O clima seco e as mudanças frequentes de temperatura são um perigo para a saúde. Veja aqui como proteger a família toda
Coceira nos olhos, tosse, dor de garganta, febre e espirros. Esses são os sinais de que o resfriado ou a gripe estão chegando. Com eles, muitas vezes aparecem também crises de rinite, asma, pneumonia e outras complicações. Além das baixas temperaturas no Sul e Sudeste, o ar seco e a poluição, comuns nessa época do ano, criam o ambiente perfeito para a propagação de vírus e bactérias, principalmente em ambientes fechados. Confira as dicas da pediatra Priscila Catherino e do otorrinolaringologista Bruno Rossini para fugir de doenças.
Para os pequenos
1) Mantenha as vacinas em dia
Muitas doenças que podem ser evitadas por vacinas costumam ser transmitidas com mais frequência durante o inverno. Confira a carteira de vacinação do seu filho e o calendário de vacinas da rede pública. Bebês a partir de 6 meses e até 2 anos devem ser vacinados também contra a gripe.
2) Amamentar é fundamental
Entre os benefícios do aleitamento materno está o fortalecimento do sistema imunológico da criança. É que a mãe que amamenta passa anticorpos ao filho e isso reduz o risco de infecções.
3) Bebê não deve ir ao shopping
Crianças recém-nascidas ou com até 3 meses não devem ser levadas a locais fechados com muita gente. Shoppings, teatros e cinemas são alguns exemplos de lugares proibidos. Agasalhe bem a criança e leve-a para um passeio ao ar livre. Lembre-se: o sol só é saudável antes das 10h e após as 16h.
Para você
4) Abra as janelas
Ambientes fechados são uma das principais causas das doenças respiratórias. Pela manhã, deixe o ar circular nos quartos. Em escritórios e salas de aula, aproveite os intervalos ou a hora do almoço para abrir portas e janelas.
5) Use álcool gel
Carregue na bolsa e use depois de mexer em objetos que podem conter vírus e bactérias. Dinheiro, celular e fones de ouvido são alguns dos campeões nessa área. Sempre que der, higienize as mãos.
6) Beba muita água
Não é porque suamos menos no inverno que o corpo precisa de menos água. Tomar 2 litros diariamente é sagrado.
7) Espirre soro nas narinas
No inverno, as mucosas ficam ressecadas e irritadas. Coloque um pouco de soro fisiológico num frasco com conta-gotas ou spray e espirre nas narinas com frequência. O soro evita a irritação e não é remédio.
8) Alimente-se bem
No frio, deixamos frutas e legumes frescos de lado. Massas, pães e cremes tomam conta do cardápio. O problema é que esses alimentos são pobres em nutrientes e ricos em calorias. Mantenha o consumo de vegetais. Eles previnem naturalmente as doenças.
9) Durma bem
O descanso está diretamente ligado ao sistema imunológico. Procure deitar cedo e durma, no mínimo, oito horas por noite.
10) Segue o cabelo antes de sair
Com os fios molhados expostos ao vento, aumenta a perda de calor no corpo e isso favorece os resfriados.
Para os idosos
11) Evite golpes de ar e mudanças de temperatura
Ao sair, agasalhe-se bem e proteja o peito. Tosse, espirros e dificuldade para respirar não podem ser ignorados.
12) Mexer-se é fundamental
No frio, é comum a pessoa diminuir as atividades físicas. Mas além de esquentar o corpo, fazer ginástica ajuda a manter os pulmões limpos e a saúde em dia.
Se alguém estiver doente...
13) Não leve a criança à escola
Respeite os demais colegas da creche ou da escola fazendo assim. Levar o filho com febre atrapalha a recuperação dele e cria o risco de espalhar a doença entre as outras crianças.
14) Proteja quem está perto
Use um lenço ou coloque as mãos sobre a boca e o nariz ao espirrar ou tossir. Ensine as crianças a fazer o mesmo e troque sempre os lenços de pano.
(texto publicado na revista AnaMaria nº 929 - 1º de agosto de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário