sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Beije muuuuuito! Veja Porque!


O beijo é um termômetro do relacionamento, sua ausência pode sinalizar que a relação está se deteriorando e precisa ser reavaliada e resgatada.

Beijar é como dançar com um parceiro: quanto mais se conhece o outro e maior a intimidade, mais gostoso fica.

Beijar é bom. Ser beijado é ótimo. E não importa quem são os protagonistas, significa sempre querer bem. A mãe que beija o filho demonstra o carinho único. O contato fraterno entre amigos é sinal de confiança. Os lábios de um casal apaixonado que se tocam é a prova do desejo mútuo. O cumprimento de conhecidos, rosto com rosto, seguido do estalo característico é a abertura para uma aproximação. Até aquele que beija primeiro para perguntar o nome depois é beneficiado com a sensação de bem-estar. Esse hábito, presente em 90% das culturas no mundo, é tão irresistível que os cientistas resolveram se dedicar a entender seus mecanismos. Esta área de estudo, inclusive, tem nome: filematologia.

Cientistas afirmam que uma pessoa apaixonada tem seu corpo invadido por várias substâncias como por exemplo a fenietilamina que está ligada a sensações de amor; a dopamina - ligada à emoção amorosa; e as endorfinas ligadas ao prazer. Nessa "química do beijo" os batimentos cardíacos podem aumentar de 70 para 150 bpm.

O manual de técnicas indianas na arte de amar, o Kama Sutra, dá muita importância ao beijo na boca. Veja uns exemplos:

Beijo superficial: quando os lábios dos amantes pouco se tocam;
Beijo chupado: quando um dos amantes leva o lábio inferior do outro entre os seus e o suga para dentro da sua boca com um movimento de chupar;
Beijo lambida: quando um dos amantes lambe os lábios do amante com a língua;
Beijo apertado: acontece quando um dos amantes segura o lábio inferior entre os lábios dele e aperta forte;
Beijo direto: os lábios dos amantes ficam pressionados diretamente cara a cara. Uma variação é o beijo inclinado. Embora regiões como os lábios e os seios sejam muito sensíveis, a maior zona erógena do corpo é a pele, e por isso deve ser estimulada. Mas não esqueça de observar as reações de seu parceiro para saber em que regiões do corpo e em que intensidade esses beijos são mais excitantes e prazerosos.

Sugestão: Incremente o beijo com morangos, que podem ser mordidos de forma sensual ou como se fosse uma trilha a ser seguida e recheada de beijos e carícias. Partilhe durante o beijo uma calda de chocolate.

A história do beijo

Não se sabe ao certo quando e como surgiu o beijo na humanidade. Entre os romanos existiam três tipos de beijo: o trocado entre conhecidos chamado de basium; o dado apenas em amigos íntimos conhecido como osculum; e o beijo dos amantes conhecido como suavium. Nessa época o beijo fazia parte da demonstração de poder, pois os nobres mais influentes podiam beijar os lábios dos imperadores romanos, mas os menos importantes tinham de beijar suas mãos e os súditos podiam beijar apenas seus pés.

Na Rússia o beijo também era fonte de poder, pois um beijo do czar era uma das mais altas formas de reconhecimento oficial.

Os nobres franceses detinham o poder e podiam beijar as mulheres que quisessem no século XV.

Os portugueses também abusavam de seu poder na época do descobrimento do Brasil. O interessante é que as índias passavam mal quando os portugueses as beijavam, elas tinham nojo desse contato de bocas e línguas, pois entre os índios era considerado gostoso cheirar o corpo. Ao cheirar o corpo do outro você inala os feromônios sexuais o que estimula o desejo.

Cuidados para um beijo prazeroso

O primeiro cuidado especial para que o beijo seja um encontro prazeroso, é uma boca com bom hálito e limpa. Por isso é tão importante a higiene bucal. Mas se apesar de bom hábito de higiene o mau hálito persistir, consulte um dentista ou um médico.

Fique atento se o parceiro não apresenta nenhuma "bolhinha", vermelhidão ou ferida, tanto na boca como na genitália, pois são indícios de doenças sexualmente transmissíveis.

Não se esqueça de usar preservativo no sexo oral. Uma boa pedida é o uso de papel filme, que permite uma ótima sensibilidade. Use também os preservativos com sabor, pois é um item a mais de erotismo. Muitas mulheres adoram conhecer esses preservativos com aroma e sabor e dizem se estimular mais no sexo oral, pois reclamam não gostar do cheiro ou do sabor do sêmen.

Na higiene genital só devem ser usados água e sabão: alguns médicos indicam sabonetes íntimos mas nunca o uso de perfumes ou desodorantes íntimos que alteram as secreções naturais dessa região do corpo e podem trazer corrimentos e outras complicações. Se houver um odor forte, mesmo com uma boa higienização, deve se procurar um médico.

Algumas curiosidades

Nos dias de hoje é até um símbolo de poder: "Beijar vários na balada agrega status. É a prova de que se é desejado por muitos e dá ao beijador uma condição especial", explica a psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Mas censuras ainda acontecem, mesmo no Ocidente, que tem uma postura mais liberal. A Prefeitura de Guanajuato, no México, aprovou uma lei que poder levar à prisão quem se beijar em público. Uma estação de trens britânica da cidade de Warrington recebeu cartazes com pedidos aos passageiros para que não se beijem em determinadas áreas durante as despedidas mais emotivas.

Entre amigos o beijo também é importante. Significa afeto e confiança, segundo Carmita. "Pode ser dado na testa, na bochecha, na cabeça e costuma vir acompanhado de um abraço." O ato formal e social, de cumprimento com conhecidos, é apenas educação, mas envia a mensagem: "Dou boas-vindas a você e quero me aproximar."

A vontade de colar os lábios nos lábios do parceiro é um termômetro importante nas relações. Entre todas as estatísticas populacionais realizadas no Brasil pela psiquiatra Carmita Abdo, o beijo é o mais lembrado pelos casais quando questionados sobre o que reflete a intimidade deles de maneira positiva. "Casais que se distanciam revelam que o beijo é o primeiro elemento a desaparecer da relação. Muitos até mantém o sexo, mas perdem a capacidade de beijar", diz Carmita.

É pelo significado de intimidade ser tão grande que garotas de programa rejeitam o contato entre as bocas. "Assim elas mostram que não há envolvimento romântico. É apenas trabalho", diz a terapeuta Magdalena Ramos.



(texto publicado na revista Leve & Leia nº 114 - ano 7 - junho de 2014)










Nenhum comentário:

Postar um comentário