domingo, 26 de outubro de 2014

Fuja da celulite: o sal é um dos grandes inimigos


A maioria das mulheres se preocupa com a celulite, mas convive diariamente com um dos seus grandes inimigos sem saber: o sal. Sim, o exagero no consumo de alimentos que contém sódio favorece o aparecimento de celulites.

O sal de cozinha deve ser controlado, porque o sódio em excesso pode levar à retenção de líquidos, provocando o surgimento da celulite. O ideal é não consumir mais de que 1,5 grama de sódio por dia, o que equivale a 3,8 gramas de sal de cozinha.

O sal de cozinha está presente na maioria dos alimentos que consumimos. Este tempero é composto por 60% de cloreto e 40% de sódio. O sódio está presente em grande concentração não apenas no sal de cozinha, mas também em produtos enlatados, embutidos, produtos dietéticos, entre outros.

É importante o consumidor observar a quantidade de sódio indicada no rótulo de cada alimento e fazer o controle do consumo. E a celulite é apenas a ponta do iceberg.

O sal também provoca:

- Hipertensão arterial:

É uma doença cardiovascular muito comum na população brasileira e pode ser controlada com uma dieta que busque o equilíbrio entre o potássio e o sódio, sendo o exagero de consumo de sódio desaconselhável, pois a maioria dos hipertensos é sensível ao sódio, podendo este desequilíbrio agravar a doença.

- Insuficiência renal:

É a situação na qual os rins estão com perda total ou parcial da sua função e não conseguem eliminar o excesso de sódio. Para compensar este desequilíbrio ocorre a retenção de água que deveria ser eliminada na forma de urina, ocasionando algumas complicações como aumento de peso, inchaço no corpo e em situações mais agudas a insuficiência cardíaca e edema pulmonar.

O consumo de sódio deve ser controlado e não interrompido totalmente, porque este nutriente é necessário para o correto funcionamento do organismo.




(texto publicado na revista Leve & Leia nº 116 - ano 7 - julho de 2014)







Nenhum comentário:

Postar um comentário