Desde a antiguidade, o cabelo é visto como um fetiche, uma das fontes de atração sexual e emblema de jovialidade entre homens e mulheres. Hoje, isso não é diferente. Quem possui uma vasta cabeleireira gosta de exibi-la e lança mão de uma série de artifícios para mudar o visual com frequência. E o que fazer quando os fios são ralos? Primeiro é necessário entender que cabelos ralos são aqueles que possuem pouca densidade por centímetro quadrado. Nesses casos, geralmente os fios possuem haste fina e textura delicada.
O passo seguinte é identificar as causas. Entre os fatores de influência encontram-se tratamentos medicamentosos, como terapia hormonal, pílulas anticoncepcionais, esteroides, remédios para pressão ou diabete, por exemplo. O uso excessivo de chapinhas e secadores, rabos de cavalo e tranças muito apertadas também podem gerar a alopecia traumática, tornando evidente a transparência do couro cabeludo. No aspecto emocional, a depressão e o estresse também são apontados como motes causadores, assim como o histórico familiar.
Após o diagnóstico inicia-se o tratamento adequado para combater a origem desse problema buscando técnicas que podem ajudar a amenizar o quadro. No dia a dia, principalmente as mulheres, podem recorrer a cortes de cabelo e ao uso de produtos de modelagem, tais como mousses, xampus de volume e sprays que auxiliam a encorpar os fios.
Entre os procedimentos estéticos que ajudam a suavizar os efeitos da transparência do couro, a micropigmentação capilar feminina vem conquistando adeptas. Trata-se de uma técnica definitiva que camufla as possíveis falhas, escurecendo o couro cabeludo por meio da apllicação de pigmentos específicos na camada epidérmica, que, artisticamente, reproduz os folículos pilosos. Isso gera uma ilusão de cabelos mais densos. O resultado final tem aspecto natural, sendo imperceptível no dia a dia.
Embora a micropigmentação capilar feminina seja considerada uma tatuagem do couro cabeludo, a técnica requer profissionais altamente especializados nesse tipo de procedimento. É importante salientar que esse método é um tratamento mais sofisticado do que uma simples tatuagem. Ele utiliza equipamentos, agulhas e pigmentos completamente diferentes e são necessários anos de treinamento para alcançar a perfeição.
Com essa reprodução transdérmica do cabelo, o paciente apenas vai precisar submeter-se à manutenção que, geralmente, ocorre a cada cinco anos. A micropigmentação também tem indicação na correção de cicatrizes no couro cabeludo.
A solução para testas grandes
A testa longa pode dar uma aparência menos atraente, desproporcional e até caracterizar o envelhecimento facial. Com o avanço das técnicas de tratamento, hoje existe à disposição o transplante capilar para reduzir a alta linha frontal do cabelo. Com as técnicas atuais é possível proporcionar resultados satisfatórios, naturais e indetectáveis. No caso das mulheres, a FUT-Follicular Unit Transplantation é a mais indicada, porque possibilita retirar uma grande quantidade de folículos de uma faixa relativamente pequena de cabelo. A cirurgia é realizada com anestesia local tanto na zona doadora quanto na receptora, causando o mínimo de desconforto. Os folículos são retirados da região da nuca e transplantados de forma customizada, levando em consideração a linha frontal da paciente, a densidade e a distribuição dos fios para proporcionar um aspecto harmonioso. A cicatriz fica discreta, pois é coberta pelo cabelo localizado na região superior. A recuperação da cirurgia é curta e os cuidados pós-procedimento são simples. Outro ponto positivo é o rápido retorno às atividades.
O fim dos cabelos brancos?
O aparecimento dos cabelos brancos leva alguns anos para aflorar. Mas ao primeiro indício, as mulheres, preocupadas com a aparência, recorrem às técnicas de coloração temporária para esconder esses vestígios. E, como sempre, os vilões também dessa história são os radicais livres que geram o acúmulo de peróxido de hidrogênio no folículo piloso, fazendo a haste capilar ficar branca desde sua parte interna. Com o contínuo avanço dos estudos na área capilar, pesquisadores de universidades especializadas na Alemanha e no Reino Unido podem ter encontrado a solução para combater os temidos cabelos brancos. O tratamento consiste na aplicação de uma substância denominada PC-KUS ou pseudocatalase modificada com luz ultravioleta. De maneira geral, um creme desenvolvido com esse ativo é aplicado nos lugares a serem tratados e depois ativado com luz ultravioleta. De acordo com os pesquisadores, com o uso desse elemento químico é possível diminuir os níveis do peróxido de hidrogênio na haste capilar, impedindo a progressão do desenvolvimento dos cabelos brancos.
Cílios e sobrancelhas uniformes
As sobrancelhas e os cílios são fundamentais para a harmonia do rosto. Não é à toa que as mulheres usam artifícios como depilação, remoção de pelos com a pinça e maquiagem - às vezes de qualidade duvidosa - para deixá-los mais bonitos. O problema é que essas escolhas, se utilizadas de maneira excessiva e sem o acompanhamento de um profissional, podem causar a queda dos pelos. Uma opção definitiva e segura para corrigir as falhas são os transplantes de cílios e sobrancelhas. Normalmente os fios são extraídos de uma área doadora adequada e transplantados no local afetado. O transplante de cílios é extremamente delicado e só deve ser realizado por cirurgiões experientes em microenxertos capilares. É um processo com resultados permanentes. Os tratamentos proporcionam um resultado natural e satisfatório ao paciente, desde que realizado em clínicas especializadas.
(texto publicado na revista Contigo nº 2032 - 28 de agosto de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário