Você certamente já deve ter ouvido falar na Goji berry. É a sensação do momento nas dietas. Fruta vermelha cultivada nas montanhas do Tibete, a Goji berry é consumida há milhares de anos na popular medicina chinesa.
Virou sensação entre as brasileiras que fazem dieta. Mas os benefícios vão muito além da perda de peso.
O consumo regular da Goji berry pode melhorar o bom humor, a pressão sanguínea, ajuda a controlar o colesterol e, acredite, ela é usada até no tratamento de impotência sexual. Tudo isso porque a Goji berry é extremamente rica em aminoácidos, vitaminas, minerais e antioxidantes.
Benefícios
Conforme especialistas, os benefícios estão associados aos nutrientes da Goji berry, inclusive bioativos da fruta. A Goji berry contém cerca de 15% de proteínas, sendo 19 aminoácidos, dos quais oito essenciais, como a isoleucina e triptofano - precursor de serotonina. Pra quem não sabe, esses hormônios estão associados ao bom humor, alegria e satisfação.
Além disso, a Goji berry possui diversos minerais, incluindo o zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio e o fósforo. É rica também em antioxidantes, dos quais se destacam o betacaroteno (maior concentração até que a cenoura), zeaxantina, luteína (protetores dos olhos) e antocianidinas (anti-inflamatórios e cardio protetor).
A fruta se destaca, ainda, pela alta concentração em vitaminas: contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas. São ricas também em vitaminas B1, B2 e B6 e vitamina E.
Dentre os compostos bioativos da Goji berry, alertam especialistas, estão o beta-sisterol, que tem ação anti-inflamatória e ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, além de ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata; o cyperone, que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea; o physalin, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B; e a betaína, precursora de colina, que auxilia na redução dos níveis de homocisteína, um fator de risco para pessoas com problemas cardíacos, além de proteger as células em nível de DNA.
Por ser rica em nutrientes essenciais que tem por função principal regular o processo inflamatório e oxidante do corpo, a Goji berry é uma excelente aliada no emagrecimento.
"É importante considerar que a versão desidratada contém cerca de 100 calorias (Kcal) para cada duas colheres de sopa, portanto deve ser consumida com moderação, caso contrário pode contribuir para o ganho de peso", alertam especialistas.
Já as versões em extratos, conforme especialistas, são elaborados em sua maioria com alguns dos princípios ativos da fruta. isso significa que alguns nutrientes podem sofrer alterações em comparação com a fruta fresca.
Chá de Goji berry
Ingredientes
100 ml de água filtrada
1 colher de folhas para chá vermelho
2 colheres de chá de Goji berry desidratadas secas
Modo de preparo
Leve a água para ferver. Em uma xícara junte o chá com as Goji berries, acrescente a água fervendo e deixe repousar de 3 a 5 minutos. Coe e sirva quente.
(texto publicado na revista Leve & Leia nº 112 - ano 7 - abril de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário