera e atrai mais confusão. Paz interior gera e atrai mais pessoas e situações que contribuam para ela permanecer em sua vida, não como uma hóspede temporária e sim permanente. Pense nisso e faça o que precisa ser feito. Você merece e pode sim!



(texto publicado na Revista Cristã de Espiritismo nº 120 - ano XIV)






Nenhum comentário:

Postar um comentário