Pages

domingo, 29 de novembro de 2015

Máquina troca material reciclado por bônus na conta de luz (Pensamento Vivo)


Além de São Paulo, ideias parecidas já são executadas em Niteroi (RJ) e promovem o engajamento da população com a reciclagem

A conta de luz está cada vez mais alta e tirando o sono de muitos consumidores. E se a preocupação agora é como baixar o valor a ser pago, a AES Eletropaulo encontrou uma maneira de beneficiar não apenas o brasileiro, mas também o meio ambiente. E a regra é a seguinte: basta separar e reciclar o lixo para receber descontos na fatura.

A Retorna Machine fica localizada em frente às bilheterias da Estação de metrô da Sé e é uma parceria entre a AES Eletropaulo (empresa de distribuição de energia elétrica da região metropolitana de São Paulo) e a Triciclo, criadora da máquina.

A Retorna Machine funciona como um depósito seguro para latas de alumínio e garrafas pet. O usuário deve criar um cadastro na máquina que contenha login, email e senha. Ao efetuar o login e depositar o material, pontos serão calculados para que o desconto seja disponibilizado na fatura da conta de luz.

Latinhas de 350 ml dão direito a 10 pontos, garrafas pet de 2 litros dão 20 pontos. A pontuação varia conforme o tamanho do produto e o material do qual é feito. A cada 100 pontos o usuário consegue um desconto de R$ 0,27 na conta de luz. É preciso apenas informar o número da instalação elétrica que será bonificada.

Além do desconto na conta de luz, o usuário também pode optar por descontos em livrarias ou para recarregar o bilhete único. Mais 20 máquinas já estão prontas para serem instaladas por toda São Paulo. Em outubro, serão inaugurados pontos no Shopping Butantã, no Shopping Jardim Sul e no Shopping Metrô Santa Cruz.

A ideia em São Paulo alia tecnologia e sustentabilidade com uma mudança de hábito que realmente beneficia a população. Em Niterói (RJ), ecopontos já existem espalhados pela cidade e também oferecem descontos na conta de luz da população que os utiliza.

Que cada vez mais cidades adotem medidas como essas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário