sábado, 14 de fevereiro de 2015

Conheça os benefícios do chá verde (Namu)


O chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo, perdendo apenas para a água. O chá verde ganhou espaço nos meios de comunicação em razão de suas propriedades antioxidantes, funcionais e emagrecedoras.

Originário da China, é obtido da Camellia sinensis, planta que também dá origem a outros chás: o preto e o oolong, variedades que adquirem atributos diferentes conforme o tipo de processamento a que são submetidas.

Por ser obtido das folhas frescas da planta e não passar por nenhum processo de fermentação, o chá verde tem suas propriedades nutricionais melhor preservadas. Isso contribui para manter elevado os níveis de catequinas, substâncias que ajudam a neutralizar o excesso de radicais livres produzidos diariamente pelo nosso organismo.

Embora os efeitos benéficos do chá verde estejam associados, principalmente, às catequinas, sua composição química é bem variada. Ele possui carboidratos, proteínas, vitaminas (principalmente a C e a K), minerais e substâncias estimulantes, como a cafeína, presente no café, chás e chocolate, a teobromina, encontrada no chocolate, e a teofilina broncodilatador encontrado em vários tipos de chás. A composição do chá verde varia de acordo com a idade das folhas, o clima, a espécie, a época do ano e as práticas agronômicas do local onde ele é cultivado.

O chá verde pode ser consumido pela infusão das folhas em água quente ou também na forma de sachês, mix instantâneo ou em cápsulas. Independentemente da forma de consumo, o ideal é seguir uma dieta balanceada e hábitos de vida saudáveis.

Conheça os benefícios que ele pode proporcionar para sua saúde:

-É um potente antioxidante que neutraliza os radicais livres, substâncias que, em excesso, favorecem o surgimento de algumas doenças e o envelhecimento precoce da pele;

- Possui alto teor de epigalocatequina galato, composto que juntamente com a cafeína aumenta a termogênese, ou seja, a produção de calor pelo corpo e consequente queima de gorduras;

- Ajuda a regular os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, o que favorece a saúde cardiovascular;

- Possui ação anti-inflamatória;

- É importante notar que hipertensos, gestantes, pessoas alérgicas à cafeína ou diagnosticada com hipotireoidismo devem evitar o consumo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário