Pages

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Rúcula: pra comer e beber! - Marília Medrado


Na salada ou em sucos, as folhas verde-escuras ajudam a eliminar toxinas, funcionam como antioxidantes e ainda dão uma força na prevenção da anemia

Antioxidante

Rica em vitamina A, C e E e minerais como magnésio e zinco, ela combate os radicais livres, o que previne o envelhecimento precoce e aumenta a imunidade.

Contra a anemia

As folhas também têm ferro que, para ser bem absorvido pelo corpo, precisa de vitamina C. Como se viu, ela também está presente na rúcula. O pacote é completo!

Desintoxicante

Possui vários fitoquímicos, entre eles o sulforafano, que ajuda a eliminar substâncias tóxicas e cancerígenas. Confira a receita do suco abaixo.

Suco detox de rúcula

Ingredientes:

1 xícara (chá) de rúcula
1 fatia média de abacaxi ou 1 maçã pequena
1 ramo de erva cidreira
150 ml de água

Modo de preparo:

Lave as folhas de rúcula em água corrente, retirando a sujeita e folhas amareladas. Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar uma mistura homogênea. Coe e consuma em seguida.

Diurética

"É fonte de potássio, que ajuda no controle e na manutenção da pressão sanguínea", diz a nutricionista Elaine Tavares

Diferencial

Ao contrário da maioria dos vegetais verde-escuros, a rúcula é pobre em oxalatos. E isso é ótimo, pois esses sais podem aumentar a formação de cálculos renais e prejudicar a absorção de nutrientes.

Ida à feira

Na hora da compra, observe se as folhas estão com coloração verde-escura. Se estiverem amareladas, pode ser sinal de deterioração.

No suco ou na salada

Para garantir tantos benefícios, Elaine sugere o consumo de um prato fundo ou de uma xícara (chá) cheia da hortaliça diariamente.




(texto publicado na revista Viva! Mais nº 794 - 19 de dezembro de 2014)










Nenhum comentário:

Postar um comentário