Pages

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Por que o estômago incha? (Melhor com Saúde)


Um abdômen inchado não é apenas uma questão estética, mas também é um problema de saúde que devemos tratar antes que tenhamos transtornos crônicos, como o refluxo gástrico, por exemplo.

Neste artigo, explicaremos os diferentes motivos pelos quais podemos ficar com o estômago e o abdômen mais inchados, assim como alguns remédios naturais que nos ajudarão a aliviar essa condição em pouco tempo.

Não mastigar corretamente

Este é um problema muito habitual hoje em dia, porque geralmente fazemos tudo correndo. Muitas pessoas comem rápido no trabalho, ou de pé, ou enquanto conversam, de maneira que não mastigam o suficiente e de modo correto e os alimentos ficam muito mais difíceis de serem digeridos. E isso torna a digestão mais lenta ocasionando o inchaço do estômago entre outros incômodos. Além disso, mastigar bem tem muitas vantagens, como a de nos saciarmos antes e comermos menos sem passar fome.

Devemos ter ciência de que a digestão começa na boca, já que a saliva contém enzimas que iniciam o processo digestivo. Quanto melhor mastigarmos os alimentos, melhor os assimilaremos.

Parasitas intestinais

Os parasitas intestinais são um dos grandes problemas de saúde que sofremos, mas, infelizmente, é um mal muito silencioso. Não porque não dê sintomas, mas porque são difíceis de relacionar com este motivo. Por exemplo, os parasitas nos causam nervosismo, irritabilidade, transtornos de apetite, coceiras anais ou na ponta do nariz e inchaço no estômago, sem motivo aparente. Porque para algumas pessoas o estômago incha por existir algo inconveniente, mas, neste caso, será possível notar que ele incha independentemente do que se coma.

O tratamento natural de eliminação de parasitas não é simples. Temos que reduzir ou eliminar da dieta os açúcares e as farinhas brancas principalmente, já que são os alimentos dos parasitas. Além disso, tomar suplementos como alho, sementes de abóbora, coentro, especiarias picantes etc. Mas sempre é fundamental um diagnóstico médico prévio.

Também podemos tomar um suplemento para a flora intestinal e, sobretudo, cuidar muito para não sofrer com a prisão de ventre, o que contribui com a proliferação dos parasitas.

Comer muito

Às vezes podemos comer alimentos saudáveis, mas se comemos em excesso, mais do que o organismo necessita, possivelmente também sofreremos com inchaços e má digestão. Devemos sempre terminar uma refeição com a sensação de ainda estarmos com um pouco de fome. Esse momento no qual sentimos que ainda comeríamos alguma sobremesa, por exemplo, na verdade já estamos saciados.

Uma boa maneira de nos acostumarmos a praticar esse hábito é ir substituindo esse capricho final por um chá digestivo, o que também contribuirá para evitar o inchaço, como explicaremos no próximo ponto.

Flatulências

Existem alimentos especialmente flatulentos, mas também há pessoas que têm muita tendência a este problema. Neste caso, recomendamos tomar infusões digestivas de anis, hortelã e melissa, e também adicionar especiarias como o cominho ou o funcho nas preparações, especialmente nas verduras ou legumes que nos fazem produzir flatulências.

Intolerâncias alimentares

Em alguns casos concretos, as flatulências ocorrem em decorrência de alguma intolerância alimentar que não detectamos. As mais habituais são o glúten ou a lactose. Se suspeitarmos estar sofrendo com elas, deveremos realizar alguns exames.

Uma maneira alternativa de comprovar a intolerância consiste em eliminar esses alimentos de nossa dieta durante um mês e, posteriormente, introduzi-los novamente para ver se voltamos a sentir os inchaços ou algum mal estar.

Questões emocionais

Também existem pessoas que sofrem problemas digestivos por questões emocionais, já que o sistema digestivo representa como digerimos o que nos ocorre em termos emocionais também. Nestes casos, quem sofre com isso notará que o inchaço não está relacionado com o que se come, mas sim nos dias em que se sente mais tensão emocional.

Para resolver isso, podemos procurar uma terapia que nos faça um tratamento como homeopatia, florais de Bach, acupuntura, assim como realizar terapias relaxantes como massagem, reflexologia, yoga, tai-chi, etc.

Jantares pouco saudáveis

Os jantares devem ser a refeição mais leve do dia, já que de noite o organismo já não tem tanta energia dedicada à digestão. Se vamos nos deitar ou levantamos pela manhã com inchaço, devemos mudar o jantar. Por exemplo, as saladas são muito saudáveis, mas é melhor consumi-las ao meio dia. De noite prefira verduras cozidas ou cremes de legumes.























Nenhum comentário:

Postar um comentário