terça-feira, 25 de novembro de 2014

São Francisco de Assis - Kelli Franco


Tudo sobre o santo que inspirou o novo Papa

Para alguns São Francisco de Assis é a maior figura dentro do catolicismo desde o próprio Jesus Cristo, e o santo que renovou e inspirou o catolicismo no seu tempo voltou a inspirar a Igreja. A escolha do bispo Jorge Mario Bergoglio de se tornar o Papa Francisco - quando eleito substituto de Bento XVI - teve grande significado e repercussão.

Os franciscanos

São Francisco de Assis criou a ordem dos franciscanos que tinha em sua época e preserva até os dias de hoje a pregação itinerante. Os frades franciscanos também tem como características a preocupação com os pobres e vivem eles mesmos com o mínimo necessário para a sobrevivência.

Estigmas e visões

Durante a vida, foram várias as vezes que São Francisco de Assis teve visões místicas e inexplicáveis, principalmente quando se retirava para meditar sozinho em meio à natureza. Em uma dessas meditações, ele viu um homem com seis asas pregado em uma cruz. Enquanto olhava para a imagem, as feridas semelhantes aos estigmas de Cristo começaram a se abrir em seu corpo. São Francisco de Assis se tornou então o primeiro homem a ser estigmatizado. As feridas lhe causaram grande sofrimento durante a vida.

Patrono do meio ambiente

Outro aspecto presente na biografia de São Francisco de Assis é o amor pelos animais e pelo meio ambiente - características que o tornam atual diante dos debates crescentes relacionados a questões ambientais. Nos últimos anos de vida - segundo seus biógrafos - ele costumava se refugiar na natureza onde tinha muitas de suas visões. Hoje é considerado patrono dos animais e do meio ambiente.

A escolha do papa

O próprio conclave que elegeu o Papa Francisco aconteceu em um momento delicado para a Igreja Católica. Além da perda de fiéis, as denúncias contra bispos e padres e a crise dentro da própria Cúria Romana, o Papa Bento XVI renunciou ao Papado. Era imperativo que a Igreja tivesse uma renovação. Nesse contexto, Jorge Bergoglio é escolhido Papa, o primeiro da América Latina, um jesuíta. Homem de carisma e simplicidade já começa a ganhar o coração dos fiéis.

A inspiração de um brasileiro

Segundo o próprio Papa Francisco, a escolha do nome está relacionada a palavras ditas por um brasileiro no momento que Bergoglio foi eleito Papa. Dom Cláudio Hummes, bispo emérito de São Paulo, teria dito "não se esqueça dos pobres" no momento que abraçava o Papa recém-eleito. Os dois haviam permanecido lado a lado durante todo o conclave. Na mesma hora, o Papa se lembrou de São Francisco de Assis e estava feita a escolha do nome.




(texto publicado na revista Saiba Tudo nº 1 - ano 1 - 2013 - Papa Francisco no Brasil)







Nenhum comentário:

Postar um comentário