Pages

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Cardápio bom para a pele


Veja como combater a acne trocando produtos gordurosos por alimentos que ajudam a prevenir o surgimento das espinhas

De repente, você acorda com o rosto e o corpo, em particular as costas, marcados por pontos vermelhos, que crescem e inflamam. É a acne, o terror dos adolescentes e, em menor escala, de jovens adultos. Não é novidade que essa doença tem múltiplas causas, podendo estar associada a alterações hormonais, estresse e predisposição genética, entre outros fatores. O que não é tão disseminado é o papel da alimentação, que tanto pode estimular o surgimento da acne como combater o processo inflamatório.

Não dá para eliminar a acne e os cravos apenas com uma mudança de hábitos alimentares. Mas é possível, sim, ter uma pele mais saudável com pequenos ajustes no cardápio diário. A ciência já provou que alimentos ricos em glicose, doces muito calóricos e derivados de leite podem agravar a inflamação e o acúmulo de secreções nos poros, que deixam os cravos e espinhas com aquele aspecto terrível. O mesmo acontece com o chocolate e seus subprodutos, que ajudam a desencadear a formação de acne e cravos em quem já tem predisposição genética.

Com a consultoria da dermatologista Thais Pepe, do Complexo Santa Joana e Pró-Matre e integrante do Corpo Clínico do Hospital Sírio-Libanês, confira as dicas do que pode e deve ser consumido todos os dias para se ter uma pele bonita.

Frutas

Alimentos ricos em vitamina C como laranja, limão e caju são antioxidantes e combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. O mesmo vale para as frutas vermelhas, que, além de ricas em vitamina C, também contêm cianidina. Esse grupo de frutas combate a oleosidade e, consequentemente, a acne e os cravos.

Grãos

Estudos demonstram que pessoas com acne têm deficiência de zinco. Rico em zinco e vitamina E, o germe de trigo ajuda a evitar a formação de acne. Uma colher por dia é o suficiente. O zinco também pode ser encontrado em grãos integrais, como arroz e soja. A soja, especialmente, evita o ressecamento e melhora a elasticidade da pele. Se preferir, consuma leite e sucos à base de soja ou troque o queijo tradicional por tofu.

Para curar

O pepino é um ótimo aliado na busca de uma pele mais saudável, porque ajuda a desinflamar as espinhas, além de ser um regenerador celular e diurético, que também auxilia na cicatrização. Feijões, ervilhas, grão de bico e linhaça também combatem a inflamação e podem ser incorporados facilmente ao cardápio diário. Para finalizar, não esqueça da cenoura. Quando conquistar uma pele lisinha e bonita, nada melhor que um pouco de betacaroteno para manter o bronzeado em dia e a aparência ainda mais saudável.




(texto publicado na revista Divino Fogão nº 10 - ano 3 - fev/mar/abril de 2014)







Nenhum comentário:

Postar um comentário