Ele é um dos vegetais mais usados na culinária oriental, compondo saladas, temakis e sushis. O pepino é composto por 95% de água, o que faz dele um alimento de baixa caloria e que garante hidratação do organismo. Também é um diurético natural, que auxilia na diluição dos cálculos renais, e tem potássio, que favorece a flexibilidade muscular, afastando as cãibras do caminho.
Além disso, é um ótimo aliado para o ritual de beleza. Ele contém vitamina C e ácido cafeico, ótimos para tratar irritações e diminuir o inchaço da pele. O pepino é o quarto vegetal mais cultivado no mundo e é conhecido por ser um dos melhores alimentos para a saúde do seu corpo. Suas propriedades podem, definitivamente, tratar e prevenir diversos problemas que ocorrem no dia a dia. Confira abaixo:
Fonte de vitaminas do complexo B - são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano, além de ajudar a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca.
Hidrata o corpo e repõe vitaminas diárias - pepinos contém cerca de 95% de água, isto colabora para hidratar e eliminar as toxinas presentes no corpo.
Luta contra o câncer - o pepino é conhecido por conter lignanas. Esta substância fenólica tem um histórico de pesquisas que a relaciona com a redução do risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, ovário, útero e próstata.
Alivia o mau hálito - pegue uma fatia de pepino e pressione-a contra o céu da boca com a língua por 30 segundos. Isso vai matar as bactérias responsáveis por causar o mau hálito.
Cura da ressaca - para evitar uma ressaca ou dor de cabeça pela manhã, coma algumas fatias de pepino pouco antes de ir para a cama. Pepinos contém bastante açúcar, vitaminas A, B e eletrólitos que repõem muitos nutrientes essenciais perdidos com aquela bebidinha a mais.
Auxilia na perda de peso - devido ao seu baixo teor calórico e alto teor de água, o pepino é uma dieta ideal para as pessoas que estão em busca do corpo perfeito.
Eficaz no processo de digestão - o alto teor de água e fibra dietética presente no pepino ajuda na digestão dos alimentos. O consumo diário de pepino pode ser considerado como um remédio para a prisão de ventre.
Diabetes - o suco de pepino contém um hormônio que é utilizado pelas células do pâncreas para produzir insulina. Portanto, o pepino também pode ser benéfico para pacientes com diabetes.
Reduz o colesterol - pesquisadores descobriram que um composto chamado esteróis que está presentes nos pepinos, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol.
Promove a saúde das articulações e alivia a dor da artrite - o pepino é uma excelente fonte de sílica, que é conhecido por ajudar a promover a saúde das articulações, fortalecendo os tecidos conjuntivos. Quando misturado com suco de cenoura, eles podem aliviar a dor da artrite, diminuindo os níveis de ácido úrico.
Após estas dicas, que tal incluir o pepino diariamente nas suas refeições?
(texto publicado na revista Leve & Leia nº 97 - ano 6 - janeiro de 2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário