Algumas pessoas costumam se queixar que mal acordam e já sentem indisposição e cansaço para dar início às atividades diárias. Muitas vezes, mal chegam ao trabalho e já ficam contando os minutos para o horário de encerramento do expediente, pois se sentem exaustos demais e tudo o que querem é descansar.
Diferentemente do que muitos pensam esse estresse e cansaço nem sempre é proveniente da rotina agitada do cotidiano. De acordo com o médico nutrólogo Fernando Bacalhau, uma dieta pobre em vitaminas, proteínas e minerais faz com que o corpo tenha menos disposição par executar as funções internas. "A ingestão de produtos industrializados, como embutidos e enlatados podem atrapalhar a digestão pelo fato de possuírem em suas formulações nutrientes que levam um tempo maior para serem digeridos".
Neste caso, como o corpo tem um gasto energético maior para atender as necessidades internas. Ou seja, como eles levam um tempo maior para serem metabolizados exigem mais do organismo, o que acaba causando cansaço e indisposição. Entre alguns dos alimentos que são mais difíceis de serem digeridos estão gorduras e açúcares. "O açúcar causa um aumento rápido da glicemia podendo oferecer disposição. Entretanto, esse efeito costuma passar depressa. Diante disso, o indivíduo passa a sentir cansaço".
Outro fator que pode contribuir para uma queda na disposição diária é a deficiência de vitaminas e de ferro no corpo que pode ser proveniente de uma dieta com baixas calorias ou desequilíbrios alimentares. "O ferro é um nutriente imprescindível para o corpo, pois ele é incumbido da produção de glóbulos vermelhos e transporte de oxigênio para todo o corpo. Sendo assim, especialmente em dias de verão no qual o corpo perde mais líquido, o ideal é investir em uma dieta composta por frutas, verduras, legumes, grãos e alimentos mais leves".
Mudanças alimentares
Para garantir mais disposição diariamente, o ideal é fazer algumas mudanças no cardápio e optar por uma alimentação mais saudável para que os nutrientes atuem melhorando o funcionamento de todos os órgãos. "Sempre realize um café da manhã balanceado, pois é através do mesmo que conseguimos fazer a reposição dos nutrientes que foram gastados durante o sono. Lembrando que os horários das refeições devem ser fracionados em intervalos de três horas. Aposte ainda na ingestão de alimentos do complexo B, pois aumentam a velocidade do metabolismo, fazendo com que a disposição seja maior no dia".
(texto publicado no jornal Oeste News nº 67 - ano V - dezembro de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário