Pages

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Tratamentos ajudam a modelar o corpo - Dr. Edilson Pinheiro


Manter o corpo em forma exige uma série de cuidados para driblar o acúmulo de gordura, celulite e flacidez em regiões estratégicas. O ideal é manter uma alimentação equilibrada e um programa de atividades físicas apropriado. Porém, quando o problema já está instalado, é preciso uma boa avaliação com o cirurgião plástico ou dermatologista para indicar o melhor tratamento.

Hoje há uma infinidade de tratamentos estéticos não invasivos que prometem manter o contorno corporal nas medidas adequadas. Dentre os métodos mais usados atualmente temos a carboxiterapia, uma técnica em que se aplicam injeções de gás carbônico (CO2) em regiões com acúmulo de gordura, tais como abdômen, flancos, culotes, glúteos e pernas. Ele aumenta o fluxo de oxigênio nos tecidos e melhora a circulação sanguínea. Como resultado, há queima maior de gordura, melhora na cicatrização e aumento na produção de colágeno, que deixa a pele mais firme, lisa e bonita. É indicada para tratar estrias, celulite, gordura localizada e flacidez. É uma boa opção para quem não deseja se submeter a uma lipoaspiração ou abdominoplastia,a por exemplo.

Nas técnicas de radiofrequência destaca-se a terapia a vácuo, que aquece as camadas do tecido subcutâneo e estimula a produção de fibras e colágeno na pele. O tratamento promove a redução do volume da gordura, ao mesmo tempo em que leva a uma melhora da circulação sanguínea. A técnica deve ser realizada em quatro ou até em oito sessões, e os resultados começam a aparecer logo após a primeira, pois o equipamento pode ser programado pelo profissional para atingir as divisões mais profundas da pele.

A corrente russa é uma eletroestimulação que serve para aumentar o volume muscular, melhorar a circulação sanguínea, promover uma melhor drenagem linfática e combater a flacidez. Outras aplicações interessantes dessa técnica são no pós-parto, no fortalecimento dos músculos do abdômen e para auxiliar e acelerar os resultados de musculação. A emissão de ondas elétricas de baixa frequência provoca impulsos e contração muscular. São essas contrações induzidas que ajudam no enrijecimento muscular e no combate à flacidez.

Outro método utilizado nos tratamentos corporais é a fototerapia com LED. Trata-se de um procedimento de alta tecnologia e não invasivo, que atua na modulação das funções metabólicas utilizando luzes emitidas por diodo (LED). Elas agem diretamente na camada celular, ajudando na formação de colágeno. O resultado é o rejuvenescimento, enrijecimento e controle da pigmentação da pele. O ideal é realizar, em média, dez sessões de 30 minutos, três vezes por semana.

Nesse processo de redesenhar o contorno corporal, é possível somar várias técnicas com o objetivo de potencializar os resultados, porque não existe apenas um procedimento ou aparelho que, sozinho, dê o resultado desejado. A drenagem linfática sempre deve estar associada, porque, além de ser um método saudável, atua como agente desintoxicante, estimulando a circulação sanguínea e liberando as toxinas retidas pelo organismo.

É importante alertar que um procedimento produz ótima resposta em um paciente enquanto em outro o efeito não é o mesmo. E independentemente do método, não existe milagre. São necessárias dedicação e mudança de hábitos, que irão se refletir na aparência.

Correção de orelhas

Orelhas com tamanho ou forma desproporcional ao rosto geram um desequilíbrio na harmonia facial. É um problema que pode influenciar na autoestima de uma pessoa. Essa alteração congênita pode ser corrigida por meio de uma cirurgia plástica denominada otoplastia, que corrige não só anomalias do crescimento da orelha, mas também deformidades adquiridas por trauma ou doença. Como as orelhas atingem seu tamanho quase pleno dos 5 aos 7 anos, a partir desta idade a cirurgia já pode ser realizada. A principal técnica utilizada neste procedimento é a dos pontos de Mustardé, que moldam a cartilagem criando suas curvas características. Geralmente a correção da orelha de abano é uma associação de muitas técnicas, que dependerá da avaliação médica em cada caso. O corte é sempre retroauricular, deixando uma cicatriz bastante discreta e imperceptível, com até 4 centímetros, em pacientes adultos.

Os benefícios das massagens

Cada tipo de massagem tem a sua indicação. A energizante tem o objetivo de atenuar o cansaço físico, estimulando a vitalidade. Cria uma sensação de bem-estar e alegria. É feita com movimentos rápidos e sequenciais no início de sua execução e depois se suaviza para finalizar. Há terapeutas que utilizam aspectos adicionais, como ambiente e música adequados. Pode ser feita duas vezes por semana. A relaxante melhora a circulação venosa e linfática, liberando inchaço e rigidez e aumenta a flexibilidade. Também ajuda a diminuir o desconforto físico, alivia dores e libera tensões musculares. É feita com movimentos ritmados e normalmente inicia-se com manobras mais ativas e no término mais suaves. A recomendação é para que seja utilizada uma vez por semana. A desintoxicante pode ser feita de duas formas. Uma é mais voltada a esportistas, chamada de desportiva, que busca eliminar resíduos metabólicos produzidos por trabalho físico intenso. Ela pode ser feita diariamente durante o período de condicionamento e também auxilia nas tensões e nódulos. A outra, denominada desintoxicante natural, usa produtos com propriedades terapêuticas, que são aplicados durante ou no fim da massagem, como máscara corporal ou facial. Essa massagem pode ser realizada duas vezes por semana, dependendo do efeito terapêutico do produto utilizado na sessão.




(texto publicado na revista Contigo nº 2024 - 3 de julho de 2014)






Nenhum comentário:

Postar um comentário