sábado, 10 de outubro de 2015

Freira usa a música para evangelizar


Quando decidiu entrar para a vida religiosa, há 20 anos, a madre Inez de Souza Carvalho, 44 anos, nem imaginava que usaria a música como principal forma de evangelização. Hoje, ela é conhecida como a "freira do rap". A denominação surgiu há 15 anos. Na congregação em que ela participava, seu trabalho era de evangelizar meninas que moravam nas ruas. "Eu tentava de todas as formas falar com elas sobre amor, religião, Deus, mas elas não prestavam atenção. Era muito frustrante", conta.

Isso mudou quando a madre passou a criar letras religiosas e cantá-las sob uma batida de hip hop e rap." Isso surgiu como mais uma tentativa, mas deu muito certo. Logo comecei a cantar com uma banda e compor mais letras", conta ela. "Eu me baseio nos testemunhos que ouço", conta ela, que compõe a maioria das músicas.

O sucesso foi tanto que Inez fundou uma nova congregação, a Milagre Eucarístico, que atua na cidade de Paranaguá (a 90 km de Curitiba), no interior do Paraná, e conta com 20 irmãs. O sucesso da madre, no entanto, não fica restrito à cidade. "Faço shows no Brasil inteiro, sempre com o propósito de levar a palavra de Deus para os mais necessitados." São sete CDs gravados e, com o dinheiro das vendas, ela ajuda a manter a congregação onde fica. Segundo a madre, o jeito moderno e o fato de dedicar-se à música fez com que algumas pessoas a olhassem torto no início. "Mas foi uma minoria, freiras de algumas congregações mais tradicionais. O importante é que minhas superioras aprovam minha conduta, e que os fiéis me dão forças para continuar."

Atualmente, a congregação fundada por ela foca a recuperação de dependentes químicos. "É um trabalho complicado, mas também muito recompensador." Apesar da vida corrida, ela diz que não se afasta da religião em nenhum momento da caminhada. "Não faço música por música, tudo o que canto é para levar a palavra de Deus."


(texto publicado na Revista da Hora  de 16 de agosto de 2015)


Canção "Deus fala comigo"



Música libera o perdão (ritmo de rap)



Nenhum comentário:

Postar um comentário