Pages

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Equilibre o uso do corpo - Paulo Talarico


Prevenção: ginástica postural é importante para evitar futuros problemas no corpo

Evitar desvios de postura em função das atividades físicas é necessário para não ter futuros problemas como escoliose e lordose. Contudo, nos esportes de alto rendimento, a busca pela melhor performance faz com que os atletas utilizem mais um lado do corpo para conseguir resultados.

Em função disso, a ginástica postural foi criada, tentando minimizar impactos com exercícios para equilibrar. "A ginástica postural é uma prática de exercícios que visa minimizar o que a gente conhece por desvios posturais, que seriam alterações na conformação normal das curvaturas da coluna", explica a professora maria Cláudia Vanícola", autora do livro "Postura e Condicionamento Físico".

Alguns atletas como remadores, tenistas ou mesmo um jogador de vôlei, acabam utilizando de forma mais forte o lado em que possuem maior precisão, levando à fadiga. A longo prazo, esse jogo pode levar a problemas de desalinhamento. Nesses casos, é comum haver algum grau de escoliose - curva lateral da coluna.

"O ideal era equilibrar para fazer uma atividade física, mas quem busca a performance vai ter que fazer o uso daquele braço ou perna por conta de ser mais preciso e mais exigente", ressalta.

"Então, é sempre interessante tentar na preparação física também dar estímulos para outro lado e uma atividade compensatória para minimizar esse desalinhamento e o surgimento dele", conclui.

Cifose torácica

Um dos problemas que podem ocorrer por conta da falta de atenção com a postura é a cifose torácica, que apresenta uma curvatura acentuada da região. É preciso, neste caso, otimizar a força da coluna e na região. "Teria de fazer um treino de força e de alongamento para outros agrupamentos musculares que ficam numa posição mais encurtada, então quando você consegue fazer esse equilíbrio, você vai tentando modificar o posicionamento natural da coluna para chegar à normalidade", explica a professora.

Problemas

Os principais problemas que se relacionam a isso são as alterações articulares. No início é a dor. Quando você sobrecarrega mais um lado e como reflexo de estar usando em demasia pode levar à fadiga, mas em consequência disso, o que seria mais grave, é a alteração na estrutura articular.

Respiração

Outro aspecto é que esses problemas trazem alterações na respiração, nos casos de escoliose que afetam a caixa torácica. "Pode ter volume respiratório diferente das pessoas que tem uma conformidade normal da coluna, por isso se trabalham exercícios respiratórios para tentar melhorar esses volumes, dessa mecânica", diz Maria.




(texto publicado no jornal Torcedor S/A nº 10 - ano I - 24 de outubro de 2014)









Nenhum comentário:

Postar um comentário