Pages

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Sozinhos e numa boa - Raquel Maldonado


Seu gato ou cachorro costuma ficar sem companhia por muito tempo? Eis alguns truques ótimos para minimizar a solidão dele

Quem já precisou deixar o pet sozinho por longos períodos sabe: não é fácil. Os gatos, em geral, lidam bem com a solidão e até ficam tranquilos. Porém, os cachorros costumam sofrer. Mas essa é a realidade de muitos animais. Afinal, todo mundo sai cedo de casa, com o coração na mão, e só volta à noite. Se esse é o seu caso, saiba que há formas fáceis e práticas de deixar o bicho confortável - ainda que solitário. "O principal: ensiná-lo a se entreter com ele mesmo. Isso diminui a dependência e facilita a separação", diz a veterinária Ceres Faraco, especialista em comportamento de cães e gatos, que dá dicas incríveis para ajudá-la nessa missão. Pode apostar: seu pet irá agradecê-la com muitas e muitas lambidas!

Pet independente

Ensine-o a ficar sozinho mesmo quando você está em casa. "Se ele passar o dia todo grudado em alguém, vai se tornar dependente e sofrer quando não tiver ninguém em casa. Estimule-o a brincar com algum apetrecho, mas sem ninguém junto", sugere a veterinária.

Levante um pouco mais cedo e dê um belo passeio com ele. Além de passarem um tempo juntos, o pet gastará bastante energia e desejará dormir por um longo período.

Na medida do possível, ao sair, procure manter a casa do jeito que ela funciona quando tem gente. Deixe alguma luz acesa ou não desligue a TV.

Peça para alguém dar uma voltinha com o peludo no quarteirão durante o dia. Pode ser um familiar, um amigo ou até mesmo um vizinho.

Outro animal para servir de companhia? Sim, essa pode ser uma saída. No entanto, vale procurar orientação antes. Há o risco de você ter dois pets ansiosos... Então, é melhor conversar com o veterinário e pedir uma avaliação sobre o seu caso, combinado?

Proteja-os de barulhos e trovoadas

Faça uma cabaninha com algum material acolchoado (como um edredom) para ele se esconder. A estrutura ajuda a abafar o barulho.

Coloque uma música calma para tocar e minimizar eventuais barulhos.

Deixe uma peça de roupa sua para o pet cheirar. Ele se sentirá mais seguro e isso pode aliviar a tensão.

Evite que tenha acesso à cozinha ou ao banheiro, que ecoam o barulho.

Tô nem aí...

Em geral, os gatos toleram e até gostam da solidão. Mas, claro, isso depende da relação com a família. "Mesmo assim, é preciso enriquecer o ambiente para ele não perder qualidade de vida", ensina Ceres. Brinquedos, móbiles, arranhadores, algo com sons e objetos para subir, como escadas e prateleiras, costumam resolver o problema. Segundo a especialista, com comida e água, gatos ficam bem sozinhos o final de semana todo.



(texto publicado na revista Viva! Mais nº 794 - 19 de dezembro de 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário