Existe um equívoco quanto a beber água fria com frequência, especialmente depois das refeições. Algumas pessoas tem na mente a informação de que esse hábito origina uma série de complicações no estômago e intestino, provoca doenças graves como o câncer. Essa ideia formada de que beber água fria logo após as refeições solidifica as gorduras da comida ingerida e que também atrasa a digestão nada mais é que especulação.
O que dizem os médicos
Alguns médicos especialistas recomendam o consumo de água fria principalmente logo após realizar exercícios físicos, porque normaliza a temperatura corporal. Outros profissionais da área afirmam que o consumo de água fria obriga o corpo a gastar mais energia para manter a temperatura.
Há outras situações para as quais o hábito de beber água fria não é indicado. Por exemplo, quando estamos com febre, algumas pessoas mergulham ou tomam uma ducha com água fria. Nesses casos, o correto seria usar água morna ou quase quente. O contato com a água fria pode provocar calafrios e fazer subir a temperatura, sendo uma reação natural de defesa do nosso corpo. A ingestão de água fria provoca o mesmo resultado negativo de defesa.
O problema real
Ouvimos falar muito que devemos consumir pelo menos dois litros de água por dia, e se não ingerimos essa quantidade diária ou consumimos menos, estaremos suscetíveis a apresentar certos problemas de saúde. Dessa forma, o melhor indicador se realmente estamos consumindo a quantidade necessária é a urina.
Observe ao urinar se a mesma sai escura. Se você está ingerindo a quantidade recomendada, a urina deve sair de cor clara, caso contrário, se o consumo de água não é suficiente, a urina sai escura. É muito importante que saiba que a primeira urina pela manhã normalmente se apresenta com uma cor mais escura. Outra forma de controlar seu consumo de água é através da sede. Se sentir sede, beba água em seguida, esse é o sinal de que necessita ingeri-la e neste caso não importa se for fria ou quente.
Um dos elementos essenciais para a nossa saúde é a água e quanto consumimos. A maior quantidade de água que bebemos deve ser natural, excluindo os sucos artificiais. O que pode complementar e que é permitido, são as folhas de menta ou rodelas de limão sem adição de açúcar ou adoçante.
Os benefícios de beber água fria
O principal benefício de consumir qualquer tipo de líquido está no fator hidratação, mas concretamente beber água fria contribui com elementos específicos da sua temperatura.
Ajuda no emagrecimento. O corpo sempre mantem uma temperatura estável e, ao consumir água fria, a temperatura diminui, fazendo com que o corpo gaste mais calorias para normalizá-la.
Baixa a temperatura do corpo. Após os exercícios, a temperatura do corpo aumenta e beber água fria ajuda a estabilizá-la.
Hidrata mais rápido. Logo após a prática de exercícios físicos, o corpo necessita de hidratação imediata. A água fria é absorvida com maior rapidez, acelerando a corrente sanguínea.
Mas o mais importante é consumir água o suficiente para nos manter saudáveis, independente da sua temperatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário