Pages

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Aparência mais jovem - Mirella Stivani


A fonoaudiologia estética promete atenuar rugas e linhas de expressão, melhorando o aspecto do rosto

Mais um aliado para quem procura atenuar as linhas de expressão e aquelas rugas que insistem em aparecer no rosto com o passar dos anos: a fonoaudiologia estética. Com exercícios específicos, a especialidade é recomendada às pessoas que usam os músculos faciais de forma inadequada, o que podem causar vincos e dobras no tecido cutâneo. Essa especialidade consiste em avaliar e aprimorar a forma de mastigar, engolir, respirar, falar e se expressar. A terapia com exercícios tem como objetivo diminuir esse esforço, alongando a musculatura e deixando o rosto mais descansado, com brilho e aparência mais leve. A seguir, a fonoaudióloga Solange Dorfman Knijnik, especialista em Motricidade Oral, explica um pouco mais sobre o assunto. Confira a entrevista.

Ponto de Encontro: É verdade que é possível combater rugas e linhas de expressão com a fonoaudiologia estética?

Solange Dorfman Knijnik: A relação entre o uso inadequado da musculatura da face e rugas de expressão é tão comum que basta uma alteração na arcada dentária, como a falta de um dente, para que todo o rosto modifique sua simetria e os sulcos faciais fiquem mais evidentes em um lado da face do que em outro. O objetivo do tratamento é suavizar contrações musculares inadequadas, como a pessoa que contrai e consequentemente enruga as laterais do lábio ao deglutir, marcando ainda mais o indesejável sulco nasolabial, o temido "bigode chinês". Ao reequilibrar essa deglutição, a pessoa passa a engolir internamente e fica livre daquelas tensões ao redor da boca que, aos poucos, irão formando vincos devido à repetição.

P.E.: Quais são os benefícios dos exercícios faciais?

S.D.K.: Ao adequarmos as funções da face, promovemos qualidade de vida. Por exemplo, ao equilibrar a tonicidade labial e instalar a respiração nasal, proporcionamos ao paciente uma ventilação de melhor qualidade e quantidade. Da mesma maneira, ao adequar padrões mastigatórios, podemos prevenir problemas complicados e dolorosos da articulação temporomandibular (ATM).

P.E.: Os exercícios são feitos em casa ou no consultório?

S.D.K.: Os exercícios feitos no consultório devem ser praticados em casa, assim como o treino da mastigação, deglutição, respiração e articulação dos fonemas, pois as funções se automatizam com o uso repetido.

P.E.: Por que esse tipo de tratamento consegue atenuar rugas e linhas de expressão?

S.D.K.: O tratamento leva o paciente a perceber seus abusos e hábitos musculares e a modificar suas funções inadequadas. Ao abusar no uso da musculatura de nossa face, costumamos formar ou intensificar os vincos da pele, como se fossem dobras no tecido cutâneo. A fonoaudiologia estética tem como objetivo diminuir esse esforço, alongando a musculatura e deixando o rosto mais descansado, com brilho e melhor aparência.

P.E.: O tratamento é preventivo ou serve pra quem já tem rugas ou linhas de expressão?

S.D.K.: É uma terapia recomendada para quem aprecia tratamentos naturais e autoconhecimento, indicado tanto para quem já apresenta sinais de expressão como para quem quer retardar o aparecimento deles.

P.E.: Qual a melhor idade para se começar o tratamento? Deve ser feito para a vida toda?

S.D.K.: Sendo uma reabilitação totalmente natural e fisiológica, não há nenhum tipo de restrição de idade. Qualquer faixa etária pode se beneficiar desse tipo de abordagem.




(texto publicado na revista Ponto de Encontro nº 44 - jun/jul de 2013)








Nenhum comentário:

Postar um comentário