Inventados na Europa por volta de 300 anos atrás, mais precisamente na Irlanda, os primeiros cupcakes que se tem notícia eram feitos por nobres e conhecidos pelo singelo nome de bolo das fadas (FairyCakes).
Preparados para ocasiões convencionais do dia a dia, porém sem o cuidado dos modelos atuais, os cupcakes se encaixavam na rotina alimentar das pessoas e para tanto eram servidos desde o café da manhã até ocasiões como aniversários e festas.
Mas os cupcakes se popularizam mesmo somente com a chegada à terra do tio Sam, mais conhecida como Estados Unidos já em meados do século XX trazidos pelas primeiras padarias criadas no formato que ainda conhecemos.
O nome cupcake foi dado por duas razões distintas e que se completavam. Uma razão eram as medidas feitas baseadas em um copo (xícara) e a outra é referente aos números presentes nas receitas tradicionais.
As medidas dos ingredients eram sempre contadas através do padrão "X xícaras de tal ingrediente" e este formato facilitou muito a vida de quem precisava preparar a receita e não queria perder tempo pesando um por um. Motivo pelo qual o nome "cupcake" faz sentido relacionando a algo do tipo "bolo da medida de copo".
O outro lado do nome se dá pelo uso do termo CUP numericamente já que a receita consiste basicamente em:
- 1 xícara de manteiga
- 2 xícaras de açúcar
- 3 xícaras de farinha
- 4 ovos mais um copo de leite
(texto publicado na revista Pão do Parque nº 90 - ano VIII - outubro de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário