Pages

domingo, 11 de janeiro de 2015

Evite o envelhecimento de dentro para fora - Dr. Geraldo Cavalcanti


Hoje a prática ortomolecular, ou medicina interna, é uma grande aliada para quem busca uma pele com aspecto jovem. Mais do que isso, é indicada para todas as pessoas que desejam uma melhora na qualidade de vida. No caso do rejuvenescimento facial, um conjunto de procedimentos específicos são indicados com base no biótipo de pele, sempre priorizando as necessidades individuais do paciente. A partir dos 30 anos, aparecem os primeiros sinais do tempo. Rugas, linhas de expressão, alterações na pigmentação, perda de colágeno e o ressecamento são algumas das alterações que começam a aparecer na pele. Porém, os agentes externos fazem com que esse processo comece antes. Há dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco. O primeiro ocorre lentamente e é determinado pela genética. O extrínseco, entretanto, é decorrente de fatores como a exposição solar excessiva e sem a devida proteção, poluição ambiental, o tabagismo e a ingestão demasiada de bebidas alcoólicas.

A terapia ortomolecular busca reduzir a ação do tempo sobre o corpo minimizando, por consequência, as possibilidades de patologias derivadas dela, uma vez que iremos repor e receber todas as matérias-primas necessárias ao nosso equilíbrio químico, tais como vitaminas e minerais. Ela atua nas causas do envelhecimento, em vez de agir nos problemas gerados por ele. Os tratamentos fornecem nutrientes, minerais e antioxidantes, que agem diretamente sobre a pele, os cabelos e as unhas. É uma forma de medicina alternativa que visa prevenir e curar doenças usando doses específicas de substâncias naturais que estão normalmente presentes no nosso organismo.

É possível fazer uso de cremes, loções, géis, peelings, máscara e tônicos como veículos desses nutrientes. Por meio da avaliação da medicina funcional, isso é, detecção do mineral em déficit do corpo, é possível tanto fazer a reposição interna como a externa dessas substâncias, de acordo com a necessidade de cada paciente. Para a renovação facial são indicados peelings físicos e químicos, máscaras com nutrientes ortomoleculares, limpeza da pele (superficial e profunda), hidratação nutricional da epiderme e da derme. Além disso, uma alimentação funcional específica e personalizada também é uma grande arma contra o envelhecimento.




(texto publicado na revista Contigo! nº 2046 - 27 de novembro de 20414)


Nenhum comentário:

Postar um comentário