Pages

sábado, 13 de setembro de 2014

Lave as roupas do jeito certo! - Aline Carrasco


A máquina pode ser grande aliada, mas também cruel adversária na hora de limpar as peças. Veja dez dicas para evitar estragos:

1) Zíper fechado

Feche todos os zíperes antes da lavagem. Abertos, eles sofrem mais atrito e podem emperrar antes do esperado.

2) Menos é mais

Para economizar lavagens, a gente às vezes lota a máquina de roupas. Não compensa: quanto mais cheia, mais as peças atritam umas nas outras, ficando com bolinhas e estragando.

3) Leia a etiqueta

Atenção ao ciclo da máquina de lavar e ás etiquetas das roupas! Se a peça for fina, precisa de um ciclo de curta duração e com pouca centrifugação para não desgastar!

4) Sacos de lavar

Lave roupas delicadas (como lingerie) em saquinhos próprios para isso, à venda nos supermercados. Assim, você preserva as peças e não perde pares de meias na máquina de lavar!

5) Sem manchar!

Nada pior do que lavar uma roupa e ela tingir as outras. Para evitar isso, faça o teste da tinta. Deixe a peça em uma bacia com água fria por 15 minutos. Se a água mudar de cor, lave-a separadamente.

6) Lave e cante

"Lava roupa todo dia, que agonia/Na quebrada da soleira, que chovia/Até sonhar de madrugada..." (Juventude Transviada, de Luiz Melodia)

7) Bolsos vazios

Sempre cheque os bolsos das calças e das camisas antes de lavá-las. É uma atitude simples que pode salvar os itens e ainda evita manchinhas no tecido.

8) Sem desbotar!

Na hora de lavar (e de passar) jeans e roupas estampadas, mantenha-os do lado avesso. Um truque para lá de simples que evita que a peça fique desbotada!

9) Xô, encardido!

Passe sabão neutro (em barra) nas partes das peças que encostam na pele e costumam encardir (pulsos e colarinhos, por exemplo). Só depois leve à máquina.

10) Ponha de molho

Não deixe a roupa de molho por mais de duas horas! Há risco da mistura de ingredientes químicos com a sujeira das peças causar cheirinho desagradável e encardir ainda mais o tecido.



(texto publicado na revista Viva! Mais nº 779 - 5 de setembro de 2014)








Nenhum comentário:

Postar um comentário