Pages

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Os três goles de água - Mel Aitak


Aprenda uma lição de Chico Xavier que vai ajudá-la a manter a paz e o equilíbrio

Chico Xavier, autor de 439 livros espíritas, tinha um hábito muito saudável. Quando alguém o tirava do sério com comentários irritantes, o médium - que mantinha sempre um copo com água ao alcance das mãos - bebia o líquido com muita calma. Os goles matavam a sede e evitavam que ele respondesse algo que pudesse magoar, ferir ou causar arrependimentos.

Deveríamos nos inspirar nesse exemplo e manter sempre uma garrafinha de água por perto. E, sempre que for necessário, a melhor atitude será tomar o líquido com muita tranquilidade. Esses segundos são essenciais porque nos ajudam a serenar a mente e o coração.

Costumo dizer que o mundo carece de paciência. Na verdade, precisamos reduzir o tom. Fala-se muito - e alto - em qualquer canto! Nas ruas, por exemplo, temos a impressão de que as pessoas vivem desequilibradas e prontas para agredir ao primeiro toque, olhar, esbarrão. Por isso, é essencial para a nossa sanidade e paz de espírito bebermos água uma, duas e quantas vezes forem necessárias. Os pequenos goles são capazes de aquietar nossa mente, evitando que retruquemos às provocações.

É como Chico escreveu no livro Palavras de Vida Eterna (Editora FEB): "Encontrarás ainda hoje corações envenenados que destilam irritação e desgosto, medo e fel. Ainda que te firam e apedrejem, aquieta-te e os abençoa com a tua paz". Adote esse hábito saudável e ajude a melhorar o mundo ao seu redor...

Paz e luz!



(texto publicado na revista AnaMaria nº 957 - 13 de fevereiro de 2015)







Nenhum comentário:

Postar um comentário