Pages

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Diário de vida: sincronicidade


Sincronicidade: conceito desenvolvido por Carl Gustav Jung para definir acontecimentos que se relacionam não por relação causal e sim por relação de significado. Desta forma, é necessário que consideremos os eventos sincronísticos não a relacionado com o princípio da causalidade, mas por terem um significado igual ou semelhante. A sincronicidade é também referida por Jung de "coincidência significativa". (fonte Wikipedia)

Semana passada vivi uma experiência fantástica de sincronicidade. Trabalho como coordenadora de italiano em uma escola em São Paulo há quase 20 anos e estava tentando formar uma turma de Básico 1 de semi-intensivo (outubro e novembro). Até a sexta-feira (dia 4) a turma estava com número insuficiente de alunos e as aulas teriam início na quarta-feira da semana seguinte (dia 10). A escola tem por hábito esperar até o dia anterior para cancelar as turmas e justamente nesse dia eu não poderia ir à escola cedo e ao controlar os emails verifiquei que o meu grupo tinha sido cancelado. Como eu não tinha anotado os emails dos alunos fui à escola no final da tarde para providenciar tudo. 

O meu computador demorou para ligar e quando eu estava para pedir à minha colega que me passasse o emails dos alunos ele finalmente resolveu funcionar. Antes de mais nada fui verificar o programa de matrículas e para minha surpresa mais um aluno tinha se matriculado e a turma iria acontecer. A sincronicidade consistiu no fato que justamente na hora em que cheguei à escola esse aluno que faltava para a turma abrir estava se matriculando. Se eu tivesse chegado mais cedo a situação teria sido diferente.

Agradeço mais uma vez ao universo pelo presente que recebi.










Nenhum comentário:

Postar um comentário