Pages

sábado, 6 de setembro de 2014

Todos em rede - Isabella D'Ercole


Depois de uma transformação pessoal, o físico Amit Goswami viaja o mundo para falar sobre o ativismo quântico

Se alguém tivesse dito ao recém-formado Amit Goswami que um dia ele seria o guru do ativismo quântico, o jovem indiano radicado nos Estados Unidos não acreditaria. Apesar de ser filho de um líder espiritual, Goswami sempre teve perfil mais conservador e cético, tanto que se formou em física na Universidade de Calcutá e virou materialista e defensor ferrenho de que o átomo é a origem de todas as coisas. Mas, no fundo, a necessidade de dedicar-se a questões espirituais, tão presentes em sua família, estava ali, latente. Tanto que, aos 45 anos, bastou uma conversa com um místico para fazê-lo começar a questionar suas crenças e seus valores. "Entendi naquele momento que não há matéria nem espírito sem consciência", afirma o físico. [...]

O conceito, como o próprio nome sugere, tem base na física quântica e é menos assustador do que parece. "Tudo é movido pela consciência, não a nossa particular, mas uma rede invisível que conecta todas as pessoas do mundo", explica o hoje guru, de 77 anos, autor de diversos livros sobre o tema. De acordo com ele, continuamente a consciência gera infinitas possibilidades e torna realidade somente o que é melhor para o coletivo. Quando nos tornamos conscientes dessa rede e nos conectamos a ela, temos o poder de transformar primeiro a nós mesmos e, depois, de impactar a sociedade em que vivemos e mudá-la também. Mas como funciona na prática? "Quantos relatos você já ouviu de pessoas que se sentiram em paz quando estavam próximas de um líder espiritual?", pergunta. "Isso porque essa intenção emana dele para você, como se fosse uma pequena oração, dizendo ao Universo para protegê-la e acalmá-la. O mesmo pode acontecer quando dirigimos pensamentos positivos ao próximo."

Goswami ressalta que a vantagem dos médiuns e guias espirituais sobre nós é que ele têm uma conexão com o Universo mais forte e já estabelecida. Vem daí a facilidade de usar diariamente seu conhecimento para ajudar os outros. Para ele, porém, qualquer um é capaz de exercitar a consciência, atrair boas energias e conquistar benefícios para si e o próximo. Um dos caminhos é por meio da meditação. "Ela acalma a mente, abrindo espaço para mais escolhas boas", diz. O efeito é semelhante quando nos dedicamos a atividades criativas, como pintar, cantar e escrever, ou quando damos mais atenção à nossa intuição. "Em comum, todas elas libertam a mente para mais e mais possibilidades quânticas", explica. Então, agora é com você.



(texto publicado na revista Claudia nº 4 - ano 53 - abril de 2014)





Nenhum comentário:

Postar um comentário