Pages

domingo, 26 de outubro de 2014

Dicas para controlar o excesso de comida nas refeições


Fomos criados para comer toda a comida, "raspar o prato, por causa das crianças passando fome na Etiópia". Esse conselho tem sido passado de geração para geração, desde nossos avós, até agora.

O problema que enfrentamos agora é que a qualidade dos alimentos está ficando nutricionalmente mais pobre e se seguirmos esse conselho, ficaremos todos acima do peso.

Como medir a porção certa para você?

É simples... O tamanho do seu pulso ou a palma da sua mão é a porção perfeita para você.

Um exemplo seria uma porção pequena de peito de frango do tamanho da palma da sua mão, uma batata pequena do tamanho do seu punho e uma maçã média. Qualquer coisa a mais deve ser guardada para sua próxima refeição ou lanche.

Outro ponto importante de lembrar é que vegetais crus são isentos desta regra. Você pode comer o quanto quiser de vegetais crus e saladas que queira. Esses tipos de alimentos são altos em nutrição e não em calorias. De longe, é a comida mais perfeita!

Abaixo seguem algumas dicas sobre como controlar esses tamanhos de porções para ficar satisfeito o dia todo e não ter fome.

Perceba a diferença entre estar satisfeito e satisfazer sua fome.

Você nunca deve comer quando está cheio. Isso é garantia de acumular gordura nos quadris, glúteos e barriga. Nossos corpos não foram feitos para admitir tanto excesso de calorias. Esse sentimento de satisfação te diz que você atingiu a capacidade máxima e é hora de quebrar o alimento e armazená-lo como gordura.

Certifique-se de usar sempre um prato pequeno quando comer

Pesquisas mostram que já fomos psicologicamente reprogramados para comer tudo no prato, o melhor a fazer é... Comer em um prato pequeno. Isso irá satisfazer as necessidades.

Ao comer fora nunca aumente suas refeições.

Comidas fast food são totalmente desprovidas de nutrientes e são terríveis para você. Se você "precisa" comer, então coma apenas o tanto que te satisfaz, não a porção maior que custa apenas dois reais a mais.

O motivo de você ter desejos extras e ter que comer porções maiores é devido ao fato de que está comendo as proporções erradas de comida.

Você pode precisar ajustar sua proporção de proteína, gordura e carboidratos. Pode não ser necessariamente o tipo de comida que você come agora, mas a quantidade de comida que você ingere. Faz sentido?

Quebre suas porções para 6 pequenas refeições por dia.

Isso é, na verdade, uma regra de ouro. Ao comer seis refeições por dia, você não só ira deixar de desejar e comer lanches rápidos, como também irá dar ao seu metabolismo um impulso necessário. Um metabolismo mais acelerado quer dizer mais queima de gordura!

Ao fazer lanches para si mesmo, use pequenas tigelas ao invés de comer direto da caixa.

Quando for comer fora, coloque a salada primeiro (uma quantidade bem pequena) antes do prato principal.

Por último, mas não menos importante... coma para viver e não viva para comer.

O que queremos dizer com isso é que você precisa praticar uma alimentação consciente. Seja cuidadoso com o que está colocando em seu corpo. Coma para sua saúde e não para satisfazer um desejo.

A comida é excessivamente abundante na sociedade. O problema reside na qualidade dela. É muito mais barato e fácil achar e preparar comidas com muitas calorias. Elas possuem pouca nutrição e irão ser armazenadas literalmente como gordura, de maneira instantânea. Comer esse tipos de comidas não satisfaz seu corpo por não conter os nutrientes necessários. Assim, seu corpo acaba desejando mais comida.




(texto publicado na revista Leve & Leia nº 118 - ano 8 - setembro de 2014)











Nenhum comentário:

Postar um comentário