Produzido a partir do alho comum, esse tempero incrementa os pratos e favorece sua saúde
A cor escurecida do alho negro pode até passar a impressão de um alimento estragado. Porém, essa variedade é muito nutritiva e pode trazer ainda mais sabor para as suas refeições. Originário da Ásia, o alho negro é produzido a partir do alho comum, que passa por um processo de fermentação e envelhecimento e é mantido em uma temperatura média de 65ºC.
Mudança na cor
Durante o processo de fermentação, ocorre uma mudança química causada por um fungo presente no alho, que altera a cor natural do tempero. "A coloração fica escura quando existe uma certa umidade na fermentação, fazendo com que as enzimas causem o escurecimento desse alimento", afirma Fernando Kondo, produtor dessa especialidade.
Mais saúde no prato
Devido aos índices elevados de polifenóis, o alho negro é um aliado no combate à doenças como hipertensão, colesterol alto, triglicérides e glicose. Além disso, ele ajuda a afinar o sangue e também possui ação antibacteriana, antiviral e antialérgica.
Segundo Kondo, um estudo feito pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos comprovou que o alho é eficaz na prevenção de tumores. Como o tipo negro tem as propriedades potencializadas, ele se destaca como um importante alimento para evitar o câncer.
Inclua no cardápio
Não existe contraindicação no consumo do alho, que pode ser encontrado em supermercados e lojas de artigos naturais. É possível usar o tempero em tipos variados de comida e dá um toque de sofisticação em pratos do dia a dia, como saladas, massas, molhos e carnes.
Apesar de ser considerado um alimento gourmet no Brasil, ele já é muito utilizado nos Estados Unidos e países da Europa e Ásia. O sabor costuma cair no gosto de quem experimenta, por seu gosto marcante e intenso.
Salada de alho negro com tomate-cereja
Ingredientes:
5 tomates-cereja
2 dentes de alho negro
azeite de oliva
manjericão
queijo ralado
sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo:
Corte os tomates ao meio e distribua-os em um prato. Coloque azeite, sal e pimenta a gosto em cima dos tomates. Salpique queijo ralado. Corte o alho negro em pedaços e coloque sobre os tomates. Enfeite com o manjericão.
(texto publicado na revista Malu nº 640 - ano 16 - 02 de outubro de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário